15 praias brasileiras com mar “estilo Caribe”!


Está decretado!  Nesta lista só entram praias brasileiras paradisíacas. Aquelas com  mar azul, areia branca “estilo caribe”  e porque não incluir aquelas com águas esverdeadas e cristalinas e rodeadas por mata atlântica?

 Mas o que realmente determina se uma praia é paradisíaca ou não? 

Segundo a “clausula 5 da Associação das praias paradisíacas” :D, só podem ser consideradas as que: “sejam rodeadas por muita natureza e que tenham águas transparentes com tom variando entre o azul claro esverdeado até o azul piscina… Ah!  E a areia precisa ser clarinha com tons variando entre o creme e o branco… e pode ser ilha ou lagoa também.” #AchoJusto!

Então vamos reunir aqui as melhores que atendam essas determinações! #fechado

Lagoa Azul e Lagoa Paraíso – Jijoca de Jericoacoara – CE

Praias Brasileiras: Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara - CE
Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara - CE - Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Apesar de serem lagoas, as lagoas Azul e Paraíso possuem todos os requisitos de uma praia com mar estilo caribenho, só ficam devendo as ondas, mas as ondas não estão entre os requisitos da nossa associação! 😀

Como chegar nas lagoas:

O acesso até a Lagoa Azul pode ser feito de buggy ou 4×4. Procure dividir o passeio com outro(s) viajante(s) para economizar. Somente esses tipos de carros circulam no local (o caminho é de areia fofa).  Já a Lagoa Paraíso tem acesso por carro não tracionado e a opção é via as pousadas que beiram a lagoa.

Como chegar em Jericoacoara:

Ônibus + Jardineira – Fortaleza é a cidade base para quem quer chegar a Jericoacoara, a partir de lá as opções são as seguintes:
De Ônibus + Jardineira 4×4 – com a empresa Fretcar (fretcar.com.br). São aproximadamente 7h de viagem.

De Carro até Jijoca + Buggy ou caminhonete até Jeri – A melhor opção é ir pela BR 222, até chegar próximo a entrada de Sobral, siga pela CE 178 até Jijoca de Jericoacoara. Se chegar pela manhã, deixe o carro estacionado na cidade e siga de Buggy ou caminhonete para Jericoacoara. Caso chegue a tarde a dica é passar uma noite na Pousada do Paulo e aproveitar a manhã na Lagoa do Paraíso ou fretar uma caminhonete até Jeri.

Airbnb em Jijoca de Jericoacoara

Praia do Farol - Arraial do Cabo - RJ

Praia do Farol em Arraial do Cabo, uma das mais belas praias brasileiras
Praia do Farol em Arraial do Cabo-RJ - Foto: Marcelo Ferreira Coelho / Wikimedia Commons

“Quando o barco começa a se aproximar da primeira parada, a Praia do Farol, já dá pra perceber a mudança na tonalidade da água de um azul mais escuro para um turquesa hipnotizante! Essa praia é considerada pela Marinha a mais perfeita do Brasil, é super restrita, sendo possível desembarcar nela uma quantidade limitada de gente e por apenas 40 minutos, além disso não é permitido levar alimentos e outras coisas que possam gerar sujeira na praia. Não há restaurantes nem ambulantes, o tempo é todo para apreciar aquela areia branca bem fininha e o mar tão transparente que dá pra enxergar nitidamente os dedos dos pés, é tudo tão perfeito que dá até dó de não poder aproveitá-la mais um pouquinho.” –  Dicas de Mari D'Angelo em Caribe brasileiro, Arraial do Cabo merece o título!

Como chegar:

A Praia do Farol em Arraial do Cabo, fica na Ilha do Cabo Frio e é acessível somente por barco. As embarcações saem a partir das 9 da manhã na Praia dos Anjos e a viagem dura cerca de 40 minutos.

Airbnb em Arraial do Cabo - RJ

Prainhas do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ

G2745095 e1553756757370

Praia do Pontal do Atalaia – Foto: Sthefania Memelli / stheontheroad.com

As prainhas do Pontal do Atalaia ficam do lado oposto à Praia do Farol e o acesso é feito de carro pela estrada do Pontal do Atalaia.

Airbnb em Arraial do Cabo - RJ

Galés de Maragogi - Alagoas

Praias brasileiras: Galés de Maragogi em Alagoas
Galés de Maragogi - Foto: Luiz Eduardo Vaz

“Em Maragogi tem o passeio das Galés, tem snorkeling e mergulho com cilindro. Quanto aos passeios em Maragogi, eu gostei da Praia Xaréu na maré baixa. As praias de Japaratinga ficam perto e são muito bonitas tb. Se não me engano, a Praia Barreiras do Boqueirão é a que tem lindas falésias.

Em Porto de Pedras, a Praia do Patacho que é cotada como uma das mais belas da região. Sim, ela é muito bonita e praticamente deserta. Entretanto, gostei mais da Praia da Tatuamunha, pois a composição de praia, rio e manguezal rende uma bela paisagem. Nela tem o Projeto Peixe-boi. ” –  Dicas da nnaomi em Maragogi – Perguntas e Respostas

Como Chegar:

Partindo de Maceió
O turista deve pegar a AL-101 norte, o caminho é bem simples, basta ir segundo as placas, no caminho você deve passar pelas praias de São Miguel dos milagres e Japaratinga.

Partindo de Recife
O turista deve pegar o acesso a BR – 101 Sul seguindo até a cidade do Cabo de Santo Agostinho de lá o turista deve migrar para a PE-60 que e a rodovia que vai pelo litoral, passando pelas praias de Porto de Galinhas e Tamandaré, A PE-60 é muito bem sinalizada só seguir as placas até chegar à Maragogi.

De Ônibus: Se você está em Maceió ou em Recife a melhor maneira de chegar a Maragogi de ônibus e pela empresa Real Alagoas, que dispõem de ônibus muito confortáveis. A empresa opera com saídas de Recife/Maceió e Maceió/Recife, ambos passam pela cidade de Maragogi, então é só você informar o seu destino no momento do embarque. O tempo médio da viagem e de 2 horas e 30 minutos.

Airbnb em Maragogi

Praia de Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande RJ
Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ - Foto: Tarcísio de Paula Salgado / Wikimedia Commons

Uma das praias mais bonitas do Brasil com aproximadamente 3 km de areia branca, com águas cristalinas rodeadas por mata atlântica. O mar é sempre agitado, mas é uma praia de pouca profundidade.  O acesso pode ser feito por barco partindo da Vila do Abraão, até a praia do Pouso, onde inicia uma trilha leve a (T11) com 1 km até lá. É possível também fazer uma caminhada de 6 km pela trilha (T10), que sai do Abraão e passa pela Praia Grande das Palmas, Praia dos Mangues até chegar em Lopes Mendes.

Airbnb em Ilha Grande - RJ

Ilha do Japonês - Cabo Frio - RJ

Praias brasileiras: Ilha do Japonês - Cabo Frio - RJ
Ilha do Japonês - Foto: @rjpelomundo <--- Siga no Insta

A Ilha do Japonês é um paraíso em dias de pouco movimento, mas pode se transformar em um inferno se você decidir ir em um fim de semana com feriadão na alta temporada.

Claro que esse conselho serve pra quase todas as praias brasileiras, mas na ilha do Japonês isso precisa ser levado a sério.  O lugar é uma enorme piscina natural, uma das mais belas do litoral carioca e tem fácil acesso por carro, então aí já dá pra você juntar as peças…

Se puder vá em baixa temporada e em dias de semana. Será o seu Caribe particular como na foto do post!

Pra chegar lá o acesso é feito pelo bairro da Ogiva que fica depois da Rua dos Biquínis.

Quem está no centro da cidade de Cabo Frio precisa atravessar o canal pela ponte Feliciano Sodré e seguir as placas em direção ao Peró.  Chegando ao bairro da Ogiva, é só seguir a Avenida Marlin e depois a Avenidas dos Espadartes.

A maior parte do trajeto é por asfalto, mas o acesso final é com um trecho de estrada de chão.

Airbnb próximo a Ilha do Japonês em Cabo Frio - RJ

Ilha de Cataguas e Ilha do Peregrino – Angra dos Reis – RJ

Praias brasileiras: Ilha de Cataguas - Angra dos Reis - RJ
Ilha de Cataguas - Angra dos Reis - RJ - Foto: Divulgação

As ilhas de Cataguas e do Peregrino, são pequenas ilhas paradisíacas de Angra dos Reis com tudo que uma “praia estilo caribe” pode oferecer com águas rasas, calmas e transparentes.

Pra chegar até elas basta pegar um taxi boat nas praias do Camorim Pequeno, Mombaça ou do Frade em Angra dos Reis e combinar um horário para volta.

Custa de R$35 a R$ 50 por pessoa. 

Também vale o conselho de fugir nos finais de semana da alta temporada.

Airbnb em Angra dos Reis - RJ

Piscinas Naturais de Moreré – Ilha de Boipeba – BA

Praias Brasileiras: Piscinas Naturais de Moreré – Ilha de Boipeba – BA
Piscinas Naturais de Moreré – Ilha de Boipeba – BA - Foto: Divulgação

As piscinas Naturais de Moreré são as principais atrações da Ilha de Boipeba na região do Morro de São Paulo, na Bahia. Os passeios feitos em barcos saveiros ou lanchas e as saídas são de acordo com a maré.  Você encontra informações preciosíssimas de toda a região aqui.

Airbnb em Boipeba - BA

Ilha do Campeche – Florianópolis – SC

Ilha do Campeche – Florianópolis – SC
Ilha do Campeche – Florianópolis – SC - Foto: Fran Gabrielle

A praia do Campeche fica a 23km do centro de Florianópolis e a sua frente está a Ilha do Campeche, que além de ser paradisíaca, é onde está o maior “acervo” arqueológico da cidade. Além das pinturas rupestres, na ilha também foram encontrados vestígios da cultura Itararé (habitantes intermediários entre caçadores e coletores e os guarani, conhecidos no Estado como Carijó). A cerâmica itararé é bastante característica (geralmente pequenas, de caráter utilitário e variando de parda a negra, de acordo com estudiosos) e ali foram encontrados, lascas, raspadores, machados polidos etc.

O acesso à ilha é feito por barcos que saem da Praia do Campeche (5 minutos) . Os barcos chegam pela Praia da Enseada e esse também é o único ponto da ilha em que os visitantes podem ficar. 

Airbnb na Praia do Campeche

Parrachos de Maracajaú – RN

Parrachos de Maracajaú – RN
Mergulho Em Maracajaú - Foto: Belisa Magalhães

A vila de Maracajaú fica a 51 km de Natal no município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte. A principal atração são os Parrachos, piscinas naturais que são formadas com a maré baixa onde é possível mergulhar com snorkel.

Com a maré alta o mar se torna mais agitado e o ideal é o mergulho com cilindro. 

Você pode ficar hospedado na vila de Maracajaú e aproveitar outros atrativos da região ou embarcar em um passeio de lancha de 1 dia a partir de Natal.  

Airbnb em Maracajaú

Ilha das Couves - Ubatuba - SP

Ilha das Couves - Ubatuba - SP
Ilha das Couves - Ubatuba - SP - Foto: Pedro Paulo Orabona / Flickr sob licença CC BY-NC-SA 2.0

Um verdadeiro paraíso em Ubatuba, a Ilha das Couves fica próxima a praia de Picinguaba, de onde saem os barcos que fazem o passeio até o local. O valor varia de R$ 60 até R$ 80 e dura cerca de 15 minutos.

Pelo fato de estar próxima a São Paulo, vale muito aquela regra de evitar feriados prolongados e alta temporada caso não queira tropeçar em multidões de turistas.

Airbnb na Vila de Picinguaba

Canto esquerdo da Praia Grande - Arraial do Cabo - RJ

Canto esquerdo da Praia Grande - Arraial do Cabo - RJ
Canto esquerdo da Praia Grande - Arraial do Cabo - RJ - Foto: Larissa Fraga / Wikimedia Commons

A Praia Grande em Arraial do Cabo faz jus ao nome.  Possui mais de 40 km de extensão, mas é no seu canto esquerdo que talvez esteja o pedaço mais “caribenho” das praias brasileiras, ao menos sob o ponto de vista estético. É sem nenhuma dúvida um dos trechos mais belos do litoral fluminense.  Junto às pedras, forma-se uma pequena enseada com águas calmas, claríssimas porém, GELADAS!  Mergulhar ali em um belo dia de 40º à sombra, temperatura comum na região durante o verão, e passar um bom tempo deixando o corpo se ambientar pra depois sair da água e sentir um pouco de frio é uma experiência que recomendamos para ao menos uma vez na vida. SENSACIONAL! 

Airbnb em Arraial do Cabo - RJ

Praia dos Carneiros - Tamandaré - PE

Praia dos Carneiros - Tamandaré - PE
Praia dos Carneiros - Tamandaré - PE - Foto: www.pontaldoscarneiros.com.br

Uma das mais belas praias do litoral Pernambucano, a Praia dos Carneiros tem 5 Km de coqueirais margeando toda a sua extensão. Com suas piscinas naturais e bancos de areia é um paraíso pernambucano. 

Como Chegar:

Saindo de Recife, seguir pela BR 101 Sul até a PE 60 que leva às praias de Porto de Galinhas; Serrambi, Barra de Serinhaém e Rio Formoso.

Após passar a entrada da cidade de Rio Formoso observar placas sinalização PRAIA DOS CARNEIROS.

Seguir orientações e pegar a PE 072. Após passar a ponte, seguir 2Km até a placa de sinalização da Pousada Bangalôs do Gameleiro à esquerda.

Airbnb na Praia dos Carneiros

Baía do Sancho - Fernando de Noronha - PE

Praia da Baía do Sancho - Fernando de Noronha - PE
Praia da Baía do Sancho - Fernando de Noronha - PE - Foto: CCINTRA / Wikimedia Commons

“Considerada a mais bonita do Brasil, conhecer o Sancho requer disposição redobrada. Descendo na rodovia, a trilha de acesso ao PIC ( Posto de Informação e Controle) é feita em 15 minutos de caminhada. No PIC o visitante tem duas opções de trilha: a dos Golfinhos e a do Sancho. Para o Sancho a pernada é de aproximadamente 1km até chegar ao mirante e a escada que dá acesso à praia. Antes de descer, vale continuar a trilha até as ruínas do forte de São João Batista, onde é possível ver o Morro Dois Irmãos por um de seus ângulos mais conhecidos. Depois de voltar e descer dois lances de escada, enfim, pisamos na praia mais f*da de Noronha e, por que não(?), do Brasil.”  – Dicas de Alexandre Cabeça

Airbnb em Fernando de Noronha

Lagoa do Carcará - Nísia Floresta - RN

Lagoa do Carcará – Nísia Floresta – RN
Lagoa do Carcará – Nísia Floresta – RN - Foto: Gaia Vani / maladeaventuras.com

Iniciamos a viagem de Recife, num comboio de 13 veículos 4X4, rumo à cidade de Nísia Floresta, também conhecida como a “Terra do camarão”, por conta das “fazendas de criação de camarões”, distante cerca de 23km de Natal.

Nísia Floresta é uma cidade pequenina, onde fica localizada a Fazenda Brasileira Augusta, com sua fábrica de cachaça artesanal, que vale à pena conferir, pois dizem que fabrica uma das melhores cachaças do Rio Grande do Norte…cachaça Papary….é uma pena que o comboio não parou por lá, quando passamos na frente, pra fazer degustação;…affff

Seguimos por dentro de Nísia Floresta, por uma estrada de terra que nos levou à Lagoa do Carcará! Essa lagoa é pouco conhecida pelos turistas, tinha mais o pessoal da região mesmo!! A lagoa é uma delícia, águas mornas e claras, ideal pra um passeio em família…”  – Dicas da mairajferreira em Bate volta em 4X4 – Recife – Pipa e arredores – Recife

Airbnb em Nísia Floresta

Praia dos Meros - Ilha Grande - RJ

Praias brasileiras: Praia dos Meros – Ilha Grande – RJ
Praia dos Meros – Ilha Grande – RJ - Foto: @carloscastrofri <--- Siga no Insta

A Praia dos Meros é totalmente isolada e inacessível por trilhas e fica entre as Praias de Provetá e Aventureiro. Tem águas cristalinas e areia muito branca, possui grande concentração de vida marinha e nela é possível também ver vestígios geológicos, conhecidos como “amolares”, que são cavidades feitas em rocha, provocadas pelo repetido atrito de outras rochas, legado das antigas civilizações que habitaram a Ilha a cerca de 3000 anos atrás.

Como Chegar:
Partindo de barco de Provetá (praia mais próxima), Araçatiba, Praia Vermelha ou da Vila do Abraão pelo passeio de volta a Ilha em escuna ou lanchas, que fazem parada na praia para banho de mar e snorkel.

Airbnb em Ilha Grande - RJ


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

25 Comentários
  1. Faltou a Praia do Caribessa em João Pessoa PB

  2. Faltou a ilha de areia vermelha em João Pessoa! Aquela sim é cristalina. Na maré baixa você vai a pé.dentre outras do litoral paraibano como já citaram.

  3. É isso ai, falou tudo

  4. Faltou uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia de Tambaba em Conde – João Pessoa/PB…
    Que, além da beleza natural, mar cristalino, calmo e de águas mornas, piscinas naturais, nos brinda com a experiência surreal do naturismo em uma de duas áreas…

  5. Faltou uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia de Tambaba em Conde – João Pessoa/PB…
    Que, além da beleza natural, mar cristalino, calmo e de águas mornas, nós brinda com a experiência surreal do naturismo em ums de duas áreas…

  6. Respostas Avatar
    Clovis de Oliveira Campos 11/03/2020 as 17:42

    Faltou a praia de Atins, Lençois Maranhenses. Nunca vi uma praia assim, limpa, onde não se chega de carro particular.

  7. Inclua na próxima lista a praia da Pontinha, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, Salvador, Bahia.

  8. Praia de Traipu de Fora – Itacaré – BA

  9. Faltou Barra de São Miguel – Alagoas.
    Tudo de bonito!!!

  10. Faltou Alter do Chão, em Santarém no Estado do Pará.
    Verdadeiro Caribe Brasileiro.

  11. Respostas Avatar
    gisella maria Soares Bezerra de Mello 05/12/2019 as 11:09

    faltou um monte de praias mas é isso aí , brasil. PRESERVEMOS NOSSO PAIS, NÃO DESTRUAM AS PRAIA, RIO E LAGOS, CHEGA DE LIXO E BARULHO, RESPEITEM A NATUREZA E OS SERES HUMANOS QUE AMAM ELA. SEJA EDUCADO E NÃO SUJE AS PRAIAS COMO SUA PRIVADA PARTICULAR, CUIDA DA NATUREZA, SE POSSIVEL, RECOLHA O LIXO DE OUTRÉM.

  12. FALTOU TAMBÉM PRAIA DA SEPULTURA EM BOMBINHAS SC OU BOMBAS SC

  13. Praia do Espelho em Caraíva, Taipus de Fora em Barra Grande Praias do Havaí e Havaizinho em Itacaré ficam em minha lembrança como Paraísos que também poderiam está nessa lista.

  14. Faltou Paraty, tem praias incríveis como a praia do pelado e tantas outras…

  15. Respostas Avatar
    SANDRA VALERIA ALVES DE ALMEIDA 03/12/2019 as 6:58

    Faltou a Barra de Sao Miguel em Alagoas, umas das mais lindas.

  16. Faltou arraia da Judá.Porto Seguro.

  17. Faltou a praia do Lord em Praia do Forte Bahia

  18. Praia de Antunes, Alagoas, paraíso perfeito, o Brasil precisa conhecer.

  19. KD a Praia do Forte e as Praias das Conchas e Peró, em Cabo Frio, que inclusive recebeu título Bandeira Azul recentemente?! 🤔

  20. Ainda acho que faltou a Ilha do Papagaio. Em ponta do Papagaio, SC

  21. Tudo lindo quero um.dia conhecer todas

  22. É muita praia bonita. Sem dúvidas!
    Massss…. aí deve de ter alguma truta☝️☝️…porque tem muito mais praias bonitas pela costa brasileira😱😱..A minha favorita é a praia do dentista, (de segunda à quinta) no RJ.
    Feliz 2019
    #noplastic
    #salvemososumidouro

  23. E acho que faltou Barra grande Bahia
    , Itaipu de fora, Itacaré Zinho ,pontal península de Maraú

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo