Ir para conteúdo

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Acho que o ela quis dizer, é que tem pessoas que vem ao fórum só porque querem viajar e gastar menos, sem ter que ter trabalho nenhum. Ou seja, se existisse uma CVC barata, essa seria a preferência de pessoas com esse tipo de perfil. Não acredito que esse seja o perfil de um mochileiro.

 

Pode ser... isso nem tinha passado pela minha cabeça. Que horror :shock:

Link para o comentário
  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

O que eu tenho certeza é:

 

Se você escrever um tópico falando "europa em 30 dias" e colocar nele exatamente que cidades ir por quanto tempo, que trens usar, que hostels ficar, que restaurantes comer e que lugares ver, de preferência culminando com um valor total baixo... vai ter cidadão que fica satisfeito com esse tópico e resolve viajar com seu tópico impresso debaixo do braço sem nem pesquisar nada...

Sei disso pq tem gente que abre tópico perguntando exatamente essas coisas ou que ja me mandaram mail ou mensagem no MSN perguntando essas coisas ou pedindo para eu enviar "planilhas" (QUE EU NÃO TENHO, já aviso kkk)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom dia Amigos,

 

Não sou uma das pessoas que mais possuem relatos, roteiros entre outros nesse fórum, admito fazer o que !! Mas uma coisa garanto ajudo no que posso, me cadastrei em 2009 e vou ser direto desde então poucas mensagens eu enviei. Não sei se é por preguiça ou por falta de tempo. Ultimamente ando visualizado o fórum diariamente, não só por estar planejando algumas viagens, mas por gostar do espírito que o fórum possui "Mochieleiro".

 

Sandman, concordo com você em grau e gênero, até por acompanhar diariamente o fórum vejo que muitos se cadastram apenas para fazer uma simples pergunta e nunca mais aparecem, isso é ruim? eu acho que sim, pois deixam de aprender... ( Quer mastigado? Procure a CVC)..rs rs rs

 

Montei alguns roteiros de viagens só me baseando em informações do fórum, e todos foram maravilhos... Tenho que dizer li muita coisa.....Como você mesmo disse os tópicos estão cheios de perguntas repetidas, mas cheios de informações também !!!

 

Uma dica seria, fazer como vi em alguns tópicos, onde os editores colocaram em primeira página as principais dicas e um resumo.. Facilitaria aos novatos e deixariam as perguntas para apenas coisas importantes...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Posso dar uma opinião (rs)?

 

Sim, enche o saco ver as mesmas perguntas. Mas nao é errado perguntar - afinal, um forum é movido de perguntas e respostas rs. So que existem perguntas e existem Perguntas. Eu edito o Orçamento x Destino, e ali a pergunta mais frequente é "o quanto eu vou gastar?". OK, nao é errado perguntar pra ter ideia do gasto da viagem, planejar o custo financeiro de viagem num piscar de olhos é pra quem tem pratica . Mas perguntar "Quanto gasto, incluindo passagem e hospedagem ?" é coisa de iniciante (e/ou de preguiçoso).

 

Perguntar se vale mais a pena passar mais dias na cidade X ou ja ir direto pra cidade Y é valido sim. Nada pior do que programar um dia todo pra conhecer numa cidade e descobrir que em duas horas voce ja esgotou suas possibilidades - isso já aconteceu comigo e me arrependo de nao ter perguntado. Pra isso temos o forum de Roteiros, pra obter pitacos.

 

Como o Sadman avaliou bem, a maioria dos usuários novos chegam aqui pelo Google. Mas avaliou mal em um detalhe: eles não tem a minima ideia do que é um Forum ou como ele funciona. E sim, muita gente acha a primeira vista que o Mochileiros é uma Agencia de viagens, daí tantas perguntas que dá vontade de responder "procure a CVC..." rs

 

Temos que lembrar, por mais que dê vontade de amaciar o povo com um taco de baseball (rs) que ninguem nasce sabendo. Hoje, com a economia estável e o facil acesso a informação, o viajar por lazer se tornou cada vez mais acessivel. Tão acessivel que "Mochilar" virou modinha, e boa parte não compreende que ter uma mochila nas costas nao torna ninguem um Mochileiro (leia-se , um viajante independente). Viajar sem o auxilio de agentes de viagens, excursões ou CVCs da vida , ainda é pra poucos. Seja por insegurança ou por que dá muito trabalho pensar em tudo. Porque dá mesmo, mas é a unica forma de fazer da viagem a S U A viagem, do nascer da idéia até as fotos impressas e lembrancinhas na volta.

 

A cerca de um ano atras, o Xaliba abriu um topico com essa mesma frustração: a preguiça geral e a percepcao de que alimentamos essa preguiça ao responder; melhorou algumas coisas, mas este tipo de usuario continua aparecendo... Sumir com eles, a gente nunca vai conseguir; aprender sozinhos, alguns tambem não vão. Mas podemos reeduca-los: a melhor forma de ajudar um recem-chegado é não responder a essas perguntas basicas; no máximo , ajudá-lo a encontrar a informação. Pode parecer que é "dar o peixe", mas as vezes colar um link com o sub-forum que tem o assunto que o cara quer já abre a cabeça dele pra entender como o forum está organizado. Dar UMA sardinha é bem melhor do que um "Vaza, não tem peixe" rs

 

Quem tá na ideia da mochilada sem compreender que o que é o "Viajar Independente", vai começar sendo "preguicoso" mesmo. Tem o que vai entrar perguntando ate quanto custa a passagem de avião - e se nao obtiver resposta, vai largar mao do Mochileiros.com e achar o forum uma droga. No meio desses, vai ter os que vão aprender a fuçar no forum, pegar todas as informações e ao voltar, esquecer que o Mochileiros. com existe até a proxima viagem. E vai ter um ou outro que não só vai aprender a usar o forum, como tambem vai voltar, escrever seu relato, colocar dicas e retribuir - afinal de contas, se nao fossem outros viajantes terem feito isso antes , ele tambem nao teria informações para ter feito a sua viagem.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Concordo plenamente, eu participo desde 2008 quando fiz minha primeira viagem ao Peru, eu passava horas lendo os relatos de viagem, também usei muito a internet, yutub tem muito video de mochileiro, utilizei mapas turísticos que apanhei no Consulado do Peru aqui no RJ. Quanto a perguntas tipo: quanto vou gastar? e para onde ir? Acho que na realidade a pessoa nem tem noção do que é ser mochileiro, primeiro que q cada pessoa gasta de acordo com o que tem e com o que pode, eu já fui para alguns lugares onde pretendia ficar duas noites e acabei ficando 5, quanto ao para onde vou? eu curto muito ver as fotos q postam nos relatos de viagem isso já me dá uma idéia dos lugares, mas sinceramente aqui aparece muita gente que na realidade viaja na viagem dos outros, ouseja, ficam só nos sonhos e na vontade, e acabam parando nos obstáculos que elas mesmas criam tipo, tenho medo de viajar sózinho, posso ficar doente, posso me perder, ou ser assaltado, o Avião pode cair e etc, enfim nunca vão sair do sofá e vão continuar fazendo perguntas que realmente já estão mais do que respondidas. Parabéns Sandman. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho estranho as pessoas não terem noção de coisas bem básicas... Quando eu começo a planejar uma viagem, eu nunca penso em perguntar coisas para os outros: eu sempre vou atrás das informações que existem por aí, e é sempre muito mais do que eu consigo assimilar.

 

Afinal, as principais perguntas quem tem que responder somos nós mesmo, não?!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Venho acompanhando esse tópico desde o começo, agora resolvi dar um pitaco.

No geral concordo com o Cris disse.

 

O Mochileiros cresceu muito, e cada vez mais atrai pessoas que não tem o espírito mochileiro, mas que gostariam de fazer uma viagem independente (seja lá por qual motivo, o financeiro que foi citado é um deles).

 

Acho que o nosso papel aqui não é espantar essas pessoas com uma bronca, nem ficar de babá pra elas respondendo tudo, acho que o que a gente deve é "ensinar" a eles como fazerem isso sozinhos.

 

Quem acessa muito o mochileiros costuma passar por algumas etapas, primeiro a gente fica irritado com essas perguntas, e até damos umas respostas atravessadas. Com o tempo acabamos por perceber que isso não gera nenhum resultado, e ainda corre o risco de fazer com que o usuário nunca mais volte. E então começamos a ignorar de certa forma essas perguntas.

 

O que eu costumo fazer quando vejo uma mensagem do tipo "Oi, quero ir pra sei lá onde, como eu faço? quanto vou gastar? que lugares devo conhecer?":

Não costumo responder no fórum pra não gerar ainda mais poluição. Mando uma MP pro usuário com uma explicação bem básica sobre como o fórum funciona, mando alguns links de pesquisa, e explico porque ninguém vai responder a dúvida dele. O que percebo de resultado com esse tipo de informação é excelente. Primeiro que ao contrários de muitas MPs que escrevo para usuários, essas são de fato lidas. Segundo que até hoje nenhuma dessas mensagens ficou em branco, o usuário sempre responde agradecendopela orientação, demonstrando que foi efetivo em esclarecer o espírito do fórum. E terceiro, esse usuário não posta mais perguntas do tipo. Se eles continuam ou não a acessar o fórum isso eu nunca procurei saber. Mas fato é que eles desistiram das perguntas idiotas e começaram a pesquisar.

 

Mas é claro que se a gente for levar em conta o fórum como um todo, com uma grande quantidade de usuários que fazem perguntas assim, essas mensagens são bem pouco eficazes, afinal eu mando é para um ou outro... E a equipe do fórum tem mais o que fazer ::lol4:: Mas nada impede que qualquer usuário possa dar essas informações, até mesmo no próprio tópico se achar pertinente, afinal o fórum é de todos, ninguém é mais importante aqui por ter o nome colorido aí do lado :wink:

Link para o comentário
  • Membros de Honra
O que eu costumo fazer quando vejo uma mensagem do tipo "Oi, quero ir pra sei lá onde, como eu faço? quanto vou gastar? que lugares devo conhecer?": Não costumo responder no fórum pra não gerar ainda mais poluição. Mando uma MP pro usuário com uma explicação bem básica sobre como o fórum funciona, mando alguns links de pesquisa, e explico porque ninguém vai responder a dúvida dele. O que percebo de resultado com esse tipo de informação é excelente. Primeiro que ao contrários de muitas MPs que escrevo para usuários, essas são de fato lidas. Segundo que até hoje nenhuma dessas mensagens ficou em branco, o usuário sempre responde agradecendopela orientação, demonstrando que foi efetivo em esclarecer o espírito do fórum. E terceiro, esse usuário não posta mais perguntas do tipo. Se eles continuam ou não a acessar o fórum isso eu nunca procurei saber. Mas fato é que eles desistiram das perguntas idiotas e começaram a pesquisar.

 

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores
Acho estranho as pessoas não terem noção de coisas bem básicas... Quando eu começo a planejar uma viagem, eu nunca penso em perguntar coisas para os outros: eu sempre vou atrás das informações que existem por aí, e é sempre muito mais do que eu consigo assimilar.

 

Afinal, as principais perguntas quem tem que responder somos nós mesmo, não?!

 

Assino embaixo camarada

 

 

Tirar uma dúvida, pedir um conselho, esclarecer alguma dificuldade, etc... Normal, afinal esse fórum, creio, que serve pra isso,né

 

Mas tem muita gente que cai de para-quedas aqui e nao se da o trabalho de pesquisar nada

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sandman, o topico ta muito bom, porem como disse a Cris, isso e uma batalha antiga aqui... mas toda ajuda e valida.

 

Apenas uma correcao.... Pra um tipo desses que vc critica ler seu topico vc tinha que mudar o titulo para :

 

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar! Europa, America do Sul ou Brasil em 20 dias com precos e dicas!

 

Ai eles provavelmente vao abrir o topico.... Ai ao abrir e ver que vc escreveu um texto muito bom, mas com mais de 2 paragrafos, ja nao vao ler, entao penso que o correto seria:

 

Bem vindo ao Mochileiros.com,

 

Nao somos uma agencia de viagem, se voce nao pesquisou ainda sobre sua viagem, pesquise! Se fizer alguma pergunta cretina ou repetida, seu HD sera deletado.

 

Obrigado..

 

A pscologia 'e adoravel!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...