Ir para conteúdo

Noronha... I'll be back!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Galera... Esta foi minha primeira trip solo como mochileira!

Acabei de voltar e tava pilhada pra escrever!!! Tanto que vcs podem conferir: escrevi muuuuito! hahahah

 

Em outubro consegui marcar uma semana de folga entre os feriados de novembro!

O que fazer em uma semana??? Viajar... mas pra onde?!!?! Com q grana?!? Como planejar em um mês?!? (affff... mulher pensando em tudo... ¬¬ eita preocupação...)

Pensei em trocar as milhas do cartão por passagens de ida e volta pra alguma praia do nosso tão querido Nordeste!!! Assim não teria q gastar tanto $... heheh

Mas pra onde??????

Ao procurar, nem acreditei que ir pra Fernando de Noronha custaria menos milhas que pra Natal-RN, Maceió-AL ou Fortaleza-CE.

 

Passei 5 dias num lugar indescritível.

Não quero usar de chavão, nem mesmo fazer charme, portanto nem vou me ater a falar do lugar e sim da minha tão sonhada aventura!!

É legal ter o q descobrir quando se viaja a algum lugar novo, né?! heheh

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121118083327.JPG 500 375] [b:6cv4fdzq]No vôo de chegada a Noronha, procurem reservar assentos do lado esquerdo, em frente à asa. É muito provável q o piloto dê uma volta em torno da ilha para fazer o pouso! E vcs poderão ver toda a ilha, tirar várias fotos maneiras!!!

E pra se despedir, na hora de partir da ilha, procure sentar do lado direito... 'So sad' ... mas é pra poder dar uma última olhada... pra deixar saudade...

chuif chuif =´s [/b][/picturethis]

 

Tão logo decidi o destino, procurei pelas pousadas já relatadas aki no mochileiros('as usual', o melhor lugar pra não cair em roubadas!).

Pesquisei: pousada Malibu, da Germana, da Iris, Tio João, dos Golfinhos... entre outras q fui encontrando na net mesmo como Del Mares, Beijupirá, Recanto, Simpatia da Ilha... Isso pra ter uma idéia dos preços praticados nesta época do ano(alta temporada).

Procurei aki por informações de preços: http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/hoteis_pousadas_em_noronha.php

 

Destas q citei só consegui contato com algumas(via e-mail e milhares de ligações DDD... afffeee) e as melhores pros "mochinelos" são as pousadas chamadas domiciliares.

 

Consegui hospedagem na Malibu($100, com café e transfer), mas somente pros 4 primeiros dias de estadia. http://www.pousadamalibunoronha.com.br/

Depois de muito conversar, tentar estadia nas outras pousadas da D. Germana(é... ela é dona da pousada Malibu e a que leva seu nome, e sua sobrinha tem a pousada do Guilherme) cansei de gastar horrores com DDD e acabei comprando a última estadia pela internet mesmo, num site de hotéis. Dá só uma olhada: http://www.booking.com/index.pt.html?aid=306397;label=booking-name-pt-row-1ME4RFi*DB709f_CwZ4pzQS15234527429:pl:ta:p1:p2230.000:ac:ap1t1:neg;ws=&gclid=CJKGtdj51rMCFQyk4AodggkAcw

Já estava ficando difícil achar lugar pra ficar, então paguei bem mais caro($180, com café e transfer) e reservei na pousada Tio João só o último dia. http://www.pousadatiojoao.com.br/

 

A Malibu é super simples. Fica na Vila dos Remédios, perto de tudo, em frente ao mercado e padaria Breakfast. Uns 5 min das praias do Cachorro, Meio e Conceição!!

Tem ar condicionado, frigobar e banheiros individuais. As camas são velhinhas, parecem que vão quebrar ao meio, mas são seguras e dá pra descansar o corpo pro dia seguinte.

NÃO tem tv a cabo. As antenas que ficam em cima da tv de tubo são precárias, precisam de palha de aço nas pontas pra pegar algum sinal... kkk Mas não foi pra assistir tv que viajei, certo?! huahuahua Só estou colocando aqui pra que vcs tenham uma visão geral da pousada!

O café da manhã tb é simples, sempre tinha duas ou três opções de frutas, pão francês fresco, presunto, 3 tipos de queijos, 2 tipos de suco, café, leite, 2 tipos de cereais matinais. Os ovos ou tapiocas são feitos na hora pela Josi ou pela Juliana, que são muito atenciosas.

Ah, as frutas não têm muito sabor, pois vêm de fora da ilha e provavelmente chegam verdes.

O chuveiro não funcionava muito bem. Daqueles elétricos, que vc escolhe quente, frio ou morno, sabe, desligava no meio do banho! hahah

Após 19h não tem ninguém da equipe na pousada pra dar assistência.

 

Já a pousada Tio João é outro nível: tem Sky, tv de plasma, camas novas, o café da manhã é beeem mais completo, com muitas opções de comida!! É mais um brunch!!!

Comi pra caramba!! Tudo muito fresco: vários sucos, pães(pão francês, de forma simples, integral), várias opções de frios, muitos tipos de queijos, bolos, umas 4 variedades de frutas, tortas salgadas, doces... café fresco, leite, cereais matinais... wow, nem lembro direito, mas tinha mais coisas!!! A mesa era imensa!

A Marina é super gentil!! Gostei muito do atendimento super atencioso!!!!

O aquecedor do chuveiro é à gás, controla-se facilmente. O quarto em que fiquei era enorme, todo reformado. Tem vários controles remotos... rs (nem usei... não sei de quais aparelhos eram kkk)

Muito conforto! Se precisar de ajuda no meio da noite é só bater no quarto do Tio João, que mora lá mesmo e cuida de pertinho da sua pousada.

Fica na Floresta Velha. Eu pensava ser bem mais longe de tudo, mas conheci uns atalhos, e dá pra ir pras praias do Cachorro, Meio e Conceição em uns 5 a 10 min, dependendo da sua disposição. Tem uns restaurantes beeem perto! (Comi sempre no Ousadia, q é por quilo e a comida caseira é muito boa!!)

Valeu por ser o último dia na ilha. Deu pra descansar na rede ouvindo um reggae, esperando o próprio Tio João me levar ao aeroporto! Super profissional e respeitoso.

 

Ah! aki a minha mala! Levei muita coisa pra comer!! hahaha Mas as coisas por lá nem são tão caras, viu! Os preços praticados por lá igualam-se a Sampa!

 

20121118084651.jpg

 

Quanto ao que fazer na ilha... Vamo lá, vou falando ao longo da minha experiência!!!!! Wooohooooo!

 

No primeiro dia, qdo vc chega à ilha, por volta das 15:30h, precisa passar pela administração da ilha e apresentar o pagamento da taxa de preservação ambiental.

Muita gente não agiliza e fica uma fila pra pagar!!!!!

Broooo, demora "pákaraleo" por conta disto...

Então, paguem pela internet por aki: http://www.noronha.pe.gov.br/ e daí é só apresentar o canhoto nos guichês!

 

Mas outro problema é: se vc não fica esperando na fila pra pagar, vc fica esperando o restante do povo q não pagou a taxa... dentro do transfer... ¬¬

Bom, pelo menos tinha ar condicionadoooo!

Olha, indo de Sampa pra Noronha, tinha q estar de calça e blusa(frio da pooooha em Sampa!! e indo pra um caloooorrrrrrr de zona equatorial!!!! karacoles!!!!) e qualquer um ia preferir esperar no mini bus refrigerado! kkkk

Aaahhh... ou senão pegue o ônibus da ilha e vá sozinho pra pousada!!!! Se ficar esperando no transfer, vc perde muito tempo!!!!!

Acabei chegando na pousada só às 17h!!!!

Até levar o restante do povo a seus respectivos lugares e chegar finalmente no meu destino... Fui a penúltima a saltar!!!! Aaarrgth!!!!!!

Caras... me arrependi de não ter pulado daquele transfer e ter ido pra pousada por meus próprios meios!

 

Bom, ok. Deixei as coisas no quarto e saí zanzando pelo centrinho! Aproveitei pra fazer a carteirinha do Parque Ecológico na pracinha. http://www.old.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120124090703

Serve por 10 dias e permite acesso integral à ilha. A carterinha foi cobrada na entrada pra Baía dos Golfinhos / praia do Sancho. E acho q tb é cobrada na trilha do Atalaia.

 

Não consegui fazer nada neste dia, a não ser dar uma olhada geral no centrinho.

Pôr do Sol na praia da Conceição ou na do Cachorro no primeiro dia, hein!!!!! Pra quem fica na Vila dos Remédios, Floresta Velha ou Floresta Nova e Vila do Trinta, é de praxe!

Dá pra ir à pé!!

Se quiserem ver o pôr do Sol mais famoso do Brasil, é no Boldró, e sugiro irem de ônibus, bugue ou peguem carona... é meio longinho das principais pousadas.

Eu tava tão dispersa q até perdi o primeiro entardecer... =(

 

Bom, não vou ficar postando fotos das praias aqui. Muita gente q já foi pra lá postou!

Então... usei criatividade e inovação nos enquadramentos das fotos! Mas o mais importante: observei cada canto, momento... senti, curti!!

Fiz fotos mentais e guardei na memória momentos mágicos!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121118085007.jpg 500 375] [b:6cv4fdzq]Pôr do Sol na praia da Conceição.[/b][/picturethis]

 

Muita gente recomenda fazer o ilha tour, que é o passeio q dura o dia todo e te leva pra conhecer todas as praias da ilha.

Sai por $90 por pessoa.

Como tem horário de saída e chegada, é provável q não dêem a atenção devida a alguns lugares! Por exemplo a praia do Leão, q as agências só mostram do mirante!!!

Eu decidi conhecer por conta! Principalmente depois de saber q é só esticar o dedão q vc consegue carona! Ás vezes nem é necessário pois as pessoas te oferecem carona na boa!!!

Conheci várias pessoas desta maneira! Coloquei até meu inglês em prática! Foi muito engraçado misturar inglês com português e espanhol... huahuahuahuahua

Até o japonês eu arranhei uma vez!!! Um casal japa tentando tirar foto na praia da Conceição heheh

O legal é q dá pra se comunicar sem problemas! Se não souber como expressar-se com palavras, a mímica ajuda!! kkk

Ás vezes parecia um certo jogo de adivinhações... nhóim!

 

Se conseguirem acordar cedo, por volta das 6h, conseguirão pegar a entrada dos golfinhos na Baía dos Golfinhos! Geralmente às 6:30h eles vêm na direção do mirante, saltando e girando no ar!

É encantador!

 

Ah!!!! Mergulhar é dever na ilha!!! Se não tem carteirinha vale a pena fazê-la lá mesmo! Ou pelo menos fazer um mergulho de batismo!!!

Recomendo a agência Atlantis!! Muito profissional, pessoal nota dez, deixam vc à vontade! Equipamento novo e catamarãs limpos e organizados!

Galera jovem e animada, faz vc esquecer o enjôo... huahuahauhau

http://www.atlantisdivers.com.br/index1.html

Dica valiosa: NÃO coma muito antes de mergulhar e nem faça jejum!! Faça um pequeno lanche, só pra forrar o estômago! E leve algumas barrinhas de cereal ou bolacha pra comer enquanto espera o retorno ao cais do porto.

 

20121118083904.JPG

 

Não consegui fazer a trilha do Atalaia. Tem q agendar com antecedência, pois tem um número restrito de pessoas que podem fazer.

Então, logo que chegarem à ilha, procurem pelas agências e fechem o passeio!

Existe a trilha curta($50) e a trilha longa($70).

 

Se gostam de um agito, perguntem pelas atrações da night. Sempre tem algum forrózin no Bar do Cachorro ou um reggae na Pizzaria, ao lado da igrejinha.

Conheci o pessoal q apresenta o Maracatu! Gente boníssima, mandam muito bem! Alto astral contagiante!!!

 

20121118084246.JPG

 

No último dia, deixei pra descansar e curtir as praias mais próximas. Ouvir o som do mar batendo nas rochas e reverenciar, agradecendo a experiência única q tive por lá!!

O legal de ter ido só é que conheci muitas pessoas legais, na mesma vibe q eu.

 

E é isso, galera!

Espero q tenham gostado do relato. Se lembrar de algo mais, acrescentarei.

Fuuui!!!!

Aah! E boa trip, claro! Com emoção?!?!! Seeeeeempreeeeee!!!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Adoro relatos que focam no que se comeu em cada lugar! Sua mochila é gastronomicamente falando bem parecida com a minha, hahahahahahaha.

 

Em quanto ficaram os gastos totais, mais ou menos? Nunca planejei ir pra Fernando de Noronha por achar que é totalmente fora da minha alçada... mas, quem sabe?

 

Abraços!

 

hahaha!! Hey, cara! Levei tudo o que podia chegar em um estado razoável para consumo... kkk Dei bastante atenção na arrumação pra não estourar nenhuma embalagem, mas mesmo assim as caixas e pacotes chegaram amassados e um pouco quebrados. Mó medão de apanhar a mochila encharcada de suco, roupas sujas com bolachas, etc... hauhauhauha

::lol4::

Bom, de gasto, quase não tive!! Fui com as milhas do cartão! Só paguei a taxa de embarque q se não me engano é por volta de $40.

Tive q pagar a taxa de preservação ambiental q sai $43,20 por dia de estadia.

Tb paguei a nova taxa do Parque Estadual q foi $65 pra brasileiros. Se estrangeiro, paga-se $130. Vale por 10 dias.

::carai::

Fiz o mergulho(batismo, visto q vacilei e não fiz check-out a tempo e não tenho a carteirinha) pela Atlantis e paguei $300.

Não fiz o ilha tour, q está $90. Tb não fiz o passeio de barco $90. Nem o de pranchinha, $90.

A trilha do Atalaia, como disse, tem a curta, por $50, e a longa, por $70.

Os restaurantes q fui são baratos e eu comia pouco.

No Ousadia, que fica perto da Chica da Silva(restaurante bem conceituado, mas não sei os preços praticados) é por quilo e o preço $39/Kg. Comida boa!!

Gastei uns $400 no máximo, excluindo as taxas q mencionei acima.

::otemo::

Brx!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ki pensei que vc iria nos brindar com umas fotos sua de biquini no mar de Noronha ::mmm:::mmm:::mmm: mas valeu o relato adorei. Agora se tivesse seguido minha dica e ficado na Iris vc não teria problemas com chuveiro, cama e tv ::lol4::::lol4:: Beijos linda. Ah! Vamos pro Caribe em Março ? pode levar o mala de rodinhas com vc ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Membros

kkk Só vc mesmo, Trota! Imagina!!! hauhauhauhau

 

Consegui por 10m milhas p ir e 10m p voltar... Mas conheci um pessoal q tb foi de milhas esta semana e gastaram 20m só pra ir e 30m pra voltar!!!

E ainda conseguiram há mais tempo q eu! Eu procurei há um mês atrás e pelo q vi, dei sorte!!!!

 

Pois é, desde Abril (se não me engano) estão cobrando mais uma taxa lá na ilha!!! Do Parque Nacional Marinho...

São $65 pra brasileiros e $130 pra estrangeiros!!

Paga-se por 10 dias de acesso integral, senão vc não pode ir à Baia dos golfinhos, nem Sancho, nem Sueste, nem mergulhar...

Bullshit...

Bom é isso!

Bjo!!!

Mel

Link para o comentário
  • Membros

Belo relato, pena que deixou esse mochileiro liso que não tem condições de frequentar esse paraíso por enquanto mesmo morando tão próximo morrendo de vontade...

 

Aproveito pra tirar uma dúvida: como estão as condições de limpeza na ilha??? Alguns amigos e conhecidos que foram há alguns meses atrás reclamaram muito da sujeira em alguns locais, coisa que há alguns anos atrás era impensável...

Link para o comentário
  • Membros
Belo relato, pena que deixou esse mochileiro liso que não tem condições de frequentar esse paraíso por enquanto mesmo morando tão próximo morrendo de vontade...

 

Aproveito pra tirar uma dúvida: como estão as condições de limpeza na ilha??? Alguns amigos e conhecidos que foram há alguns meses atrás reclamaram muito da sujeira em alguns locais, coisa que há alguns anos atrás era impensável...

 

Hey, Ney!! Tu mora em PE, né!?! Pohhh... Dá uma esticada ae q tu chega! heheh ::mmm:

 

Tem sim algumas sujeiras pelos matinhos... garrafas, papéis, bitucas e maços de cigarros... muito triste, sabe.

Mas nem tem taaaaanto assim. Vi poucas vezes, e algumas pessoas pegam do chão pra jogar na lixeira! Saem com akela cara de ::vapapu:: rs

Mas algumas coisas podem ter sido perdidas, pq tb já acharam máscara de mergulho, chinelo... kkk

A galera não presta atenção nas marés e acaba perdendo seus pertences... huahuahuahua

 

Onde mais vi sujeira são nos locais de mais acesso, onde aglomeram-se os "engomadinhos", q chegam falando alto, olhando com nojinho e acham q são donos dos lugares.

::carai::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...