Praias Brasileiras: As 13 praias mais bonitas

As praias brasileiras estão entre as melhores do mundo e neste post reuniremos as praias mais bonitas do Brasil. Você também pode enviar a lista das suas preferidas utilizando a caixa de comentários.

Como critério para compor nossa lista, selecionamos 2 tipos de praias brasileiras que mais adoramos: aquelas com mar de tom azulado e areia branca, que não são tão comuns no litoral brasileiro e as praias com águas de tom verde esmeralda rodeadas por muita Mata Atlântica.

Bora pra lista?

Praia do Farol – Arraial do Cabo – RJ

Réveillon 2021 - Praia do Farol em Arraial do Cabo, uma das mais belas praias brasileiras
Praia do Farol em Arraial do Cabo-RJ – Foto: Marcelo Ferreira Coelho / Wikimedia Commons

A Praia do Farol é uma praia pequena com menos de 700m, que fica no lado norte da Ilha do Farol de frente às Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo. São menos de 1.500 de distância entre ambas formando uma “enorme piscina” com aguas cristalinas de tons azulados.

Ilha do Farol
Além das belezas naturais, a ilha também abriga as ruínas de um antigo farol construído em 1813 sob as ordens de D. Pedro II. É possível chegar até o local através de um trilha, de onde se tem uma visão única de toda a região. Antes da pandemia o Museu Oceanográfico do IEAPM organizava grupos para percorrer a trilha já que a ilha é um área protegida pela Marinha do Brasil. Você encontra mais informações sobre aqui e aqui.

O acesso até praia é feito através de embarcações que saem da Praia dos Anjos todos os dias a partir das 9h da manhã (desde que se tenha condições seguras para navegação). A viagem dura cerca de 40 minutos e apenas 250 pessoas podem permanecer no local a cada 45 minutos. Isso significa que seu barco vai ancorar próximo a praia e você vai mergulhar na água e permanecer por apenas 45 minutos e nada mais.

Por se tratar de uma das praias mais bonitas do mundo, relativamente próxima das maiores cidade do país, é bom evitar visitá-la nos meses de alta temporada. Se não tiver como evitar, tente pegar o primeiro barco do dia para aproveitar a praia mais vazia, o que também pode render belas fotos.

Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

abremateria arraialdocabo
Prainha do Pontal do Atalaia | Foto: Monick Duarte/Arquivo pessoal.

As Prainhas do Pontal do Atalaia estão no continente ao lado oposto da Praia do Farol e o acesso pode ser feito de carro pela estrada do Pontal do Atalaia, ate chegar naquela famosa escadaria que aparece em 10 entre 10 fotos de quem volta de Arraial do Cabo ou também através de embarcações que saem da Praia dos Anjos todos os dias a partir das 9h da manhã (desde que se tenha condições seguras para navegação). A viagem dura cerca de 40 minutos.

Galés de Maragogi – Alagoas

39956149985 0049c2c683 k
Galés de Maragogi – Foto: Marco Ankosqui/MTur

“Em Maragogi tem o passeio das Galés, tem snorkeling e mergulho com cilindro. Quanto aos passeios em Maragogi, eu gostei da Praia Xaréu na maré baixa. As praias de Japaratinga ficam perto e são muito bonitas tb. Se não me engano, a Praia Barreiras do Boqueirão é a que tem lindas falésias.

Em Porto de Pedras, a Praia do Patacho que é cotada como uma das mais belas da região. Sim, ela é muito bonita e praticamente deserta. Entretanto, gostei mais da Praia da Tatuamunha, pois a composição de praia, rio e manguezal rende uma bela paisagem. Nela tem o Projeto Peixe-boi. ” –  Dicas da nnaomi em Maragogi – Perguntas e Respostas

Como Chegar:

Partindo de Maceió
O turista deve pegar a AL-101 norte, o caminho é bem simples, basta ir segundo as placas, no caminho você deve passar pelas praias de São Miguel dos milagres e Japaratinga.

Partindo de Recife
O turista deve pegar o acesso a BR – 101 Sul seguindo até a cidade do Cabo de Santo Agostinho de lá o turista deve migrar para a PE-60 que e a rodovia que vai pelo litoral, passando pelas praias de Porto de Galinhas e Tamandaré, A PE-60 é muito bem sinalizada só seguir as placas até chegar à Maragogi.

De Ônibus: Se você está em Maceió ou em Recife a melhor maneira de chegar a Maragogi de ônibus e pela empresa Real Alagoas, que dispõem de ônibus muito confortáveis. A empresa opera com saídas de Recife/Maceió e Maceió/Recife, ambos passam pela cidade de Maragogi, então é só você informar o seu destino no momento do embarque. O tempo médio da viagem e de 2 horas e 30 minutos.

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande RJ
Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ – Foto: Tarcísio de Paula Salgado / Wikimedia Commons

Uma das praias mais bonitas do Brasil com aproximadamente 3 km de areia branca, com águas cristalinas rodeadas por mata atlântica. O mar é sempre agitado, mas é uma praia de pouca profundidade.  O acesso pode ser feito por barco partindo da Vila do Abraão, até a praia do Pouso, onde inicia uma trilha leve a (T11) com 1 km até lá. É possível também fazer uma caminhada de 6 km pela trilha (T10), que sai do Abraão e passa pela Praia Grande das Palmas, Praia dos Mangues até chegar em Lopes Mendes.

Ilha do Japonês – Cabo Frio – RJ

Praias brasileiras: Ilha do Japonês - Cabo Frio - RJ
Ilha do Japonês – Foto: @rjpelomundo <— Siga no Insta

A Ilha do Japonês é um paraíso em dias de pouco movimento, mas pode se transformar em um inferno se você decidir ir em um fim de semana com feriadão na alta temporada.

Claro que esse conselho serve pra quase todas as praias brasileiras, mas na ilha do Japonês isso precisa ser levado a sério.  O lugar é uma enorme piscina natural, uma das mais belas do litoral carioca e tem fácil acesso por carro, então aí já dá pra você juntar as peças…

Se puder vá em baixa temporada e em dias de semana. Será o seu Caribe particular como na foto do post!

Pra chegar lá o acesso é feito pelo bairro da Ogiva que fica depois da Rua dos Biquínis.

Quem está no centro da cidade de Cabo Frio precisa atravessar o canal pela ponte Feliciano Sodré e seguir as placas em direção ao Peró.  Chegando ao bairro da Ogiva, é só seguir a Avenida Marlin e depois a Avenidas dos Espadartes.

A maior parte do trajeto é por asfalto, mas o acesso final é com um trecho de estrada de chão.

Ilha do Campeche – Florianópolis – SC

Réveillon 2021 - Ilha do Campeche – Florianópolis – SC
Ilha do Campeche – Florianópolis – SC – Foto: Fran Gabrielle

A praia do Campeche fica a 23km do centro de Florianópolis e a sua frente está a Ilha do Campeche, que além de ser paradisíaca, é onde está o maior “acervo” arqueológico da cidade. Além das pinturas rupestres, na ilha também foram encontrados vestígios da cultura Itararé (habitantes intermediários entre caçadores e coletores e os guarani, conhecidos no Estado como Carijó). A cerâmica itararé é bastante característica (geralmente pequenas, de caráter utilitário e variando de parda a negra, de acordo com estudiosos) e ali foram encontrados, lascas, raspadores, machados polidos etc.

O acesso à ilha é feito por barcos que saem da Praia do Campeche (5 minutos) . Os barcos chegam pela Praia da Enseada e esse também é o único ponto da ilha em que os visitantes podem ficar.

Parrachos de Maracajaú – RN

Parrachos de Maracajaú – RN
Mergulho Em Maracajaú – Foto: Belisa Magalhães

A vila de Maracajaú fica a 51 km de Natal no município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte. A principal atração são os Parrachos, piscinas naturais que são formadas com a maré baixa onde é possível mergulhar com snorkel.

Com a maré alta o mar se torna mais agitado e o ideal é o mergulho com cilindro.

Você pode ficar hospedado na vila de Maracajaú e aproveitar outros atrativos da região ou embarcar em um passeio de lancha de 1 dia a partir de Natal.

Ilha das Couves – Ubatuba – SP

Ilha das Couves - Ubatuba - SP
Ilha das Couves – Ubatuba – SP – Foto: Pedro Paulo Orabona / Flickr sob licença CC BY-NC-SA 2.0

Um verdadeiro paraíso em Ubatuba, a Ilha das Couves fica próxima a praia de Picinguaba, de onde saem os barcos que fazem o passeio até o local. O valor varia de R$ 60 até R$ 80 e dura cerca de 15 minutos.

Pelo fato de estar próxima a São Paulo, vale muito aquela regra de evitar feriados prolongados e alta temporada caso não queira tropeçar em multidões de turistas.

Canto esquerdo da Praia Grande – Arraial do Cabo – RJ

Canto esquerdo da Praia Grande - Arraial do Cabo - RJ
Canto esquerdo da Praia Grande – Arraial do Cabo – RJ – Foto: Larissa Fraga / Wikimedia Commons

A Praia Grande em Arraial do Cabo faz jus ao nome.  Possui mais de 40 km de extensão, mas é no seu canto esquerdo que talvez esteja o pedaço mais “caribenho” das praias brasileiras, ao menos sob o ponto de vista estético. É sem nenhuma dúvida um dos trechos mais belos do litoral fluminense.  Junto às pedras, forma-se uma pequena enseada com águas calmas, claríssimas porém, GELADAS!  Mergulhar ali em um belo dia de 40º à sombra, temperatura comum na região durante o verão, e passar um bom tempo deixando o corpo se ambientar pra depois sair da água e sentir um pouco de frio é uma experiência que recomendamos para ao menos uma vez na vida. SENSACIONAL!

Praia dos Carneiros – Tamandaré – PE

Praia dos Carneiros - Tamandaré - PE
Praia dos Carneiros – Tamandaré – PE – Foto: www.pontaldoscarneiros.com.br

Uma das mais belas praias do litoral Pernambucano, a Praia dos Carneiros tem 5 Km de coqueirais margeando toda a sua extensão. Com suas piscinas naturais e bancos de areia é um paraíso pernambucano.

Como Chegar:

Saindo de Recife, seguir pela BR 101 Sul até a PE 60 que leva às praias de Porto de Galinhas; Serrambi, Barra de Serinhaém e Rio Formoso.

Após passar a entrada da cidade de Rio Formoso observar placas sinalização PRAIA DOS CARNEIROS.

Seguir orientações e pegar a PE 072. Após passar a ponte, seguir 2Km até a placa de sinalização da Pousada Bangalôs do Gameleiro à esquerda.

Baía do Sancho – Fernando de Noronha – PE

Praia da Baía do Sancho - Fernando de Noronha - PE
Praia da Baía do Sancho – Fernando de Noronha – PE – Foto: CCINTRA / Wikimedia Commons

“Considerada a mais bonita do Brasil, conhecer o Sancho requer disposição redobrada. Descendo na rodovia, a trilha de acesso ao PIC ( Posto de Informação e Controle) é feita em 15 minutos de caminhada. No PIC o visitante tem duas opções de trilha: a dos Golfinhos e a do Sancho. Para o Sancho a pernada é de aproximadamente 1km até chegar ao mirante e a escada que dá acesso à praia. Antes de descer, vale continuar a trilha até as ruínas do forte de São João Batista, onde é possível ver o Morro Dois Irmãos por um de seus ângulos mais conhecidos. Depois de voltar e descer dois lances de escada, enfim, pisamos na praia mais f*da de Noronha e, por que não(?), do Brasil.”  – Dicas de Alexandre Cabeça

Praia dos Meros – Ilha Grande – RJ

Praias brasileiras: Praia dos Meros – Ilha Grande – RJ
Praia dos Meros – Ilha Grande – RJ – Foto: @carloscastrofri <— Siga no Insta

A Praia dos Meros é totalmente isolada e inacessível por trilhas e fica entre as Praias de Provetá e Aventureiro. Tem águas cristalinas e areia muito branca, possui grande concentração de vida marinha e nela é possível também ver vestígios geológicos, conhecidos como “amolares”, que são cavidades feitas em rocha, provocadas pelo repetido atrito de outras rochas, legado das antigas civilizações que habitaram a Ilha a cerca de 3000 anos atrás.

Como Chegar:
Partindo de barco de Provetá (praia mais próxima), Araçatiba, Praia Vermelha ou da Vila do Abraão pelo passeio de volta a Ilha em escuna ou lanchas, que fazem parada na praia para banho de mar e snorkel.

Lagoa do Carcará – Nísia Floresta – RN

Lagoa do Carcará – Nísia Floresta – RN
Lagoa do Carcará – Nísia Floresta – RN – Foto: Gaia Vani / maladeaventuras.com

Iniciamos a viagem de Recife, num comboio de 13 veículos 4X4, rumo à cidade de Nísia Floresta, também conhecida como a “Terra do camarão”, por conta das “fazendas de criação de camarões”, distante cerca de 23km de Natal.

Nísia Floresta é uma cidade pequenina, onde fica localizada a Fazenda Brasileira Augusta, com sua fábrica de cachaça artesanal, que vale à pena conferir, pois dizem que fabrica uma das melhores cachaças do Rio Grande do Norte…cachaça Papary….é uma pena que o comboio não parou por lá, quando passamos na frente, pra fazer degustação;…affff

Seguimos por dentro de Nísia Floresta, por uma estrada de terra que nos levou à Lagoa do Carcará! Essa lagoa é pouco conhecida pelos turistas, tinha mais o pessoal da região mesmo!! A lagoa é uma delícia, águas mornas e claras, ideal pra um passeio em família…”  – Dicas da mairajferreira em Bate volta em 4X4 – Recife – Pipa e arredores – Recife

Bonus Track: Lagoa de Jijoca – Jijoca de Jericoacoara – CE

Praias Brasileiras: Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara - CE
Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara – CE – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

A Lagoa de Jijoca fica no município de Jijoca de Jericoacoara no Ceará e é uma das principais atrações pra quem vai para Jeri. A lagoa é enorme e se divide em dois braços. O braço oeste leva o nome de Lagoa do Paraíso e leste é chamado de Lagoa Azul.

Lagoa do Paraíso

Ao longo das margens da Lagoa do Paraíso há diversos pontos para todos os gostos e bolsos que vão desde barracas “barateza”, passando por pousadas charmosas até um beach club bastante concorrido. Vale muito a pena passar ao menos 1 dia hospedado em uma das pousadas “pé na areia” da Lagoa do Paraíso antes de partir para vila de Jericoacora.

Onde se hospedar na Lagoa do Paraíso

Se você está com orçamento folgado e gosta de muvuca e badalação, teu lugar pode ser o hotel do Alchymist Beach Club que conta apenas com 11 quartos e possui espaços exclusivos pra passar o dia às margens da lagoa. Também é possível passar somente o dia pagando uma taxa de R$ 25.

Um pouco menos agitada e com charmosos decks, a Pousada e Restaurante Paraíso Natural é uma ótima opção pra se hospedar ou apenas para passar o dia se deliciando às margens da lagoa, sem precisar pagar taxa de entrada.

Pra quem busca o combo do “sossego, conforto e boa comida”, bem longe da agitação, a Pousada e Restaurante do Paulo é o lugar especial para você passar uns dias descansando com os pés na areia. Outras pousadas com este mesmo perfil são a Casa B&B e a Pousada Chez Loran.

Para quem está com orçamento apertado e quer um lugar mais barato à beira da lagoa, a boa é ficar no Camping do Tião, que também oferece quartos e espaço para motorhomes.

Lagoa Azul

No braço leste, com acesso possível somente com buggy ou veículo 4×4 está a Lagoa Azul que conta somente com uma barraca, a Barraca da Lagoa Azul e uma pousada, a Pousada e Restaurante Lagoa Azul.

A melhor época do ano pra visitar as lagoas de Jericoacoara é entre os meses de Julho e Setembro, quando ainda estão cheias e suas águas ganham tons verdes e azulados que tanto nos interessam.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

31 comentários em “Praias Brasileiras: As 13 praias mais bonitas”

  1. Excelente lista!! Eu incluiria a Ilha do Prumirim, em Ubatuba, que é deslumbrante! E a do Campeche, em Trindade (RJ).

    Responder
  2. Faltou a ilha de areia vermelha em João Pessoa! Aquela sim é cristalina. Na maré baixa você vai a pé.dentre outras do litoral paraibano como já citaram.

    Responder
  3. Faltou uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia de Tambaba em Conde – João Pessoa/PB…
    Que, além da beleza natural, mar cristalino, calmo e de águas mornas, piscinas naturais, nos brinda com a experiência surreal do naturismo em uma de duas áreas…

    Responder
  4. Faltou uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia de Tambaba em Conde – João Pessoa/PB…
    Que, além da beleza natural, mar cristalino, calmo e de águas mornas, nós brinda com a experiência surreal do naturismo em ums de duas áreas…

    Responder
  5. Faltou a praia de Atins, Lençois Maranhenses. Nunca vi uma praia assim, limpa, onde não se chega de carro particular.

    Responder
  6. faltou um monte de praias mas é isso aí , brasil. PRESERVEMOS NOSSO PAIS, NÃO DESTRUAM AS PRAIA, RIO E LAGOS, CHEGA DE LIXO E BARULHO, RESPEITEM A NATUREZA E OS SERES HUMANOS QUE AMAM ELA. SEJA EDUCADO E NÃO SUJE AS PRAIAS COMO SUA PRIVADA PARTICULAR, CUIDA DA NATUREZA, SE POSSIVEL, RECOLHA O LIXO DE OUTRÉM.

    Responder
  7. Praia do Espelho em Caraíva, Taipus de Fora em Barra Grande Praias do Havaí e Havaizinho em Itacaré ficam em minha lembrança como Paraísos que também poderiam está nessa lista.

    Responder
  8. KD a Praia do Forte e as Praias das Conchas e Peró, em Cabo Frio, que inclusive recebeu título Bandeira Azul recentemente?! 🤔

    Responder
  9. É muita praia bonita. Sem dúvidas!
    Massss…. aí deve de ter alguma truta☝️☝️…porque tem muito mais praias bonitas pela costa brasileira😱😱..A minha favorita é a praia do dentista, (de segunda à quinta) no RJ.
    Feliz 2019
    #noplastic
    #salvemososumidouro

    Responder

Deixe um comentário