Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 30
- Visualizações 7.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
prividal 20 posts
-
ana_leticia 2 posts
-
AlfaBravo_X2 1 post
-
Marcela Caminhos me Levem 1 post
Primeiro quero agradecer a todos os relatos e posts que nos ajudaram (E MUITO!) do projeto e prática do nosso roteiro. Vi como relatos nos ajudam mesmo, por isso também farei sobre a nossa viagem porque afinal, pretendo ajudar os futuros viajantes. E esse site é tão famoso e as pessoas interagem tanto, que 3 pessoas me reconheceram, no Atacama e em Cusco
Pra começar vou deixar o vídeo que fizemos com todos os créditos ao Fernando, amigo e parceirão de viagem.
Fomos em 4, eu e a Juliana iríamos de trem da morte e o Renato e o Fernando de avião direto de SP - Santa Cruz.
Não lembro de todos os preços exatamente, mas estou fazendo o possível para detalhar bem essa parte ao longo do relato. Levei todo o dinheiro em dólar (U$ 1000,00 para gastar + U$ 300,00 para emergência – leia-se para não gastar). Deu pra TUDO e ainda sobrou um pouco! Fui trocando aos poucos ao longo do caminho.
As cotações que encontramos foram de:
U$ 1,00 = 6,95 bolivianos
U$ 1,00 = 500 pesos chilenos
U$ 1,00 = 2,75 soles
Antecipadamente foram compradas somente os nossos voos de Santa Cruz para o Sucre, e a passagem dos meninos de volta (La Paz – Santa Cruz e de Santa Cruz – São Paulo). Eu e a Juliana iríamos voltar de trem ou ônibus.
Ao longo do relato vou dando dicas, que podem até ser repetitivas, mas são valiosíssimas. Anexei nosso roteiro inicial que obviamente é muito difícil segui-lo a risca, mas foi tentamos ser bem fiel a ele
Fizemos Corumbá - Puerto Quijarro - Santa Cruz - Sucre - Uyuni - Salar - SPA - Cusco - MP - Puno - La Paz - Santa Cruz - Puerto Quijarro - Corumbá.
Cortamos Copacabana e Arequipa do roteiro inicial.
Dia 02/07 – Campo Grande – Corumbá – Puerto Quijarro
Compramos a passagem das 00:00h para chegar as 06:00h(R$ 86,80).
Tive uma leve discussão com o funcionário da Andorinha responsável por guardar as malas, mas não quis começar com o pé esquerdo a viagem rsrsrs.
A rodoviária de Corumbá (estava em reforma, um barulho e uma poeira só) ficamos fazendo hora até abrir a fronteira as 08:00h. Nisso conhecemos 3 mochileiros mineiros e nos juntamos a eles. Na rodoviária tem um ponto de táxi que cobra R$ 30,00 até a fronteira (sem choro). Existem alguns táxis bolivianos ali próximo que cobram 1/3 do preço. Fiz amizade com o funcionário que cuida das bagagens na rodoviária e especulei sobre isso. Ele disse que isso sai até morte entre os taxistas, enfim... Ficamos com o de R$ 30,00 mesmo.
O táxi deixa na fronteira e fizemos os trâmites a pé mesmo (tudo muito perto, não tem erro). A fronteira brasileira foi muito rápido, já a boliviana... putz, era uma fila enorme e não andava. Aliás, se preparem para os trâmites de fronteira – tudo muito chato e cansativo. Na fila conhecemos um casal de brasileiros que moram há anos em Santa Cruz e nos apresentaram o mocochinche – bebida fria típica boliviana com pêssego seco, açúcar e canela. É feio mais é gostosinho.
A partir daqui preparem-se para pagar cerca de Bs 1,00 toda vez que quiser usar o banheiro – e não espere limpeza, por favor. Preparem-se também para pagar taxa de 'direito de uso de embarque' na ferroviária, aeroporto ou rodoviária. No aeroporto, a taxa internacional é de U$ 25,00 e nacional de Bs 30,00. No restante, custa entre Bs 2 e 3.
O táxi da fronteira até a estação custou R$3,00 por cabeça. Fomos garantir nossas passagens de trem categoria Super-pulman R$ 40,00 saindo as 15:00h. Tem sala de bagagens na estação ferroviária para quem quiser. Depois fomos passear no shopping china, dá pra ir a pé ou então R$ 1,00 por cabeça rsrs. Compramos alguns itens de higiene e cartões de memória extra. Almoçamos por lá mesmo (super confiável). Há 2 anos comi uma carne de jacaré lá que mudou a minha vida
HAHAHAHAHAH Infelizmente no dia que fomos não tinha e comemos carne de capivara (forte e fedida, mas gostosinha, dá pra comer). Era por kg então saiu cerca de R$ 20,00 + R$ 10,00 de 2 Paceñas. Compramos uma tequila porque ninguém resiste a meros U$ 13,00 hahahahah.
Há casa de baño em frente a estação em algumas hospedarias que cobram Bs 10,00 pelo banho. Procuramos casa de câmbio, fomos perguntar a uma senhora na rua onde ficava e – ELA ERA A CASA DE CÂMBIO. No embarque, subimos com nossas mochilas e descobrimos que o cara tinha separado os assentos de quase todos nós 5. Burrice minha que comprei as 5 passagens e conferi o assento só de 2 aff.
Ah, comprem comida tá. A não ser que você queira se aventurar a comprar pollo com arroz e papas que as tcholas entram vendendo no vagão – isso mesmo, não se iludam que a categoria super pulman ninguém entra que é mentira.
Fotos do google porque tive um pequeno acidente com meu cartão de memória rsrs
Táxi na Bolívia é muito barato, muito mesmo. Nos 3 países não tem taxímetro, eles fazem o preço calculando a distância, então fiquem bem espertos.
ROTEIRO JULHO 2013 1.pdf
Editado por Visitante