Ir para conteúdo

Bolívia (Julho/2012)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tudo bão?

Mochileiro de 1ª viagem aqui, então se puderem me ajudar serei muito grato! :D

 

Pois então, depois de muita pesquisa pelos fóruns, montei um plano (que monto e desmonto toda vez em que mexo):

 

27/jun Campo Grande: Deslocamento Campo Grande-Corumbá (Ônibus)

28/jun Corumbá: Deslocamento Corumbá-Puerto Quijarro (Táxi)

28/jun Puerto Quijarro: Deslocamento Puerto Quijarro-Santa Cruz (Trem)

28/jun Santa Cruz : Deslocamento Santa Cruz-La Paz (Ônibus)

29/jun La Paz: Mercado de las Brujas/Descanso

30/jun La Paz: Acertar: Oruro/Uyuni; Cerro Mankilisani; Tres Marias

01/jul La Paz: Cerro Mankilisani

02/jul La Paz: Deslocamento La Paz-Oruro (Ônibus)

02/jul Oruro: Deslocamento Oruro-Uyuni (Trem)

02/jul Uyuni: Descanso

03/jul Uyuni: Salar

04/jul Uyuni: Salar

05/jul Uyuni: Salar

05/jul Uyuni: Descanso

06/jul Uyuni: Deslocamento Uyuni-Oruro (Trem)

06/jul Oruro: Deslocamento Oruro-La Paz (Ônibus)

07/jul La Paz: Descanso; Acertar Huayna

08/jul La Paz: Ascent to Tres Marias

09/jul La Paz: Ascent to Tres Marias

10/jul La Paz: Ascent to Tres Marias

11/jul La Paz: Ascent to Tres Marias

12/jul La Paz: Descanso

13/jul La Paz: Huayna Potosí 5 days (trekking+ascent)

14/jul La Paz: Huayna Potosí 5 days (trekking+ascent)

15/jul La Paz: Huayna Potosí 5 days (trekking+ascent)

16/jul La Paz: Huayna Potosí 5 days (trekking+ascent)

17/jul La Paz: Huayna Potosí 5 days (trekking+ascent)

18/jul La Paz: Descanso

19/jul La Paz: Deslocamento La Paz-Santa Cruz (Ônibus)

20/jul Santa Cruz: Deslocamento Santa Cruz-Puerto Quijarro (Trem)

20/jul Puerto Quijarro: Deslocamento Puerto Quijarro-Corumbá (Táxi)

21/jul Corumbá: Deslocamento Corumbá-Campo Grande (Ônibus)

 

Acham que é possível? Algum desses passeios precisam ser garantidos com alguma antecedência?

Algumas observações sobre esse meu planejamento:

- Essa falta de logística (La Paz-Uyuni-La Paz) se deve a dois motivos: pretendo fazer algumas compras (roupas técnicas) em La Paz e preciso de aclimatação pra fazer os trekkings de alta altitude...

- Não sei se é possível fazer os deslocamentos nas datas referidas (há algo de muito errado ali? ::mmm: )... De qualquer forma, coloquei alguns dias de 'descanso' como 'dias para emergência'...

- Quanto aos passeios, alguns eu não tenho absoluta certeza de que farei (tem vários outros que posso fazer, como o trekking no Tuni, o downhill, o Chacaltaya, etc.)... Então os que eu faria saindo de La Paz (trekking do Huayna e ascensão a Tres Marias) coloco como incertos, assim eu poderia remanejar meu roteiro ao longo da viagem...

- Sei que tem muita coisa a mais pra se ver na Bolívia, como Sucre, Potosí, Oruro, Copacabana... Mas acho que não será dessa vez! :( Dessas cidades, eu só passaria por Oruro (valeria a pena passar um dia inteiro lá?)

 

Por favor palpitem aí!!! ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, eu não sou o melhor para dar indicações, mas, pelo que li aqui do fórum, em Uyuni não há muita coisa para se fazer. Vejo que você colocou um dia lá. A não ser que você queira mesmo só descansar, acho que você deveria cortar esse dia lá. Quando voltasse do salar, você poderia já ir para Oururo e deixar para descansar em La Paz. Enfim, virão alguns experientes aqui e te esclarecerão isso.

 

Outra coisa, vejo que você fará a viagem para La Paz saindo de Santa Cruz. Não seria melhor ao invés de ir direto de STA CRUZ para LA PAZ, tu fazeres o atalho por Cochabamba? Conheceria mais uma cidade e pagaria mais barato. E a viagem também seria menos cansativa. Eu só não passarei em Cochabamba porque farei o trajeto para La Paz por Sucre.

 

vamos nos falando. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, obrigado MariaEmilia! Com certeza terei planos B ou C, até porque tentarei picos não tão simples... Estou com um pouco de receio sobre o Huayna pra falar a verdade.

 

 

 

willchinaski, o que você falou sobre Uyuni me parece ser verdade... Aquele 'dia' de descanso ali que coloquei é na realidade o fim do dia, na volta do passeio pelo Salar.

Volto do passeio no fim da tarde, lá pelas 18:00h (segundo relatos), e já pretendo engatar no trem para Oruro na mesma noite.

Minha dúvida é se pego mesmo o trem para Oruro, ou pego um ônibus direto pra La Paz. Mas li que de trem é bem mais tranquilo, o horário inclusive fica favorável.

 

Quanto ao trajeto Santa Cruz - La Paz, parando em Cochabamba fica mais barato mesmo? Li no fórum que é mais barato (coisa de alguns bolivianos) indo direto... Além de mais rápido, né...

Mas é uma coisa a se pensar sim... Cochabamba é uma das maiores cidades da Bolívia... Deve ter muita coisa pra se fazer lá.

 

Se falamo aí, até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oii!!

 

Os dias estao bem distribuidos!

Tem bastante gente ate que faz La Paz-Uyuni e acredite: voce nao eh o unico que quer ir para La Paz primeiro para comprar equipamentos.

Mas tem onibus que sai de La Paz e chega em Uyuni a tempo pra voce fazer o Salar. =D

 

Se conseguir, no dia que voltar do Salar, ja va embora, nao compensa mesmo ficar em Uyuni, nao tem nada pra se fazer la.....

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala dr !

 

Também quero fazer o Huayna, que roteiro irado !

 

Uma sugestão, já que o intuito é fazer escaladas em geral, e se vc fosse pra La Paz, fizesse o Mankilisani, descansasse um pouco conhecendo a cidade e arredores, fazia o Huayna ou Tres Marias, ia pro Salar e completava escalando o Licacanbur no Atacama ?

 

De lá voltava direto pra Santa Cruz via Potosí > Sucre.

 

Abs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá!!!

Algumas sugestoes:

28/jun Santa Cruz : Deslocamento Santa Cruz-La Paz. Vá de avião... nao sai caro, nao tem necessidade de sofrer nesse onibus trash total. E aproveite para descansar e se aclimatar a altitude por mais tempo. Vai ser importante.

30/jun La Paz: Acertar: Oruro/Uyuni; Vc pode comprar a passagem de trem pela internet. Eu fiz isso em 2011 e deu super certo. Reservei e paguei qd retirei.

02/jul Uyuni: Descanso - NÃO vale a pena ficar um dia inteiro em Uyuni catando mosca. Nao tem NADA, nem gente praticamente, para vc ver la. Comece logo o our do salar. Qd acabar o tour do salar voltei imediatamente para La Paz, se nao tiver trem va com o onibus noturno (acho que o nome é Para TOdos). Deixe para descansar em La Paz, onde tem muito mais estrutura.

19/jul La Paz: Deslocamento La Paz-Santa Cruz ... para que sofrer? vá de aviao. A cia aerea BOA tem passagens com preços muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pessoal! Todos os palpites e dicas são bem vindos!

 

Sobre os dias de 'descanso' em Uyuni, eles são os finais de dia em que chego e saio de lá! Na real, não deveria nem ter colocado ali no roteiro ::putz::

Chego de Oruro em Uyuni por volta das 22:00h, e saio de Uyuni por volta da meia-noite (no dia da volta do passeio mesmo), então os 'descansos' seriam essas noites aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cah, realmente tenho essa dúvida no trajeto La Paz-Uyuni... Mas estou quase decidido a fazer o caminho de trem por Oruro (todas as pessoas que fizeram o ônibus direto reclamaram da estrada). E afinal, os preços ficam praticamente iguais e o trajeto inteiro duraria quase o mesmo tempo... Obrigado e um abraço!

 

Marla, a razão de não pegar o avião seria puramente financeira mesmo hahaha... Mas que seria uma mão na roda, seria! Vou verificar esses preços certinhos pela BOA, se der boa, seguirei seu conselho

Sobre reservar o trem Oruro-Uyuni pela internet, não sabia dessa possibilidade, farei isso mesmo!!! Brigadão!

 

Enrico, já tem alguma data pra Bolívia definida? O Huayna deve ser incrível né!

Realmente estou partindo pra lá em busca dessas montanhas que a gente não encontra no Brasil... A questão é se vou aguentar a batida ::mmm: Até tirei o Mankilisani do meu roteiro, farei somente se eu me sentir muito confiante e na volta de Uyuni...

Agora... Essa sugestão do Licacanbur (nem ao menos conheço!) me pegou de surpresa!!! Você já escalou ele?

Vou pesquisar direitinho, seria possível fazer Uyuni-Atacama (Licacanbur)-Huayna Potosí (La Paz)??? Pois pretendo deixar por último o Huayna... Quero pegar a melhor aclimatação possível antes de subir ele (realmente to meio receoso)

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se no dia q vc chegar do salar tiver trem vá embora nele, deixe para descansar no trem (ou no bus) :wink:

 

Eu entendo que fica mais caro ir de aviao, mas como vc vai fazer uns passeios que exigem um certo "descanso" previo acho que realmente nao vale a pena sofrer horas e horas nos péssimos onibus bolivianos. Eles são PESSIMOS mesmo, nao é frescura nao... E se vc for um pouco mais alto que a média (dos bolivianos...oq nao é dificil) seu joelho vai sofrer horrores. É tudo muito apertadinho e LOTADO, viaja gente no corredor (em pé, deitado, sentado). É meio terra de ninguem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...