Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

JERICOACOARA - CEARÁ

Postado
  • Membros

JERICOACOARA: Ceará

ONDE FICA : no Estado do Ceará, uns 300 km da sua capital Fortaleza, no litoral oeste.

643760d49fddc.jpg

CARACTERÍSTICAS: uma vila de areia em meio a um Parque Nacional cercado de Dunas e lagoas paradisíacas.

64375846282de.jpg

6437589810847.jpg

QUANTO CUSTA: Há uma taxa ambiental ( malditas taxas) que deve ser paga antes de entrar na vila, que custa 41,50 para 10 dias.

INFORÇÃO IMPORTANTE: Jeri é a vila no litoral, mas a grande cidade é JIJOCA e é ali que se deve estacionar o carro e pegar uma espécie de jardineira, um 4x4 adaptado, um pau de arara de luxo.

6437611fb1718.jpg

O CARRO: Se você está de carro não adianta tentar chegar até a vila de Jeri, primeiro que a chance de atolar é enorme, segundo que não irá servir pra nada, na vila ninguém entra de carro, tem que estacionar ao redor e pagar por isso. Estacionar em Jijoca vai custar 15 reais por dia e o 4x4 pra ir até Jeri , custa 30 reais por pessoa.

643763748dfab.jpg

HOSPEDAGEM E COMIDA EM JERI : Tem pra todos os bolsos , desde mochileiros mãos de vaca feito a gente, até pra bilionários abastados . Uma diária pode custar de 80 a uns 2500 por casal e a comida vai pelo mesmo caminho. A gente comeu até por 15 e 20 reais , mas não espere grande coisa . Aliás, comer barato no Ceará e no Piauí nunca vai ser grande coisa e se vc come feito um pedreiro, vai passar fome , já vá avisado.

6437615dc979a.jpg

A PEDRA FURADA: É o cartão postal de Jericoacoara, conhecida no mundo todo. Você pode chegar até ela caminhando por cerca de uma hora( só de ida) , ir de charrete e pagar uns 80 reais para 2 ou 3 pessoas ou ir de bugue nos passeios que saem pela manhã. Nós fomos a pé pelo alto do morro e voltamos pelas praias e foi uma ótima caminhada. Se você, como eu,não tem saco e nem paciência pra ficar em fila pra tirar foto clichê, tem que estar na Pedra Furada antes das oito da manhã ou então vai comer umas 2 horas na fila pra tirar a foto dentro do buraco da pedra . Aliás na minha opinião, é uma atração super estimada , é bonito, mas não é tudo isso que se alardeia ou talvez eu esteja muito exigente.

64375e9e57e97.jpg

643759787ab09.jpg

64376198e40ec.jpg

643763a24c7be.jpg

OS PASSEIOS À PARTIR DE JERI: Existem vários e não são baratos . Nós não fizemos nenhum, muito porque, por ser MARÇO, as lagoas em meios as dunas estavam secas ou muito baixas e também já havíamos feito uma travessia a pé em outras dunas. Na época das lagoas cheias deve valer realmente a pena , mas há alguns passeios que se vc estiver com carro, quando voltar a JIJOCA , poderá fazer por conta própria.

JIJOCA DE JERICOACOARA: Como eu disse , é a cidade grande , que fica uns 20 km do litoral ( vila de Jeri) e é ali que , na minha opinião, está a atração natural mais legal , que é onde fica a LAGOA DO PARAÍSO.

643759a934be6.jpg

64375a26c4694.jpg

LAGOA DO PARAÍSO: De um azul impressionante, é onde tem as fotos clássicas das redes dentro da água. A água é cristalina e quente , a entrada é GRATUÍTA, mas se você entrar por algumas barracas chiques e quiser usar suas instalações, vai ter que pagar. Nós ficamos acampados num camping na beira da lagoa , com uma Infraestrutura boa e pagamos 40 reais por pessoa, o que nos deixava a vontade para nadar até a noite , uma experiência sensacional porque a água era ainda mais quente.

64375a4f11651.jpg

643759ecabb2a.jpg

643761e380d16.jpg

643762da4307b.jpg

BURACO AZUL: Fica do outro lado da Lagoa do Paraíso, na vila de Caiçara. De um azul impressionante, é uma atração muito turística, com uma grande infraestrutura e custa 20 reais por pessoa. Leva uma meia hora de caro à partir de Jijoca . Lembrando que há passeios que faz essas atrações partindo da vila de Jeri , caso você esteja sem carro.

64375ecfb11d2.jpg

64375a82c04a8.jpg

64375aae23df9.jpg

64375f3f44e7c.jpg

POR DO SOL NA VILA DE JERI: No final da tarde, dezenas de pessoas se dirigem para o extremo canto esquerdo da praia, quase junto às dunas, para ver o sol se pôr no mar. Pegamos 2 dias com nuvens a tarde, não tivemos essa sorte de poder acompanhar.

O MAR DE JERICOACOARA: Se você , como eu , mora no sudeste e está acostumado com a transparência do LITORAL NORTE DE SÃO PAULO, costa verde do Rio ou conhece praias do Nordeste como Porto de GALINHAS, PIPA, ou mesmo quase todo o litoral de Alagoas, a cor do MAR DE JERI ou de todo o litoral oeste do Ceará e Piauí, vai te DECEPCIONAR . Pelo menos em MARÇO, o mar é bem zuado e escuro , nada de transparência, mas pelo menos é quente , o que já ajuda muito.

6437621b79cad.jpg

64375af49136c.jpg

64375b622f601.jpg

64375b87a2711.jpg

A VILA DE JERICOACOARA: É realmente um ESPETÁCULO à parte , talvez a vila a beira mar mais CHARMOSA do Brasil . As ruas todas de areia , com uma bonita pracinha no centro. A noite é que se tem noção da grandiosidade do lugar . Muitos restaurantes, bares, lojas e todo tipo de estabelecimento , onde se aglomeram gente jovem , velhos mochileiros, bichos grilos, ricos e gente sem eira nem beira . É um zoológico humano e por falar em zoológico, é surreal ver jegues e burricos caminhando à noite em meio às ruas iluminadas por lanternas e outros tipos de luminárias . Festas por todos os lados animam o vilarejo e mesmo quem não é muito chegado a badalações, vai se encantar com o lugar , que por si só, já valeria qualquer visita.

64375f7875475.jpg

64375c21b6a46.jpg

64375c4a2adc9.jpg

64375c8602371.jpg

64375cbb26665.jpg

64376289bc889.jpg

A passagem por JERICOACOARA fez parte de uma viagem de carro que fizemos de FORTALEZA- CE até PARNAÍBA - PI . Esse foi o único trecho que faltava para conhecer do litoral do Brasil , já que o Maranhão já havíamos visitado. Foram 15 estados desde o Rio Grande do Sul . Essas viagens fez com que tivéssemos uma noção geral do litoral do nosso país. Agora pretendo visitar pontos distintos , seja de carro, bicicleta e principalmente a pé .

Divanei Goes de Paula
Divanei Goes de Paula

Publicado em 12/04/2023 23:07

Realizada de 01/03/2023 até 04/03/2023

Featured Replies

Postado
  • Membros

@divaneiValeu por mostrar Jeri a quem,como eu,foi lá há mais de 10 anos quando era um pedacinho de terra dominado pelos europeus. Deixo 2 perguntas:O que achou da implantação do aeroporto e vi que citou que lá tem vários passeios. No tempo em que fui só havia dois de buggy,para um lado e para outro da vila.

Postado
  • Autor
  • Membros
8 horas atrás, D FABIANO disse:

@divaneiValeu por mostrar Jeri a quem,como eu,foi lá há mais de 10 anos quando era um pedacinho de terra dominado pelos europeus. Deixo 2 perguntas:O que achou da implantação do aeroporto e vi que citou que lá tem vários passeios. No tempo em que fui só havia dois de buggy,para um lado e para outro da vila.

Então Fabiano, Eu vim por Fortaleza, onde aluguei um carro pra viajar pelo litoral até o Maranhão, então não usei o novo aeroporto, mas ele facilitou muito , principalmente para o turista estrangeiro, ainda que tenha tirado um pouco o charme de fim de mundo de Jeri. Mas faz parte do desenvolvimento, não tinha como parara isso. Quanto aos passeios, eram 2 mesmos, mas hoje surgiram outras atraçoes que não existiam 10 anos atrás, como o BURACO AZUL DE CAIÇARA.

Postado
  • Membros

@divaneiNas 2 vezes que estive lá, 2008 e 2012 nem se falava nisso, muito menos em desenvolvimento. Tinha um lugar muito atrasado a uns 100 Km de Jijoca,diziam ser a nova Jeri,Mundaú,não sei se conheceu.Eu não volto mais, ia em férias da Universidade, hoje só ando por cidade grande e movimentada.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 14/04/2023 em 10:57, D FABIANO disse:

@divaneiNas 2 vezes que estive lá, 2008 e 2012 nem se falava nisso, muito menos em desenvolvimento. Tinha um lugar muito atrasado a uns 100 Km de Jijoca,diziam ser a nova Jeri,Mundaú,não sei se conheceu.Eu não volto mais, ia em férias da Universidade, hoje só ando por cidade grande e movimentada.

Gostei muito de MUNDAÚ, principalmente do Caminho que vem de Flexeiras. Fui no meio de semana, encontrei um sossego só, tomei banho no rio , adorei.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.