Maio 2011- Londres, Dubrovnik, Split, Zadar, Zagreb, Praga, Londres

Olá pessoal, voltei a pouco de uma viagem de duas semanas pela europa e quero deixar um relato que possa ajudar quem queira visitar os locais citados, principalmente a Croacia que não temos muitos relatos ainda.

05/05 - Voo da BA para Londres, a aeronave era um 747, sempre achei esse avião imponente e tinha curiosidade em voar nele, mas fiquei um pouco decepcionado com o interior e o espaço da poltrona na economica, confesso que prefiro o 777. O voo decolou por volta das 16:30, com chegada prevista para as 07;00 da manhã em Londres.

06/05 A chegada foi pouco depois das 07:00, e como muita gente fala que a imigração de Londres é uma das mais chatas, não posso dizer que estava tranquilo, mas como estava tudo certo era só apreensão mesmo. ::mmm: Havia uma fila considerável, acredito que ficamos quase meia hora até chegar nossa vez e foi rápido, só perguntaram o que estavamos indo fazer lá, quantos dias e onde iriamos ficar, respondidas as questoes passaportes carimbados. :P . Fomos atras das malas que demoramos um pouco para encontrar e partimos para o metro, como haviam nos indicado o Oyster Card, perguntamos por esse cartão e nos informaram que deviamos comprar no metro, há acesso direto do aeroporto ao metro. Compramos os Oyster, Voce coloca quanto quiser de credito, eles cobram um valor de 5 libras que fica como depósito e é devolvido no fim da viagem quando voce devolve o cartão. Colocamos 30 libras em cada e partimos para o metro. A viagem para o centro é um pouco longa, o aeroporto é distante do centro. Nosso hotel ficava próximo a estação King´s Cross, a mesma linha que sai do aeroporto, porem depois de algumas estações o trem parou, houve um problema na linha, esperamos um tempo e como as linhas do metro se cruzam em vários pontos, acabamos descendo e mudando de linha( todos no vagão já tinham feito isso) ::lol4:: o ruim foi que pegamos o trem cheio, e carregando uma cargeuira de 70l e mala ´foi sufoco. Finalmente descemos na estação e partimos para o hotel, quando fizemos o check in já era mais de 11 da manhã e o cansaço da viagem era grande, porem como o tempo era ouro, só deixamos as coisas e saímos para comer. Fizemos um lanchinho rápido e partimos para o British Museum que fica próximo e fomos a pé. Para quem como eu gosta de História esse é um lugar imperdível, temos a possibilidade de conhecer um pouco sobre diversas civilizações e ver coisas maravilhosas, a parte dedicada ao Egito é fantástica. Apesar de todo o cansaço da viagem ficamos quase 04 horas no museu e só saimos pois evacuaram o predio (não sei o motivo)e tivemos que sair, tiramos umas fotos do lado de fora e pé na estrada de novo. Paramos em um parque proximo que tinha uma lanchonete, como estava calor aproveitei pra tomar uma típica cerveja inglesa e descansar ::otemo:: . Esse é um ponto ruim, comida e bebida em Londres pra nós brasileiros é caro :o

Andamos sem destino tirando fotos e voltamos para o hotel, um pouco mais tarde saímos para jantar e fomos dormir, descansar era preciso, pois no outro dia começariamos cedo...

Parabens pelo seu relato, que está ótimo!!! Irei com mais 3 pessoas praLondres,vindo de aviao de Porto, Portugal e chegarei em Londres no dia do meu aniversario. Tens alguma dica de local legaL que vc tenha visto ou estado em Londres pra fazer a comemoração? E o uso do Oyester, valeu mesmo a pena?Ficaremos la de 9 a 14/11, quando partiremos de trem pra Paris

Abraços

Alessandro

Alessandro,

Acho que o Oyster vale muito a pena para quem está a turismo e vai usar muito o transporte coletivo para visitar vários locais, ele acaba sendo bem economico, ::otemo:: o valor debitado depende do trajeto que voce vai fazer, mas o debito é bem menor do que comprar um bilhete para uma viagem. Além disso se sobrar saldo no cartão, quando voce devolve-lo receberá as 5 libras do deposito e o saldo.

Quanto ao lugar para comemorar seu aniversário, vou deixar para alguém com mais experiencia em Londres lhe indicar, já que fiquei pouco tempo e não conheci nenhum lugar que poderia lhe indicr para sua festa.

Abraço e boa sorte!

07/05 - Acordamos cedo e saimos para tomar café(na rua, no hotel era caro), diferentemente do dia da chegada que estava calor, neste dia o tempo estava bem fechado e ameaçando garoa. Voltamos ao hotel para fazermos as malas, pois nossa diaria acabava ao meio-dia e como no dia seguinte nosso voo para Dubrovnik era cedo, resolvemos reservar a outra diária em um hotel perto do Gatwick. Fizemos o Check Out, e deixamos as mochilas e a mala no hotel, para buscarmos só no fim da tarde.

Pegamos o metro na King´s Cross e perguntamos do trem para Gatwick e nos infomaram que era lá mesmo que compravamos a passagem. Fomos conhecer a Torre de Londres, achei o ingresso um pouco salgado 15 libras, mas valeu a pena, o lugar tem muito historia e coisas para ser vista como as jóias da coroa, armaduras, armas, objetos usados parar tortura, existem algumas inscriçoes de condenados em algumas paredes que foram preservadas, etc..

O passeio pela torre, gastou a manhã toda e quando saimos fomos almoçar, pedimos o tipico de lá, peixe com batata frita e cerveja para acompanhar. Renovadas as energias, seguimos para a Trafalgar Square, depois descemos para ver o Parlamento e Westminster, muitas fotos e voltamos para a Trafalgar para visitar a National Gallery, depois disso já era mais de seis da tarde e resolvemos ir embora, voltamos ao hotel pegamos as bagagens e de volta a estação, King´s Cross, compramos os bilhetes para Gatwick 9,40 libras, porém o trem na saia daquela estação, então pegamos novamente o metro e seguimos para a estação London Bridge de onde sairia nosso trem. Chegamos na estação e o trem estava na plataforma em poucos minuto saiu, a viagem até Gatwick deve ter levado uns 35, 40 minutos. Chegando na estação, subimos ao terminal do aeroporto, aproveitamos para comprar umas coisas no mercado, o jantar iria ser lanche no quarto do hotel mesmo! :P

Como o hotel que reservamos fica bem proximo ao aeroporto eles tem um onibus que pega os passageiros e deixa no hotel se não me engano custa 3 libras por pessoa, deveria ser de graça como em Amsterdam, mas como tudo em Londres é mais caro...

Chegamos no hotel e fizemos nosso lanche e fomos descansar, nosso voo pra Dubrovnik era na manhã seguinte...

Depois de um bom tempo sem micro, é hora de continuar o relato.

08/05 - Acordamos cedo e topo estava frio e chuvoso, tivemos sorte que virou no dia que estavamos indo embora e acabou sendo a melhor escolha o hotel ao lado do Gatwick, o onibus passa no hotel a cada meia hora e deixa nos terminais de embarque, vale a pena principalmente para quem tem voo cedo como o nosso que era 09:10 e com chuva e frio, foi otimo ter essa facilidade! Chegamos cedo no aeroporto, antes de 07:30, fizemos o check, despachamos as malas, passamos pela esteira, o oficial pediu o meu passaporte e passou um tipo de scanner nele, fiquei meio preocupado, mas não tinha nada. Estavamos indo para o painel verificar o voo e um oficial de idade avançada começou a conversar com minha esposa e eu, com muita educação fez várias perguntas, de onde eramos, para onde estávamos indo, onde ficamos, quais lugares tinhamos visitados em Londres, até quanto haviamos gasto de dinheiro neste tempo. Não vou dizer que não fiquei um pouco tenso, mas como não tinha nada para esconder e ele foi muito educado ele nos desejou boa viagem e fomos enfim verificar o nosso voo. Nosso voo saiu pouco depois das 09:00 e estava tranquilo, durante a viagem vemos paisagens de montanhas muito bonitas com neve nos picos, já chegando em Dubrovnik vemos a costa com aquela agua cristalina e sol brilhando timido, mas ainda assim totalmente diferente da londres fria e chuvosa que tinhamos apouco deixado pra trás. O aeroporto fica numa região montanhosa, imaginei como deve assustar pousar lá com nevoeiro ::mmm: . Desembarcamos, passamos pela imigração e agora tinhamos que chegar no apto que alugamos. Passamos no caixa eletronico, sacamos uma boa quantidade de kunas e nos informamos sobre chegar, tem um onibus em frente ao aerporto que leva até o centro, deve dar uns 25 minutos até lá e depois tinhamos que pegar um coletivo para chegar em Lapad. E o caminho já vale a viagem, quando o bus começa a descer e voce vê a cidade velha lá embaixo é muito bonito. quando chegamos no centro pegamos o onibus indicado mas não tinhamos muita ideia de onde descer já que tinhamos apenas o endereço, mas era bem dificil ver placas para nos localizarmos. Por sorte depois de uns minutos minha esposa viu uma com o nome da rua, descemos e começamos a procurar o apto, e procuramos, procuramos e não achamos o número, perguntamos em restaurante, padaria e nada, Perguntamos para pessoas nas ruas e uma nos disse que era bem pra cima, começamos a subir e nada, começou a bater o cansaço, afinal cargueira lotada e uma mala pesada e andando que nem barata tonta. Começamos a nos preocupar, porem tinhamos alugado pelo booking.com e havias várias referencias positivas, o lugar tinha que existir! Resolvemos descer até perto de onde desembarcamos do bus, já que tinha um ponto de taxi, pegamos um, o sr. era simpático e disse que sabia onde era, alivio e seguimos ele subiu e vimos que foi bom ter voltado, a subida era bem grande mesmo, só que ele parou em frente a um hotel e não era ali! Agora a preocupação já virava quase desespero! Mostramos o endereço de novo e ele voltou para o ponto. Disse para nos que dava para ir a pé, pois de carro não era mão e teria que dar uma volta, dissemos que tudo bem, ele não cobrou a viagem errada e seguimos do zero. entramos na rua e não viamos o número do apto, ele entrou em uma rua paralela e parou sem saber para onde ir, aí eu vi a placa do apto, Que alivio! A dona apareceu e o taxista reclamou que o endereço no site estava muito confuso, a rua era uma paralela do endereço informado e o bairro informado era outro ( foi o que pareceu, já que eles conversaram em croata), E o pior e que tinhamos descido no ponto exato, mas como ficava na paralela não tinhamos encontrado, perdemos uma hora e 60 kunas do taxi. A proprietaria nos pediu mil desculpas, e falamos que era preciso corrigir o site, pois outras pessoas poderia ter o mesmo problema. Tirando esses contratempos gostamos de tudo, o apto era muito bom, tudo novo, bem limpo e equipado, wireless. Como não tinhamos tempo a perder logo saimos para a cidade velha, pegamos o bus e menos de 10 min estavamos no centro na entrada das mulharas. O lugar é realmente lindo. Muitas fotos e o passeio pelas mulharas é imperdivel, custa 10 kunas, mas vale cada centavo! Para quem gosta de fotografar ou só apreciar a paisagem mesmo. Temos a sensação de voltar no tempo, só indo mesmo, o que eu falar aqui vai ser pouco! ::otemo::

Depois de muito andar deu fome e sede, resolvemos sair das muralhas e procurar um restaurante, encontramos um um pouco afastado mas com varanda bem aconchegante e aprovitamos pra provar a cerveja croata, que é boa mas achei fraca,

20110709004701.JPG e pedimos um peixe com legumes, que se não era a fome tava muito bom mesmo!. Fome saciada andamos mais um pouco e lá pelas 18:00 pegamos o bus e voltamos ao apto, na rua tinha um mercadinho, aproveitamos pra comprar umas cervejas e um macarrão, pra enconomizar no jantar :P .Assim terminou nosso primeiro dia na linda Dubrovnik.

09/05 - Segundo dia em Dubrovnik, acordamos cedo, porém e tempo estava nublado e a temperatura caiu bastante comparado ao dia anterior. Tomamos nosso café, mesmo tão loge não ficamos sem nosso pão com manteiga e café preto! Tinhamos programado conhecer uma praia que não ficava longe do apto ( em Lapad)e mesmo com o frio fomos para lá, caminhamos por cerca de 10 min e erramos o caminho, e saimos numa rua bem acima da praia, por sorte nos indicaram descer por dentro de um hotel que dia na praia, pegamos o elevador e não sabiamos pra onde ir, ainda bem que ninguem nos perguntou nada, por sorte conseguimos sair em frente a praia e é diferente pra quem não está acostimado com praia de pedras, porém a agua é limpa e a sensação e o silencio é renovador. Ficamos menos de uma hora, pois o vento estava muito frio, voltamos então ao apto e nos arrumamos pra voltar à cidade velha. Corrigindo uma informação do meu post anterior, o passeio nas muralhas custa 70 kn e não 10 kn como havia informado, me desculpem! :oops:

Bom, na cidade velha, visitamos algumas igrejas, compramos alguns souvenirs e quando a fome bateu paramos em um restaurante simpático, comemos bem, bebemos bem ( tinha cerveja em caneca de um litro!), por estar no centro achei que seria bem caro, mas foi razoável e indico para quem quiser uma boa chuleta

Depois do almoço, fizemos o passeio pela muralha novamente, e muitas fotos tiradas novamente, vale a pena fazer esse passeio sem pressa.

Ficamos passeando até o começo da tarde e resolvemos ir até a rodoviária comprar as passagens para Split, pois iriamos no dia seguinte de manhã, pegamos um onibus que nos deixou perto e chegando na rodoviaria mesmo a pé, comprovamos o que alguns colegas já disseram aqui, várias senhoras nos ofereceram acomodações. Compramos passagem para as 10:00 e custou 63 kn cada. Voltamos caminhando para o apto, jantamos e fomos descansar para no outro dia conhecermos Split, porem já estavamos com saudades de Dubrovnik. Eu digo, se for a Croacia, não deixe de ir a Dubrovnik!

Impala, conhecí Dubrovnik no ano passado quando fiz um cruzeiro pela Grécia que incluía uma manhã nessa cidade que mais se parece com um sonho azul profundo. Dubrovnik é uma daquelas cidades que a gente visita e carrega pra sempre dentro do coração.

Esse ano voltarei a Dubrovnik em outubro, pois tratei de arranjar um outro cruzeiro que incluísse a cidade, só que dessa vez permanecendo o navio atracado por mais tempo. Sairei de Veneza, passando por Dubrovnick, e depois contornando toda a Itália pelo mediterrâneo oriental e ocidental, depois Provence e Barcelona onde desarbarcaremos. Mas para mim, o ponto alto da viagem com certeza será revisitar Dubrovnik. Sei que um dia interinho, ainda será pouco... :x O cruzeiro nos dá segurança para conhecer lugares de lingua e cultura muito diferentes, mas nada como fazer a viagem por conta própria como vcs fizeram.

Impala, continue relatando a sua viagem pela Croácia, pois quero me encher de coragem e ir por conta própria como vcs.

Essa cidade me emocionou tanto... sua gente bonita e educada, suas muralhas e seu mar de um azul profundo como eu nunca havia visto.

Obrigada pela generosidade em relatar minuciosamente esse sonho de viagem. Abç ::otemo::

Obrigado Ellen! ::otemo:: Vou continuar sim, ainda tenho muito a falar sobre a Croacia.Porém é um pouco frustante, por mais que eu escrevo não consigo transmitir a sensação de satisfação de conhecer esses lugares, especialmente Dubrovnik, as palavras não suficientes, mas vamos tentar mesmo assim! Além disso para escrever o relato revivemos momentos inesquecíveis e isso é muito prazeiroso e podemos ajudar aqueles que pretendem fazer uma viagem parecida ou despertar um saudosismo naqueles que já a fizeram. Amanhã escreverei sobre a ida e o primeiro dia em Split.

Um abraço

10/05 - Acordamos cedo, tomanos nosso sagrado cafézinho e preparamos as malas, conseguimos um preço em conta para irmos a rodoviaria, a cunhada da proprietária do apto nos levou com o seu carro por um preço legal. Embarcamos e a viagempara Split é muito bonita, as paisagens são incríveis o contrastre o belo mar e as paredes rochosas, a estrada é sinuosa e as curvas até assustam, mas o que me preocupava um pouco era o momento de cruzar a fronteira com a Bosnia, dizem que não implicam com turistas mas nunca se sabe né? Depois de um tempo de viagem, o motorista avisa que vams parar na fronteira e pede que todos peguem os documentos, o oficial da fronteira entra e verifica os documentos de todos, na nossa frente estava um casal de asiaticos acho que ele plhou com mais atenção o passaporte deles, no nosso caso ele só olhou a foto e olhou pra gente e nos desejou boa viagem. Ufa, estava preocupado a toa, mais um tempo de viagem e paramos no outro posto de fronteira, novamente um oficial entra e confere os documentos, tudo correu bem e a viagem continuou sem problemas, no caminho vi placas indicando Sarajevo e gostaria de visitar esse lugar em outra oportunidade. Depois de algumas horas chegamos na rodoviária de Split e a quantidade de pessoas oferecendo quartos era enorme, não sabiamos direito onde ficava o apartamento que reservamos, mas tinhamos a referencia de um hotel e esse era bem conhecido então nos indicaram, seguimos à direita e percebemos que a cidade recebe um fluxo muito grande de turista que chegam de ferry, muitos italianos principalmente. Por fim chegamos na agencia que alugamos o apto, conversamos e fomos levado ao apto, realmente ele ficava bem no centro de Split, o pédrio era bem antigo, mas quando chegamos na porta parecia que estavamos entrando em uma casa abandonada devido a quantidade de pó, parecia que vassoura era algo desconhecido ali, o engraçado e pra nossa sorte é que no andar de cima, a escada estava limpa e o hall também, o nosso quarto ficava ali, o apto era pequeno, mas para dois dias estava otimo, só não gostamos que não tinha internet, diferente do que dizia na reserva, nos falaram que podiamos usar na agência. Deixamos as coisas e saimos para almoçar e fomos a um restaurante perto da rodoviaria que estava vazio e não gostamos do atendimento, deve ser por isso que não tinha quase ninguem! Depois do almoço fomos então conhecer as ruínas do Palácio do Imperador Dioclesiano e confesso que ficamos decepcionados, achamos muito mal cuidado e não há muita coisa para se ver. Existe em volta das ruinas dezenas de barracas onde se vende todo tipo de coisas, camisas da Croacia, bonés e toda a sorte de lembranças, aproveitamos pra comprar algumas lembranças também. Outra coisa que epra mim foi estranho era a existencia de várias lojas de grifes famosas, sei lá não entendo muito isso, mas para mim descacteriza o lugar. Na avenida a beira mar a vários bares e sorveterias, compramos um sorvete e ficamos olhando para o mar aproveitando o final do sol da tarde. Passamos no mercado e compramos nosso jantar e a cervejinha que não podia faltar! Voltamos para o apto e outro problema, agora o chuveiro não esquentava, como estava tarde resolvemos tomar banho frio mesmo, mas estavamos ficando irritados com o pessoal da agência. Jantamos e fomos dormir, no dia seguinte iriamos conhecer as praias...