Connect with us

Blog

5 Trilhas em Paranapiacaba

Mochileiros.com

Publicado

em

Trilhas em Paranapiacaba são uma das melhores formas de conhecer a natureza, a história ferroviária e o clima misterioso desse vilarejo de Santo André, na Serra do Mar.

O vilarejo de Paranapiacaba foi erguido no final do século XIX para servir como centro de controle operacional e residência dos funcionários da ferrovia São Paulo Railway. Por seus trilhos, grande parte do café produzido no interior do estado era escoada para exportação através do Porto de Santos.

Além de ter sido um ponto-chave no transporte do principal produto de exportação do país na época, Paranapiacaba também foi palco de outro momento importante da cultura nacional: ali teria ocorrido o primeiro jogo de futebol do Brasil, promovido por Charles Miller, funcionário da São Paulo Railway.

Hoje, o vilarejo vive do turismo, e alguns de seus prédios de arquitetura inglesa foram transformados em museus. A vila também é o ponto de partida para trilhas e travessias que avançam por uma das áreas mais bonitas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo: a Serra do Mar.

Os roteiros listados abaixo são apenas uma pequena amostra das belezas naturais, históricas e culturais da região.

Para encontrar mais informações no fórum Mochileiros.com utilize a tag: Paranapiacaba

🌧️🌫️🥾

Vai fazer trilha em Paranapiacaba? Prepare-se para chuva e neblina

A Serra do Mar muda de humor rápido: umidade, garoa, lama e neblina fazem parte da experiência. Leve capa de chuva, mochila impermeável e proteção extra.

Ver kit chuva para trilha na Amazon →

 

01 – Trilha da Ferradura

A Trilha da Ferradura, em Paranapiacaba, é um roteiro exigente para quem busca contato intenso com a Mata Atlântica e uma caminhada mais puxada pela Serra do Mar. Com 8 km de percurso total e cerca de 7 horas de duração, a trilha exige bom preparo físico, atenção ao terreno e disposição para encarar trechos íngremes, úmidos e escorregadios.

Por ser considerada uma trililha de dificuldade difícil, é indicada para caminhantes experientes ou para quem pretende realizar o percurso com acompanhamento de guia local. Ao longo do caminho, o visitante encontra a vegetação fechada típica da região, clima de serra, neblina frequente e paisagens que mostram por que as trilhas em Paranapiacaba são tão procuradas por aventureiros.

Percurso Total: 8 Km
Tempo Médio de Percurso: 7 horas
Dificuldade: Difícil
Tag no Mochileiros.com: Trilha da Ferradura

Trilhas em Paranapiacaba  -  Visual da Trilha da Ferradura em Paranapiacaba - Foto: rafacarvalho33
Visual da Trilha da Ferradura em Paranapiacaba – Foto: rafacarvalho33

Mapa:

Powered by Wikiloc

Relato

A trilha tem um grau de dificuldade que poderia falar que é difícil, o caminho não tem nenhuma conservação e pela quantidade de pessoas que frequentam o lugar nos finais de semana a situação acaba ficando bem precária, em boa parte do tempo a trilha fica nas pedras, isso acaba gerando um cansaço maior por ter que ficar subindo e descendo em lugares escorregadios, tem que tomar cuidado para não escorregar e se machucar, é tanta gente fazendo que nem precisa de guia, é praticamente seguir o fluxo, infelizmente o lugar acaba traindo pessoas que não conseguem entender a importância de respeitar a natureza, é normal ver lixo pelo caminho, pessoas fazendo churrasco e som ligado em volume alto, isso tira um pouco da magia do lugar, a sugestão que eu dou é seguindo em frente, quanto mais longe do começo das cachoeiras, melhor… Continuar Lendo

🥾🪨🌲

Paranapiacaba tem lama, pedra e subida: vá com calçado certo

Tênis comum pode virar cilada em trilha úmida. Uma boa bota ou tênis de trekking ajuda na aderência, estabilidade e proteção dos pés.

Ver botas de trekking na Amazon →

 

02 – Travessia do Vale da Morte

Trilhas em Paranapiacaba
Travessia do Vale da Morte – Foto: Vinícius MZK

A Travessia do Vale da Morte, em Paranapiacaba, é um dos roteiros mais exigentes da região e deve ser encarada como uma aventura de alto nível na Serra do Mar. Com 17 km de percurso total e cerca de 14 horas de caminhada, essa travessia exige excelente preparo físico, experiência em trilhas longas e atenção redobrada ao planejamento.

Classificada como de dificuldade muito difícil, a rota costuma envolver trechos de mata fechada, subidas e descidas fortes, terreno úmido, escorregadio e longos períodos de caminhada em ambiente de Mata Atlântica. Por isso, é altamente recomendável realizar o percurso com guia local autorizado, equipamentos adequados, alimentação, água, lanterna e capa de chuva.

Para quem busca trilhas em Paranapiacaba com espírito de expedição, a Travessia do Vale da Morte representa um desafio intenso, cercado por paisagens selvagens, silêncio de mata e aquela atmosfera úmida e misteriosa típica da vila.

Percurso Total: 17 Km
Tempo Médio de Percurso: 14 horas
Dificuldade: Muito Difícil
Tag no Mochileiros.com: Travessia do Vale da Morte

Mapa:

Powered by Wikiloc

Relato

Diferente do que aparenta ser, e do que muitos pensam, o Vale da Morte não tem esse nome por ter acabado com a vida de muitos que se aventuraram por suas fendas estreitas e perigosas. O nome, como um estigma, vem sido mencionado com veemência desde a década de 80, quando o Pioneirismo do Polo Industrial chegou no Brasil e se instalou na parte baixa da Serra do Mar, mais precisamente em Cubatão, produzindo fumaças tóxicas, colorindo e aromatizando o ar com uma névoa permanente, densa e venenosa, pairando naquele lugar. Com isso, a fauna e flora local ia sendo trucidada pelo desmatamento desenfreado, que abriu uma gigantesca clareira na floresta, para posteriormente, fincarem raiz na Baixada… Continuar lendo

🎒💧🍫

Leve o essencial sem carregar peso à toa

Água, lanche, capa de chuva, lanterna, documento e celular precisam caber bem. Para trilhas em Paranapiacaba, uma mochila de ataque resolve muita coisa.

Ver mochilas de ataque na Amazon →

03- Travessia da Funicular ( Paranapiacaba X Cubatão)

Trilhas em Paranapiacaba

Ponte da Funicular – Foto: Vgn Vagner

A Travessia da Funicular, ligando Paranapiacaba a Cubatão, é uma das rotas mais clássicas, desafiadoras e históricas da Serra do Mar. Com 12 km de percurso total e cerca de 10 horas de caminhada, o roteiro exige ótimo preparo físico, experiência em trilhas longas e muita atenção ao terreno.

Classificada como de dificuldade muito difícil, a travessia passa por uma região marcada pela antiga estrutura ferroviária da Serra do Mar, trechos de mata fechada, descidas exigentes, umidade constante, lama, pedras escorregadias e mudanças rápidas de clima. É uma rota que mistura aventura, história ferroviária e paisagens intensas da Mata Atlântica.

Por se tratar de uma travessia longa e técnica, é altamente recomendável fazer o percurso com guia local autorizado, equipamentos adequados, lanterna, água, alimentação, capa de chuva e calçado próprio para trekking.

Para quem procura trilhas em Paranapiacaba com alto grau de aventura, a Travessia da Funicular é uma experiência pesada, bonita e cheia de memória histórica — daquelas que não se faz no improviso.

Percurso Total: 12 Km
Tempo Médio de Percurso: 10 horas
Dificuldade: Muito Difícil
Tag no Mochileiros.com: Travessia da Funicular

Mapa:

Powered by Wikiloc

Relato

Prezados, esse é um resumo de quem seguiu os restos da antiga Funicular até chegar em Cubatão!

Surgiu o convite em um grupo do whattsapp e como já estava na intenção de fazer essa trip não pensei duas vezes. Não conhecia ninguém do grupo, mas algo me dizia que era só gente boa. Afinal quem não gosta de trilha ou é ruim da cabeça ou doente do pé!

Nos encontramos na estação Brás da CPTM e pegamos o trem sentido a Rio Grande da Serra e lá um ônibus para Paranapiacaba… Continuar lendo

🔦🌲⏱️

Trilha longa? Não dependa só da luz do dia

Alguns roteiros em Paranapiacaba podem levar muitas horas. Uma lanterna de cabeça deixa as mãos livres e ajuda muito em atrasos, neblina ou retorno no fim da tarde.

Ver lanternas de cabeça na Amazon →

 

04 – Trilha do Poço Formoso

A Trilha do Poço Formoso, em Paranapiacaba, é uma boa opção para quem quer explorar a Mata Atlântica sem encarar uma travessia muito longa. Com 5,25 km de percurso total e cerca de 2 horas de caminhada, o roteiro combina contato com a natureza, clima de serra e trechos de mata úmida típicos da região.

Classificada como de dificuldade moderada, a trilha exige atenção ao terreno, principalmente em dias de chuva ou neblina, quando o caminho pode ficar mais escorregadio. Ainda assim, é uma alternativa interessante para quem busca uma experiência mais acessível entre as trilhas em Paranapiacaba, especialmente quando feita com planejamento, calçado adequado e acompanhamento de guia local.

O destaque do percurso é o Poço Formoso, ponto ideal para contemplar a paisagem, descansar e sentir a força da Serra do Mar bem de perto.

Percurso Total: 5,25 Km
Tempo Médio de Percurso: 2 horas
Dificuldade: Moderada
Tag no Mochileiros.com: Trilha do Poço Formoso

Mapa:

Powered by Wikiloc

 

05 – Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga

A trilha Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga é uma ótima opção para quem quer caminhar pela Serra do Mar e alcançar um dos mirantes mais interessantes da região. Com 11,65 km de percurso total e cerca de 4 horas de caminhada, o roteiro exige disposição, mas ainda se mantém dentro de uma proposta acessível para quem já tem alguma experiência em trilhas.

Classificada como de dificuldade moderada, a caminhada pode ter trechos úmidos, lama, subidas e pontos escorregadios, especialmente em dias de chuva ou neblina. Por isso, vale ir com calçado adequado, água, lanche, capa de chuva e, de preferência, com acompanhamento de guia local.

O grande atrativo do percurso é a Pedra Grande da Quatinga, que oferece uma bela vista da região e recompensa o esforço da caminhada. Para quem pesquisa trilhas em Paranapiacaba, esse é um roteiro que combina natureza, aventura leve e paisagens marcantes da Mata Atlântica.

Percurso Total: 11,65 Km
Tempo Médio de Percurso: 4 horas
Dificuldade: Moderada
Tag no Mochileiros.com: Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga

Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga - Trilhas em Paranapiacaba
Visual da trilha Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga – Foto: Kássio Massa

Mapa

Powered by Wikiloc

Relato

Saindo de Paranapiacaba e seguindo por 10km, pela antiga Estrada de Taquarussú, passando pelo vilarejo de mesmo nome, avista-se, no horizonte, um enorme granito, de aproximadamente 100m de altura, preso no topo de uma alta montanha, 1120m acima do nível do mar. Esta é a Pedra Grande de Quatinga, já no distrito homônimo de Mogi das Cruzes, mostrando-se imponente em meio à Serra do Mar paulista, de onde se pode avistar a baixada Santista, e mesmo, o centro de Mogi, a 35km dalí.

O caminho é longo – pouco mais que 10km -, em estrada de terra batida que abrange quase todo o percurso, sendo os últimos 2,5km caminhos difíceis e íngremes, inacessíveis a qualquer tipo de veículo… Continuar lendo

🦯🥾🌿

Mais equilíbrio na lama, nas descidas e nos trechos úmidos

O bastão de caminhada ajuda a poupar joelhos, dar estabilidade e atravessar trechos escorregadios típicos da Mata Atlântica.

Ver bastões de caminhada na Amazon →

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

14 Comments

14 Comments

  1. Eric Rodrigues

    31/08/2025 at 22:36

    Ola Tudo bem? algum guia tem disponibilidade para fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça no Rio Grande da Serra dia 06 de setembro, agora em 2025? a ajuda de um seria muito bem vinda!

    • Claudia Severo de Almeida

      Claudia Severo de Almeida

      04/09/2025 at 9:58

      Oi Eric!
      Infelizmente não tenho a indicação de pronto, mas talvez você consiga através dos contatos abaixo:
      E-mail: turismo@riograndedaserra.sp.gov.br
      Telefone: (11) 2770-0182.
      Abraço e boa trilha!
      Deixei resposta também no fórum/comunidade e mais gente respondeu.

  2. Wellington

    02/10/2024 at 16:02

    Estou pensando em fazer agora a da “Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga” ou a “Poço Formoso”. É possivel ir sem acompanhamento de guia? é bom levar algum tipo de equipamento?

  3. Claudia Pigozzo

    17/10/2023 at 14:11

    Gostaria muito de fazer uma das trilhas de Paranapiacaba, estamos em 2 pessoas, para o dia 4 ou 5 de Nov/2023, algum grupo agendado? Qual o valor? . Obrigada

  4. Gabriel

    05/08/2023 at 19:59

    Alguém amanhã 06/ 08 2023 fazendo está trilha?

  5. Guimarães

    26/01/2021 at 2:36

    Sobre a primeira trilha, tem algum custo para fazê-la?

  6. Gabriella

    14/01/2021 at 13:21

    Algum grupo de trilha para indicar?

  7. Ana

    04/12/2020 at 13:43

    Domingo não tem trilha ?

  8. Xande

    30/07/2019 at 15:56

    Essas trilhas de Paranapiacaba são obrigatórias ir com guia ?Caso sim, existe alguma que não precisa?

  9. Vânia Theodoro Mathias da Silva

    18/07/2019 at 11:59

    Algum grupo de trilha bacana pra me indicar ? Já conheço algumas mas quero conhecer a funicular.

  10. William Moniz

    05/02/2019 at 11:06

    Quantos dias de trilha,? Parada p acampa em algum ponto

    • Je

      08/12/2019 at 13:22

      Não é dias amigos, e sim de horas…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending