Olá viajante!
Bora viajar?
Rússia (São Petersburgo, Moscou)
- Respostas 28
- Visualizações 15.3k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
mcm 15 posts
-
ADRIANO VIAJANTE 6 posts
-
LeandroRib. 2 posts
-
Leonardokendo 2 posts
Viagem realizada em abril/2012. Nossa viagem começou na Rússia, prosseguiu pela Turquia e terminou na Grécia. Quando bolamos o roteiro, achei estranho. Depois vi que não é novidade, outras pessoas fazem exatamente essa mesma rota!
Vou separar o relato por países, acho que fica melhor concentrar assim.
Para ler a continuação da viagem -- o relato sobre a Turquia -- clique aqui.
O roteiro
Dia 1 – (Rio) – Paris – São Petersburgo (de avião)
Dia 2 - São Petersburgo
Dia 3 - São Petersburgo
Dia 4 - São Petersburgo (ida a Peterhof)
Dia 5 - São Petersburgo – Moscou (de trem Spasan)
Dia 6 - Moscou
Dia 7 - Moscou
Dia 8 - Moscou
Dia 9 - Moscou – Istanbul (vôo às 6 da manhã)
Leituras de viagem
- Lonely Planet - Eastern Europe
- Wikitravel
- Vivian Oswald - “Com vista para o Kremlin”(li antes da viagem, atraiu mais curiosidade sobre Moscou)
- Blogs diversos
- Tutorial - Entendendo placas, letreiros, documentos em Russo
Onde ficamos
[cidade - lugar - valor diária]
São Petersburgo - Flat Friends Hostel – 2900 rub
Moscou - Fabrika Moscou Hostel – 3400 rub
Em todos os lugares ficamos em quarto de casal com banheiro dentro.
Para quem quer dormir, o Friends é ok, o Fabrika não. Somos muito tranquilos em relação a onde dormir, e praticamente só damos as caras nos hotéis/albergues para dormir mesmo, mas o Fabrika era bem complicado.
Eu cismei de ficar em albergues localizados na área mais central possível na Rússia. No caso de Moscou eu acho que teria sido melhor ficar num hotel mais distante e mais em conta.
Língua
A Rússia é o lugar onde menos se fala inglês em que já estivemos. Veja bem, não é que não se fala inglês, fala-se menos do que em outros cantos da Europa -- ainda assim, fala-se mais que no Brasil (o que não chega a ser uma vantagem).
Além disso, em Moscou não é comum ter coisas escritas em letras latinas (São Petersburgo tem mais). Como exemplo: todas as ruas centrais de SP tem placas com letras latinas embaixo. É pequeno, mas o pedestre lê na boa. Em Moscou não tem (mas já estão colocando placas indicativas para pedestres em inglês). Esse padrão se repete no metrô: em SP todos os mapas têm legenda em letras latinas. Em Moscou não (mas, da mesma forma, em algumas estações e em alguns trens, já começa a ter).
Portanto, dica fundamental para quem vai à Rússia por conta própria é: aprenda o cirílico. Eu não aprendi como gostaria (lia as coisas igual a uma criança em processo de alfabetização!), mas deu para o gasto tranquilamente. Além disso, graças ao tutorial que peguei aqui no mochileiros (muito obrigado mesmo, levei impresso e andava com ele no bolso!), pude distribuir pajalsta, spassiba e dvá bira pra tudo quanto era lado.
Não cheguei a decorar frases em russo, mas acho que sempre é uma boa.
E, claro, para minimizar a necessidade de falar/entender a língua local, planejamos bastante o que fazer.
Estado final da nossa colinha de russo/cirílico
Editado por Visitante