Ir para conteúdo

Circuito Fumacinha + Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina (parte 1)


Posts Recomendados

  • Membros

Chapada Diamantina

 

Relato de uma aventura solo pela Chapada Diamantina, realizada entre os dias 7 de janeiro e 10 de fevereiro de 2011. A idéia era realizar as principais trilhas da região, sem me preocupar com os lugares periféricos. Para isso, comecei em Ibicoara, no sul da chapada, e passei por Mucugê, Igatu, Andaraí, Lençóis e Vale do Capão. O transporte foi realizado todo de ônibus, o que me fez perder muito tempo devido as baldeações e aos poucos horários disponíveis. A navegação das trilhas foi feita utilizando apenas o mapa “trilhas e caminhos” e bússola. A hospedagem e alimentação foi a mais simples possível, sem nenhum luxo.

 

Para ficar mais organizado, dividi o relato em 5 partes. Essa primeira parte inclui a chegada a Chapada e as trilhas realizadas em Ibicoara.

 

Dia 0 - 1: Chegada em Salvador

 

Comecei a trip a partir de Ibatiba-ES, de onde peguei um ônibus pra Vitória-ES, por volta de 13:50h, e de lá para Salvador-BA, às 18h, chegando em Salvador no dia seguinte a tarde. Havia adiado o início da viagem em 1 dia, e por isso, conferido a disponibilidade de ônibus para Salvador, no entanto, não tinha conferido a linha Salvador X Mucugè. Chegando lá descobri não tinha ônibus para Mucugê no mesmo dia, pois nesse dia específico o horário era diferente, então tive que esperar até o dia seguinte e pegar o ônibus de 9:30h. Saí a procura de hotéis, e consegui uma pernoite por 20,00 num suposto hotel, que na verdade era um motel, próximo à rodoviária.

 

Dia 2: Passando em Mucugê

 

Cheguei em Mucugê já bem tarde, por volta de 17:50h, e como não havia ônibus para Ibicoara, pernoitei mais uma noite. A noite teve uma festa folclórica chamada “Folia de Reis”, com banda e pessoas fantasiadas. Fiquei no hotel do Sr Gordinho, que é bem simples, e custou apenas 10,00.

 

Dia 3: Enfim, Ibicoara

 

No dia seguinte, por falta de opção, peguei um ônibus que passaria apenas no trevo de Ibicoara, e de lá fui de carona até a cidade, onde cheguei por volta de 10:30h. Fui direto a agência de turismo, mas me disseram que todos os passeios já tinham saído. Dessa forma, iria perder mais um dia, já que a Cachoeira do Buração é bem distante e é obrigatório o acompanhamento de um guia. Como ainda estava cedo, almocei e segui para um lugar chamado recanto do Oton, a 3km da cidade. Cheguei lá e fiquei intrigado, pois é um lugar bem legal, tem um belo poço com uma pequena queda e areia branca na lateral. Além disso, tem um bar abandonado e um campinho logo em frente. Mas afinal, pq estava abandonado? Fiquei um tempo pensando se entraria na água, como o rio é próximo da cidade, tinha muita chance de ter esgoto. Até que apareceu um senhor, que por acaso era o antigo dono da propriedade, que confirmou as minhas suspeitas, segundo ele aquela água realmente é suja. Como não tinha água potável nas proximidades, resolvi voltar a cidade no fim da tarde. Mas antes, tirei um cochilo, e quando acordei notei que tinha algumas pessoas no poço. Como já estavam saindo, achei melhor nem falar nada. Novamente na cidade, passei a noite numa pensão familiar, paguei 10,00 pela noite.

 

IMG-8589.JPG?et=i%2CQ1eIOzrQ239AENxvkrvA&nmid=416472444

Carona para Ibicoara

 

IMG-8884b.jpg?et=QT%2B2UT5Rt25QWOV87P3FQA&nmid=416472444

Praça de Ibicoara.

 

IMG-8603.JPG?et=7gnYdhlELXMrnibDEK29aQ&nmid=416472444

Recanto do Oton

 

Dia 4: Cachoeira do Buracão

 

Nesse dia acordei bem cedo, tomei um café da manhã bem típico, com beiju e cus-cus, e fui para a agência de turismo, por volta de 8h, mas ainda estava fechada. Sentei na porta e fiquei esperando. Foi quando passou um rapaz e disse tinha um casal de turistas que iriam para o buracão, e que talvez eu conseguisse ir com eles. Fui até o hotel indicado e consegui negociar tanto com o guia quanto com o casal, ficaria em 30,00, o transporte mais o guia. Como não queria mais perder tempo, aceitei e por volta de 9:30h seguimos para o buracão.

 

Chegando no Buracão, passamos por uma cancela, onde pagamos a taxa de 3,00 para entrar no parque. Um pouco a frente deixamos o carro e iniciamos a curta trilha. Primeiro passamos em uma parte do rio conhecida como Espalhado, pois é uma laje larga por onde o rio se espalha. Seguindo em frente, encontramos a cachoeira do Buracãozinho, uma bela queda que escorregava por um pequeno canyon emparedado por pedras “empilhas”, evidência da formação sedimentar da região. A próxima queda visitada, logo a frente, é chamada de cachoeira das Borboletas, é um excelente lugar para se banhar, pois tem uma queda mais baixa, porém com grande volume d´agua, o que proporciona um deliciosa massagem pelo corpo. Seguindo adiante, chegamos à parte de cima da cachoeira do Buracão, um gigantesco buraco ovalado, por onde despenca as águas do rio Mucugêzinho. Enquanto apreciávamos o belo visual, fomos surpreendidos por um bando de andorinhas que vieram pelo canyon e começaram a voar em círculos, dentro do enorme buraco fazendo um belo espetáculo.

 

IMG-8613.JPG?et=cWD6oheUnUmnNJLv1EqN%2Cg&nmid=416472444

Cachoeira Buracãozinho.

 

IMG-8697b.jpg?et=21%2BCiV3qKhz2eExZ7uc5%2BQ&nmid=416472444

Cachoeira das Borboletas

 

IMG-8685b.jpg?et=6JAvEulWHn70RErd2wVMvw&nmid=416472444

Cachoeira do Buracão por cima

 

Com mais alguns minutos de caminhada chegamos num local onde desceríamos por um grande desnível, afim de chegar ao leito do rio, e no caminho passamos por uma cachoeira impressionante, chamada Recanto Verde, o curioso é que a água não caia do topo do paredão, e sim por fendas alguns metros abaixo. E logo que a água alcançava o solo ela desaparecia novamente, se infiltrando em um amontoado de pedras. Mais abaixo chegamos finalmente ao leito do rio, onde era o início do canyon. Logo no início já se tem um choque com tamanha beleza, é de tirar o fôlego aqueles belos paredões esculpidos sutilmente pelas águas, em formas sinuosas e variadas cores. Após passarmos por uma pequena “ponte”, seguimos pela lateral direita até chegarmos ao gigantesco poço onde abriga a bela cachoeira do Buracão. O lugar é simplesmente incrível, tanto pela enorme queda, quanto ao grande volume dágua, sem falar no imenso poço que exige algum fôlego e muitas braçadas para chegar até a base da cachoeira, uma beleza incomum e de encher o olhos. Ficamos por lá cerca de 2h, e aproveitamos bem o local, depois retornamos ao carro e seguimos para Ibicoara, porém, meu plano era saltar na encruzilhada para o vilarejo Baixão, onde fica o início da trilha para a fumacinha.

 

IMG-8648b.jpg?et=ihs%2BfSPAqHUwn4tDV5VGHg&nmid=416472444

Cachoeira Recanto Verde

 

IMG-8661.JPG?et=BM9jJNX%2BkDrZs1yFn99FNA&nmid=416472444

Canyon do Buracão

 

IMG-8668.JPG?et=UiWWVjCiUv%2CtHoVc%2BMEjJA&nmid=416472444

Cachoeira do Buracão

 

Por volta de 16:20h saltei do carro e iniciei a caminhada de 11 km por estrada de terra, mas por sorte, em poucos minutos consegui uma carona até o Brejão, que me adiantou preciosos 5km. Caminhei os kms restantes e cheguei no minúsculo Baixão, onde tinha apenas meia dúzia de casas espalhas e um pequeno buteco. Conversei com o Sr Elon, dono do buteco, e ele permitiu que eu acampasse no terreiro, assim como usar um torneira que tem atrás do buteco. Depois de montada a barraca e feito o jantar, Sr Elon e sua esposa foram até minha barraca e me ofereceram jantar, como já estava comendo, recusei educadamente, e logo fui dormir.

 

Dia 5: Início do Circuito da Fumacinha

 

Nessa manhã acordei por volta de 6h, tomei café e arrumei minhas tralhas calmamente. Às 7:30h segui para a casa do Sr João, onde se paga uma taxa de R$ 3,00 para entrar no parque. Chegando lá, a surpresa, não podia entrar sem guia! Como assim?? A princípio eu achei que não seria problema, e que conversando eu conseguiria dobrar o homem, doce ilusão, hahahah. Tentei ganhar confiança, comecei a conversar sobre o tempo, sobre as lavouras de café, a vida na roça, etc. E nada! Daí tentei sensibilizá-lo, dizendo que tinha vindo ali só pra isso, que era meu sonho e tinha vindo de Ibicoara a pé e agora teria que voltar tudo sem conhecer o local. E nada! Então apelei, comecei a falar sobre Deus, e o belo mundo que ele criou e que não era acessível a todos, devido a ganância do homem. E nada! Por fim eu simplesmente disse que nem se eu quisesse, não tinha guias disponíveis naquele lugar, então ele humildemente ofereceu seus serviços pela bagatela de R$ 140,00. Como eu não tinha esse valor (e não pagaria mesmo se tivesse) perguntei sobre como chegar ao canyon por outro caminho. Foi então, que duvidando que eu me arriscaria, ele disse que existia uma antiiiga trilha, que apenas os mais velhos conheciam, mas que provavelmente já estaria fechada e perdida. Por esse suposto caminho, eu subiria a direita do canyon e teria que descer por uma fenda, que segundo me disseram tinha um trecho muito difícil de transpor. Bem, toda essa brincadeira durou 2:30h, e já era quase 11h.

 

IMG-8707b.jpg?et=h1Uf5uUyUqhPete61HP9Ew&nmid=416472444

Camping no Baixão

 

Mas ao contrário do que o Sr João imaginou, eu estava determinado, e não tinha a menor possibilidade de ir embora sem conhecer a Fumacinha, então fui procurar a tal trilha. Voltei um trecho pela estrada, e desci em direção ao rio, chegando lá tive que tirar as botas pra atravessar. Do outro lado, uma pequena mata, que apesar de estar bem aberta, não tinha sinal algum de trilha, já que aquela área é constantemente inundada. Segui perpendicular ao rio, atravessando a mata e chegando a um pequeno barranco, após subi-lo me deparei com uma densa “floresta” de samambaias, e quem conhece sabe que varar samambaias exige um facão, disposição e muito tempo. Achei que a trilha já tinha sido tomada, mas ainda assim continuei procurando. Após algum tempo de procura, finalmente encontrei uma pequena trilha, a qual segui sem pestanejar. No inicio ela estava razoável, mas logo ficou fechada e comecei a dobrar samambaias no braço e me desviar de inúmeros arranha-gatos. Fui ganhando altitude e finalmente me livrei das samambaiais, após passar por uma mata a trilha ficou íngreme e a escalaminhada se fez necessária. Esse trecho exige atenção, pois várias vezes a trilha some e deparei com paredões. Enquanto subia, nuvens negras adornavam o céu, enquanto clarões o riscavam proferindo estrondos assustadores. Isso era péssimo, uma tempestade logo quando estava quase atingindo o topo da serra. Por volta das 14h recolhi água na única e frágil nascente do trajeto, enquanto isso, começava a cair os primeiros pingos de chuva. Mas por sorte, a poucos metros da água encontrei um abrigo natural, resolvi fazer uma parada pra comer, tomei remédio pra dor de cabeça e fiquei por lá algum tempo, esperando a chuva e a dor passar.

 

IMG-8708.JPG?et=PjksSRJ%2BqGAoBga6o%2BvQ5Q&nmid=416472444

 

IMG-8710.JPG?et=trqfpsIDz3OnWq5S0l6njQ&nmid=416472444

Atravessando o rio.

 

IMG-8724b.jpg?et=3xqLiz%2BzUBLkdaRx5QhEtw&nmid=416472444

Aguardando a chuva passar.

 

Às 16h a chuva parou e eu segui em frente. O plano era descer para o canyon usando uma fenda, porém, como esse plano foi de improviso, não sabia nem mesmo em qual lado era. Então sai da trilha que já estava quase imperceptível e fui em direção ao canyon. Fiquei um longo tempo na borda do canyon procurando a descida, e depois de vasculhar a área e não encontrar vestígio algum de trilha, cheguei a conclusão que era do outro lado. No entanto, deveria dar uma volta enorme, já que o canyon se ramifica e ocupa uma grande área, e como já era tarde, pouco pude avançar. Acampei por volta das 18:50h ao lado de uma nascente e sobre um confortável colchão de mato, enquanto uma já fosca silhueta de luz se esvanecia no horizonte.

 

Dia 6: A perigosa fenda, entre uma Fumacinha e outra.

 

O dia amanhece nublado, mas felizmente sem neblina. Após tomar café e arrumar a mochila, dei início a caminhada. Contornei alguns morrotes e pude avistar a vasta Gerais do Machambongo. Esse trecho foi marcado pela total ausência de trilhas e pela orientação quase que puramente instintiva pelas gerais. Por volta de 11h cheguei a Fumacinha por cima, onde o rio plano e suave se implode, cravando uma fenda com belos paredões e inaugurando o incrível canyon da Fumacinha. Depois de várias fotos e uma parada para o lanche, peguei a trilha do outro lado do rio. Essa trilha tem algumas ramificações, muitas vezes sobre lajes de pedra, o que me fez errar duas vezes e perder algum tempo, mas nada que comprometesse os objetivos daquele dia.

 

IMG-8730.JPG?et=gdaVlFHTRExcbOu2K7FrBQ&nmid=416472444

 

IMG-8734.JPG?et=pTPtXnJZmaDxVt4LA%2B4OBw&nmid=416472444

Gerais do Machambongo

 

IMG-8741b.jpg?et=KHOK2wqvmNKUVWatcMqHaw&nmid=416472444

Fumacinha por cima, primeira queda

 

Finalmente, as 12:50h, cheguei na fenda, o lugar é realmente muito perigoso, exigindo uma desescalada de vários degraus verticais. Muitas vezes tive que tirar a mochila pra descer entre as pedras, que estavam úmidas e com lodo. Lembrando que o local é uma espécie de cachoeira seca, logo, se chover você estará enrascado. E no meio da fenda existe um ponto crítico, onde não é possível descer sem algum suporte. Dizem que nesse local existia uma escada, mas que foi removida pelos guias locais afim de monopolizar a entrada do canyon. Como ouvi falar que tinham colocado algumas toras de madeira lá, cheguei confiando nisso, e felizmente estavam lá. Mas ainda assim exigiu muita atenção e cuidado na hora de descer.

 

IMG-8747.JPG?et=RpEqjp2%2BK0w3BHJm8Pk2eQ&nmid=416472444

Trecho da fenda

 

IMG-8754.JPG?et=8%2CjhPwfBMBWkZKLycBEN6A&nmid=416472444

Fenda vista do interior do canyon

 

As 13:40h já estava feliz da vida dentro do canyon, fui para a toca na bifurcação, guardei a mochila, fiz um lanche e segui pra Fumacinha, chegando lá por volta de 15h. É impressionante como o canyon se afunila de uma vez, sobrando apenas uma fenda que de longe já se vê a bela cachoeira. Tirei várias fotos, e passei algum tempo por lá, me maravilhando com a beleza da cachoeira. Depois voltei até a bifurcação onde estava a mochila e montei acampamento, mergulhei nos poções ao lado da barraca e fiz o jantar, indo dormir logo em seguida. Algo importante a se notar, é que o local onde montei a barraca não é seguro, podendo ser atingido em caso de tromba d´agua, mas aceitei o risco em detrimento da minha satisfação. Outro detalhe interessante é que tem um certo horário que a luz do sol incide no interior da fenda, aumentando ainda mais a beleza do lugar, por isso estava pensando em voltar no dia seguinte, caso o tempo estivesse bom.

 

IMG-8758.JPG?et=ao%2B140S0%2Csbf%2Bn%2BW5uEPIg&nmid=416472444

Cachoeira no caminho da Fumacinha.

 

IMG-8766b.jpg?et=p861s0XvxkKQJU6pKbEXaw&nmid=416472444

Chegando na Fumacinha.

 

IMG-8792b.jpg?et=f2i767ErQTKy5z%2BEJK0jnA&nmid=416472444

Cachoeira da Fumacinha.

 

Dia 7: Em busca da Véu da Noiva

 

Mais uma vez amanheceu com o céu coberto por nuvens, e como não estava com pressa, fiz o café e tomei tranquilamente, em solitário, cercado por imponentes paredões e ao som da água. Fiz tudo bem de vagar, esperando que o tempo melhorasse, esperei até as 10hrs, e nada, então resolvi descer e ir procurar pela cachoeira Véu de noiva. Descer pelo canyon é bem tranqüilo, mas em algumas partes exige atenção. Uma delas é poço da Pedra Solta, o maior poço do canyon, onde deve-se passar com muito cuidado, principalmente se tiver com a cargueira. Por volta de 13:40h cheguei a bifurcação dos canyons Fumacinha e Véu de Noiva, achei que estava muito tarde pra ir até a Véu de Noiva, quase desisti, mas decidi ir, mas sem extrapolar o tempo, caso não desse, tudo bem. Dessa forma, fiz um lanche, deixei minha mochila escondida e segui canyon acima. Com poucos minutos cheguei na primeira cachoeira do caminho, era um pouco mais larga e tinha duas quedas. O detalhe que eu não sabia como era a tal cachoeira, mas sabia que era mais distante do que essa. Após uma escalaminhada lateral, segui adiante. Mais a frente, outra cachoeira, e que era muito mais interessante (será essa?), parecia uma miniatura do Buracão. Quase finalizei a minha investida, mas resolvi procurar um lugar pra subir, até achei, mas tava muito pouco batido, achei até que não continuaria lá em cima. Mas como ainda não estava no meu tempo limite, continuei. No caminho encontrei uma cobra verde, que desapareceu num piscar de olho, sem me dar a chance de fotografá-la, até que de repente o canyon se afunilou de uma vez, foi aí que lembrei que alguém tinha me falado que afunilaria, e teria duas curvas antes de chegar na cachoeira. A partir desse ponto tive que tirar as botas, já que tinha vários poços. Os dois primeiros eu passei, mas o terceiro não dava pé, só se fosse nadando. Como meu tempo já tinha estourado, finalizei a investida e retornei até a mochila.

 

IMG-8810.JPG?et=OpDrsngF5j2fWCLaLKQfjA&nmid=416472444

Café entre os paredões.

 

IMG-8837b.jpg?et=gS4IGIWAbQuF5pvqdoWuNg&nmid=416472444

Primeira cachu

 

IMG-8839b.jpg?et=5OrvbeICl0ilZIGSxk3Ryw&nmid=416472444

Segunda cachu

 

IMG-8849.JPG?et=Y33aMU70SjdSETsKS68pnA&nmid=416472444

Interior do canyon

 

Com a cargueira nas costas, continuei a caminhada em direção ao Baixão, já que tinha uma bom caminho pela frente. As 17h passei pelo Lagão do Baixão, que é um

enorme lago, com um ampla área de camping ao lado. E finalmente, as 17:50h, estava de volta ao Baixão. Tomei um coca gelada pra comemorar, e mais tarde fiz o jantar com uma sardinha vencia há mais de 4 meses, comprada no buteco local. Nessas horas é que o “estomago de avestruz” é de muita valia. Conversando com os locais fiquei sabendo que o caminho para a Véu de Noiva não era por baixo, e sim por uma trilha que passava por cima, a informação que me passaram acabou me confundindo, mas agora já era tarde. Dessa vez montei minha barraca no capim na beirada do pasto, já que era macio, o que me proporcionou uma noite agradável.

 

Dia 8: Volta pra Ibicoara

 

Acorde já bem tarde, e enquanto preparava pra fazer o café, a gentil esposa do Sr Elon me ofereceu um café, dessa vez aceitei e estava excelente. Após preparar tudo e verificar que não tinha carona, iniciei a caminhada em direção ao próximo vilarejo, o Brejão. O tempo estava agradável e a caminhada foi tranqüila, apenas a sorte que estava escassa. Quanto cheguei no Baixão, descobri que um carro tinha acabado de sair em direção a Ibicoara. Dessa forma, continuei em direção a Mundo Novo, chegando por volta de 12h, a partir de lá são 18km até Ibicora. Mundo Novo é um pouco maior, e tem umas duas ruas, além disso, fica depois do trevo para o Buracão, o que aumenta as chances de uma carona, já que todos que vierem do Baixão ou do Buracão passarão por lá. Fiquei por lá esperando até 14h, quando consegui uma carona para Ibicoara, onde cheguei e já descobri não tinha ônibus para Mucugê no mesmo dia.

 

IMG-8873.JPG?et=KuVgUo9tfUEMftZ%2ClgunQw&nmid=416472444

Passando pelo Brejão.

 

Para não passar mais uma noite na entediante Ibicoara, resolvi ir pra Cascavél, pois além de conhecer mais uma cidade, ainda visitaria uma famosa feira que ocorre lá aos domingos. Cheguei já a noite, e fiquei no Hotel Bahia por R$ 10,00. A noite fui a praça comer lanche no trailer da cidade, pedi um x-egg-bacon, e quando chegou o lanche eu notei que não tinha carne, “esqueceram a carne”, pensei, mas antes de reclamar resolvi olhar o cardápio, e não é que o lanche não tinha carne mesmo, “coisas da Bahia”, pensei, hahaha.

 

 

Link para a segunda parte: travessia-mucuge-x-igatu-x-andarai-chapada-diamantina-parte-2-t55278.html

 

Antonio Junior

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Antonio,

 

Eu sempre acabo ficando tensa no seus relatos! É incrível !!! Como se não bastasse aquele suspense no final do relato "Travessia 7 picos do Caparaó, em solitário." Agora vc inventa de acampar num local perigoso???? Ufa! felizmente nada lhe aconteceu, mas vc sabe que se arriscou, né? rsrs (ah! se tu tivesse aqui perto de mim, eu ia te dar um puxão de orelhas, Menino!!! (vixe, lembrei de minha mãe agora!! parece ela falando... ahuahuahua)

 

Parabéns pelo relato, está muito legal!

 

Mais emoções???? ou a parte II pode ser lida por cardíacos? hahahahahah

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Antonio!!!

 

Não pare de escrever!!! seus relatos são show de bola! É muito suspense mas é bacana !!!

Estamos aguardando a segunda parte!! (ainda bem q tem chá de camomila aqui no trabalho.. heheheh) !!!

 

Abraços!

 

PS: Acho que eu sou gato escaldado, tive o desprazer e desgosto de ter amigos queridos levados por tromba dágua, graças a Deus nunca mais aconteceu! Depois de um tempo a gente supera os traumas! Nada como o tempo, o tempo é o senhor da sabedoria! Sei que vc é experiente e sabe o que faz! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Otimo relalto Ant!!! Realmente preciso ir ate a fumacinha/e o buracao. Meus unicos problemas sao: nao saber nadar e ter medo de altura quando em beira de grandes precipicios. a escalaminhada pelo que vi no trecho eh um pouco perigosa nao é? Isso impede-me de realizar este novo sonho?? Ja subi o pai inacio sem problema algum, ja estive no sossego tambem sem nenhum contra-tempo. essas duas experiencias ajudam nas que quero fazer em outubro fumacinha/buracao/mirante do caim? obrigado e parabens pelo blog!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Otimo relalto Ant!!! Realmente preciso ir ate a fumacinha/e o buracao. Meus unicos problemas sao: nao saber nadar e ter medo de altura quando em beira de grandes precipicios. a escalaminhada pelo que vi no trecho eh um pouco perigosa nao é? Isso impede-me de realizar este novo sonho?? Ja subi o pai inacio sem problema algum, ja estive no sossego tambem sem nenhum contra-tempo. essas duas experiencias ajudam nas que quero fazer em outubro fumacinha/buracao/mirante do caim? obrigado e parabens pelo blog!

 

titobosco, a trilha que eu fiz para a fumacinha foi por um caminho alternativo. Se vc for pelo tradicional não passará em precipícios ou precisará nadar. No buracão é ainda mais tranquilo, e te dão coletes salva vidas, pra vc entrar no poço caso queira. Contrate guias nos dois casos e vá tranquilo.

boa sorte cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Cara,

 

primeiramente parabéns pelo relato, vai ser de grande utilidade para mim.

 

Estou indo para a chapada na próxima semana, já estive outras 3 vezes por lá, mas dessa vez pretendo fazer a fumacinha e o buracão (ambos não conheço).

E claro, como gosto de aventura, pretendo pegar essa sua trilha alternativa para a Fumacinha.

Já que vou ser obrigado a ir com guia para o Buracão.

Pelo que eu entendi vou partir do Brejão? é isso? o pessoal lá informa onde fica o início da trilha?

Como esse período é de seca, acho que vai ser mais tranquilo pois não vou me preocupar com as "trombas d'agua"

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pedro.Seabra, é uma trilha antiga e já está um pouco fechada/apagada, segundo me disseram nem todos conhecem. O início não é bem definido, e é necessário procurar. Além disso, essa trilha só te leva até o alto da serra, a partir de lá vc tem que fazer seu próprio caminho e navegar até a parte alta da Fumacinha. A fenda tem um trecho crítico, que se não possuir uma escada ou madeiras pra auxilar a descida, pode ficar inviável.

boa sorte e boa trilha

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...