Ir para conteúdo

Buenos Aires - Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, me chamo Felipe e depois de ter sido ajudado por essa comunidade de mochileiros, resolvi deixar minha primeira contribuição. Depois de fazer quatro visitas à cidade de Buenos Aires, meus amigos passaram a me pedir dicas sobre a cidade e comecei a escrevê-las por e-mail. A cada e-mail eu acrescentava algo e então decidi tornar isso público e será uma satisfação se as minhas experiências puderem contribuir, de alguma forma, também para a sua viagem. As informações estão organizadas por bairros e, no final, concluirei com algumas informações gerais.

 

Puerto Madero

 

Esse, juntamente com Palermo, é o meu bairro preferido de Buenos Aires. Era um lugar abandonado e que foi revitalizado pelo governo na década de 90, então ele é um bairro novo, muito moderno e muito bonito. Cheio de parques, restaurantes e prédios de arquitetura moderna, tudo às margens do rio La Plata. Algumas boas opções são:

 

Puente de la Mujer

Um dos cartões postais da cidade, esta ponte foi inspirada na imagem de uma mulher executando um passo de tango, com uma de suas pernas apontando para cima. A ponte fica na altura da avenida Corrientes (próxima à Casa Rosada).

 

20111020180720.JPG

 

La Bistecca

Restaurante excelente e barato na hora do almoço, principalmente de segunda a quinta. É comida livre de muito boa qualidade. O buffet oferece mesas com todos os tipos de frios, saladas, um balcão de massas onde você pode pedir um prato do jeito que você gosta e outro balcão para carnes. Se for lá, lembre-se de colocar na carne o molho deles, que se chama “chimichurri”, uma delícia. O preço para o jantar é mais caro, mas no almoço custava 27 pesos por pessoa (sempre fui em baixa estação, mas me parece que o preço muda na alta). Bebidas são cobradas à parte, mas o menu inclui sobremesa. Se você pedir um café no final, eles oferecem junto um licor de limão que é o melhor que já provei. Se chama “lemoncello”, não deixe de provar. O ambiente é excelente, na beira do rio, com comida de primeira e sai barato, é imperdível. Localização: Avenida Alicia Moreau de Justo 1888.

 

Cabaña Las Lilas e Siga La Vaca

São restaurantes super famosos, mas que não cheguei a conhecer. Acredito que sejam um pouco mais caros e mais cheios, mas pela reputação que têm, suponho que sejam outras boas opções de restaurantes no bairro.

 

Freddo

Pra mim, a melhor sorveteria do mundo! Tem várias delas espalhadas pela cidade, inclusive em Puerto Madero. Recomendo o sabor “dulce de leche”, que é bem diferente do nosso doce de leite.

 

Parque de las Mujeres argentinas

Fica do outro lado do rio (na altura da casa rosada), e é um parque muito bonito, com gramados bem cuidados e muitas flores. Vale a pena tanto de dia como à noite. No fim de semana também tem uma feira de artesanato por lá.

 

20111020174859.JPG

 

Reserva ecológica

À direita do parque está a reserva ecológica da cidade. Uma área verde enorme onde você pode fazer uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

 

Cassino

Ao sul do bairro, está o cassino mais famoso da cidade, que funciona dentro de um barco enorme. Não paga nada pra entrar, você pode ir lá, dar uma olhada e não gastar um peso, se quiser. Pena que não pode tirar foto lá dentro, porque o lugar é bonito. Existe uma van do cassino que faz o trajeto até lá, de graça, saindo de um estacionamento na esquina da Avenida Leandro Alem com Córdoba, para onde também é feito o trajeto de volta. Os traslados são feitos de hora em hora.

 

Este é o bairro de Puerto Madero. Lá fica também o porto da cidade, de onde você pode pegar um barco para vários destinos, como o Uruguai. Caso queria conhecer, visita o http://www.buquebus.com.ar Você pode até passar um dia no Uruguai e voltar no mesmo dia, o trajeto leva 50 minutos para Colônia ou 3 horas para Montevidéu.

 

La Boca

 

Ao sul de Puerto Madero, ficam os bairros San Telmo e La Boca, bairros mais pobres (como todos ao sul da cidade), mas que representam bem a história da cidade, com suas ruas de pedra, restaurantes e bares boêmios. Em La Boca você pode visitar o estádio do Boca Juniors. Eles preservam lá o museu do clube mais famoso da Argentina e fazem visitas guiadas dentro do estádio, o que não sai muito caro. A duas quadras do estádio tem um lugar chamado “El camiñito”, que é um reduto boêmio, cheio de artistas de rua, pintores, músicos, dançarinos de tango... é um lugar exótico e interessante. Além de restaurantes e lojas de souvernirs, as casinhas bem coloridas dão o tom do lugar... é um dos cartões postais da cidade. Por segurança, recomendo ir pela manhã.

 

20111020181302.JPG

 

San Telmo

 

Esse é um bairro antigaço, com ruas de calçamento, cheio de barzinhos e artistas de rua. Ao redor da praça Dorrego, você encontra muito artesanato, pinturas e antiguidades, principalmente nos domingos à tarde, quando eles fazem uma enorme feira. Fica entre La Boca e Puerto Madero. Ao redor desta praça tem restaurantes que servem os pratos nas mesas que ficam no meio da praça. No mesmo lugar, existem também apresentações de tango para que você possa assistir enquanto faz sua refeição. É um lugar interessante. Também recomendo ir de dia.

 

Palermo

 

Voltando ao norte, a parte mais rica da cidade, Palermo é um bairro muito agradável e traz um certo ar europeu, com avenidas bem largas e muita área verde. Lá está a Plaza Itália (praça com o mesmo nome da estação de metrô onde você desce, caso queira evitar um taxi). Saindo da estação, você já encontra o zoológico da cidade e, depois do zoológico, uma das principais atrações de Buenos Aires, os Bosques de Palermo. É uma área verde enorme, com uma lagoa bem grande, vários jardins, um rosedal com vários tipos de flores, pistas de cooper e bicicleta, caiaque, pedalinho... os bosques são a praia que eles não têm. Principalmente no fim de semana, o lugar reúne um monte de gente sentada na grama, tomando chimarrão (que eles chamam de “mate”), batendo papo, fazendo piquenique... o lugar tem um clima legal. Por lá também está o planetário e o jardim japonês, que eu recomendo, é muito bonito. Uma coisa que eu gostei muito de fazer em Palermo,foi andar de bicicleta. As ciclovias das avenidas e dos bosques te permitem andar sossegado e curtir a beleza do lugar. Se tiver interesse, dá uma olhada no site dessa empresa que aluga bicicletas, ou se preferir, pode fazer um tour guiado com eles: http://www.labicicletanaranja.com.ar.

 

20111020184514.JPG

 

Neste mesmo bairro tem o shopping Alto Palermo, onde tem uma das cafeterias mais famosas do mundo, a franquia americana Starbucks, mas que também pode ser encontrada em outros pontos da cidade, como na Rua Florida ou na Praça San Martin. Inclusive, esse foi o único lugar onde tomei um bom café por lá. As cafeterias de Buenos Aires não têm a qualidade do café brasileiro. Existem bons restaurantes em Palermo. Alguns deles na Plaza Serrano. Um lugar simples, com vários restaurantes lado a lado, em volta de uma praça. Lá provei um excelente prato de Sorrentinos (descrevi abaixo na seção “comida”). Por Palermo também se encontra muitas lojas, especialmente do ramo da moda, incluindo as grifes mais caras. Nos arredores das esquinas Scalabrini Ortiz x Córdoba e também Aguirre x Gurruchaga, você encontra vários outlets de grifes e lojas de roupa em geral. Particularmente, não achei barganhas por lá, mas talvez eu não tenha procurado bem. Uma boa opção para a noite em Palermo é o bar Jobs (Arenales x Agüero). Além de bebidas e comida, a casa dispõe de jogos de tabuleiro, dardos, sinuca e ping-pong. A partir das 2hs da manhã é aberta a pista de dança.

 

Centro

 

Aqui é o centrão, lugar das compras. Tem duas ruas muito conhecidas pelo comércio, “Florida” e “Lavalle”. É o lugar ideal pra comprar lembranças ou coisas pra você mesmo. Na Florida x Córdoba, está o shopping Galerias Pacífico. Muito famoso pela sua arquitetura e pinturas no teto. Só não posso ajudar muito com dicas de lojas porque compras nunca foi o meu foco de viagem. Perto de lá está a Plaza de Mayo, uma praça grande em frente à casa rosada, sede do governo federal (não ache estranho se vir alguma manifestação por lá). Perto do obelisco é onde tem a maior concentração de teatros da cidade, principalmente na altura da avenida Corrientes. Perto de lá, você encontra o super tradicional Café Tortoni, na avenida de Mayo, que foi inaugurado em 1858! Foi muito visitado por Carlos Gardel e dizem que até o Einstein já apareceu por lá. Eles têm também apresentações artísticas em certos horários, que você pode acompanhar enquanto toma um café. Perto de lá, indo até o fim da Avenida de Mayo, você chegará à Plaza Del Congreso, que fica em frente ao Congresso Nacional, na avenida Callao. Se ainda sobrar disposição, você pode caminhar à direita até chegar à esquina Callao x Santa Fe e visitar a livraria El Ateneo, que é considerada a segunda livraria mais importante do mundo. Ela funciona dentro de um teatro antigo e muito bonito. A entrada fica pela Avenida Santa Fe.

 

Recoleta

 

É o bairro residencial da elite de Buenos Aires, juntamente com Puerto Madero. Muito urbanizado, limpo, com prédios bonitos. Lá ficam as embaixadas e a praça das nações, onde fica a flor gigante de metal que abre e fecha conforme a incidência solar, um dos símbolos de Buenos Aires. Exceto por um restaurante, não conheci muitos lugares por lá, mas durante as passagens pelo bairro, vi que é muito bonito. Tem boas opções para a noite, como restaurantes, inclusive o Hard Rock Café, bares e pubs. Uma outra opção que dizem ser interessante, é o cemitério da Recoleta, onde está o túmulo de Eva Perón. Sinceramente, não tenho muito a dizer a respeito.

 

Tigre

 

Já fora da capital, está o delta do Tigre, um dos lugares mais bonitos que visitei na Argentina. É tipo uma vila urbana, com muitos parques e toda cortada pelo rio. Muita gente mora lá na beira do rio e tem seus barcos pra se locomover pela “cidade”. Existem vários barcos que fazem passeios para turistas, sai barato e é bem legal de ver. Vale a pena até se quiser só caminhar pelo chamado Circuito Turistico, sentar num parque e observar o lugar, mas tem outras opções como o parque de diversões (http://www.parquedelacosta.com.ar), a feira de artesanato, restaurantes e um outro cassino. Você chega ao Tigre pegando um trem na estação de metrô “Retiro” em Buenos Aires e chega lá em menos de uma hora.

 

20111020190203.JPG

 

Temaikén

 

Também fora da capital, está o maior zoológico da América Latina, o Temaikén. Eu não sou fã de zoológico, mas curti pra caramba esse aqui. Tem de tudo lá... tigre, canguru, onça, jacaré, suricato, e um monte de bicho que nem sei o nome! O que eu mais curti foi o aquário... você vê vários tipos de peixes e tubarões a centímetros de você, separados só pelo vidro, é bem legal. No site, http://www.temaiken.com.ar, encontrei uma promoção do tipo pague 1 e ganhe duas entradas. Talvez seja algo comum, vale a pena dar uma olhada, até mesmo para checar os dias e horários disponíveis, transporte, além de tarifas promocionais. Parece-me que as entradas são mais baratas nas terças-feiras.

 

20111020190614.JPG

 

Tango

 

Na minha opinião, o show de tango em Buenos Aires é indispensável, mesmo para os que não tem grande apreciação em relação a dança. Lá, vi dois shows. A casa mais famosa lá é o “Señor Tango”, que fica num bairro um pouco mais afastado, Barracas. Quanto ao espetáculo, esse foi o melhor dos que vi, é um show de altíssimo nível, um espetáculo digno de show da broadway. Fui também a uma outra casa, “Tango Porteño”, no centro, perto do obelisco. Menos tradicional, com menos foco no espetáculo e mais na dança. Também com uma excelente banda ao vivo no palco e um grande número de artistas. Em qualquer um deles, você tem a opção de ver somente o show - solo show, que diferente do que um amigo meu pensou, não é um show solo, de uma só dançarina :D - ou incluir o jantar, que é também de alto nível. Caso você queira economizar, você pode comprar o ingresso apenas do show e ainda terá a opção de escolher itens do menu, o que pode sair mais barato em relação ao jantar incluso. Seja qual for a opção, é um programa que vale muito a pena.

 

Comida

 

Alguns pratos são diferentes, mas nem todos são lá muito atraentes. A comida argentina é muito boa, mas pode ser uma decepção dependendo da escolha dos restaurantes. Algumas roubadas: café. Pra quem é brasileiro, o café da argentina é frustrante. Provei alguns muito fracos, ainda insisti em alguns lugares mais requintados, como o “Coffee Store”, mas ainda assim, nada perto do nosso café. Um lugar pra tomar bom café em Buenos Aires é o Starbucks, que é uma franquia americana, e que provavelmente importa o nosso café.

 

Outra roubada é o suco de laranja, aliás, suco. Caro e cheio de conservantes. Geralmente as opções de suco por lá são laranja (naranja) e pomelo, que é uma fruta parecida com a laranja, mas meio sem graça. Mas talvez tenha sido o meu paladar. Sem café, nem suco, a solução seria partir para os refrigerantes (gaseosas) ou vinho, que é mais barato em relação ao preço no Brasil. Alguns restaurantes têm taça de vinho, no cardápio, mas pela qualidade, é mais confiável pedir uma garrafa (botella).

 

Uma palavra que você deve ver com frequência por lá é “Parilla” (o ll na argentina tem som de x, então se pronuncia “parixa”), que significa churrasqueira, churrasco, ou carne assada. Mas, se você vir o nome “Parillada” em um cardápio, tome cuidado. Isso é um prato que inclui todo tipo de carne, inclusive os miúdos do boi. Coisas como “matambre” ou “chinchulin”. Eu não gostei nem um pouco e não conheço nenhum brasileiro que tenha gostado, mas se quiserem provar, boa sorte :D. Bife de chorizo e Contrafilé (T-bone) são excelentes opções.

 

Uma surpresa boa que tive por lá, foi uma massa que eles chamam de Sorrentinos. É uma espécie de Ravioli, sendo maior e recheado com queijo e presunto. Muito bom! Outro forte deles são os doces. As padarias têm esses doces que eles chamam de facturas, são massas folheadas com diferentes tipos de doce. Além das padarias, bons lugares para esses doces são o Café Tortoni, na Avenida de Mayo, e o “Las Violetas”, que fica na avenida Rivadavia, mas já no bairro Almagro. É um excelente lugar para um lanche de fim de tarde. Eu sugiro provar tudo o que tiver doce de leite (dulce de leche), do qual eles dizem ser os criadores.

 

Sugiro procurar referências de restaurantes em guias na internet, como o http://www.ohbuenosaires.com. Fique atento ao fato de que alguns restaurantes não aceitam cartão de crédito. Geralmente colocam adesivos das operadoras de cartão na entrada. Se o garçom ("mozo", pronuncia "moço") disser “pago solo en efectivo”, você precisa ter dinheiro em espécie.

 

Câmbio

 

Sugiro você consultar o site http://www.dolarhoy.com e lá, clicando em “ver cotizaciones”, você vai ver as cotações de todas as casas de câmbio da Argentina. Geralmente a melhor cotação está na “Paris Cambio” ou “Banco Nación”. Aí é só comparar com a cotação das casas da sua cidade e ver onde está melhor. Em Buenos Aires, muitos caixas eletrônicos têm um serviço chamado “Banelco” e “Link” que integra vários bancos, inclusive o Banco do Brasil. Caso tenha conta lá, basta achar um caixa eletrônico com uma plaquinha vermelha com o nome “Banelco” ou uma placa verde com o nome “Link” e sacar em pesos direto da sua conta. É cobrada uma pequena taxa por saque e você deve se certificar de que o seu cartão do banco esteja habilitado para operações fora do Brasil. Outra opção é levar dólares, que também é aceito por lá em alguns estabelecimentos e que tem uma boa cotação nas casas de câmbio. Caso decida trocar dinheiro lá, fuja das lojinhas de câmbio que ficam dentro da área de embarque/desembarque do aeroporto. Ao chegar ao terminal, aí sim você encontra casas com preços mais justos, como o Banco Nación, à direita logo que você sai do terminal. Evitar também “agentes” de câmbio que ficam em pé nas ruas do centro. Passam o dia inteiro gritando: "cambio reales, cambio!". Existe uma máfia que troca notas falsas por lá. Considero a melhor opção o saque direto do caixa ou, as casas de câmbio do centro.

 

Áudio Guia

 

No site de turismo de Buenos Aires, você encontra áudios em mp3 com orientações e história sobre vários lugares da cidade, que eles chamam de áudio guia: http://www.bue.gob.ar/?mo=portal&ac=componentes&ncMenu=53

Basta mudar o idioma da página para português e os arquivos para baixar vão estar em português. São 12 arquivos, um para cada passeio.

 

Taxi

 

Taxis são muito baratos por lá e, principalmente quando se está em grupo, são as melhores opções de transporte. O trajeto do aeroporto ao centro da cidade é feito em preço fixo combinado com o taxista e o melhor preço que consegui foi por 130 pesos. Cuidado quando der uma nota de valor alto, pois alguns têm o mau hábito de enganar dizendo que recebeu outro valor. Uma dica é dizer o valor que você está entregando ou perguntar se ele tem troco: "acá está cién" ou “tenés cambio para cién?”. Ao ir ao aeroporto, lembre-se que existem dois e diga ao motorista o nome do aeroporto e não simplesmente "al aeropuerto". O aeroporto internacional, Ezeiza (pronuncia Eceissa), geralmente é o destino correto para os vôos internacionais, mas às vezes as companhias brasileiras também usam o Aeroparque.

 

Telefonemas

 

Se quiser ligar para o Brasil, basta ir a umas lojinhas chamadas de “Locutorios” (há vários espalhados pela cidade), que têm cabines com telefones fixos. Em cada cabine tem um contador que mostra quanto você está gastando na ligação e eles cobram muito barato. É só chegar, pedir pra usar a cabine, digitar 0055 + DDD + número.

 

Aluguel de apartamento

 

Opções de apartamentos bons e baratos para alugar você encontra nos sites http://www.alojargentina.com e http://www.bahomerental.com. Já usei e recomendo!

 

Outras dicas

 

Ao chegar ao aeroporto, você pode ir até o centro de informações e pegar mapas da cidade, de graça. São úteis pra quem gosta de explorar a cidade por si. Ao voltar ao aeroporto, chegue com pelo menos duas horas de antecedência. Perde-se muito tempo com check-in, controle de segurança e imigração. Pode faltar tempo para suas compras no free-shop. Se você fez alguma compra com direito a reembolso de taxa (tax refund), você tem que levar a nota fiscal do produto num guichê à esquerda da área de check-in e depois de carimbada a nota, levá-la a um outro guichê ao lado esquerdo do portão de embarque. A fila é geralmente grande, mas você pode usar a máquina. Basta seguir as instruções e colocar a nota fiscal lá dentro. Funcionou comigo :D. Quanto à segurança, a dica é simplesmente não dar bobeira. A parte nobre da cidade é relativamente segura, mas não se pode dar chance ao indesejado. Atenção redobrada nos metrôs! Buenos Aires não é uma cidade violenta, no sentido de violência armada, mas existem muitos furtos. É só não marcar bobeira e você pode andar tranquilamente e desfrutar dos passeios.

 

 

Espero ter contribuído com a sua viagem. Buenos Aires é uma cidade excelente, no geral, os argentinos são boa gente e gostam muito dos brasileiros. Tá certo, muitos não têm lá muita simpatia, mas sempre fui bem tratado por lá. Espero que você extraia o melhor da capital portenha e faça uma boa viagem! Paz...

 

Felipe

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Felipe!

 

Estava planejando ir para a Europa o ano que vem, mas como não comprei nem reservei nada ainda, essa oscilação no valor do dólar e euro está me fazendo pensar num plano B. Comecei pesquisando sobre Santiago e Buenos Aires e estou gostando bastante! Começo a pensar que essas duas cidades vão ser meu destino no ano que vem de qualquer jeito! A Europa que me espere em 2013!

 

Sendo assim, gostei bastante das suas dicas! Já está tudo anotado! Com certeza vão me ajudar durante a viagem!

 

Um abraço, até mais!

Att. Alessandra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Felipe!

 

Achei muito interessante o seu relato, bastante prático e com dicas muito preciosas! É muito legal quando os mochileiros colocam as informações aqui no site, auxiliando aqueles que estão se programando para fazer a mesma viagem. Vou visitar Buenos aires junto com uma amiga em janeiro de 2012 (somos de Belém do Pará) e desde já agradeço bastante as dicas, que já foram devidamente anotadas.

 

abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Legal, Alessandra! Uma coisa de cada vez, né? Tá certa... 2013 vai lhe trazer boas experiências, mas se o momento é América do Sul, tire o melhor dela... acho que você começou muito bem escolhendo as cidades ideais. Depois quero ver suas impressões das duas. Valeu pela força.

 

Renata, obrigado pelo incentivo e espero que tenha feito boa viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...