Ir para conteúdo

Mochilão - ISRAEL - outubro 2013 - COM FOTOS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala ae galera mochileira... Dos dias 15/09/13 a 15/10/13, fiz um mochilão com minha esposa pela Grécia, Turquia e Israel... Apesar de esta não foi nossa primeira viagem pegando dicas e informações aqui no Mochileiros.com, este é o primeiro relato que escrevo por aqui... Das outras vezes, sempre fui deixando o relato para depois, e quando tive tempo disponível, já tinha me esquecido de um monte de coisas... Prometi a mim mesmo que desta vez sem falta ira fazer o relato... É o mínimo após pegar tantas dicas por aqui... fui fazendo o relato aos poucos, ao longo da própria viagem... Busquei ser o mais direto o possível, colocando aquilo que acho que pode ajudar o pessoal em um planejamento e naquilo que tive dúvidas quando estava montando meu roteiro...

 

Dividi o relato em 03 partes, 01 sobre cada país, para que aqueles que vão para as localidades específicas tenham algo mais direto para se informarem...

 

Esta parte é sobre a Israel... a parte sobre a Grécia está no link http://www.mochileiros.com/mochilao-grecia-setembro-outubro-de-2013-relato-com-fotos-t87861.html

A parte da Turquia está no link http://www.mochileiros.com/mochilao-turquia-setembro-outubro-de-2013-relato-com-fotos-t87860.html

 

Estou colocando minha planilha de gastos em formato de Excel... em cada célula, há o valor e uma anotação discriminando a que se refere o gasto...

 

O roteiro que fiz foi o seguinte:

 

DIA 1 – Chegada a Atenas

DIA 2 – Atenas

DIA 3 – Atenas

DIA 4 – Atenas - Mykonos

DIA 5 – Mykonos

DIA 6 – Mykonos - Santorini

DIA 7 – Santorini

DIA 8 – Santorini

DIA 9 – Santorini - Rhodes

DIA 10 – Rhodes

DIA 11 – Rhodes

DIA 12 – Rhodes – Marmaris (Turquia)

DIA 13 - Marmaris - Selçuk

DIA 14 - Selçuk

DIA 15 - Selçuk - Pamukkale

DIA 16 - Pamukkale

DIA 17 - Pamukkale - Göreme

DIA 18 - Göreme

DIA 19 - Göreme

DIA 20 - Göreme - Istambul

DIA 21 - Istambul

DIA 22 - Istambul

DIA 23 - Istambul

DIA 24 - Istambul

DIA 25 - Istambul - Tel Aviv

DIA 26 - Jerusalem

DIA 27 - Jerusalem - Bethlehem

DIA 28 - Jerusalem - Masada - Mar Morto

DIA 29 - Jerusalem

DIA 30 - Jerusalem

DIA 31 - Tel Aviv - Atenas - Brasil

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

PERÍODO NAS LOCALIDADES:

 

Acabamos optando por pernoitar todos os dias em Jerusalém, tendo em vista a posição “central” da cidade em relação ao país, e ser sede da maioria dos lugares que desejávamos visitar.

 

Jerusalém – acredito que com 4 dias completos consegue-se visitar bem a cidade. 01 dia para a cidade antiga, 01 dia para ir e voltar a Belém (Cisjordânia) e visitar mais pontos da Old Town, 01 dia para ir para Masada e Mar Morto, e 01 dia para o Museu do Holocausto. Nós queríamos também fazer um day-tour para a região da Galileia, tendo até marcado o tour... Mas na hora de irmos, o cara da agência se enganou no horário passado para nós e ficamos para trás.... ::vapapu::::vapapu::::vapapu::::vapapu::::vapapu::::vapapu::

 

SEGURANÇA:

 

Mais ou menos um mês antes de partirmos para viagem, surgiu a denúncia de que o exército Sírio havia usado armas químicas contra civis, o que gerou grande expectativa quanto a um ataque americano no país, e consequentemente alguma tensão quanto a Israel, tendo em vista que a relação com a Síria não é boa desde várias décadas. Nesta hora muitos conhecidos começaram a dizer que nós éramos loucos de estarmos indo para Israel, que uma guerra estava próxima e blablablabla... de tanto falarem, comecei a até ficar um pouco preocupado... Apesar de achar que não ia dar em nada, fiquei com aquele “e se” na cabeça...

Enfim... Resolvi fazer um contato com a Embaixada Brasileira em Israel e peguei algumas orientações com eles. Fui informado por eles que o país estava bastante tranqüilo quanto a esta questão... Disseram que sempre há uma certa tensão no país, por motivos óbvios, e que SOMENTE EM CASO DE GUERRA eu deveria cancelar a viagem... Fiquei super tranqüilo após esta informação, e não desistimos de ir...

Após chegarmos lá, dei graças a Deus por ter tomado esta decisão... o país é muito tranquilo... no geral há sempre soldados patrulhando as ruas armados com fuzis, mas não acho que dá um clima de medo.. acho que na verdade acaba até passando certa segurança... Fomos na Palestina em um dia utilizando transporte público, e novamente, sem problema algum... Ou seja, se você tem o desejo de conhecer este país fascinante, não deixe de ir por causa de notícias sensacionalista ou palpites de pessoas medrosas... De qualquer forma, lembre-se que “a magia existe exatamente fora da Zona de conforto”!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

HOSPEDAGEM:

 

Conforme disse anteriormente, ficamos hospedados apenas em Jerusalém. O hotel que escolhemos foi o Jerusalém Little Hotel, que é do mesmo dono do Jerusalém Hostel. O hotel é bem simples, e a meu ver deixa um pouco a desejar na parte de limpeza... Somente após pedirmos, no quarto dia, trocaram nosso lixo... A localização é EXCELENTE, a apenas uns 5 minutos de caminhada até o Jaffa Gate (Old Town), na Jaffa Road, onde passa o Tram, logo, como uma excelente acessibilidade... O café da manhã, como já diz no site do hotel, é bem simples... Pão, manteiga e chá/café/leite... O conforto não é lá essas coisas, mas achei o custo benefício dentro da ideia, uma vez que no geral os hotéis em Jerusalém são caros... Pagamos U$ 70,00 por diária...

Quem procura algo mais confortável e tem condições de gastar um pouco mais, acho que pode procurar outro hotel...

 

ENTRADA NO PAÍS:

 

Descemos do avião no aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv pelo finger e começamos a seguir o caminho do resto da galera que havia descido antes. Achamos o aeroporto muito bem sinalizado, sendo todas as placas pelo menos em 3 línguas: inglês, árabe e hebraico. Relativamente rápido chegamos ao controle de passaporte... Haviam 2 filas, sendo uma para cidadãos de Israel, e outra para estrangeiros. Logo que começamos a ser atendidos, o agente fez as perguntas de praxe como quanto tempo de estadia no país, locais a serem visitados, qual o interesse da viagem, nome do hotel, e se estávamos em grupo. Logo após pegou um telefone e falou algo em hebraico... Após menos de 1 minuto, chegou outro agente e pegou nossos passaportes e pediu para que o acompanhássemos até uma sala. Nesta sala separada, haviam mais 4 pessoas, sendo uma freira bem velha, um homem de meia idade e mais um casal...Após quase uns 30 minutos, um senhor nos chamou pelo nome e se identificou com sendo da polícia. Disse abertamente que estavam checando alguns dados nossos e que estavam procurando drogas. Pediu então para que respondêssemos algumas perguntas pessoais, do tipo onde morávamos, quanto tempo já estávamos viajando, nosso itinerário e profissão. Feito isto, nos devolveu os passaportes e nos liberou. Achei o tratamento muito formal e, apesar da demora, bastante educado e cordial. Achei bastante compreensível que seja feito assim, tendo em vista a situação em que vive o país...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 25 – 09/10/13 - Jerusalém

 

Chegamos ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, pelo vôo da empresa turca Pegasus saindo de Istambul. Apesar de ser considerada Low Cost, achei a empresa muito boa, com comissários muito educados e atenciosos, além de o avião ser bem confortável.

A passagem pela imigração foi relatada acima na parte sobre ENTRADA NO PAÍS.

Fomos de carro de Tel Aviv para Jerusalém, uma vez que eu já tinha um conhecido que estava morando em Tel Aviv e se disponibilizou para nos pegar no aeroporto e levar. Eu já havia pesquisado bastante e vi que parece ser bem fácil e comum ir do aeroporto para Jerusalém pegando táxis compartilhados (shemruts) que são uma espécie de van que te deixa onde quiser. Na volta utilizamos este serviço.

Chegamos ao hotel em Jerusalém e fizemos nosso check-in. Caímos na cama e fomos dormir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Dia 25 – 09/10/13 - Jerusalém

 

Chegamos ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, pelo vôo da empresa turca Pegasus saindo de Istambul. Apesar de ser considerada Low Cost, achei a empresa muito boa, com comissários muito educados e atenciosos, além de o avião ser bem confortável.

A passagem pela imigração foi relatada acima na parte sobre ENTRADA NO PAÍS.

Fomos de carro de Tel Aviv para Jerusalém, uma vez que eu já tinha um conhecido que estava morando em Tel Aviv e se disponibilizou para nos pegar no aeroporto e levar. Eu já havia pesquisado bastante e vi que parece ser bem fácil e comum ir do aeroporto para Jerusalém pegando táxis compartilhados (shemruts) que são uma espécie de van que te deixa onde quiser. Na volta utilizamos este serviço.

Chegamos ao hotel em Jerusalém e fizemos nosso check-in. Caímos na cama e fomos dormir...

Adorando o post.

Quero fazer em fevereiro de 2015 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 26 - 10/10/13 – JERUSALEM

 

Já tínhamos planejado fazer um tour gratuito pela Old Town que sai toda manhã às 09:00 em frente ao Jaffa Gate. Para tal, acordamos cedo e chegamos ao portão por volta de 08:55, nos juntando a um grupo que já estava se formando... Achamos bom fazer este tour, para termos uma idéia geral de como andar na Old Town, além de nos localizarmos onde ficavam as atrações... O tour não entra em nenhuma "atração", só vai passando em frente dos pontos... A duração do foi por volta de 02:00, e deu para ter uma idéia boa de como se dividia a cidade, além de ter uma noção da história e de como é a vida do povo ali... O cara que nos guiou era um senhor que morava na Old Town desde pequeno, tendo estado presente ali durante a Guerra dos 6 Dias e do Yom Kipur... Por me interessar bastante sobre história, busquei conversar bastante com ele sobre isso tudo... Se tiver tempo disponível, RECOMENDO este tour, principalmente porque dura muito pouco e facilita a vida nos passeios para depois, uma vez que ao final você consegue aprender bem a se localizar nas ruas que em uma primeira impressão podem ser confusas... No final, demos uma gorjeta de 5 euros para o cara... achei bem merecido pela qualidade das explicações e pela boa vontade do cara...

Quando estava acabando o tour, fomos premiados com um cagada de pássaro na cabeça!!! Isso mesmo!!!! Uma cagada de pássaro na cabeça... E não foi pouca não... o bicho "caprichou"!!!::vapapu::::vapapu::::vapapu:: Como o hotel era perto da Old Town, resolvemos voltar para ele para tomar um banho e aproveitar para comer alguma coisa.

DSC_0317.JPG.ee1c7a5107fe2d069ff53ed0a06c176b.JPG

Após o banho, comemos em uma padaria/restaurante na Jaffa Road... De lá voltamos para a Old Town por volta de umas 13:30 e nosso objetivo era fazer a Via Dolorosa, que no Brasil também é conhecida com a Via Crucis, ou seja, o caminho seguido por Jesus, desde a sua condenação até sua crucificação no monte Calvário. Para tal, entramos pelo Damascus Gate, e aproveitamos para já conhecer o Bairro Muçulmano da Old Town.

DSC_0337.JPG.38238b74c744ed524b693f61cbf579d3.JPG

A primeira estação fica meio que no bairro muçulmano mesmo, mas relativamente perto de seus limites com o bairro cristão. Com um mapa em mãos, é relativamente fácil ir achando o caminho, além de poder ir perguntando... Praticamente em todas as estações existem capelas com o respectivo tema... Quanto mais próximo íamos chegando das estações mais avançadas, mais cheio ia ficando... A décima estação para frente já é dentro da Basílica do Santo Sepulcro... Ela estava ABSURDAMENTE cheia... Bom, fomos tentando ir para os pontos das estações dentro dela, mas começou um grande empurra-empurra, com vária pessoas furando fila, gritaria, calor... enfim... perdemos completamente o clima para esta ali... Queríamos visitar com calma, fazer nossas orações, e naquela confusão definitivamente não rolava... Decidimos voltar em um outro dia mais cedo.

DSC_0321.JPG.74be6da63df4fe5880d6d4e5e4582512.JPG

De lá partimos para o Muro das Lamentações. Para chegarmos lá, fomos seguindo a direção leste e pedindo informações... Para entrar na região do Muro, passa-se por um detector de metais e raio X para mochilas. Primeiramente chega-se em um pátio grande... Para ir para o muro mesmo, há um lado reservado só para homens (o lado maior, que fica à esquerda) e outro lado só para as mulheres (lado direito). Os homens precisam usar o Kipá (aquele chapeuzinho judeu) para entrar... Logo na entrada são distribuídos kipás brancos gratuitamente... Ficamos um pouco menos de 01:00 hora lá tirando fotos e observando a movimentação e orações dos judeus... Foi bem legal...

DSC_0457.JPG.d9c6651da246954521f1dddf2344a907.JPG

De lá, queríamos ir para o Temple Mount que é onde ficava o antigo Templo dos Judeus, sendo logo acima do Muro das Lamentações. É no “monte do templo” que fica o Domo de Rocha (um dos maiores ícones de Jerusalém com seu teto dourado, e lugar sagrado para os muçulmanos, segundo os quais, neste lugar Maomé subiu ao céu) e a Mesquita Al Aqsa. Como já havíamos pesquisado, não-muçulmanos só podem entrar no Temple Mount pela entra que tem pelo sul do Muro das Lamentações. A entrada é uma guarita, onde novamente se passa por uma revista e raio x. Desta revista, vai-se andando por uma espécie de ponte suspensa que dá lá no Temple Mount. Quando lá chegamos, fomos informados que as visitas naquele dia haviam terminado às 15:00 horas (já eram mais de 16:00). Ficamos pensando em o que fazer então... Resolvemos subir o Monte das Oliveiras, que meio que dá para os muros do lado Oeste da Old Town. Acabamos saindo pelo portão perto do Muro das Lamentações, e fomos caminhando pela rua em direção ao monte. O Monte das Oliveiras, que foi o lugar onde Jesus se escondeu com seus discípulos antes de ser preso, é atualmente o lugar onde fica o Cemitério Judeu. Dá uma boa subidinha até o alto dele... o melhor caminho é ir indo pela rua que passa à esquerda do Jardim de Getsêmani e Igreja de Todas as Nações. Ficam uns táxis oferecendo a corrida, mas não acho necessário, uma vez que ainda se perde a oportunidade de ir vendo o cemitério. De lá de cima a vista é muito legal... Chegamos um pouco antes do pôr do sol... A vista, aliada ao silêncio que há no lugar fazem um ambiente bem massa... Ficamos até o sol de esconder.

DSC_0514.JPG.840e859e734f361b425f9a2bf2006f46.JPG

Feito isto, começamos a voltar um pouco rápido, uma vez que quase não havia movimento na rua, e não queríamos andar nela totalmente escura. Entramos novamente na Old Town pela parte muçulmana para cortar caminho e aproveitar para ver como era o esquema do ônibus que saía em frente ao Damascus Gate para Bethlehem (Belém).

Em frente ao Damascus Gate há uma espécie de terminal rodoviário, de onde saem vários ônibus para vários lugares, muitos deles na Cisjordânia. Vimos onde era o ponto do 21, o qual vai para Bethlehem e deixa mais próximo da Igreja da Natividade.

De lá voltamos para o hotel, passando em um mercadinho para comprar comida para fazer um lanche. No hotel, reservamos um passeio para a fortaleza de Masada e o Mar Morto por U$ 100,00.

DSC_0301.JPG.8009c9e71c461a7e948212ba7eb3c92c.JPG

DSC_0323.JPG.d73e8eb8e1c0c4fb9f391c0b12753ea8.JPG

DSC_0333.JPG.56f9756521eed02cd39ffc605d4190ac.JPG

DSC_0338.JPG.2b36c544cabd1d17232c213a1aec8046.JPG

DSC_0482.JPG.ac69746d14ed5b7eb5bbd684db528cdd.JPG

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adorei o seu relato! Fui pra Israel em novembro, e fiquei totalmente encantada. Me apaixonei e quero muito voltar!

Sobre o que você falou da imigração, eu atravessei a fronteira pela Jordânia, achei MUITO tenso a parte da imigração. Fui com meu pai e a mulher dele, e estávamos em grupo grande, o homem que nos atendeu não acreditou que eles eram casados e fez ela ir pra uma "salinha" também, já uma outra mulher do nosso grupo sofreu uma pressão psicológica. Falavam que ela era espiã, que tinha dois passaportes, que tudo era mentira... Foi bem amedrontador. Mas, como você disse, com tudo que eles passam, isso é até aceitável de entender.

 

Do resto, ME APAIXONEI Israel se tornou meu país preferido, logo depois eu fui pra Dubai e nem conseguir dar moral, tudo que eu queria fazer era voltar pra lá kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ótimo relato, amigo! Fui pra Israel também e fiquei lá por quase 20 dias. Aos que ainda vão visitar, fica aqui a dica: há MUITO mais pra se visitar do que somente Jerusalém e seus day-tours. No sul há o belo deserto do Negev e a cidade de Eilat, ótima para mergulho e para relaxar nas praias. No norte há o Mar da Galileia e as Colinas de Golan (essa último achei dispensável), além de Haifa que é uma cidade bonita e vibrante. Por fim, Tel Aviv é uma cidade ESPETACULAR! Sim, com todas as letras maiúsculas; belas praias, vibe de praia mas ao mesmo tempo de uma cidade grande, extremamente cosmopolita, com ótimos cafés e restaurante e uma vida noturna das melhores do mundo. Recomendo fortemente Tel Aviv, já que vejo que muitas pessoas se esquecem dela em seus roteiros por Israel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...