Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 87
- Visualizações 36.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
michel 33 posts
-
noiscasa 10 posts
-
carlanog 6 posts
-
FIVETECH BRASIL 6 posts
[t1]Atacama, Uyuni e Mendoza[/t1]
Olá Galera do mochileiros.com !!
Estarei aqui relatando uma viagem de 17 dias que fizemos, eu e minha namorada Adriana, agora em novembro/2008 e que os principais pontos foram:
[t3]Deserto do Atacama, Chile
Salar de Uyuni, Bolívia
Mendoza, Argentina[/t3]
Chegamos a San Pedro de Atacama depois de um vôo de Santiago à Calama pela Lan (http://www.lan.com) e uma hora de estrada asfaltada em uma van do transfer Licancabur (8000pcl/pessoa, 56-55-334194 / transfer@sanpedroatacama.com).
[t3]San Pedro de Atacama[/t3]
É um pueblo, um povoado no meio do deserto que serve de base para os passeios; vive praticamente do turismo, suas ruas poeirentas são cheias de hostals, restaurantes, mercados, casas de câmbio, lan houses e operadoras de turismo onde podemos ouvir muitos de sotaques: francês, alemão, português, inglês etc...
Depois de rodar pelo povoado deixando todos, a van nos deixou no Hostal El Monte (elmonte@sanpedroatacama.com / (56-9) 93963619 - (56-9) 87024426), nossa casa em San Pedro. Fiz reserva no hostal depois de olhar as fotos na net e ver as tarifas acabei escolhendo por só um motivo: era o que respondia aos meus e-mails de maneira mais rápida. Esse hostal é legal, simples mas muito limpo, tranquilo e familiar, seus proprietários Ester e Felix são muito simpáticos e prestativos, ficamos em uma habitación matrimonial con baño privado com boa cama e bom banheiro. O café-da-manhã é bacaninha com café, leite, chá, suco, sanduíche e iogurte, nas manhãs que saíamos mais cedo Felix ou Ester nos preparavam um lanche para levar para o passeio. O único problema do hostal é que ele não é muito próximo do centro, tendo que caminhar uns 10min para chegar a calle Caracoles e as vezes dá um pouco de preguiça pra ir jantar por exemplo.
Em nosso primeiro dia caminhamos pelo pueblo e nos ambientamos, vale lembrar que San Pedro está a 2400m acima do nível do mar e não é recomendado fazer muito esforço físico nas primeiras 24h para a aclimatação, o clima é seco e é necessário estar sempre com uma garrafa de água (a água mineral por lá é cara, cerca de 2usd a garrafa de 1,5L). Também corremos atrás de uma operadora para vermos os passeios que iríamos fazer. Escolhemos a Maxim Experience (Calle Caracoles 174 / maximexperience@hotmail.com) onde Edith nos atendeu muito bem explicando os passeios inclusive com fotos e nos ajudou muito, os preços normais dos passeios eram:
Tours Regulares (tem todos os dias independente do número de pessoas)
Geisers del Tatio: 4h às 12h, 15.000pcl (c/ desayuno)
Valle de La Luna: 16h às 20h30, 5.000pcl (s/ entrada)
Lagunas Altiplánicas: 8h às 17h, 25.000pcl (c/ almuerzo)
Tours Exclusivos (só saem com um determinado número de pessoas)
Salar de Tara: 8h às 18h30, 35.000pcl (c/ almuerzo)
Lagunas y Salares Altiplánicos: 8h às 17h30, 35.000pcl (s/ entrada, c/ almuerzo)
Valle del Arcoiris/Petroglifos: 8h às 14h ou 14h às 20h, 25.000pcl
Geyser y Pueblos: 4h30 às 17h, 35.000pcl (c/ desayuno, c/almuerzo)
Ojos del Salar - Cejar: 8h às 14h ou 16h às 20h30, 15.000pcl (s/ entradas)
Termas de Puritama - Guatin: 8h às 13h ou 14h às 18h, 15.000pcl (s/ entradas)
Amanecer en el Valle de La Luna: 6h às 11h, 15.000pcl (c/ desayuno s/ entradas)
Ascenso Volcanes (só saem com um determinado número de pessoas, exige aclimatação)
Lascar: 5h às 17h, 80.000pcl (c/ desayuno c/ almuerzo)
Licancabur: 2 días, 140.000pcl (c/ desayuno c/ almuerzo)
Sairecabur: 6h30 às 17h, 90.000pcl
Cerro Toco: 8h às 17h, 60.000pcl
Fechamos um pacote com 5 passeios e a Edith deu um desconto de 10%, não precisamos pagar tudo de uma só vez, só deixando sinal para o primeiro. Por conta desses 5 passeios precisamos alterar nosso vôo de volta adiando em 2 dias, Edith se encarregou de fazer o favor de ligar para a Lan e mudar as reservas, achei bacana da parte dela !
[t3]Valle de La Luna[/t3]
Depois de agendar os passeios ficamos com a tarde livre, resolvemos alugar bicicletas e seguir para o Valle de La Luna. O alquiler de bicicletas é meio que tabelado, como os passeios então fechamos com a Maxim mesmo, 1/2 dia custou 2500pcl por duas ótimas bikes da marca Giant com 21 marchas shimano alivio, suspensão dianteira e selim de gel.
Pedalar pelo pueblo é tranquilo apesar de ter que ficar desviando dos turistas nas ruas, paramos em um mini-market para comprar água e umas guloseimas para comer pois não existe nenhuma lanchonete ou coisa parecida por lá !! ... para ir até o Valle de La Luna é preciso pegar a carretera para Calama. Estavamos empolgados pois ouvimos que o passeio era tranquilo e não exigia muito esforço, doce ilusão !! Logo na primeira subida senti o poder da altitude !!! Nossa como é difícil qualquer esforço físico ... Mas logo a subida forte termina e temos um longo trecho asfaltado com uma subidinha mais amena, quase plana.
Muito bacana essa pedalada em pleno deserto, a visão de 360 graus só com as montanhas longe no horizonte, uma baita sensação de liberdade !!
Tava uma tarde de tremendo sol, que castiga um pouco, mas tem um baita ventão (que as vezes até te desequilibra) pra amenizar.
A primeira parada foi na portaria do parque onde se paga uma taxa de 2000pcl por pessoa e eles te entregam um mapa do que pode ser conhecido, além de te dar um explicação de todos os sitios.
Eu reclamei da primeira subida na estrada para Calama porque não sabia o que estava por vir... Depois do Cañon tem uma subida animal, muito, muito forte !!!! Teve horas que tive que descer da bike e empurrá-la...
Mas depois veio a recompensa... um vale com a duna do seu lado esquerdo, o anfiteatro ao fundo e o licancabur a sua direita... lindo !
Estacionamos as bikes e seguimos duna acima... putz... novamente a altitude se fez sentir !! me senti um ancião fumante, hehehehe....
Ficamos um tempo lá em cima apreciando a incrível paisagem e recompondo o fôlego.
Ao descer sabíamos que ainda tínhamos um longo caminho pela frente para terminar o circuito do Valle de La Luna até Tres Marias mas também tínhamos o caminho de volta e começamos a ficar preocupados com o horário pois não queríamos voltar no escuro apesar das lanternas emprestadas pela Edith. Resolvemos então iniciar o caminho de volta, que pra mim foi o melhor do passeio !! Aquelas p... subidas se transformaram em mergulhos alucinantes que chegou a me dar um p... medo por conta da velocidade atingida !! As 3 horas que demoramos pra ir se tranformaram em 1h de volta !!!
No início da noite estávamos no pueblo, mortos mas felizes, deixamos as bikes com a Edith e fomos ao hostal tomar um banho e tirar a poeira seca que fez minha camiseta branca ficar laranja... hehehe.
CONTINUA...
Editado por Visitante