Olá viajante!
Bora viajar?
Primeira vez na América do Sul: 18 dias pela Bolívia e Peru sozinha - set-out/2015
- Respostas 26
- Visualizações 5.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Fernanda83 11 posts
-
gabi14nunes 3 posts
-
letícia.amorim 2 posts
-
JTJ 2 posts
Olá, pessoal!
Acabei de voltar da minha viagem de férias, e não poderia deixar de compartilhar aqui as informações que foram tão úteis para que eu me organizasse e tudo corresse bem. Espero que estas atualizações possam ajudar aos futuros mochileiros como me ajudaram!
Eu decidi que iria a Machu Picchu no primeiro semestre, mas... não fiz nada a respeito, rsrsrsrsrs. Não consegui pesquisar ou me organizar com tempo, e somente nos 15 dias anteriores à partida comecei a ler os tópicos por aqui, procurar as passagens, desenhar roteiros possíveis. A única coisa definida era a porta de entrada na Bolívia, uma vez que tinha milhas para emitir a passagem para Santa Cruz de la Sierra; acabei usando do mesmo artifício para o retorno, já que não encontrei passagens a bons preços a partir de outro ponto.
Saí de São Paulo em 28/09, retornando em 15/10. O roteiro inicial, depois de muitas idas e vindas, ficou assim:
Roteiro inicial - 28/9 a 15/10
dia 28 - São Paulo - Santa Cruz
dia 29 - Santa Cruz - Sucre
dia 30 - Sucre - viagem à noite para Uyuni
dia 1 - Uyuni (manhã) - deserto
dia 2 - deserto
dia 3 - deserto - Uyuni - viagem à noite para La Paz
dia 4 - La Paz
dia 5 - Copacabana - Isla del Sol
dia 6 - Isla del Sol - Copacabana - viagem à noite para Cusco
dia 7 - Cusco
dia 8 - Cusco - Valle Sagrado
dia 9 - Cusco - Maras e Moray
dia 10 - Aguas Callientes
dia 11 - Machu Picchu
dia 12 - Cusco - viagem à noite para La Paz
dia 13 - La Paz
dia 14 - La Paz
dia 15 - La Paz - Santa Cruz (8h) / Santa Cruz - São Paulo (13h)
Bom, este roteiro foi modificado ao longo do caminho, e acabei ficando mais dias em Cusco - conto logo mais.
Informações sobre câmbio:
1 dólar = 4,00 reais
1 dólar = 6,95 bolivianos
1 dólar = 3,20 soles peruanos
Eu gastei na viagem toda US$1000,00, sem as passagens aéreas, que foram emitidas com milhas Smiles (Gol). Este valor foi gasto com folga, incluindo lembrancinhas e presentes, e sem me esforçar por fazer economias - restaurantes ou passagens de ônibus (embora até agora não tenha entendido o que é o tal bus cama ou semi cama, hahahaha). Fiz dois trechos internos de avião, pela BoA - Boliviana de Aviacion: Santa Cruz x Sucre, e La Paz x Santa Cruz.
Como o dólar disparou, e eu descobri na semana de viajar que o meu cartão do Banco do Brasil poderia me deixar na mão (e me deixou...) , fiquei meio perdida. Acabei optando por levar dólares, e não me arrependi, embora tenha visto muitos lugares para trocar reais. Ainda assim, parte dos passeios e taxas foram pagas em dólar, sem fazer câmbio, o que facilita um pouco a vida - eu acho. Comprei a entrada para Machu Picchu pelo site do governo peruano, às vésperas de viajar, apanhando horrores do tal "verified visa", e quase desisiti - a transação não se efetivava nunca... Logicamente, não consegui Wayna Picchu - esgotado há tempos. Não consegui comprar as passagens de trem com antecedência, e comprei quando cheguei em Cusco, diretamente na agência.
Também por falta de organização prévia, não contratei seguro viagem. Não precisei, mas fiquei apreensiva por isso. Encontrei várias pessoas pelo caminho que tiveram de acionar o seguro por conta de problemas gastrointestinais. Fiz reserva apenas para os hosteis de chegada (Santa Cruz e Sucre), e os demais fui reservando sob demanda, pelo aplicativo do Hostelworld e TripAdvisor, ou mesmo no lugar, depois de chegar.
Balanço geral: amei a viagem toda! Sair sozinha pela América do Sul foi uma experiência incrível, tranquila, e que pretendo repetir em breve. Gosto muito de viajar sozinha, mas só tinha experimentado isto dentro do Brasil - tinha um pouco de receio de sair do país. Bobagem! Não me senti insegura em momento algum, não tive dificuldades com locomoção, com comunicação ou coisa do gênero. As paisagens são incríveis, e as pessoas que se encontram pelo caminho são maravilhosas... Lugares com muita história, muita energia, contrastes para pensar o Brasil, para me repensar...
Estou subindo as fotos aos poucos, e vou fazendo o relato. Daqui a pouco eu volto.