Ir para conteúdo

Uyuni, enfim nos conhecemos! Trip da semana Santa (16 a 21/04/2014) ao Maior Deserto de Sal do Mundo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t1]Uyuni, enfim nos conhecemos! Trip da semana Santa (16 a 21/04/2014) ao Maior Deserto de Sal do Mundo[/t1]

 

Trip_Juntos.jpg.ff3b36d5d65429c38c56e9dba505c471.jpg

 

Como forma de retribuir as muitas dicas que eu sempre colho aqui no Fórum, segue aí mais um relato sobre o Salar, recheado de fotos e valores em reais e em bolivianos! Nossa trip foi exclusivamente para conhecer esta maravilha de cenário!!

 

Trip planejada há meses! Comuniquei aos amigos viajantes e para minha surpresa, consegui reunir um pequeno grupo para a mesma! Éramos 4 amigos para o Salar (eu, Clayton, Maycon e Flávio) e outros 5 que aproveitaram La Paz (Elisson e Ana) e também a Ilha do Sol (Cris, Daira e Anderson, este último casal conhecemos no desembarque no aeroporto de La Paz), coisa de alma viajante, a gente se reconhece! srs

 

As passagens pedi para uma amiga, a Kellynha que reside em Santa Cruz de La Sierra que fizesse este mega favor e efetuasse a compra de nossas passagens, porque ela sempre vai e vem para Rio Branco e tinha uma agência confiável. Então, entre taxas e câmbios pagamos ida e volta (Cobija-La Paz) R$ 425,00 à vista, por meio de transferência bancária para ela.

 

Dicas do trajeto: O trajeto até a fronteira pode ser de ônibus saindo da Rodoviária Internacional de Rio Branco, na linha Rio Branco – Epitaciolândia, ou de táxi-lotação (ponto do táxi em Rio Branco fica na Gameleira), ou veículo próprio.

 

Dicas de relato: A Gabriela ajudou muito como estas dicas de sobrevivência do Salar! manual-basico-de-sobrevivencia-no-salar-do-uyuni-t44614.html. Super recomendo a leitura do mesmo para se preparar com roupas e demais cuidados para aproveitar bem sua trip!

 

[t3]Dia 16/04/2014 - Quarta-feira[/t3]

 

Para adiantar os trâmites de registro de saída do Brasil (PF de Epitacionlândia) e saída da Bolívia (imigração) sáimos de Rio Branco pela tarde rumo à Epitaciolândia. De carro são +/- 3 horas e de bus 4 a 5 horas.

De carro foi o FLávio (o motorista), Maycon, Clayton (co-piloto), eu e Cris! Oo carro do Flávio e ficaria estacinado no pátio de uma Igreja de um amigo do Maycon na cidade de Epitaciolândia.

 

Primeira parada na Polícia Federal de Epitaciolândia e depois rumo a fronteira para a imigração e registrar a entrada na Bolívia. Tanto na PF quanto na imigração os trâmites foram rápidos, então fomos conferir o comércio da cidade Cobija, onde o intuito era cambiar alguns bolivianos para os primeiros momentos em La Paz, para pagar o taxi e etc. Demos algumas voltinhas mais, para talvez algumas comprinhas e como estava quente, Cris e eu já iniciamos os trabalhos e tomamos uma gelada paceña (cerveja boliviana)!

IMG_20140416_182924776.jpg.7fe136064db95d44918bc37238854048.jpg

 

Cambiamos R$ 50,00 que resultou em 140 Bolivianos, o câmbio estava R$ 2,80.

 

Já mais cansados, seguimos para o Hotel Kador em Epitaciolândia, hospedagem simples (quarto com banheiro, água quente, internet e café da manhã incluso na diária). Mochileiros modo on, esta hospedagem estava de bom tamanho para uma noite. Este hotel foi dica da Cris e tbm da Ana. Então, fechei um duplo com a Cris e os meninos um quarto triplo. Na diária é inclusa internet e o café da manhã).

 

Ana e Elisson foram de bus, e conseguiram chegar mais cedo e assim também garantir logo a tramitação junto a PF e imigração na Bolívia e também já estavam hospedados no Hotel Kador.

 

Tomamos banho e fomos jantar! Uma dica é o churrasquinho do Nascimento (próximo ao Hotel Kador, na av. principal de Epitaciolândia). Depois seguimos para o Hotel e os meninos foram guardar o carro na Igreja, já que pela quinta seguiríamos para o aeroporto de Cobija.

 

Custos do dia:

Parada no Município de Capixaba - Lanche (salgado, suco e água) R$ 6,00

Combustível - ida para Epitaciolândia R$ 30,00 (para os 3 amigos caroneiros)

Cambiar R$ 50,00 / 140,00 BO (Taxa de Câmbio 2,80)

Jantar R$ 10,00 + picolé na loja de conveniência do posto ao lado do Kador 2,50

Hospedagem Hotel Kador em Epitaciolândia R$ 70,00 quarto duplo c/ café da manhã (Sendo R$ 35,00 p 2) e quadro triplo R$ 90,00 (sendo 30,00 para cada)

 

[t3]Dia 17/04/2014 - Quinta-feira[/t3]

 

Levantamos cedo, tomamos café e pegamos um táxi boliviano (eles circulam livremente pelas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia) porque o voo saia às 10:30h no horário de Cobija (1h a mais que o Acre), logo por garantia, queríamos chegar cedo para fazer o chekin também.

 

O aeroporto de Cobija é pequeno e muito simples. Atualmente está passando por reformas. Então há basicamente 3 ginchês de atendimento, o da cia aérea BOA (empresa que viajamos), a Empresa Ecojet e TAM (Transporte Aéreo Militar).

 

Um fato interessante que percebemos foi que, assim que descemos do carro, muitas crianças, já seguiram para o bagageiro, a fim de carregarem nossas malas, no intuito de ganharem um trocado. Mas, a distância de alguns centímetros da rua para a entrada do aeroporto é tão ínfima, que não justifica tal “serviço”. Eles nem perguntam se queremos que eles carreguem, os garatinhos já abrem o porta-mala dos táxis, porém, nós logo saímos, quase correndo em busca de pegar as mochilas, porque a priori, fiquei receosa que eles se esvaíssem com as bagagens!!

 

Após o checkin pagamos uma taxa aeroportuária lá mesmo no aeroporto, no valor de 11 Bolivianos (o que não deveríamos ter pago, uma vez que no Bilhete já acusava no valor total da passagem com a taxa, mas só fui atentar para isto, quando fizemos o chekin na volta em La Paz, onde havia um informe sobre não ser mais necessário o pagamento das taxas nos aeroportos, pois as mesmas já estavam inclusas no Bilhete).

 

IMG_20140417_094511918.jpg.1d4abf46bcd5d5bcb426c37ba0e87169.jpg

 

Sem muitos atrasos, embarcamos no voo com um "céu de brigadeiro", como comentou o amigo Elisson! O voo dura cerca de 1h e logo estávamos em La Paz, mas o visual ao chegar em La Paz é de tirar o fôlego, a paisagem muda para aqueles picos nevados lindos, mas temerosos, ainda mais que uma "turbulência de leve" que nos coloca com uma impressão de estar a alguns metros daquelas motanhas lindasss!! Mas graças à Deus, tudo dá certo no final!

IMG_20140417_155151.jpg.9621a9878b2426120bf242d36de74204.jpg

IMG_20140417_112930918_HDR.jpg.3a403def41f66d990742682731ed3a46.jpg

 

Quando se chega de avião a La Paz, muitos sentem de supetão o "mal da altitude", por prevenção eu já tomo um dramin quando saio de Cobija, isso ajudou da última vez que estive em La Paz, em 2010. Nosso amigo Flávio foi o que logo sentiu este mal estar, mas nada que alguns minutos sentado não ajudaria a melhorar! Pegamos as mochilas, aguardamos um pouco e foi aí que conhecemos o casal Daira e Anderson que estavam ali para aproveitar o feriado e conhecer o Lago Titicaca e a Ilha do Sol, destino também da Cris!

 

Para adiantar um pouco, alguns resolveram conferir o câmbio do aeroporto. Só que para 'não' surpresa, o câmbio de aeroporto nunca é favorável e estava R$ 1 = BO 2,70, portanto, resolvi não cambiar, mas ir sacar do VTM os resquícios de dólares que ali estavam (ainda do meu intercâmbio em 2013). No entanto, para meu desespero inicial, dos 10 caixas que eu poderia ter escolhido, escolhi justamente aquele que engoliria o meu cartão e não me devolveria mais... havia acontecido isso em Ottawa, CA, e este já era o reserva do reserva que eu havia pego no BB dias antes...

 

Devido ao tempo corrido, não daria para eu pedir ao banco BNB (Banco Nacional da Bolivia) que devolvesse meu cartão de crédito retido (isso levaria horas, quem dirá dias, um feriado longo estava a caminho), então, com help da Cris para me acalmar, resolvemos ligar para o BB no Brasil e ativar o cartão reserva e tentar novo saque. Ledo engano novamente, não consegui atendimento no BB no Brasil e daí entreguei para Deus, afinal, eu tinha R$ 400,00 em espécie e se precisasse de mais, meus amigos me emprestariam. Daqui veio o desafio de me virar com estes R$ 400,00 e para minha surpresa eu consegui!! srsrsr

 

Como éramos em muitos e a maioria de nós precisaria ir comprar logo as passagens de bus para nossos destinos Unyni (eu, Maycon, Clayton e Flávio) e Copacabana (Cris, Daira e Anderson), Elisson e Ana seguiriam para o Hotel, pois ainda decidiriam se iam para Copacabana ou só explorariam La Paz!

 

Assim, pegamos um táxi para os 4 de Uyuni, 1 táxi para os de Copacabana e 1 táxi para o casal irem ao Hotel. Aqui veio a "esperteza" dos taxistas. Nós dissemos que queríamos ir ao terminal de ônibus de La Paz de onde saem os ônibus para Uyuni, assim também fez os demais amigos que iriam para Copacabana. Só que o nosso taxistas parou algumas quadras depois que saímos do aeroporto, numa espécie de central de bus e vans que também partem para estes destinos, só que este não me pareceu ser o "terminal original". Então questionei, pq em 2010 qnd estive em La Paz eu sabia que o terminal era nas proximidades da Igreja de São Sebastião e não podia ser naquele local, discussão daqui e acolá com o taxista, ele nos levou até o Terminal de ônibus que queríamos, o que não aconteceu com os outros amigos, que ficaram lá no outro terminal próximo do aeroporto, e os taxistas cobraram 50 bolivianos para este trajeto (pequeno e o longo).

 

Notamos que nossos amigos não estavam lá, mas seguimos para cambiar o dinheiro, e na rodoviária o câmbio estava igual o de Cobija, R$ 1 = BO 2,80. Seguimos para pesquisar por empresas que ainda teriam vaga para Uyuni naquela noite... Pedimos no guinchê de informações as principais empresas que faziam estes trechos e fomos procurar... Acabamos comprando com a empresa Cruzeiro del Norte (o que não recomendamos, mas era a única que tinha vaga para aquele dia...srs). Confiamos deixar nossos mochilões na loja da agência, para não ficar andando com ele durante o restante do dia. Isto não parece muito prudente, afinal, poderiam mexer na bagagem ou até implantarem coisas proibidas, mas corremos o risco, pois os documentos e objetos de maior valor estavam conosco, nos bolsos/casacos, e no meu caso, na mochila de ataque, que reversava com os meninos para carregar...

 

Quando estávamos saindo da rodoviária para dar um rolé na Praça de São Francisco, encontramos os amigos, Cris, Daira e Anderson que nos contaram o episódio do taxista.

 

Seguimos para a praça e fomos para rua lateral, a Calle Sagarnaga em busca de restaurante para almoçar e também dar uma olhada nos muitos artesanatos!

Andamos um pouco, verificamos os preços das roupas e souvenirs para na volta do Salar poder comprar o que queríamos. Encontramos um restaurante que fica numa daquelas muitas galerias de lojas/restaurantes que tem naquela redondeza do mercado das Bruxas, a escolha se deu por ser um ambiente com wi-fi, a fim de enviar notícias para casa... Pedimos lasanha, pizza e coca-cola! Saímos e mais algumas voltas, decidimos regressar para a rodoviária, isso já era umas 17h, paramos num bar para apreciar uma cerveja Boliviana, a Huari. Depois seguimos de volta para a rodoviária e ir ao local marcado, na própria loja da agência. Na rodoviária há muitas lojinhas que vendem de tudo um pouco, aproveitamos para comprar lanches como bolachas, biscoitos, batatas, água e isotônicos.

IMG_20140417_150221100.jpg.585d04966f54acf4d58f009d2240a3cb.jpg

IMG_20140417_150449621_HDR.jpg.447178c84da2422408cbdd280d285cda.jpg

 

Como eu sabia que não teria como tomar um banho digno, utilizei o banheiro para uma rápida higiene, troca de roupa (coloquei uma calça segunda pele), pois sabia que no caminho para Uyuni a temperatura iria baixar na madrugada, afinal, tínhamos 13h de busão pela frente. Aqui vale aquela dica de ter lenços umedecidos para os ‘banhos improvisados’. Isso poderia se repetir por todo o passeio, caso não ficássemos em um local de hospedagem com estrutura de banho, como já li em muitos relatos aqui do Fórum...

Pela noite, os ônibus saem quase todos nos mesmos horários, a partir das 19h, e como o nosso não foi diferente. O que notei foi certa desordem no embarque, mas estávamos com nossas mochilas sem extravio algum, então estávamos bem! Srsr

 

Na saída da cidade de La Paz, acho que pegamos umas 3h de trânsito muito lento, não sei se isso é normal, ou se, por conta do feriado que estava vindo pelos dias seguintes que gerou esta saída de carros da cidade...

Ficamos nas últimas poltronas do bus, eram as únicas que tinham, sabíamos que a proximidade com o banheiro ficaria ruim talvez do meio para o fim da viagem....hehehe

Durante a noite, conversamos muito, comemos, dormimos, cochilamos, mas parecia que a hora não passava... havia alguns trechos de terra, onde o ônibus trepidava muito, isso incomodou à beça... mas tudo bem, estávamos felizes pela trip de meses de planejamento, enfim estava sendo vivida!

 

Custos do dia:

Táxi do hotel até aeroporto de Cobija R$ 20,00 (divido p 4 pessoas R$ 5,00)

Taxas aeroportuárias em Cobija: 11 BO / 3,93 BO

Cambiar R$ 400 - 1.080 BO (2,80)

Almoço para 4 pessoas 117,00 BO / R$ 42,00

Passagem ida para Uyuni BO 120 / R$ 43,00 (Empresa Cruzeiro del Norte Semi cama)

Compras de lanches 45,00 BO / R$ 16,00

 

[t3]Dia 18/04/2014 – Sexta-feira[/t3]

 

Chegamos a Uyuni às 08h da manhã, e a cidade estava dormindo ainda! Descemos do bus e fomos em busca da rua das Agências que vendiam os pacotes do passeio para o Salar. Já tínhamos dicas como a Blue, a Relâmpago (dica da Cris) e outras que não foi difícil de identificar, porque são agências uma do lado da outra, hotéis e restaurantes... Entramos na 1ª agência, ouvimos a proposta, mas não fechamos, ouvimos a 2ª que era a Relâmpago, negociamos o preço para 2D/1N de passeio, mas também, depois de ler em alguns relatos, que pegar um guia bom, era uma questão de sorte, então, aproveitamos para pedir um guia ‘comunicativo’, mas não teve jeito, nosso guia era calado, e quando falava, após muitas perguntas nossas, ele dava cada resposta sem pé, nem cabeça, que só ríamos e nos divertíamos com o momento... Terminada a negociação, isso já era quase 08:40 da manhã e estávamos famintos.

 

Assim, o passeio ficou marcado para sair às 10h, então fomos a um restaurante quase ao lado da Agência Relâmpago que já é na frente de um Hotel, no qual negociamos um banho na volta do deserto... O restaurante é o Monsoj e tem WiFi (dica da Cris), outra oportunidade para avisar em casa que ficaríamos mais algumas horas sem conexão e também informar que estávamos todos bem. Pedimos 2 cafés continentais que são bem servidos e deu para as 4 pessoas. Lá no café, conhecemos alguns outros brasileiros da melhor idade que eram do Rio de Janeiro, muito massa, estavam empolgados com a Bolívia e pareciam ser bem viajados já!

 

Terminado o café voltamos para a agência e nos foi informado que sairíamos às 11h aproveitamos para comprar vinhos, água e alguns lanches, mas a água também estava inclusa pela agência, neste caso, na hora de negociar é importante saber o que está e o que não está incluso em seu pacote.

IMG_20140418_083134900.jpg.a3a54c19b2c421d9524e3ca33a585122.jpg

IMG_20140418_100035770.jpg.5a89f439af872e35c49f579a5df10959.jpg

O passeio iniciou às 11:30, em geral inicia as 10h... Nosso guia era Nestor e como isso é coisa de sorte, como já disse antes, ele pouco interagia conosco... Fomos buscar a cozinheira, ela se chama Ana, muito tímida por sinal, só se manifestava quando dirigíamos nossas perguntas a ela... E além de nós 4, havia 1casal israelense, o Isaque e a Miresvla (escrevi assim, mas não faço ideia de como escreva de verdade...srs).

 

O passeio do 1o dia, a primeira parada é no Cemitério dos Trens, ou seja, é o local na cidade que ficam os trens antigos daquela região. Nestor disse que tínhamos 10 minutos, é claro que não daria tempo para as ‘1.000’ fotos que cada um queria tirar em cima e na frente dos trens.... Acho que levamos uns 30 minutos nesta parada.

IMG_20140418_114127495.jpg.9cd080de41e7dde069071cacd7aa4a71.jpg

IMG_20140418_114404337_HDR.jpg.27471bdb02a2bccd80be46fc78ec6761.jpg

IMG_20140418_113836904.jpg.035c542272be33fade03e55a754f9f82.jpg

IMG_20140418_114154858.jpg.9aca90025fba03435fe783689c3f7eaf.jpg

 

A próxima parada foi a visita a uma feirinha de artesanato de uma comunidade local, algo muito típico pela Bolívia e Peru! A feira basicamente oferta muitas confecções andinas! Mas achamos melhor deixar as compras para La Paz. Nesta feirinha ficamos mais uns 30 minutos! Aqui encontramos outros brasileiros! Muito bom saber que somos um povo viajante! srs e o mais engraçado é que eles sempre se espantam quando a gente diz que é do Acre!! srsr

 

Depois seguimos para o Maior Deserto de Sal do Mundo, claro com uma parada para o almoço, nas imediações do Hotel de Sal, mas não foi lá dentro que comemos foi na parte de fora mesmo... Então, almoçamos e fomos tirar fotos naquele monumento das bandeiras! É tão legal estar num lugar que você já leu tanto a respeito (via relatos aqui do Fórum) e também viu em fotos! Tentamos aproveitar ao máximo nosso tempo lá, só que o Nestor logo quis ir para a outra parada que era a Ilha de Cactos Gigantes (Incahuasi). Nesta parada ficamos 1h, é o tempo para quem for conhecer a ilha de cactos melhor (paga-se 30BO, não inclusos no pacote).

IMG_20140418_131135118.jpg.89c3fc96a15c2a9c7b6f2c532b2d4562.jpg

IMG_20140418_131329094.jpg.3ef7062976d200d306198cf8358b3a73.jpg

IMG_20140418_144536382.jpg.ec3deaacded922f736b67352c022c9cb.jpg

IMG_20140418_134253708.jpg.43c83e436cf6f7ce32d3646fc4376cf5.jpg

IMG_20140418_153344506.jpg.9524465f069869f9fd28d74596e8387d.jpg

IMG_20140418_154634504.jpg.3543f6e3bd49bd7b7ebdcf95ab1d6a52.jpg

IMG_20140418_153317026_HDR.jpg.2e5bf3da2902927fcb9e2ad0384b51ce.jpg

 

Foi aqui que tentamos reproduzir as fotos de perspectivas de todo jeito que pudemos...srs O famoso ‘jump’ da turma também foi exaustivamente ensaiado até dá certo!! Srs A Miresvla disse que éramos muito criativos e alegres. Ela falava pouco inglês, mas melhor que o nosso e tentamos ao longo do passeio conversar para interagir com ela e o Isaque, ele já falava muito bem inglês e já estava num espanhol intermediário, às vezes eu perguntava em inglês e ele respondia em espanhol, foram tantas gafes de idioma, mas o importante era se comunicar!! É nestas horas que você dá valor às aulas do cursinho de idiomas!! O Nestor não falava inglês, então às vezes quando eles não entendiam as poucas explicações em espanhol, eles nos perguntavam e nós tentávamos explicar em “english”.

 

SAM_1445.JPG.b4718aae02f4c03ffbfea5686d7e838c.JPG

SAM_1455.JPG.0159d8211c7aedb9ee1cf44efb5083d9.JPG

SAM_1496.JPG.026a736a6c9defa90a96808a4eaa8c76.JPG

IMG_20140420_112639.jpg.eb0bc6b94aeb910b284a6f2e44f333dc.jpg

 

O local de dormir é bem longe do salar, então o Nestor já ficou chamando para irmos embora, porque ele ainda não sabia onde dormiríamos. Neste ponto, nota-se que vamos um vilarejo e que os viajantes dormem nas casas de moradores ou em pequenas pensões também administradas pelos moradores. Rodamos e rodamos e todos os lugares que íamos já estavam ocupados. Já era final de tarde quando notamos que não tínhamos onde ficar, até que outro guia que trabalhava para a mesma agência, e estava com outro grupo de viajantes, informou que havia um, no qual a dona não estava, mas que com certeza haveria lugar para todos. E assim foi. Achamos o alojamento muito bom por sinal, novo e com banheiro com estrutura para banho, isso para a alegria dos brasileiros, porque os gringos nem fizeram questão!!heheh a água era fria, mas eu estava louca para uma rápida ducha gelada, que fosse!

 

Então, fomos alocados nos quartos, depois seguimos para o banho e o jantar já estava sendo preparado, mas antes eles serviram um chazinho com bolachas de entrada.

Ficaram neste alojamento 3 grupos de 6 pessoas, mais a equipe de apoio de cada uma. O jantar são muito bem servidos! Ainda para a entrada tivemos a famosa sopa! Que eu amo, pois num clima de frio um caldinho quente ajuda muito para manter-se aquecido! Depois do jantar ficamos tomando vinho e conversando o melhor papo de todos: viagens! Aqui foi bacana para nos aproximarmos do casal israelense e também ouvir as histórias das viagens deles pela Europa e demais andanças!

IMG_20140419_070415299.jpg.6da52e07a95183fab8f4dbeb386361bb.jpg

 

O casal foi dormir e a nossa turma se empolgou e ficamos tomando os vinhos... Ainda fomos atrás de comprar mais outra garrafa de vinho, no entanto, não foi possível, porque a vendinha que tinha na frente do alojamento já estava fechada. Estávamos bem cansados, porém felizes com o dia cheio de paisagens novas e de encher os olhos!

IMG_20140418_215032363.jpg.f0b3a3cc34aedee3201493099b7a19a0.jpg

 

Dicas durante o passeio: Nestes dias no Deserto é sempre bom ter uma quantia básica de bolivanos em mãos, objetivando comprar o que desejar tanto nas feirinhas, quanto para pagar para usar os banheiros, para comprar lanchinhos e afins.

 

Custos do dia

Pacote 2D/1N 450 BO / R$ 160 (por pessoa)

Café da Manhã: 60 BO / R$ 22,00 (divido para 4)

Água (4l)+vinho(2 garrafas)+biscoitos: 110 BO / R$ 40,00

 

[t3]Dia 19/04/2014 - Sábado[/t3]

 

IMG_20140419_072901341.jpg.a7d1684192c3fcad0f0d29ea734c7339.jpg

Acordamos cedo às 05:30, pois o café foi servido às 06h para sairmos às 07h. Levantamos, arrumamos as coisas e seguimos para o café! O café é muito bem servido com aquele típico pão da Bolívia e Peru que não é o francês do Brasil....srsrs, geléias, chás, café preto e etc. Um ‘causo’ engraçado foi que no pote de açúcar, acho que sem querer, colocaram um pouco de sal e os meninos sentiram logo a diferença do sabor!! kkk

 

Para este segundo dia estava reservado para ‘mirar’ o Vulcão Tunupa, e conhecer 2 lagunas (a famosa dos Flamingos e a que batizamos lagoa dos Patos risonhos, porque eles emitiam sons semelhantes a gargalhadas, muito massa!)

Então, antes de sairmos tiramos uma foto da equipe completa, só a Ana que não quis participar da foto...srs

 

Seguimos viagem para mirar o Vulcão Tunupa, e no local que paramos já tinham outras equipes que saíram mais cedo que nós lá do alojamento! E neste momento lembramos de tirar fotos com nossa bandeira do Acre e começamos a sessão! Neste local vi que havia palavras montadas com as pedrinhas, como Happy-bday, Bolivia 2014 e outras mensagens! Srs Ficamos cerca de 30 minutos nesta parada.

IMG_20140419_090601939.jpg.bbb2baefa47c4a3cb7a85cec4c8d262d.jpg

SAM_1571.JPG.55504fe37aaf3a116de198c3beb2e642.JPG

IMG_20140419_090802160.jpg.199885098aaabecf6f1a788721f3b1f7.jpg

IMG_20140419_091117350.jpg.57d8eaaf4732b33055cbff8296be39d2.jpg

 

Depois fomos para uma das lagoas que eu mais queria conhecer, a Laguna Cañapa com os flamingos e as rochas espelhadas nas águas!! Paisagem incrível de tirar o fôlego de tanta beleza natural! A gente se sente tão bem, com tanta paz rodeando! E assim pelas belezas esculpidas pelo tempo nós ficamos lá admirando um pouco mais! Esta passada pela Laguna levou uns 40 a 50min! Os jeeps de mais dias seguiriam viagem, mas nós retornaríamos pelo caminho, mas ainda visitaríamos outra laguna! Nós queríamos muito ter ido conhecer laguna colorada, mas vai ficar para a próxima trip! buááááá!! :(

IMG_20140419_101248323.jpg.ca3f569b2b013a6f40c94821ffde8c88.jpg

IMG_20140419_101827371.jpg.80775b198c3b99de3792a4ec68e8a973.jpg

IMG_20140419_102258796.jpg.631b32f399ef2a648c783ed11a21adfb.jpg

IMG_20140419_103812353.jpg.e91fff1bd6adcc6ff4979c2b19097231.jpg

IMG_20140419_104050014_HDR.jpg.25c669371df8ee2130f6ab331f851db1.jpg

SAM_1590.JPG.bd2b3c83cd0dd61ee6d523c89ddec6b4.JPG

SAM_1602.JPG.a0e1705b869542972abee1402dab2649.JPG

 

Parada para o almoço, assim no meio do nada!! Registrei uma placa muito comum pelas Routas da Bolívia... Atenção Lhamas na pista...sr

Almoçar curtindo o cenário das montanhas é realmente um presente dos céus!

IMG_20140419_115047577.jpg.c7d77c2c5491d900e785a131a5390214.jpg

IMG_20140419_115619423.jpg.7bf2617ebd97c15216766877c26a7762.jpg

 

Depois seguimos para a Laguna dos patos risonhos (eu não recordo o nome oficial, e olha que perguntei umas 200 vezes ao Nestor ::otemo:: !! Lá também tinha formações rochosas muito legais e uma vegetação muito típica da região, eram pequenos conglomerados verdes que pareciam não fazer parte daquele local árido! As rochas lembram aquela formação do famoso ‘Arbol de Piedra’! Ficamos aqui cerca de 40 minutos, pois aqui além das fotos, nós paramos para apreciar a paisagem e refletir sobre a vida!

 

IMG_20140419_123616842.jpg.d67a8aec151f91ad120083eb7d18313a.jpg

IMG_20140419_123847562.jpg.8565e655ff95057452f3f74454dbdc6b.jpg

IMG_20140419_123953311.jpg.1aa196acc16936bc504273705692702a.jpg

IMG_20140419_124651799_HDR.jpg.dd9d7d3faa43a16dd2dc816ab7826249.jpg

IMG_20140419_124748976.jpg.25c9a6dbd103bd6fb79ac591c7125a8a.jpg

SAM_1657.JPG.809b45f10c087606f8df8c071e4d83b8.JPG

SAM_1671.JPG.fc81297385cbc5e0be78da74337c3418.JPG

IMG_20140419_130724781_HDR.jpg.e5424d96a123a0a838f342b49ce3b461.jpg

 

Terminada esta visita, seguimos de volta para a cidade de Uyuni, paramos numa cidadezinha para esticar os ossos, chamada ‘San Cristóbal’ parada para ir ao ‘baño’ e assim continuar a viagem de volta a cidade de Uyuni.

Chegamos por volta das 16hs, nos despedimos do Nestor, da Ana e do Casal Isaque e Miresvla. Deixamos nossas mochilas cargueiras na agência e seguimos para comprar nossas passagens de volta para La Paz, desta vez escolhemos a empresa Trans Turístico Omar (muito melhor e mais barata que a q Cruzeiro del Norte!). Voltamos para a agência e no caminho paramos em um hostel e um hotel para negociar um banho! Acabamos que fechamos o banho com o Hotel ao lado da Agência, que não recordo com o nome, mas cobrou o mesmo preço do Hostel, e a água era quentinha!!

IMG_20140419_144757789_HDR.jpg.9bbeda753bf866c37fa8de063f2e35b7.jpg

 

Então, de energias revigoradas após o banho fomos tomar um chá (eu em especial neste dia senti muito a pressão da altitude!). Escolhemos o restaurante Monsoj para, claro, pegar o WiFi e enviar notícias à família! Maycon pediu panquecas e eu o chá de coca. Terminado o chá, seguimos em busca de jantar, pois o bus sairia às 20hs. Escolhemos um dos restaurantes e pedimos, para variar, pizza! Srsr

SAM_1679.JPG.ef54274ea3023c8f92fa9dc79286261a.JPG

 

Seguimos até o ponto de saída do bus que pontualmente saiu às 20hs e desta vez conseguimos escolher as primeiras poltronas e como estávamos bem cansados, deu para dormir mais tempo, porque tínhamos pela frente mais 13h de busão até La Paz!

 

Custos do dia

Água (4l) 16 BO / R$ 5,70

Passagem de volta (Uyuni para La Paz) bus semi-cama BO 100 / R$ 39,50

Banho no Hotel Casa Blanca (ao lado da Agência Relâmpago) 15 BO / R$ 5,50 (por pessoa)

Panqueca 30BO / R$ 11,00 (achei caro!)

Chá de coca 15 BO / R$ 5,40 (achei caro também!)

Jantar 2 pizzas individuais + 1 coca 1lt 90 BO / R$ 32,00. (Divido p 3)

 

 

[t3]20/04/2014 – Domingo[/t3]

 

Chegamos a La Paz por volta das 9h e fomos procurar hospedagem próximo a rodoviária, e escolhemos o Pirwa HOSTEL, mas depois decidimos ficar no mesmo hotel que Ana e Elisson estavam, o Happy day, na Sagarnaga, então pegamos um táxi e fomos para lá.

 

Chegamos, tomamos banho e logo saímos para procurar por novos mochilões para os meninos, souvenir e tbm almoçar! E assim seguimos, rodeamos as calles Lhampus e as calles paralelas ao Mercado das Bruxas.

Entramos numa espécie de shopping (centro de lojas) que tinha uma praça de alimentação e verificamos as opções de almoço e almoçamos todos para continuar as andanças!

 

De volta as ruas, cruzamos com o Isaque, eles tinham acabado de chegar em La Paz! Que mundo pequeno!! Srs trocamos algumas conversas e depois cada um seguiu para um lado!

 

Resolvemos voltar ao Hotel para os meninos deixarem os novos mochilões!! No caminho, encontramos com Ana e Elisson que estavam vindo de mais um passeio pela cidade. Estes amigos desistiram de ir à Copacabana para explorarem mais a cidade de La Paz, nos contaram e conheceram o mais recente serviço (ainda em fase de testes) dos teleféricos de La Paz que ligam a cidade alta a cidade baixa. Esta fase teste ainda estava de graça e portanto, configurava-se como a mais recente atração da cidade para os moradores, como para os visitantes! A procura era muito grande, gerando longas filas, mas para quem está de folga dá para investir 30min de espera e apreciar o passeio!

Marcamos então um jantar com eles e assim finalizar a trip com chave de ouro! E continuamos as andanças! Pela tardinha voltamos ao hotel para tomar banho e descansar alguns minutos, foi quando também começou a chover... Então, aproveitamos para arrumar as mochilas e ficar conversando sobre a trip!

IMG_20140420_180642.jpg.936fb51200904878017370c33a5a6326.jpg

 

Passada a chuva, decidimos ir ao Hard Rock café, mas não achamos mais! Srs Estive lá em 2010 e lendo na net, vi relatos de que na verdade o que tinha antes não era o oficial, mas tratando-se da Bolívia isto não nos pareceu tão impossível! kkkk E então fomos a um restaurante italiano na calle Murilo, indicado pela Ana.

Comemos! Bebemos, rimos, falamos da trip e até cogitamos baladinha, mas o cansaço falou mais alto e não fomos em busca de balada, porém, fomos atrás da saideira! srsr Seguimos para a rua do Museu da Coca, mas havia poucos restaurantes/bares abertos.

 

Entramos na galeria do Museu e encontramos um pub aberto, chamado “The Pot Colonial”. Aqui foi a nossa surpresa e admiração com a decoração do local! Primeiro porque éramos os únicos clientes do local (daí já veio a imagem dos filmes Albergue, aquele de terror em que os viajantes desavisados são torturados....), e as luzes e os objetos decorativos lembravam os cenários dos castelos do “Game of Thrones”, pois era bem antigo e surreal. Havia ‘falos’ e ‘vulvas’esculpidos nos armários de madeira do restaurante inteiro! Esculturas de demônios e demais objetos que atiçam qualquer visitante! Kkkk Daí você imaginam ficamos todos perplexos e eufóricos com a descoberta inusitada de nossa última noite na Bolívia. Nem nos sentamos, ficamos lá tirando fotos, filmando e o garçom não conseguia nos entregar o menu da noite....kk

598db61818c91_PubPotColonial.jpg.543a28b3d123f46d59f49dab7f62cc36.jpg

 

Então, passada a euforia, conversamos com ele e perguntamos se ele não ficava com medo de ficar ali sozinho, ele disse que não, já estava acostumado, e só no começo ficava com receio...srs perguntamos ainda há quanto tempo existia aquele local, ele disse que tinha num mínimos uns 250 anos!!

 

O Elisson pediu uma cervejinha e eu o acompanhei, daí tiramos mais fotos dentro do pub e também na galeria pelo lado de fora! E seguimos para o Hotel! E assim, finalizava mais uma trip por La Paz!

IMG_2833.JPG.89bb445e639d09630cd58e74044ccb54.JPG

 

Dicas de compras dos equipamentos: Aconselhei os meninos a fazerem o mesmo que fiz em 2010, comprar em Rio Branco um mochilão básico ao menos para chegar lá e em La Paz reservar umas horas para procurar um mochilão digno de um mochileiro!! Srs as mochilas dos meninos rasgaram lá no deserto devido ao peso, mas deu para chegar novamente....srs

 

Custos do dia

Hotel Happy Day Diária casal com banheiro interno e sem café da manhã 120BO / R$ 43,00

Água 2lts 5BO / R$ 1,80

Almoço 25 BO / R$ 9,00

Jantar 196 BO / R$ 70,00 (dividido p 6 pessoas)

 

[t3]21/04/2014 – Segunda-feira[/t3]

 

O nosso voo saía muito cedo às 08:40, então tratamos de acordar cedinho e tomar café no aeroporto mesmo, depois de efetuar o check-in.

Pegamos o táxi às 06:30h e aqui foi outra aventura, que acho só acontece pela Bolívia... quem já foi para lá sabe que regras de trânsitos não são respeitadas, e o taxista que pegamos resolveu não respeitar uma faixa de pedestres da saída da Calle Sarganaga, que estava bem movimentada por sinal! Só que o guardinha já tinha visto essa manobra e saiu correndo atrás do carro, o taxista até parou, mas além de pegar a habilitação do mesmo o guarda pediu para ele o acomapanhar a “la comissaria”, claro que o taxista não foi e partiu no trecho!! Ficamos meio preocupados, mas podia ser muito normal entre eles!! Kkk

 

Chegamos todos bem ao aeroporto e seguimos para os trâmites de chekin. Lá encontramos também o casal Anderson e Daira que tinham passeado por Copabacana, e fizeram o passeio do Down Hill no dia anterior, e nos relataram que uma francesa havia caído ribanceira abaixo com bike e tudo, mas que tinha sobrevivido! Ufa!!!

SAM_1736.JPG.513c1d8d2cca90d0fa5d665bded050c6.JPG

 

O voo saiu com alguns minutos de atraso, mas seguimos viagem de volta super tranqüila e ficamos lá do alto admirando as montanhas nevadas!

SAM_1744.JPG.cc82f64ecedfeb28fab3d33e243a901e.JPG

 

Chegamos em Cobija por volta das 10hs da manhã e aguardamos as bagagens uns 30min. Como eu relatei no começo, o aeroporto está passando por reformas, então nós tínhamos que aguardar as bagagens desembarcarem e depois retornávamos ao pátio externo ao aeroporto e buscávamos nossas mochilas que estavam ao relento.... buá!!

 

Pegamos o táxi até a igreja onde estava o carro, e depois seguimos para a zona da fronteira para registrar nossa saída da Bolívia e também cambiar os últimos bolivianos para reais! A esta altura eu já havia acabado com toda a grana que eu tinha em Boliviano! Até tentei cambiar coisa de 15 BO, mas miúdo assim a casa de câmbio não trocava...srs eu estava devendo um trocado ao Flávio e trarei logo de repassar para ele...Srs Em seguida fomos a PF registrar nossa entrada no Brasil. Terminado os trâmites já era do almoço e seguimos para o restaurante Boi na Brasa. Enfim, comidinha brasileira!!

 

Terminado o almoço seguimos de volta para casa e pegamos a estrada! Estava tudo indo bem, até que fomos parados no posto de fiscalização próximo ao município de Senador Guiomard, consequentemente perto de Rio Branco. O guarda pediu a documentação e verificou que o lacre da placa do carro estava faltando, ou seja, com aparência de adulterado e isso é infração grave com retenção do veículo! Galera, com a Lei de Murph não se brinca! Não deu outra, a gente ‘chorou’ à beça, mas não teve jeito o carro foi guinchado!! Por sorte, havia sinal de telefone e o Flávio conseguiu contactar a irmã dele e ela foi ao nosso socorro! Sr

Deixados.jpg.c05fc1ee24bc85888b4ac91322226b80.jpg

 

Este contratempo tardou nossa chegada em casa, mas no final deu tudo certo! A trip foi mega excelente! Do jeitinho que eu esperava, aventureira e emocionante! Foi mais uma oportunidade para conhecer novos amigos acreanos e que gostam de viajar e também a oportunidade de conhecer novos amigos como a Cris, Anderson e Daira!

 

[t3]Bom, é isso pessoal! Fui bem detalhista como sempre e espero que nosso relato possa ajudar novos mochileiros![/t3]

 

Custos do dia

Táxi até Aeroporto La Paz 60 BO/R$ 22,00 (dividido p 3 pessoas)

Café da manhã 28,50 BO / R$ 10,20 (para uma pessoa)

Táxi Aeroporto de Cobija 60 BO / R$ 22,00 (divido para 4 pessoas)

Almoço Self-service R$ 21,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thalita, parabéns pelo relato. Em agosto também vou passar pela Bolívia. Só tenho duas perguntas por enquanto hehe... você falou que não recomenda a empresa Cruzeiro del Norte para fazer a viagem La Paz x Uyuni. Você passou muito frio durante a viagem ? E a outra pergunta... você chegou a usar cartão na Bolívia ou pagou somente em dinheiro ? Obrigado. Beijos. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Thalita, parabéns pelo relato. Em agosto também vou passar pela Bolívia. Só tenho duas perguntas por enquanto hehe... você falou que não recomenda a empresa Cruzeiro del Norte para fazer a viagem La Paz x Uyuni. Você passou muito frio durante a viagem ? E a outra pergunta... você chegou a usar cartão na Bolívia ou pagou somente em dinheiro ? Obrigado. Beijos. :wink:

Olá Fernando!

Então, se você tiver outras opções além da Cruzeiro Del Norte e por um preço também razoável, peça p ver uma foto recente do bus, ou mesmo se ele estiver estacionado pelas proximidades do guinchê n custa nada dar uma conferida! Nós não passamos frio, pois seguimos bem as recomendações dos outros mochileiros, estávamos bem encapados!

Sobre o cartão, como relatei, meu Visa Travel Money ficou retido no caixa eletrônico nas primeiras horas em La Paz, daí me virei somente no dinheiro. Meus amigos que para a compra de suas mochilas usaram o cartão de crédito internacional numa boa! Mas, compras com cartão não dá p chorar por desconto... Srsr

Boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Oi!

 

Muito bom seu relato!

Uma pergunta, qual foi seu critério para escolher o passeio de 2 dias e nao o classico de 3 dias - pergunta -

 

Oi Ane! o tempo de retorno, porque nosso voo saia as 08:40 do dia 21/04/2014, e então arriscar sair de Uyuni na noite do dia 20/04 nos faria perder o voo, pois saimos de lá na noite do dia 19/04 e chegamos em La Paz às 09:30 do dia 20/04 em La Paz. Daí não quisemos correr o risco e gastamos o dia 20/04 para andar mais por La Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...