Ir para conteúdo

9 dias nas Serras Gaúchas - set/2005 - Parte 1: Gramado


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Período: 22/09 a 30/09/2005

Cidades: Gramado, Canela, Nova Petropólis, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Três Coroas

 

Gramado é uma cidade muito turística, o que não é pousada/hotel, é restaurante, o que não é restaurante, é loja de souvenirs. É linda! Dizem que é cara, mas não achei, talvez por ter ido fora de temporada ou por que moro perto de Campos do Jordão e lá tudo é muito caro, pois é voltado para o público da capital, São Paulo.

 

Adorei tudo, Gramado parece uma cidade de conto de fadas, é limpíssima, parece que é varrida com pincel, como disse o meu cunhado. A comida é ótima, o clima maravilhoso e as paisagens são belíssimas. Não tive problema com nada no RS, vi hospedagem/agências pela internet, fiz os contatos por mail, fiz depósito para garantir a reserva e quando cheguei estava tudo certo e a Pousada San Clemente era exatamente como estava nas fotos.

 

Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados em Gramado e de lá partimos para conhecer as outras cidades. Os critérios adotados para a seleção de algumas pousadas foram a existência de um site, a localização e o custo. Gosto de procurar por pousadas que tenham site, para verificar informações como fotos das acomodações, tarifário e localização. Prefiro pousadas bem localizadas, na região central ou próximas a pontos turísticos, pois normalmente estou sem carro. E, por último, busco conciliar todos esses requisitos com um custo de reduzido a moderado, buscando a melhor relação custo/benefício.

 

Obs.: "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de colegas, mas que não experimentei por não ter tido tempo ou por ter tomado conhecimento delas tarde demais. ATENÇÃO: não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram pesquisadas em guias. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade, se os dados são atualizados e/ou verossímeis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Gramado é uma encantadora cidade do estado do Rio Grande do Sul com uma área de 242,9 Km² e aproximadamente 32 mil habitantes (dados de 2004). Está localizada a 131 km da capital Porto Alegre e teve colonização italiana, alemã, portuguesa e sírio-libanesa, que pode ser conferida na arquitetura, gastronomia e cultura da cidade. Gramado está situada na Região das Hortênsias, também conhecida como Serra Gaúcha e apresenta as quatro estações do ano bem definidas. No inverno apresenta temperaturas negativas com muitos nevoeiros e geadas, porém a queda de neve não é habitual. No verão a temperatura se mantém amena e as noites são agradáveis, com clima típico de montanhas. As primaveras são belíssimas e as hortênsias floridas podem ser vistas no famoso Lago Negro, ainda mais belo nessa época do ano.

 

Conta-se que a área onde hoje está a cidade servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Quando chegavam ao topo da Serra, encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças, então este gramado foi responsável pelo batismo da cidade. Outra história fala que quando se desejava ir a Serra Grande, devia-se virar à esquerda em uma das curvas onde se erguia um carrapicho, perto de um riacho. Conta-se que a grama que ali crescia era muito suculenta e o povo chamava este lugar de Gramado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Distância de Gramado a Porto Alegre: 131 km

Distância de Gramado a Caxias do Sul: 68 km

 

A partir do aeroporto de Porto Alegre, pode pegar táxi, ônibus ou metrô para a Rodoviária, que fica perto, acho que a menos de 10 km. O acesso ao metrô é fácil, acho que existe uma Van (sem custo) que leva do aeroporto à estação (bem próxima), porém dentro da estação não há rampas somente escadas que, algumas vezes, dificultam o trânsito de malas. Horários de ônibus em Porto Alegre e de Porto Alegre para as cidades da Serra Gaúcha podem ser conferidos, respectivamente, no site da Prefeitura e no site da Rodoviária. Por exemplo, no ônibus executivo para Gramado, a viagem leva cerca de 2 horas.

 

A partir de Caxias do Sul, os horários de ônibus podem ser consultados no site da Rodoviáriada cidade.

 

Quando eu fui para essa região eu fui via Porto Alegre, pois me disseram que o aeroporto de Caxias do Sul tem mais probabilidade de fechar devido à neblina/falta de visibilidade da pista. Porém não sei se isso é tão crítico assim, vale verificar preços dos vôos para os dois destinos. Quando eu fui, a passagem para Caxias era mais cara, dava uma boa diferença.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acredito que qualquer época seja boa para visitar a região. Se quer curtir frio, com muita sorte ver neve e curtir um agito vá nos meses de inverno. Se quiser sossego, vá fora de temporada. Se quiser ver as hortênsias, vá a partir de outubro. Acho que em novembro já começa a decoração de natal. E também tem a época que as parreiras estão floridas, depois começa a colheita das uvas, enfim cada época tem o seu charme.

 

Os eventos mais famosos de Gramado são o Festival do Cinema, usualmente realizado em uma das semanas de agosto, o Natal Luz, com abertura em meados de Novembro e encerramento em meados de Janeiro, o Festival de Inverno, compreendendo o período de junho a início de agosto. Há outros eventos como Gramado Fantasia, no carnaval e Gramado Aleluia, na Semana Santa. Também merecem destaque a Festa da Colônia, usualmente realizada no final de março a início de abril e a Cavalgada da Serra, em meados de maio. Dessa forma a cidade se mantém movimentada o ano todo, com a realização desses eventos e também como sede para a realização de diversos congressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Gramado a pé seguindo o mapa:

• Chegando à cidade, no Centro de Informações Turísticas ou na pousada/hotel que você estiver hospedado, você provavelmente vai encontrar um mapa da cidade com as atrações. Se você gostar de caminhar, poderá visitar os pontos centrais a pé. Caso contrário, poderá fazer um tour de jardineira. Eu, particularmente, gosto de caminhar e ir olhando as lojas, restaurantes e parar para tirar muitas fotos... No Relato de viagem do dia 23, abaixo, eu coloco uma breve descrição do caminho percorrido. Andamos o dia todo, se começar cedo, ainda na parte da manhã, você consegue passar na maioria daqueles pontinhos vermelhos do mapa. Na parte da tarde eu aconselharia visitar o Mini-Mundo, que só abre a tarde e/ou a Aldeia do Papai Noel que funciona na parte da tarde e noite. A dica que eu recebi é ir no final da tarde e pegar o parque ainda com sol e ficar até a noite, pois os efeitos da iluminação deixam o parque muito bonito. Eu fui no Mini-Mundo, é muito lindinho. Não fui na Aldeia do Papai Noel e nem no da Mamãe Noel em Canela, deixei para depois e depois não tive tempo. Disseram que é a criançada que mais curte esse tipo de passeio.

• Passear pela Rua Coberta, fazer compras nas inúmeras lojas da cidade, comer Fondue, comer chocolate e tomar Café Colonial são atrações a parte.

 

Caminhando, você pode visitá-los, na sequência:

• Rua Coberta: localizada na R. Madre Verônica, é exatamente o que o nome diz uma rua coberta entre a Av. Borges de Medeiros e a R. Garibaldi, na qual são realizados eventos e apresentações. É muito charmosa e tem lojas e restaurantes.

• Praça Major Nicoletti: na Av. Borges de Medeiros, ao lado da Rua Coberta, em frente ao Palácio do Festival de Cinema e da Igreja de são Pedro e cercada por lojas e restaurantes, constitui o cenário característico de Gramado;

• Igreja de São Pedro: na Av. Borges de Medeiros, 2659, (54) 3286-1187, da 8h às 21h. Muito bonita, foi inaugurada em 1942 e sua estrutura foi montada em pedra basáltica.

• Palácio dos Festivais: Av. Borges de Medeiros, 2697, (54) 3286-1058. Trata-se do local de realização do Festival de Cinema de Gramado, porém em outras épocas do ano funciona como uma sala de cinema normal com sessões às sex, sáb e dom às 20h30.

• Prefeitura Municipal: Av. das Hortênsias, 2029. É uma casa muito bonita e tem em frente uma árvore bem grande formada por inúmeros vasinhos de flores.

• Museu Tradicionalista Rodeio Velho: na R. Augusto Zatti, 55, (54) 3286-1166, é necessário agendar horário de visita e não há cobrança de ingresso. O museu apresenta peças e costumes do Rio Grande do Sul.

• Centro Municipal de Cultura: R. São Pedro, 369, (54) 3286-4323/3286-9765, seg à sex das 7h30min às 12h e das 13h30min às 22h, sáb das 10h às 12h e das 14h às 18h, sem cobrança de ingresso. Abriga museus, um teatro, a biblioteca municipal, a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Educação e Cultura, além do Arquivo Histórico Municipal. Ele mostra a história da cidade, tem uma coleção de objetos antigos e objetos de arte.

• Igreja do Relógio: R. Martin Lutero, (54) 3286-3676/3286-1061, seg. a sáb. das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h, dom. cultos às 9h. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é conhecida como Igreja do Relógio e compõe um dos cartões postais da cidade.

• Praça das Comunicações: na Av. Borges de Medeiros, das 9h30min às 18h30min. Local onde é realizada a Festa da Colônia e onde fica a Casa do Colono, com produtos típicos do interior da cidade.

• Rótula das Bandeiras: na Praça Leopoldo Rosenfeldt, como o nome diz há bandeiras hasteadas nessa praça, em homenagem aos estados brasileiros. Também há uma réplica do Kikito, troféu dado aos destaques do Festival de Cinema.

• Lago Joaquina Riter Bier: localizado na R. Leopoldo Rosenfeldt, foi idealizado pela pessoa de mesmo nome. Possibilita caminhadas às suas margens e possui uma pequena ilha. Quase em frente há um pequeno belvedere.

• Se tiver ânimo, siga em frente e visite o Lago Negro: na R. A. J. Renner, também é obra de Leopoldo Rosenfeldt e tem esse nome porque em suas margens estão plantadas árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. Em volta do lago você poderá ver azaléias floridas no inverno e hortênsias no verão. E o charme final é dado pelos pedalinhos em forma de cisne, que operam das 8:30h às 19h.

• Se ainda tiver ânimo, pegue a R. Carriere e saía perto do Pórtico Via Nova Petrópolis, de construção em estilo bávaro. Nesse trecho há muitas casas bonitas, mas não me lembro de ter visto algum comércio, então sugiro que vá preparado com água, barras de cereal e coisas do gênero para aguentar a caminhada.

• Agora o jeito é subir a Av. das Hortênsias em direção ao centro da cidade e almoçar.

Na parte da tarde, você pode passar no:

• Mini Mundo: na R. Horácio Cardoso, 291, (54) 3286-1334, das 13h às 17h e das 13h às 18h de dez a fev, fecha na 2.a no período de mar a jun e de ago a nov, ingresso de 10,00. Foi criado pela família Höppner, em 1981, e é uma cidade em miniatura, com réplicas de castelos, ferrovias, praças, igrejas, torres, lagos e casas típicas de várias partes do mundo todo.

• Aldeia do Papai Noel: Av. Bela Vista, 353 tel:(54) 3286-7332/3286-7164/9129-3431, seg e qui das 14h às 18h30min, ter e dom das 10h30min às 18h30min, sext e sab das 10h30min às 20h30min, fechado na quarta-feira, ingresso de 10,00. É conhecido também como Parque Knorr, devido ao seu idealizador Oscar Knorr. Possui a fábrica, a casa e o trenó do Papai Noel. Essa casa é considerada a primeira da região em estilo bávaro, de 1940. Também possui área verde com flores coloridas, pinheiros e um mirante para o Vale do Quilombo.

 

As atrações mais afastadas foram visitadas no dia que alugamos carro, mas você pode pegar um ônibus facilmente para ir a esses lugares, pois ficam localizados bem próximos às avenidas/rodovias.

• Fábrica de Cristais: RS-115 p/ Taquara, km 37, (perto do Pórtico Taquara), (54) 3688-1124, loja das 8h às 19h e a fábrica das 9h às 18h e fecha às segundas. Você pode conhecer o processo de fabricação de cristais, os artesãos trabalham com ferramentas bem rudimentares e com poucos equipamentos de segurança, creio que para não tolher seus movimentos. É realmente uma arte e as peças são lindas. Existe uma loja para venda de peças no local, também há uma loja no centro, na Av. Borges de Medeiros.

• Belvedere Vale do Quilombo: na Av.das Hortênsias (na saída para Canela), possibilita ver o Vale do Quilombo com seus 850 m de altitude.

• Museu do Chocolate Prawer: Av. das Hortênsias, 4120 (na saída para Canela), (54) 3286-1580, loja e museu das 9h às 18h e fábrica de seg a sex das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. No local funciona o museu, a fábrica e uma loja. Não há cobrança de ingresso e fotos são proibidas na área de produção. A Prawer é tida como a a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil e é uma das marcas mais famosas de Gramado.

• Casa do Luguito: na R. São Marcos, 374, Bairro Carniel, (na saída para Canela, depois do museu da Prawer, acesso do outro lado da avenida. Eu peguei um panfleto com mapa, nele estava escrito que há transporte gratuito se ligar para a loja)(54) 3286-4778, loja das 8h30min às 18h, fábrica seg a sex das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. No local funciona uma fábrica e uma loja da Lugano. O Luguito é o nome de um urso enorme que fica na frente do prédio, piscando os olhos.

 

Outras opções:

• Museu do Piano: na R. Horácio Cardoso, 370, (perto do Mini Mundo), (54) 3286-5555, ter a dom das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, ingresso de 5,00. Além de ver vários tipos de piano, também ocorre esse local algumas apresentações e concertos na Sala Mozart.

• Parque Mundo Encantado: na Av. das Hortênsias, 2400, (54) 3286-5872, das 9h às 17h. É um parque temático, inaugurado em 2003, que mostra as raízes da colonização da Serra Gaúcha, retratando os costumes dos imigrantes italianos e alemães. Possui quatro ambientes com miniaturas de madeira, numa escala 15 vezes menor que o real.

• Museu do Perfume: na Av. das Hortênsias, 3662, (54) 3286-2719, das 9h às 18h30, sem cobrança de ingresso. No local funciona a fábrica, a loja e o museu. Além de produzir colônias e cosméticos possui uma exposição de cerca de 450 frascos de perfume do mundo todo.

• Hollywood Dream Cars: Av. das Hortênsias, 4151, (54) 3286-4515 das 9h às 18h, ingresso de 8,00. Exposição de carros e motos antigas das décadas de 50 e 60.

• Museu Medieval: na R. Júlio Encke, 94, (acesso próximo ao museu do automóvel), (54) 3286-3697, das 9h às 18h, ingresso de 5,00. Tem uma exposição de artigos da época medieval, como brasões, cutelarias, armas, espadas, elmos, machados, mapas e pinturas.

• Parque dos Pinheiros: área ecológica com 133 hectares e a prefeitura de gramado anunciou no final de 2006 a previsão de obras no local, dentre elas a criação de um lago de 17 hectares, com sete decks para passeios de barcos, além de um teleférico, com previsão de inauguração ainda dentro desse ano de 2007.

 

Não fui, mas deve ser muito bom fazer um dos Roteiros de Agroturismo:

• "Um Mergulho no Vale" - Passeio pelo Vale do Quilombo, seu interior esconde cascatas e paisagens naturais mais belas ainda que podem ser conferidas em uma visita pelas propriedades locais.

• "Raízes Coloniais" - percorre as localidades da Linha Bonita e Linha Nova, visitando uma casa construída pelos primeiros imigrantes há mais de cem anos, um museu caseiro com peças da imigração italiana, um moinho, uma fábrica artesanal de erva-mate e uma propriedade típica colonial, na qual o visitante é convidado a degustar vinhos, pães, queijos e salames caseiros.

• "Encantos Coloniais" - Através de uma estrada sinuosa e cheia de penhascos chega-se a lugares pouco explorados e com paisagens magníficas em meio a Linha Moreira e Serra Grande. Este roteiro também inclui degustações e visitas a casas de colonos descendentes de imigrantes europeus.

• "Roteiro do Quatrilho" - Vales e riachos compõem o cenário das localidades de Campestre do Tigre e Tapera. Em uma propriedade de família alemã pode-se conhecer e saborear um típico café colonial alemão (Typisches Kaffee) preparado com cucas, geléias, pães e lingüiças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

• Pousada San Clemente, onde passamos os primeiros 4 dias. Foi o melhor valor de diária que encontrei, considerando a localização no centro da cidade (perto da prefeitura). As instalações eram simples, mas com tudo o que era necessário, garantindo conforto e uma sensação de aconchego. O café da manhã era simples, mas tudo caseiro e muito gostoso.

• Hotel Serra Azul, localizado bem no centro, onde passamos os ultimos 4 dias. É um hotel 5 estrelas com uma decoração linda e um café da manhã maravilhoso.

 

Outras opções:

• P. Águia Branca, R. Horácio Cardoso, 140, (54) 3286-6628/3286-1501 - uma amiga minha ficou nessa pousada e eu fui lá. O café da manhã é bom e a dona da pousada é um amor de pessoa. Fica bem perto do Mini Mundo.

• P. Acácia Negra, R. Acácia Negra, 161. Acho que fica na saída para Canela.

• Gramado Hostel, Av. das Hortênsias, 3880. Não conheço pessoalmente, mas pelas fotos do site parece ser muito bom e tem quartos para casal também. No site diz que fica a 25 min da rodoviária, a pé.

• P. Vovó Anita, Av. das Hortênsias, 3099. Acho que fica no caminho para Canela, antes do Albergue, ou seja, um pouco mais perto do centro.

• H. Vista do Vale, Av. das Hortênsias, 2989.

• P. Casa Branca, R. São Pedro, 1436.

• P. Metodista, Av. Borges de Medeiros, 2889. Fica bem perto do centro.

• P. Bella Terra, Av. Borges d Medeiros, 2870 (perto da P. Metodista)

• H. Canto Belo, Av. Borges d Medeiros, 2287. Acho que fica perto da Rodoviária.

• H. Giardino, Av. Borges d Medeiros, 2001. Acho que fica quase em frente da Rodoviária.

• P. Toca dos Ursos, Av. Borges de Medeiros, 1868, Fone: 3286-1558. Fica em frente à Praça Rótula das Bandeiras. Não encontrei site, nem fotos, nem maiores informações, mas um mochileiro indicou por ser em conta.

• P. Ald'Mama - passei em frente, é bonita. Fica um pouco longe do centro, acho que fica perto de um dos pórticos.

 

Obs.: Onde eu coloquei centro entenda por Praça Major Nicoletti e Rua Coberta. Eu tomei esses pontos como referência para calcular a distância. Em "Outras Opções" foram separadas as pousadas mais baratas e mais próximas ao centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

• Kilo & Kilo: Av. das Hortênsias, 1720, no centro. Como o nome diz é quilo no almoço e janta, a comida é muito boa e não é caro.

• Fondue Alpes Verdes: Av. das Hortênsias. Experimentei o rodízio: carne, queijo e chocolate, muito bom. As massas de lá também são muito gostosas.

• Crepe, num restaurante no final de uma das galerias da Praça Major Nicoletti. O crepe de tomate seco com rúcula estava ótimo.

• Pasteleiro: R. Pedro Benetti, 62. Decoração e nomes dos pastéis são sugestivos, relacionados a cinema, o pastel é bom e a decoração muito legal.

• Rodízio de pizza, acho que era o VALE QUANTO PESA, na R. São Pedro. A pizza era meio fraquinha, mas tem muita variedade tanto de doce quanto salgada e também tem muita salada e sopa, num preço bom. Acho que funciona por kg no almoço. Parece que nessa rua tem outros restaurantes por kg.

 

Outras opções:

• Buffet livre, perto da prefeitura. Dizem que é o mais barato de Gramado.

• Fogão Campeiro Restaurante, R. São Pedro, 1044. Comida caseira por kg, parece que funciona só no almoço e fecha aos domingos.

• Restaurante Tio Muller, Av. Borges de Medeiros, 4029. Comida alemã, parece que não é caro e funciona só almoço e fecha 2.a f.

• Café Colonial Bela Vista, Av. das Hortênsias, 3500, (54) 3286-1608, das 10h às 23h. Dizem que vale por uma refeição, recomendaram esse café colonial, mas infelizmente não fui.

• Enfim, tem muitas opções para todos os bolsos e gostos. Tem uns restaurantes muito famosos e $$$$ perto do Lago Negro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Centro de Informações Turísticas:

• Av. Borges de Medeiros, 1674 (praça Maj. Nicoletti), tel:(54) 3286-1475 das 9h às 19h.

• Secretaria de Turismo Av. das Hortênsias, 2029 tel. (54) 3286-2335, 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h30min.

• RS-115 para Taquara (Pórtico da Várzea Grande), das 8h30min às 17h30min, domingo das 8h30min às 12h.

 

Links úteis:

Secretaria do Turismo do RS

Prefeitura de Gramado

Serra Gaúcha

Gramado Site

Gramado Tur

Ponto Gramado Tur

 

Dicas:

• Fique no centro se estiver sem carro. Dessa forma fica fácil sair para jantar, para dar um passeio na Rua Coberta ou para ver as lojas da cidade e grande parte do charme da viagem consiste nisso mesmo.

• Se você curte andar, pode visitar os pontos turísticos da cidade, a pé. Dessa forma você pode aproveitar o passeio com calma, tirar fotos, olhar as fachadas das lojas e das casas pelo caminho.

• Você vai receber um monte de propaganda, nas ruas, de casas de chocolates e restaurantes. Na recepção dos hotéis também costuma ter muitos folhetos, eu peguei um com mapa dos pontos turísticos, muito bom.

• A maioria dos restaurantes têm convênio com hotéis/pousadas, te dão um desconto, te buscam e te levam de volta para o hotel. Ligue para confirmar.

• Os restaurantes costumam tem cardápio com preço na porta. Dessa forma dá para você ver se cabe no seu bolso antes de entrar no lugar.

• Existem várias lojas de chocolate e eles oferecem para você experimentar.

• Tem um supermercado na Av. Borges d Medeiros, perto do Centro de Informações Turísticas, bom para comprar água, umas bolachas, barra de cereais para levar nas trilhas. Lá perto também tem outro supermercado, chamado Nacional, que também é bom.

• Observe os dias e horários de funcionamento dos pontos turísticos. Alguns não funcionam na 2.a feira, como a Fábrica de Cristais. Outros só abrem à tarde, como o Mini-Mundo e a Aldeia do Papai Noel.

• Canela e Nova Petrópolis tem hospedagem e restaurantes mais em conta.

• Para passear em Canela, vale a pena alugar um carro. Os locais são afastados para ir a pé, porém são pertos para ir de carro e com uma diária de até 100 km você conhece todos os principais pontos turísticos da cidade em apenas um dia.

• Se fizer passeios de Van, vá na frente, pois você tem uma vista muito melhor e pode conversar com o motorista que vai te contando as historias da região.

• É bom levar uma blusa, em qualquer época do ano. Eu peguei frio no final de setembro, fez mínima de 2 graus. Mas se quiser fazer compras tem muitas lojas em Gramado. Nova Petrópolis é muito recomendada, principalmente para compra de malhas.

• Vários lugares estão fechados às segundas-feiras.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

editando ....

 

22/09/2005 - Tarde nublada, noite chuvosa

Aeroporto GRU, Aeroporto POA, Gramado

 

Achei tranqüilo o aeroporto GRU, bem sinalizado com placas indicativas bastante precisas e funcionários a postos para dar informações. Fácil localizar os guichês da Gol, com aquela cor amarelo/laranja, bem como os funcionários da Gol com coletes chamativos, os quais orientavam quem chegava. Fizemos o check-in e fomos à área de embarque. Achei o povo um pouco estressado, com pressa de embarcar, não sei se é medo de voar, pois é tudo organizado, assentos numerados, sem problemas. Sentei à janela, no fundo do avião e achei linda a vista, gostei até das nuvens. Chegando ao bonito aeroporto POA, lanchamos e tiramos umas fotos. Depois pegamos um táxi para a rodoviária de POA. Esta tem a cara típica de rodoviária e POA é uma cidade grande. A rodoviária de Gramado, bem como tudo na cidade, é muito bonita. Pegamos outro táxi, pois embora a pousada ficasse bem perto, estávamos com bagagem. Chegamos à pousada San Clemente e saímos para dar uma volta no centro, mesmo com chuva. Aproveitamos para passar na Agência Rota Sul e agendarmos alguns passeios. Voltamos para a pousada, nos arrumamos para jantar e fomos numa lanchonete numa das galerias da Rua Coberta, lugar simples, mas muito bonitinho. Comemos uma pizza.

 

23/09/2005 - Dia ensolarado

Cidade de Gramado

 

Entramos na Borges de Medeiros para ir ao Lago Negro, porém erramos o sentido e fomos parar no Corpo de Bombeiros, do outro lado da cidade. Até o prédio do Corpo de Bombeiros é bonito. Nesse sentido da Borges de Medeiros tem muitos restaurantes, muitas lojas de souvenirs e vimos que algumas lojas mais longe do centro tem preço melhor. Voltamos e seguimos até o Lago Negro. No meio do caminho passamos pela Praça das Comunicações, Rótula das Bandeiras e Lago Joaquina Rita Bier. Chegamos no Lago Negro, demos uma volta ao redor do lago, mas não andamos de pedalinho para poupar energias para o retorno. Resolvemos dar uma volta pela R. Carriere e saímos na Av. das Hortênsias, perto do Pórtico Via Nova Petrópolis. Subimos por essa avenida e conhecemos o Restaurante Kilo&Kilo, simples, porém com comida gostosa por quilo. Voltamos para a pousada, descansamos um pouco e depois retornamos ao Centro. Passeamos pela praça Major Nicoletti, Rua Coberta e jantamos num restaurante dessa praça. Comemos um crepe de tomate seco com rúcula muito bem recheado, num lugar muito charmoso. Nesse dia andamos muito!

 

24/09/2005 - Dia Chuvoso

Tour Uva, Vinho com Maria Fumaça

 

Fomos direto para Carlos Barbosa, passamos pela Loja da Tramontina, que vende artigos muito diferentes como móveis, e pela Fetina de Formaio, uma loja de queijos e salames. Houve degustação de produtos e compramos um salame de javali. Entretanto, nosso destino era a Maria Fumaça. Tiramos muitas fotos durante o trajeto, tanto das apresentações que ocorriam dentro do vagão, como das paisagens avistadas pela janela. O trem passa por Garibaldi e vai até Bento Gonçalves. Durante as paradas nas estações ocorre degustação de vinhos, suco de uva, queijos e salames. Em Bento Gonçalves, fizemos uma visitação à Vinícola da Aurora, na qual foram proibidas fotos no setor de fabricação de vinhos. Almoçamos no Parque da Fenachamp, é um lugar muito bonito, mas não tiramos muitas fotos, pois estava chovendo. Passamos pelo centro de Caxias do Sul e visitamos a Igreja de São Pelegrino, com os afrescos de Aldo Locatelli. Belíssima igreja. Depois fizemos uma visitação a mais uma vinícola, porém artesanal, a Zanrozzo, na qual fomos muito bem recebidos pelo proprietário, que permitiu fotos. Fizemos mais uma degustação de produtos. Comprei algumas lembrancinhas durante o passeio. Em seguida, fomos para Nova Petrópolis e paramos na Praça da República, onde fica o famoso Labirinto Verde, mas já estava escurecendo e com a chuva, as fotos não ficaram boas. À noite, encontramos com duas amigas e jantamos no Kilo&Kilo e depois fomos embora rapidinho, pois estava chovendo.

 

25/09/2005 - Dia parcialmente nublado

Cidade de Canela

 

Ver relato de Canela...

 

26/09/2005 - Dia ensolarado, com algumas nuvens

Cidades de Canela, Nova Petrópolis e Gramado

 

Ver relato de Nova Petrópolis...

 

27/09/2005 - Dia ensolarado

Hotel Serra Azul, Abertura do Congresso

 

Aproveitei a parte da manhã para curtir o hotel, enquanto meu namorado, Daniel, participava do Congresso. Depois saímos para dar uma volta no Centro e almoçarmos no Kilo&Kilo. Voltamos ao hotel e o Daniel se preparou para a apresentação do Congresso, enquanto eu descansava. Depois fomos passear no Centro, de novo. Conhecemos a loja de chocolates da Planalto, toda decorada e com inúmeras opções de compra para os turistas.

 

28/09/2005 - Dia ensolarado em Gramado, parcialmente nublado em Cambará do Sul

Cambará do Sul, Itaimbezinho e Fortaleza

 

Ver relato de Cambará do Sul...

 

29/09/2005 - Dia ensolarado

Gramado, Três Coroas

 

Passamos no Centro de Informações Turísticas para ver o passeio do Templo Budista. Indicaram o Jardineira das Hortênsias, fomos lá acertamos o passeio e a moça nos indicou visitar o Mini Mundo, depois fazer o passeio do Templo Budista. O Mini Mundo é lindo. Visitamos a Fábrica de Cristais, dessa vez funcionando, fiquei vendo apenas a fabricação, pois já tinha visto as peças da loja no outro dia. O processo de fabricação é muito interessante. Depois fomos ao Templo Budista. O templo é muito bonito, no alto de um morro, de onde pode ser avistada a cidade de Três Coroas e a vizinha Igrejinha. O acesso é bem sinalizado e a estrada é boa. Visitamos o interior do templo, é realmente muito bonito. A construção do templo naquele local alto tem um sentido, as emanações do templo espalham-se pelos arredores atingindo os locais na redondeza. O vento balança as bandeiras com orações e existem as rodas de orações que são giradas. Há 2 grandes estátuas de Buda e as Stupas.

 

30/09/2005 - Dia nublado

Gramado, Aeroporto POA, Aeroporto GRU

 

Aproveitamos a manhã para dar um último passeio pela cidade. Fomos até a Prefeitura e tiramos foto da árvore de vasinhos. Depois caminhamos até a entrada da Aldeia do Papai Noel e no meio do caminho vimos o Hotel das Hortênsias. Voltamos para o centro. Passamos em frente ao Centro de Informações Turísticas e caminhamos até a Igreja do Relógio. Encontramos por acaso, um museu, o Centro Municipal de Cultura. É muito lindo, tem várias peças antigas da história de Gramado e um funcionário muito gentil nos guiou pelo museu. Almoçamos no Kilo&Kilo, voltamos ao hotel para pegar a bagagem e fazer o caminho de volta: Rodoviária de Gramado - Rodoviária de POA - aeroporto POA - aeroporto GRU. A volta transcorreu bem, embora na 6.a à tarde o movimento estivesse grande e o povo estressado como de costume no aeroporto.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...