Ir para conteúdo

Nova trip para o noroeste da Argentina mais ou menos 12 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 13/07/2023

Fiambalá a Cafayate– 448 km

Acordei não muito cedo, eu estava meio desanimado por estar novamente sozinho na estrada. Acho que fiquei meio depre e decidi que ia iniciar a volta para casa.

Arrumei as malas, limpei a louça, linpei a pia e depois guardei as malas no carro. Fui tentar achar alguém para devolver a chave da kitnet e não consegui. Desse modo, deixei a chave na porta e meti o pé na estrada.

Meu plano anterior era conhecer umas termas recém inauguradas na cidade de Villa Vil que era caminho para Cafayate. Mas como disse o desamino se abateu e segui direto a Cafayate.

O Plano original era, depois de Villa Vil ir até Cachi, depois subir a ruta 40 até Abra del Acay com seus 4895 m de altitude, depois passar um dia em Salta e finalmente iniciar a volta.

Pelo menos a ruta 40 neste trecho até Cafayate tem muitas montanhas para se admirar. Também passei pelo marco dos 4040 km da ruta 40 e tirei umas fotos.

Chegando a Cafayate, bora procurar hotel. Até que não rodei tanto e achei o Hostal La Morada com bom preço para a cidade de Cafayate, mesmo assim foi o maior custo de hospedagem da viagem. Cheguei ali pelas 16 ou 17 h.

Então, como eu tinha enviado 941 reais para receber 100000 pesos pelo app Western Union procurei o local indicado no app para receber. Chegando lá tinha um horário de atendimento esdrúxulo, das 19:30 h as 22 h.

Como eu ainda tinha dinheiro da troca na fronteira estava tudo ok. Sai bater pernas até dar a hora de receber a grana. Acabei não comprando nada, só jantei uma baita milanesa e papas fritas a 28 pilas com cerveja.

Quando deu a hora fui lá na “lujinea” receber minha grana e foi super tranquilo. Passei o número do envio, entreguei minha identidade e em 5 minutos já estava guardando o dinheiro na doleira.

Depois disso voltei ao hotel e fui dormir pensando em acordar cedo para antes de ir embora conhecer as formações da quebrada de Las Conchas.

Alimentação:

Lanches a tarde: R$ 20,00                         Janta: R$ 28,00

Combustível: R$ 122,00

Hospedagem: 140,00

Hostal bom, cama ok, limpeza ok, café da manhã simples como sempre.

 

Editado por Marcelo Manente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14/07/2023

Cafayate a Pampa del Infierno – 758 km

 

Acordei cedo, tomei o café até que razoável do hostal, arrumei minhas coisas, coloquei tudo no carro e botei o pé na estrada. Antes de sair da cidade abasteci no posto YPF.

Depois comecei a descer até Salta pela ruta 68 e no caminho fui parando em quase todas as atrações da quebrada de Las Conchas. Disse quase todas pois tem umas formações meio sem graça como o obelisco e o sapo, mas as outras valem a pena parar e ir ver. Uma pena que passei batido na formação “o anfiteatro”.

Chegando a periferia de Salta o GPS me mandava seguir até uma área mais central, mas eu vi que tem uma avenida que circunda a cidade. Fui por ela e foi bem melhor, sem tanta lombada e sem tantos sinaleiros.

Depois da cidade peguei a ruta 9 até o entroncamento com a ruta 16. Neste lugar tem que se ter muito cuidado pois essa interseção é muito mal planejada. Não tem uma rotatória, não tem um espaço para sair corretamente a direita para tomar a esquerda. Tem que ficar atento aqui.

Já na ruta 16, que está excelente, tem uns 140 km ainda com curvas, depois disso só retões e poucas curvas para contornar as minúsculas vilas da beira do asfalto até chegar a Pampa del Infierno.

Fui direto no hotel que tinha ficado em janeiro: Los Dos Hermanos restaurante e hotel. Ótimo hotel com quartos limpos e boa cama. Ali jantei um bife de chorizo com papas fritas delicioso.

Fui dormir tarde, mas resolvi sair cedo para encontrar amigos na estrada e chegar cedo a El Soberbio. Mal sabia eu que ia ter um probleminha ao sair da Argentina...

 

A partir daqui vou passar poucas informações sobre custos pois meu celular deu chabu e tive que reiniciá-lo.

Vou ver o que consigo recuperar.

Editado por Marcelo Manente
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15/07/2023

Pampa del Infierno a El Soberbio – 794 km

Acordei cedo e sai sem tomar café da manhã as 7:00 h. Fiz isso por dois motivos, primeiro porque queria encontrar e bater um papo com um grupo de brasileiros amigos da internet que estavam dormindo num posto na cidade de Quitilipi e segundo para chegar cedo em El Soberbio e fazer as compras de vinho naquele dia mesmo, me hospedar e domingo cedo pegar a balsa para o Brasil. Só que..... depois eu conto.

Beleza, toca a rodar nos retões da ruta 16. Senti falta de um controle de velocidade pois era só engatar a quinta e manter velocidade.

100 km depois cheguei ao posto em Quitilipi e meus colegas estavam acordando em suas vans e em um Bandeirante. Batemos papo e ai fui saber que a balsa provavelmente estaria fechada por causa do vendaval que estava tendo no BR nesses dias. Soube que deu até ciclone. Ai fiquei chateado, queria sair por lá para trazer mais vinho, kkkkk.

A sorte é que um dos meus colegas é amigo do cara que opera a balsa na cidade e mandou um zap pra ele. Então ele me informou que já tinha voltado a funcionar. Nesse momento o meu colega não compreendeu que eu pretendia voltar ao BR no domingo e por isso não me passou uma informação importante que depois atrapalhou meu retorno.

Nos despedimos e o Eric me avisou que pra frente de Corrientes, na cidade de Itati estava ocorrendo uma festa religiosa e a estrada estava com alguns bloqueios. Pensei que ia me atrasar um monte. Segui viagem e realmente, depois de Corrientes comecei a ver muitas pessoas a pé, de bicicleta e até a cavalo seguindo pelos acostamentos. Eram centenas de pessoas. Passada a entrada da cidade o trânsito parou para a passagem no sentido contrário de uma romaria. Não demoramos muito e fomos liberados.

Seguindo a viagem por muitos e muito quilômetros apareciam pessoas caminhando, de bike o a cavalos ainda indo para a festa. Bem interessante isso.

Parei num posto para abastecer e tinha uma longa fila, pensei, vou abastecer perto de Posadas. Passei a cidade e uns 10 km depois parei num posto da YPF e ai tive uma surpresa. Na região perto de Posadas, quem tem placas estrangeiras só pode abastecer com a gasolina top que naquele posto custava 390 pesos, ou 3,90 Reais. Mais de um real acima do que estava pagando antes. Como eu estava na reserva, tive de pagar aquele preço mesmo.

Toquei em frente e cheguei a El Soberbio as 17,30 h. Fui no mesmo hotel de janeiro: Hotel Los Abuelos. Coloquei minhas coisas no quarto e fui fazer compras no supermercado Seferino. Comprei 26 garrafas de vinho e mais 3 de encomenda.

Após isso fui jantar uma carninha e depois fui dormir. Guardei os últimos 3 mil pesos para passar a balsa (sonho meuuuuu...).

Editado por Marcelo Manente
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 16/07/2023

El Soberbio a Araucária – 745 km

Não acordei muito cedo pois sabia que a balsa começava as 8:30 h. Uns 5 minutos antes sai e fui para a aduana. Chegando lá estava tudo fechado e perguntando pra um cara que estava lá ele me disse que domingo não funcionava. Putz.........

A alternativa era voltar por onde entrei, só que lá a fiscalização era maior..... Pesquisa daqui e de lá lembrei de outra entrada para o BR que ficava abaixo de Bernardo de Irigoyen e que saia na cidade de Paraiso, SC. Bueno, se não tem outro jeito, toca o pé na estrada pois aumentou em 100 km.

Dentro da Argentina as estradas estavam excelentes, cheguei logo a fronteira. Um lugar muito pouco usado, não passava quase ninguém. Dei saída da Argentina e ao lado tinha uma vendinha. Resolvi gastar meus últimos pesos que estavam reservados pra balsa. Comprei mais 3 vinhos. Kkkk

Após a aduana se passa uma ponte pequena e sem graça e a seguir tem a aduana brasileira. Fui passando devagar pois achei que estava vazia. Quando estava quase voltando para a estrada um cara de colete da PF mandou parar... Gelei... Perguntou de onde estava vindo, o que fui fazer e pediu para olhar no porta malas. Mostrei o porta malas, algumas garrafas de vinho que comprei e ele me mandou fechar e seguir viagem. Ufa.... Fiquei aliviado.

A partir dai só estrada. A relatar apenas a BR 282 que está em muitos trechos em péssimo estado, com muitos buracos por todo lado. Tbm na BR 153 depois da divisa com o Paraná e até União da Vitória também com buracos, mas menos que a BR anterior.

Cheguei em casa as 18 h, tranquilo e não muito cansado. Nessa viagem deu pra ver que os exercícios da academia que estou fazendo desde março fizeram uma baita diferença. Em janeiro eu me senti muito mais cansado depois de cada dia de viagem. Desta vez não tomei um dorflex.

Bom, bora planejar a viagem de janeiro. kkkkk

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Hey Marcelo, eu acompanhei umas fotinhas dessa sua trip no insta! Vamos passar por algumas destas cidades em breve!

Vamos fazer Londrina > Posadas > Santa Fé > Cordova > Mendoza > Chilecito > Cafayate > Purmamarca > Corrientes > Foz > Londrina (cidades de estadia ou somente pernoite pra quebra de trecho).

De Cafayate lá pra cima, depois de Cachi, vc acha que tá passando carro baixo pela Ruta 40? Eu até queria passar por Abra del Acay mas acho que meu gato guerreiro não aguenta, rs! Eu pretendo subir pela 68.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...