Ir para conteúdo

Lisboa- Amsterdã-Bruxelas-Colônia e Paris com crianças - 24 dias - Ago/Set-2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

 

Depois de mochilar a dois pelo mundo, pela primeira vez viajarei com minha esposa e nossas filhas pequenas (2 e 4 anos) para a Europa.

Já estamos com passagens compradas para um giro de 24 dias entre agosto e setembro deste ano. Chegaremos por Lisboa e retornaremos ao Brasil por Paris.

A ideia é dormirmos no mínimo três noites em cada cidade para diminuir o stress de ficar trocando de hotel. Pretendemos realizar bate-e-volta para destinos próximos, como são os casos de Bruxelas-Brugues e Paris-Disney. Vocês perceberão por meio do roteiro abaixo que, fora a perna maior quando saímos de Portugal, os destinos sempre estarão no máximo à 3h de distância entre si.

 

Com o Real depreciado e o novo arranjo familiar (viajando com crianças) precisaremos economizar bem mais do que o de costume.

Ficaria agradecido se ajudassem-nos a superar algumas dúvidas, por exemplo:

 

1. nossa ideia original era alugar um carro. Já fizemos isso ao percorrer Portugal e Andaluzia e deu super certo. Entretanto, nesta viagem, sobretudo nas cidades maiores, o trânsito é mais complicado. Assim, fica a dúvida: valeria a pena alugar carro em algum momento do roteiro? Como ficaria o custo benefício carro x trem em todo o contexto da viagem?

 

2. para um casal com dois filhos pequenos, valeria mais a pena hotel ou AirBnB? e

 

3. valeria a a pena desistir de Colônia e concentrar mais tempo em algum outro destino? Ressalto que também pretendemos aproveitar a viagem para descansar, passando alguns dias entre parques, cafés e livrarias com setor infantil, por exemplo.

 

Na sequência, encontra-se nosso roteiro. Toda ajuda é bem vinda. Prometo retornar e compartilhar nossas experiências, como fizemos das outras vezes.

 

Desde já, grato!

 

ROTEIRO

D1 – sábado - saída de Brasília

D2 – domingo - chegada à Lisboa (06h00)

D3 – segunda – Lisboa

D4 – terça – bate e volta – Sintra

D5 – quarta – Lisboa

D6 – quinta - partida para Amsterdan

D7 – sexta – Amsterdan

D8 – sábado – Amsterdan

D9 – domingo – Amsterdan

D10 – segunda – partida para Colônia

D11 – terça – Colônia

D12 – quarta – Colônia

D13 – quinta – Partida para Bruxelas

D14 - sexta - Bruxelas

D15 – sábado – Bruxelas

D16 – domingo – Bruxelas

D17 – segunda – Partida para Paris, via Luxemburgo.

D18 – terça - Paris

D19 – quarta – Paris

D20 – quinta – Paris

D21 – sexta – Paris

D22 – sábado – Paris

D23 – domingo – Paris

D24 – segunda - retorno à Brasília.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fui pra Colônia e não gostei, quanto mais passar todo esse tempo lá. O básico da cidade se vê em uma tarde, que é a catedral e a região central, e mesmo assim não é nada de muito espantoso.

 

Acho que a Alemanha oferece tanto, que ir só para Colônia seria pouco proveitoso. Eu, no lugar de vocês, nem iria para lá, mas se quiserem, 1 dia já dá, mesmo que não queiram uma viagem corrida. Digo isso porque no segundo dia vocês já estarão entediados e terão que inventar uns programas pra passar o tempo.

 

No mais o roteiro está bom. Já que vão passar por Luxemburgo, uma opção seria trocar Colônia por lá. É um país muito bonito e que pode ser visitado em pouco tempo.

 

E por fim, bate e volta desde Bruxelas será mais do que necessário, 3 dias para lá é muito. Brugge e Gent são muito mais interessantes, sugiro conhecer as duas, deixando 1 dia para cada uma dessas três cidades belgas.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
  • Membros

Olá João, grato pela colaboração!

 

A escolha por Colônia dá-se por conta da proximidade com os países do BENELUX e a França. Dentro da Europa pretendemos viajar de avião apenas entre Lisboa e Amsterdã. No restante do tempo, pretendemos realizar viagens curtas por terra.

Em Colônia temos duas metas: o Kölner Zoo e o Museu do Nacional Socialismo. De lá, pretendemos fazer um bate e volta para Dusseldorf; aos moldes do que você propôs para a Bélgica. Também destaco que estamos viajando com crianças pequenas. Isso torna tudo extremamente lento. Ainda assim você entende que não valeria a pena visitar Colônia?

Você conseguiria indicar algo mais interessante, no lugar de Colônia, nesta região fronteiriça entre França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha?

 

Grato!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá João, grato pela colaboração!

 

A escolha por Colônia dá-se por conta da proximidade com os países do BENELUX e a França. Dentro da Europa pretendemos viajar de avião apenas entre Lisboa e Amsterdã. No restante do tempo, pretendemos realizar viagens curtas por terra.

Em Colônia temos duas metas: o Kölner Zoo e o Museu do Nacional Socialismo. De lá, pretendemos fazer um bate e volta para Dusseldorf; aos moldes do que você propôs para a Bélgica. Também destaco que estamos viajando com crianças pequenas. Isso torna tudo extremamente lento. Ainda assim você entende que não valeria a pena visitar Colônia?

Você conseguiria indicar algo mais interessante, no lugar de Colônia, nesta região fronteiriça entre França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha?

 

Grato!

 

Eu não acho que Colônia é uma cidade das mais legais, não é nem muito bonita, nem tem muitas atrações. Como já falei, sugiro passar mais tempo em Luxemburgo, uns 2 dias completos, e depois ir para algum local próximo às cidades pelas quais vocês passarão. Em Amsterdam há vários bate-volta legais, e em Paris dá pra conhecer o Mt St-Michel, ou a região da Normandia. Enfim, acho que vocês aproveitarão mais do que indo para Colônia.

Link para o comentário
  • Colaboradores

A Alemanha é realmente um país fantástico, e Berlim é uma das cidades que mais gostei na Europa. Se quiserem, dá pra procurar um voo para lá, aí substitui Colônia por Berlim. 3 dias completos em Berlim dá pra conhecer a cidade (recomendaria 4, mas sendo 3 acordando e dormindo lá, é possível).

 

De Amsterdam, Paris ou Bruxelas saem voos baratos para Berlim, há companhias low-cost que operam entre essas capitais. Enfim, se vocês querem muito conhecer a Alemanha, talvez seja uma boa opção, mil vezes mais interessante do que ir para Colônia.

Link para o comentário
  • Membros

Eu também não gostei de Colônia, muito comercial , muitos imigrantes, cidade grande e confusa. Só vale pela catedral e alguns museus, mas estando com crianças dessa idade nem os museus poderá aproveitar devidamente...

 

Eu acho que dado o seu estilo, Lisboa pode merecer uns dias a mais... Em Abril eu levei meu filho de 2 anos ao aquário de Lisboa, ele adorou e tenho certeza que os seus irão gostar também... Outro destino legal pra crianças é fazer o passeio de Cascais a Estoril , um calçadão a beira mar bem legal de se andar e kid-friendly. Em Sintra, é mais complicado de se andar com carrinho de bebê, muito sobe e desce, mas se tiverem disposição , a Quinta da Regaleira e o MontSerrat são parques excelente para se levar crianças, porém demandam tempo para explorar.

 

Em Colônia teriam cruzeiros pelo vale do Reno, mas devem custar os olhos da cara. Ao invés de ficar por lá, você pode tentar ir para Luxemburgo e de lá fazer daytrip para Alemanha no Vale do Mosela. Trier fica muito próximo e de lá pode chegar em outras cidadezinhas deliciosas como Cochem, Bernkastel - kues...

 

Outra opção seria tentar diminuir um dia de Amsterda e outro de Paris e ficar uns três dias em Koblenz e mais uns dois dias em Luxemburgo antes de ir para Paris. Você precisaria fazer troca de trens em Colônia e isto é uma idéia que normalmente me daria calafrios quando viajo com criança, mas acho que nesse caso em particular vale a pena. A estação de Colônia é muito boa, moderna, tem elevadores em todas as plataformas e dá pra deixar as bagagens por lá, dar uma olhada na catedral do lado e relaxar enquanto pega o próximo trem para uma região, na minha opinião, bem mais interessante do Reno.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Mario Jr!

Muito obrigado pelas contribuições.

Gostei da sugestão de realizar daytrips para a Alemanha a partir de Luxemburgo.

Por todos os inconvenientes que você mencionou sobre as estações de trem e etc, estamos muito inclinados a alugar um carro.

Verifiquei que, de carro, o trajeto Luxemburgo-Cochem, por exemplo, leva 01h25min. Já para Koblenz seriam 01h40min. Todavia, fiquei na dúvida. O que Koblenz possuiria de mais especial em contraponto a Colônia?

Outra coisa é saber quanto aos preços em Luxemburgo. A ideia que tenho é de que hospedagem e alimentação tendam a ser bem mais caras por lá.

Ainda preciso de tempo para calcular o custo benefício de ficar mais tempo por lá e de lá fazer bate e voltas para o Vale do Mosela, como você sugeriu.

 

Em relação a Lisboa, já estivemos lá por duas vezes, inclusive quando nossa filha mais velha tinha 8 meses. Todavia, será nossa primeira vez com as duas.

Neste nosso roteiro, está incluído o Aquário. Não conhecemos a Quinta da Regaleira e o MontSerrat. Vamos dar uma olhada a respeito.

 

Você acertou na mosca quanto a nosso estilo de viagem. Se depender de mim e de minha esposa, voltaremos a Portugal infinitas vezes. Todavia, dessa vez, Lisboa para nós será apenas uma parada técnica para a ambientação das crianças à Europa. Acho que as 4 noites de parada técnica dizem um pouco de nosso apreço pelo país. kkk

 

Em suma, se tivermos que trocar colônia, gostaríamos que fosse por algum tempo a mais nas cidades que já selecionamos ou em alguma outra região entre o BENELUX e a Renânia.

 

Como disse, estou computando todas as sugestões. Agradeço a você e ao João pela bondade em contribuir.

 

Forte abraço!

Link para o comentário
  • Membros

A sugestão de daytrips a partir de Luxemburgo seria útil para enxugar o roteiro, fazendo o deslocamento entre as cidades (o grande pesadelo dos pais) em viagens curtas e sem baldeação de trem. Não deu tempo de conhecer Luxemburgo (quando estive na região chovia muito), mas pelo que pesquisei ano passado os custos não eram tão diferentes das regiões vizinhas...

 

Se quiserem ficar na Alemanha, minha sugestão seria Koblenz apenas pela localização estratégica para fazer daytrips para o Reno e Mosela, além de ter um passeio bacana para criança que é o teleférico que vai até o castelo. Mas para mim, o grande tesouro da região são as pequenas vilas, tipo Bacharach, Boppard, Cochem e Bernkastel... alugar um carro ajuda se você tiver pouco tempo na região, mas em três dias não sei se compensaria o valor do aluguel.

 

Enfim, tem muitas possibilidades, é uma região bastante interessante.

 

Abraços e continua a pesquisa que essa viagem tá prometendo ser muito boa.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Acredito que dá para colocar como ponto de partida Lisboa, e seguir neste roteiro, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Quando fiz o roteiro da minha viagem (Paris-Bruxelas-Amsterdam-Veneza-Roma), em 2012, comecei por Paris pelo fato de ter linhas de trem que ligassem a Amsterdam, fazendo conexão em Bruxelas, isso barateou bastante a minha viagem, não saberia dizer qual seria a diferença, visto que tu viajarás com esposa e 2 crianças. Apenas digo que seria interessante, e a viagem, menos desgastante, principalmente para as crianças. Quanto ao que os outros disseram sobre Colônia, realmente, achei a cidade um pouco irritante, pois é uma cidade que por muito, perdeu sua cultura alemã, e além do mais, possui um trânsito um quanto que caótico, estive por lá ano passado, acho muito válido a sugestão por Luxemburgo, já deu para ver que o seu objetivo é descanso, então perambular por esse pequeno país será muito gratificante.

 

Abraços, amigo! Boa Viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...