Ir para conteúdo

Travessia Lapinha-Tabuleiro


Posts Recomendados

  • Membros

RED,

Valeu pelos contatos! O telefone da D. Maria que eu tinha não funciona mais e passei um tempão tentando encontrar o número novo na internet. Esse funciona... acabei de falar com ela! :-]

Mas me diz... você não tem também o da dona Ana Benta??

E você fez a travessia passando por dentro da serra do Breu? Sabe me dizer se é possível seguir esse caminho e ainda chegar à casa da dona Ana Benta no mesmo dia, se eu começar a caminhada perto da hora do almoço? Tenho um mapa básico dessa trilha, mas não informações de altitude e, apesar de o caminho ser bem mais longo, fiquei sem saber quanto ele é mais demorado.

Muito obrigada!

Abraço,

Lia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 115
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
RED,

Valeu pelos contatos! O telefone da D. Maria que eu tinha não funciona mais e passei um tempão tentando encontrar o número novo na internet. Esse funciona... acabei de falar com ela! :-]

Mas me diz... você não tem também o da dona Ana Benta??

E você fez a travessia passando por dentro da serra do Breu? Sabe me dizer se é possível seguir esse caminho e ainda chegar à casa da dona Ana Benta no mesmo dia, se eu começar a caminhada perto da hora do almoço? Tenho um mapa básico dessa trilha, mas não informações de altitude e, apesar de o caminho ser bem mais longo, fiquei sem saber quanto ele é mais demorado.

Muito obrigada!

Abraço,

Lia

 

Oi Lia, td bom?

 

Vc já sabe qdo pretende fazer a Travessia? Tá na minha lista tb...tenho um material aqui, se quiser me dá um toque q depois te envio...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Rodrigo!

Muito obrigada, mas eu fiz a travessia no último feriado. Recomendo: a região é realmente muito bonita!!

Se você precisar de qualquer coisa, é só falar. :-]

 

Vou aproveitar pra responder minhas próprias perguntas:

- A dona Ana Benta está sem telefone.

- Não dá para passar por dentro da Serra do Breu e ainda chegar na dona Ana Benta no mesmo dia, se você começar de tarde. O transporte BH - Santana do Riacho - Lapinha demora mais do que dizem e, com sorte e sem parar para comer, dá para começar a caminhar lá pelas 14h, o que já deixa o tempo meio apertado até para chegar na casa da dona Ana sem passar por dentro da Serra.

- A amiga que estava comigo teve um probleminha de saúde e, por isso, dormimos na Lapinha e só começamos a caminhar no dia seguinte. Tivemos só dois dias para completar a travessia e abortamos a ideia de passar por dentro da Serra. Então não sei dizer quanto tempo leva. Mas parece valer a pena: o visual lá de cima deve ser realmente muito bonito!

 

E algumas dicas:

- o camping das Bromélias, na Lapinha, é ótimo: pessoal simpático, banheiros limpíssimos e café-da-manhã delicioso! (R$25 por pessoa com café)

- o pico do Breu não é o pico que se vê do povoado! Já vi diversos relatos de pessoas que se perderam por acreditar nisso... e confirmei que o pessoal do povoado indica esse pico como sendo o Breu. Na verdade, esse é o pico da Lapinha, do Cruzeiro ou do Cristal e tem apenas 1m de altitude a menos do que o próprio Breu. Para ver o Breu de verdade, é preciso seguir para a direita depois da ponte sobre a represa, cruzar a serra e ainda caminhar um bocadinho do outro lado.

- fizemos a travessia sozinhas, usando apenas o guia do Guilherme Cavallari (http://www.kalapalo.com.br/) e um mapa que peguei aqui: http://www.bemvindocaminhante.com.br/. O guia do Guilherme foi ótimo no primeiro (Lapinha - casa da dona Ana Benta) e nos demais trechos, mas deixou a desejar no segundo (casa da dona Ana Benta - casa da dona Maria): nós não encontramos a trilha depois que saímos da casa da dona Ana Benta e o guia não ajudou em nada: cadê os desenhos das estradas no mapa?? Cadê outros pontos de referência? Aí o outro mapa foi fundamental: vimos que, apesar de ser mais longe, era possível seguir um pedaço pela estrada e voltar à trilha depois da porteira de entrada do parque estadual da Serra do Intendente. Ainda assim nos perdemos um pouco nesse trecho: são muitos os caminhos que se cruzam! Mas tínhamos uma bússola, percebemos logo que a estrada seguia para o lado errado, voltamos, pegamos a outra estrada, encontramos a porteira e então a trilha voltou a ser uma só e os marcos indicados pelo Guilherme reapareceram. Em resumo: é realmente fácil, mas é melhor levar bons mapas e/ou guias, uma bússola e um bom senso de direção.

- o cafezinho do seu Zé é delicioso!

- se tiver que escolher, vá à parte alta da cachoeira: a vista de lá é fantástica! E o poço lá de cima é perfeito para banho também, embora não seja nem de perto tão grande quanto o lá de baixo.

 

Acho que é isso... :-]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Eu e uma amiga estaremos saindo de BH dia 08/12 de manhã. Como o ônibus que sai de BH as 7:30 só chega em Santana por volta do meio-dia, muito tempo para um trajeto de 160 km, gostaria de saber se alguém conhece outro meio de transporte pra esse trajeto. Nunca fizemos a travessia antes, conheço parte do roteiro, estamos com GPS, mapa e carta de navegação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Mineirice fez a travessia?

 

Nao mexeram mais no topico?

 

Bom mas informando, esse trajeto é assim mesmo, demorado pois o onibus vai parando em alguns lugarzinhos mesmo. Povoados no caminho até Santana do Riacho. De lá acho que o bus vai até a Lapinha. Agora existe asfalto da Serra do Cipó até Santana do Riacho, rapidinho se chega lá. São 50KM mais ou menos.

 

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

GALERA.... SERÁ QUE ALGUEM AI TEM UM MAPA OU UMA CARTA DE NAVEGAÇÃO DESSA REGIÃO? VOU TENTAR ESSA TRAVESSIA NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO, MAS APESAR DE CONHEÇER BOA PARTE DA REGIÃO DA SERRA DO CIPÓ, ESSA REGIÃO EM ESPECIAL NAO TENHO CONHECIMENTO A NAO SER PELOS RELATOS E INDICAÇÕES DE AMIGOS.....

UM DOS MEUS AMIGOS QUE PROVAVELMENTE VAI, CONHEÇE MTO BEM A REGIÃO, MAS COMO O POVO VIVE DESISTINDO DE ULTIMA HORA, NAO QUERO TER QUE DESISTIR COM ELES POR FALTA DE CONHECIMENTO DO LUGAR....

SE ALGUEM PUDER AJUDAR OU ATÉ MESMO SE ALGUEM ESTIVER INDO PRÁ LÁ NA MESMA DATA, JA AJUDA MTO!

ABS...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
James, estou terminando um relato da Lapinha-Tabuleiro feita agora em junho, porém a fiz em 3 dias pois subi os picos da Lapinha e do Breu e fui à parte alta e baixa da Cachoeira do Tabuleiro. Devo publicar junto com as fotos na semana que vem.

Abs

QUANDO VC PUBLICAR DEIXA O LINK AQUI! AINDA CONTINUA COM POUCA SINALIZAÇÃO????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na travessia praticamente não há sinalização. Encontrei três placas, sendo duas inúteis e uma confusa.

Há boa sinalização para subir o Pico da Lapinha apenas (mesmo assim tem gente que se perde e ainda pensa estar subindo o Pico do Breu).

Pode deixar que aviso quando publicar o relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...