Ir para conteúdo

serra dos órgãos - a montanha e as 3 fadas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Samuel !

 

Me ajudou ! Mas me deixou com mais dúvidas agora ! Qual seria uma trilha com um nível de dificuldade interessante pra fazer aqui no Rio mesmo com duração de umas 2 horas? A idéia da mochila eu gostei. Farei isso com certeza ! Mas vc me quebrou com essa de que a subida lá é molinha ! Quantas horas a subida na pedra do sino ? Qual o lugar mais alto da Travessia ? É lá mesmo ? Ah sim ! Se eu fizesse o primeiro trecho pelo lado de Petropólis e voltasse seria interessante ? Ou não daria pelo tempo pra subir ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Não é que é "molinha"... mas é mais fácil que o resto da travessia. Então não dá para se basear a Travessia apenas na subida do Sino, pq se você for esperando que é só isso, vc vai dançar! Na minha opiniao, tem que ir preparado para trechos com trilhas mal demarcadas e com subidas bem mais ingremes que esse pedaço Tere x Sino.

 

Não sei te dizer quanto tempo leva pra subir, pq só fiz esse trecho descendo - e não recordo qto tempo levamos. O ponto mais alto da travessia é a Pedra do Sino.

 

Qto à trilhas do Rio, não posso te ajudar, não conheco nada aí. Faça esse trecho até Sino com uma mochila carregada, para ir se habituando com o peso, mas tenha em sua mente que esse pedaço não seria o pior que encontraria pela frente.

 

Dá uma olhada no meu site, na sessão Videos tem uma edição da Travessia.

 

E aí, qdo vc vai fazer travessia? Já conseguiu um guia?

 

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Samuel,

 

A idéia é fazer em setembro, então durante este mês até a data da travessia que deve ser no feriado de 7 de setembro, eu estarei treinando. Estou na academia fazendo treino de resistência (sofrendo) porque embora eu esteja há uns 6 meses na academia, fiquei dois anos parado sem fazer atividade nenhuma, só nos últimos 6 meses que venho procurando fazer atividades físicas intensas como essa trilha da ilha grande por exemplo. Mas você sabe que é mais fácil ganhar força física que resistência que está mais ligada à saúde e respiração. Eu vou sem dúvida fazer esta ida até a pedra do sino em agosto, sem ser neste fim de semana no outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ogum777,

 

tu acha que é embassado encarar as trilhas do parque sem guias? eu li no relato que achou que virou negócio mesmo..mas ainda rola legal sem guias? não só a travessia, mas tb outras trilhas como a do Morro da Bandeira, do Morro da Luva?

 

Sosa,

 

por falar nisso, tu vai com guia mesmo, né? qto tá custando? já viu? vai ficar onde antes de começar a travessia? tá descartada outra trilha que não seja a travessia? (tô preocupado com o preparo - falta de - da minha namorada).

 

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Taka,

 

Seguinte,

 

A gente pode optar por fazer outro passeio se o bicho pegar, não é só ela que não tem preparo lá essas coisas ... EHHEHEHEH... Agora queria fazer uma pergunta pra geral:

 

O que voces levaram na travessia ? Porque hoje vi uma mochila de 95L como a que o Samuel_adv falou que tinha alguém no grupo dele com uma e sinceramente, É MUITO GRANDE ! Também vi uma kailash creator 75. Qual seria uma mochila boa e durável ? Amanhã vou ver uma equinnox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hummm.

 

os discursos sobre guias são desencontrados. há claro quem defenda com unhas e dentes guias, outros nem tanto. mas há quem vá pra lá e se ferre, pq foi sem guia e não sabe se virar sozinho, e há quem veja na descoberta do caminho o grande barato da viagem.

 

eu fui sem guia, e se for de novo, vou sem guia. mas eu vou sozinho, com reserva de alimento pra ficar perdido, naquele esquema: "não me perdi, apenas levei 5 dias pra achar o caminho..." mas não recomendo a ninguém ir do nada sozinho, a não ser quem já tenha muuuuuuuita experiência nesse tipo de brincadeira. nunca vou recomendar um guia pra guiar um sérgio beck da vida, mas pra outras pessoas eu recomendo guia, segurança, babá e outras coisas mais....

 

há trechos não sinalizados, e não são poucos. e já houve3 caso de morte por gente que pegou camiho errado e caiu em greta na pedra.

 

sobre mochilas.... kailash é uma marca polêmica aqui no fórum. eu fui com uma mont blanc alpinist 60+10.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A minha é 75lts, mas nós dividimos os materiais com outras mochilas maiores, inclusive aquela de 90lt, e meu isolante teve que ir pendurado pra fora da mochila (tem gente q não gosta, pq corre o risco do isolante ficar enroscando nos galhos da trilha, etc).

 

Se souber dividir e esquematizar tudo, uma de 75 lts é uma boa opção. As mochilas da Equinox são muito boas, feitas de cordura, material nota 10!

 

Tem que levar TUDO para que vcs sejam auto-suficientes, pq se for fazer a travessia vai ficar pelo menos 2 dias sem contato com o "mundo exterior" (bom demais! hehehe).

 

Basicamente vai levar na mochila:

- Comida/lanche para pelo menos 3 dias / 2 pernoites.

- Roupa para FRIO (especialmente fleeces, luvas, gorros e um bom anorak, pq se chover e vc não tiver um, ferrou) - à noite lá é fo.da, se não estiver preparado vai passar perrengue.

- Barraca, isolante térmico, um bom saco de dormir e demais apetrechos de camping (fogareiro, panelas, etc)

- Boa lanterna e pilhas extras

- Água para beber e cozinhar (tem como pegar agua no caminho, mas tem que tratá-la com cloro)

- Um bastão de caminhada é recomendável, ajuda bastante

 

Só o saco de dormir e uma parte da barraca (ainda que cada um leve um "pedaço" dela) já ocupa grande parte da mochila. Ainda tem os agasalhos, panelas, etc... Por isso que a mochila de 50lts não dá.

 

Quanto ao lance dos guias, que o Taka levantou: ir sem guia ou sem alguém que já fez a travessia é bem complicado, pq em alguns trechos não há trilha demarcada. É totalmente desaconselhável ir por "conta própria", a não ser que tenha muito conhecimento de montanhismo e ótima navegação (com carta/bussola ou GPS), além de um bom preparo físico e psicológico para entrar em possíveis roubadas.

 

Fui com um amigo que já tinha feito a travessia 2 vezes e mesmo assim em alguns trechos erramos o caminho, tivemos que voltar, ou então deixavamos as mochilas e iamos procurar o caminho correto.

 

Se o preparo físico não estiver em dia considerem a alternativa de fazer 4 dias / 3 pernoites, assim caminharão menos trechos diários. O nosso segundo dia foi bem puxado, acho q saimos um pouco tarde (depois das 9 da manhã) e caminhamos num ritmo acima da média para chegar ao Sino antes de anoitecer..

 

Enfim, a travessia é muito bonita, mas é coisa séria! Não dá pra fazer se não estiver bem preparado, pq se entrar em uma roubada lá, o acesso é dificil e não tem assistência imediata. Eu fiquei 2 anos até ter certeza que tinha condições de completa-la, e não me arrependo por ter esperado, pq aí eu fui tranquilo e pude curtir cada passo (mesmo sofrendo! hehe)

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...