Ir para conteúdo

Deserto, sal e neve! Atacama-Uyuni-Santiago em agosto/22


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 01 - 12/08/22

Dia de embarcar para Santiago! 

O horário do voo era às 18h00, saímos com uma boa antecedência para o aeroporto, de uber, pois ainda precisaríamos fazer check in. 

Como fomos em meio à pandemia, havia ainda aquelas exigências do Chile, o passe de mobilidade, mevacuno, comprovante de vacinas, etc. Foi tudo muito tranquilo de providenciar, mas não deu pra fazer o check in online, precisou ser no aeroporto.

Quando chegamos não havia fila no guichê da Sky, rapidamente fomos atendidos e, com os bilhetes impressos, fomos para a área de embarque, passando pela imigração. O bom do aeroporto de Floripa ser pequeno é que é tudo perto, não precisa andar demais (aprende Confins).

Eu estava preocupado com as bagagens, porque a Sky é uma cia low cost e tal, então tem essa questão. Como disse antes, a passagem da sky inclui apenas uma bolsa de mão, como uma mochila pequena. Compramos uma bagagem de mão para cada um, que corresponde à mala de bordo padrão das cias brasileiras. Minha esposa levou uma mala de rodinhas no padrão de cabine e eu fui com um mochilão grande mas não cheio, além de cada um estar com uma mochila menor. 

Apesar da preocupação não houve qualquer problema com as malas/mochilas, nem com a gente nem com outros passageiros, nesse quesito achei a Sky muito parecida com as cias nacionais.

O voo até Santiago foi muito tranquilo, saiu no horário previsto. Como já sabíamos que não serviriam lanchinhos grátis nós levamos alguns snacks, mas como não foi um voo longo nem deu pra sentir fome.

Chegamos em Santiago por volta das 20h45, passamos pela parte da imigração, controles de fronteira e tal, até chegar na parte da barreira sanitária. Na época havia o teste aleatório de COVID e, claro, fui selecionado. Com o c* na mão fui lá fazer o teste, eles informam que o resultado seria online em cerca de 2 a 3 dias e que se desse positivo deveria ficar em quarentena (claro que só fui consultar depois de uns 7 dias hehe, quando já estava na Bolívia).

Liberados, fomos em direção ao desembarque. Já sabia que não valia a pena trocar reais por pesos no aeroporto mas fui na casa de câmbio confirmar e a própria atendente me disse que não valia a pena trocar ali, então quem sou eu pra teimar.

Com todos os trâmites devia ser uma 22h quando saímos no desembarque, para aguardar o transfer do hotel, previamente agendado.

Como o voo para Calama seria no dia seguinte bem cedo, resolvi pegar uma diária num hotel próximo ao aeroporto. O mais barato que achei no booking foi o La Quinta by Wyndham Santiago, uma diária quarto duplo por R$ 419, pagos em dólar. Transfer incluso na tarifa.

Hotel bom e confortável, com serviço de quarto 24 horas, de modo que comemos um taco al pastor por volta de meia noite, deixamos tudo organizado para voltar ao aeroporto no dia seguinte e em fomos dormir.

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 03 - 14/08/22

Hoje tem mergulho!

Eu e minha esposa gostamos muito de entrar na água (ela mais do que eu), então eu tava com expectativa para o passeio desse dia, que teria na parte da tarde a Laguna Cejar.

Mas antes, preciso finalizar o relato do dia 13, que acabei esquecendo. 

Após o tour do valle do arco-íris, pedimos para a guia do passeio nos deixar no centro de San Pedro, na rua principal. Precisávamos comprar água e outras coisitas, fomos em um supermercado que tem próximo da entrada do vilarejo. Lá também aceita wise. Depois fomos para o hostal, minha esposa ficou lá e eu voltei para a rua principal para buscar algo para comermos. No início da caracoles tinha um trailer de sanduíches, com preço aceitável e sabor razoável, suficiente para ser o jantar do primeiro dia. 

Ah, no caminho para o supermercado passamos por uma galeria de artesanato, ali compramos umas balas e folhas de coca, que foram de grande ajuda nos dias seguintes, principalmente no Uyuni!

Agora sim, vamos ao relato do domingo dia 14/8.

Para esse dia a programação seria com a Araya, Valle de la Luna de manhã, almoço e Laguna Cejar na parte da tarde.

Acordamos e tomamos um café no hostal, que fiz na cozinha de lá, bem simples, e.comemos uns biscoitos que havíamos comprados no supermercado no sábado. Logo a van da agência passou para nos buscar.

Após pegar todos os passageiros nós seguimos para o Valle de la Luna e, bem, é tudo aquilo que a gente vê nas fotos antes de ir e mais um pouco. É uma região que realmente parece de outro planeta (ou da Lua, hehe), com as dunas e montanhas e vales e rochas de sal. E claro que tudo ganha um significado maior com as explicações do guia, realmente faz muita diferença entender a relação do povo local com a exploração econômica daquela parte, primeiro com a extração de sal e agora com o turismo.

Na parte da manhã é isso. Desce da van, caminha no meio daquele cenário lunar, guia falando, para, fotos, caminha, guia, fotos, explicações, e vamos em frente, até finalizar na pedra do coyote, um mirador já na beira da rodovia.

Já de manhã deu pra perceber que a agência foi uma boa escolha, não encontramos qualquer outro grupo de turistas no local, era só a gente e o vale, além do guia demonstrar muito conhecimento.

Dali seguimos em direção à Laguna Cejar, e paramos no meio do caminho para o almoço, embaixo de uma árvore e, é claro, com muito vinho!

O almoço é finalizado pelo guia e pelo motorista, nesse dia foi uma salada, frango grelhado e purê, com alguns molhos e vinhos, refrigerante e água. Achei bom, tudo bem gostoso, e o local estava ótimo.

Findo o almoço voltamos para a van e seguimos para a Laguna Cejar e, aqui, percebi uma grande vantagem desse passeio da Araya.

A Laguna Cejar abre para as agências às 14h00, por isso todos os passeios para lá são na parte da tarde. Por volta das 14h00 as vans começam a recolher o pessoal no vilarejo, para chegar na Laguna por volta das 15h, 15h30.

Só que como nós estávamos almoçando já ali perto, chegamos na Laguna alguns minutos antes das 14h00, o portão ainda estava fechado. Então assim que deu as 14h00 nós entramos e ficamos sozinhos ali tempo mais que suficiente para apreciar as lagunas e entrar e nadar em uma delas. Teve uma ou duas pessoas do grupo que não quiseram entrar, umas 4 que entraram, tiraram fotos e logo saíram e eu e minha esposa, além de outras duas pessoas, que ficamos ali uma meia hora nadando na lagoa. Foi excelente, mesmo frio, a concentração de sais não deixa afundar, e a água é muito gostosa. Sem falar que é visualmente tudo muito bonito.

Enfim, ficamos na água até cansar, saímos e já pegamos o roupão que a agência fornece, ficamos ali um tempinho e seguimos para os vestiários, para secar, trocar de roupa, enrolar mais um pouco e voltar para a van.

Ah, logo na chegada na lagoa que íamos entrar minha esposa encontrou um anel de ouro dentro da água! Anel bem bonito, mas infelizmente não encontramos o(a) dono(a) e não havia lugar para deixar, então trouxemos com a gente.

Bem, de volta para a van saímos em direção a San Pedro. No meio do caminho há uma parada para um piquenique vendo o por do sol, muito vinho, snacks, pães e sanduíches, queijo, geleia e tal, tudo muito bom de novo e ambiente muito legal.

Depois foi aquela volta tranquila e sonolenta para o vilarejo, ficamos no hostal e saímos de noite para fazer câmbio para bolivianos, compramos água e snacks e voltamos para o hostal.

Novamente fui incumbido da missão de buscar comida e acabei parando num restaurante chamado El Diablillo, foi a melhor coisa. Lugar bem típico, bons preços, pedi dois sanduíches para levar e enquanto esperava fiquei ouvindo o show de uma dupla local, de música típica, estilo Victor Jara e Inti Illimani, muito bom mesmo. A comida ficou pronta, paguei (aceitam wise) e voltei para o hostal. 

No dia seguinte iríamos para o Uyuni, então a expectativa era grande e precisávamos descansar. 

Fotitas do dia:

IMG_20220814_114643074.thumb.jpg.8b07fffb2e9859454433ea2aa3b55eda.jpgIMG-20220814-WA0011.thumb.jpg.30107f57d834b4da6515695aacbe40b9.jpgIMG-20220814-WA0010.thumb.jpg.aae72d50eb59d5fcb6253ba873fa6368.jpgIMG_20220814_110147493_HDR.thumb.jpg.d954627e7ebb9310048c9aee0eafe18a.jpgIMG_20220814_102349829.thumb.jpg.b46b8d3c87bf36834d3e5652009ff3b5.jpgIMG_20220814_094423816_HDR.thumb.jpg.ec9b9398eff6895f8e64c73edef92249.jpgIMG_20220814_094000283.thumb.jpg.9ae2b420c858dac7ade294879236b8f2.jpgIMG_20220814_094931373.thumb.jpg.101a23299cde64dc4d87e0f1f241aaca.jpgIMG-20220814-WA0019.thumb.jpg.f56de1e30a5c3ab2dcb279a60dae43ff.jpgIMG-20220814-WA0023.thumb.jpg.61db06a6c005a759ed8c888a4b17354e.jpgIMG-20220814-WA0024.thumb.jpg.6280b4020bae931efd5edbcd3a29cf12.jpgIMG_20220814_171321579_MP.thumb.jpg.d1be80382ec7d0624ad441439fe4c2d5.jpgIMG_20220814_212111339.thumb.jpg.af36f8814a31f2606127e3e1970cf50d.jpgIMG_20220814_210415232.thumb.jpg.f6556b5893871f8dbc087c90c651beb1.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/02/2023 em 17:52, FCRO disse:

fico no aguardo pelo resto

estou indo p/ atacama em abril

fechando os passeios com a araya também

o uyuni ainda não decidi com qual agencia vou 

Corrigindo

Estou fechando com a atacama magic 

Confundi as agências,  ambas foram recomendadas aqui no fórum 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, FCRO disse:

Corrigindo

Estou fechando com a atacama magic 

Confundi as agências,  ambas foram recomendadas aqui no fórum 

Fiquei com bastante dúvida entre a Atacama Magic e a Araya, demorei um bom tempo pra definir. Pelo que vi também a atacama magic é muito bem avaliada.

No meu caso, como ainda não tinha feito nenhuma viagem maior depois do início da pandemia, preferi gastar um pouquinho mais com a agência e, no fim, acho que valeu a pena, foi tudo muito bom.

Ah, se vc curtir essas coisas, pode ser legal levar uma bandeira que vc goste para deixar no monumento lá no Uyuni, eu não sabia disso, se soubesse teria levado uma bandeira da minha cidade, do interior de MG 🥲😅

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 minutos atrás, FernandoBS disse:

Fiquei com bastante dúvida entre a Atacama Magic e a Araya, demorei um bom tempo pra definir. Pelo que vi também a atacama magic é muito bem avaliada.

No meu caso, como ainda não tinha feito nenhuma viagem maior depois do início da pandemia, preferi gastar um pouquinho mais com a agência e, no fim, acho que valeu a pena, foi tudo muito bom.

Ah, se vc curtir essas coisas, pode ser legal levar uma bandeira que vc goste para deixar no monumento lá no Uyuni, eu não sabia disso, se soubesse teria levado uma bandeira da minha cidade, do interior de MG 🥲😅

Eu quero fechar tudo c antecedência pq meu voo chega em calama a noite

E como meus dias sao contados no dia seguinte já quero aproveitar fazendo algum passeio aí nao vou ter como ficar procurando agência lá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 minutos atrás, FCRO disse:

Eu quero fechar tudo c antecedência pq meu voo chega em calama a noite

E como meus dias sao contados no dia seguinte já quero aproveitar fazendo algum passeio aí nao vou ter como ficar procurando agência lá 

Acho que pra aproveitar bem já chegar com os passeios fechados vale a pena, não perde tempo lá, já escolhe a agência com antecedência e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...