Ir para conteúdo

Formalidades de entrada e saída - Zambia e Zimbabwe


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá, pessoal.

 

Estive na região da fronteira entre Zambia (cidade de Livingstone) e Zimbabwe (cidade de Victoria Falls) em outubro passado e trago algumas informações sobre vistos e formalidades de entrada e saída para compartilhar com todos.

 

Cheguei na região sob um calor de mais de 40 graus tendo partido da África do Sul. Desembarquei em Livingstone e fui enfrentar a fila da imigração no minúsculo aeroporto desta cidade da Zambia. Por sorte, a fila para quem precisava do visto era menor do que a de quem não precisava, então demorei uns 30 minutos até conseguir ser atendido. Para entrar na Zambia, brasileiros precisam apresentar passaporte válido e o certificado internacional de vacinação de febre amarela, além de pagar a taxa do visto, que no meu caso foi de US$ 80,00, pois adquiri o visto de múltiplas entradas. Se você não for sair e voltar para a Zambia no período em que for visitar a região, a taxa para o visto de uma única entrada é mais baixa. IMPORTANTE: não é necessário levar foto, o que antes era exigido.

 

Saí de Livingstone e parti para Victoria Falls, no Zimbabwe, após fazer um passeio do lado da Zambia do parque nacional das Victoria Falls. Fui a pé mesmo, passei na imigração da Zambia para sair do país e após atravessar a ponte que liga os dois países na região caminhei por mais uns 15 minutos até chegar a imigração do Zimbabwe. A taxa para o visto de entrada única é de US$ 30,00 e você precisa ter uma página em branco no passaporte, pelo menos, além do certificado de vacinação da febre amarela. Mais uma vez, não é necessário foto nenhuma. Seu passaporte receberá o visto que ocupa a página inteira do passaporte, por isso a necessidade de uma estar em branco.

 

Depois de visitar o lado do Zimbabwe das Victoria Falls, retornei à Zambia, onde estava hospedado. Passei mais uma vez pela imigração do Zimbabwe para sair do país e de novo pela da Zambia, para entrar novamente. No dia em que deixei a Zambia para retornar à África do Sul, paguei uma taxa de saída no próprio aeroporto que não me lembro ao certo de quanto foi, acredito que US$ 30,00, ou um pouco menos. Enfrentei uma grande fila no aeroporto, pois além de ser pequeno e possuir apenas UM raio-x, os voos que saem da cidade para outros destinos na África e na própria Zambia decolam num período de tempo bem próximo. Como em quase todos os lugares do mundo, a saída é bem mais tranquila que a entrada e os pontos negativos da saída de Livingstone são destacados pela precariedade do aeroporto e dos serviços nele oferecidos.

 

Espero poder contribuir com estas informações e se tiver deixado passar alguma coisa atualizo o post outra hora. Sintam-se à vontade para fazer perguntas, ajudarei no que eu puder.

 

Abraços e boa viagem a todos!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Gustavo!

 

Estou pensando em visitar as cataratas em junho agora (estou morando em Moçambique, então é fácil). Estou com muitas dúvidas sobre qual lado da fronteira ficar. Vi que ficou na Zâmbia, a infraestrutura é melhor?

 

Sabe se a questão do visto é igual no Zimbábue também (múltiplas entradas x entrada única)?

 

Vou pra ficar um final de semana prolongado só (chegaria no sábado 12h e voltaria na segunda às 13h), acha que é o suficiente? E precisa ter preparo físico bom pras caminhadas? Porque o meu é nulo, então isso pode ser um problema, hehehe.

 

Obrigado!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá, ddourado!

 

Antes de mais nada, desculpe-me por não ter respondido suas dúvidas, vi que você disse que iria pra Vic Falls em junho e postou a mensagem em maio.

 

Enfim, você foi para lá? Se ainda não foi, avise que te passo o máximo de informações que puder.

 

Abraço!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Como vai Gustavo....

 

 

Eu estou jviajar para a Africa e quero fazer o mesmo trajeto que vc fez, ir para Zambia e Zimbabwe nas mesma cidades. Estou planejando fazer Africa do Sul X Zimbabwe X Zambia e voltar rumo a A frica do Sul tudo via trem, fazendo a reentrada no Zimbabwe. Gostaria de saber se terei algum problema com o visto , sei que algumas pessoas perguntaram isso mas tenho duvidas a respeito do visto. E se entendi, posso pedir o visto na entrada do país ou posso pedir o visto aqui do Brasil antes de ir, seria viável fazer isso? o que vc recomenda.

 

Obrigado,

 

Luiz

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • 6 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Muito obrigado pelas informações, @Gustavo X 

No começo de janeiro, me hospedarei por três dias em em Vic Falls (Corner Parkway and West Drive). É pertinho das Cataratas.

Minha dúvida é se compro o visto simples ou o de múltiplas entradas?...

Vc saberia me dizer se os principais passeios estão concentrados no lado zimbabuano ou zambiano?

Qual será a opção mais econômica pra viabilizar estes tours: visto simples ou múltiplo??

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...