Ir para conteúdo

Eu e meu amigo queremos fazer um mochilão com poucas trilhas, estamos em dúvida entre Chile ou Argentina.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, tudo bem?

Eu queria ajuda para decidir o roteiro de nossa viagem. Eu e meu amigo vamos viajar na 2ª quinzena de Janeiro/2024 porém ainda não sabemos o destino, estamos entre Patagônia Argentina e Patagônia Chilena.

Somos novatos e queremos gastar o menos possível, então pesquisando preços de passagem e acomodação vimos que o Chile está melhor, porque daria para aproveitar Santiago e depois descer para Patagônia, porém, não sabemos se vai ser um passeio legal para o mês de Janeiro/2024 em razão do verão. 

Vocês tem alguma ideia de qual destino seja melhor nesse caso?  (Argentina ou Chile, também estamos abertos a sugestões novas de destino para janeiro/2024)

Desde já, obrigadão!  

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando se fala em patagônia chilena eu logo penso em Torres Del Paine. E lá é caro pra c... É um dos locais mais bonitos que já fui, mas haja dinheiro. Se eu fosse vc, iria para a El Calafate, na Argentina, (se quiser, pode fazer o passeio ao Perito Moreno. É demais, mas é caro) e depois pegaria o ônibus para El Chalten. Vc pode fazer várias trilhas muito legais lá, e todas de graça. Acomodação e alimentação podem ser um pouco mais caras, mas as trilhas de lá são ótimas, super bem marcadas e não precisam de guia. E vc pode sair a pé de onde estiver alojado e fazer a maioria delas. A do Fitz Roy e laguna de los 3 tem paisagens de tirar o fôlego, assim como a laguna torre.

Vc pode ir a Ushuaia tbm, mas acho que é mais caro e as trilhas não são tão boas. Mas tem a pegada da cidade, que é legal. É uma vibe bem diferente. E vc precisa sempre de transfer para fazer as trilhas. El Chalten é mais trilha mesmo, Ushuaia tem mais cidade para oferecer.

Janeiro é uma boa época em qualquer das 02 patagônias. O clima é bem semelhante. Em Torres del Paine no chile é uma época das mais concorridas. Não sei falar mais sobre o resto da patagônia chilena.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 30/11/2023 em 15:23, BrunoAAlencar disse:

Olá, tudo bem?

Eu queria ajuda para decidir o roteiro de nossa viagem. Eu e meu amigo vamos viajar na 2ª quinzena de Janeiro/2024 porém ainda não sabemos o destino, estamos entre Patagônia Argentina e Patagônia Chilena.

Somos novatos e queremos gastar o menos possível, então pesquisando preços de passagem e acomodação vimos que o Chile está melhor, porque daria para aproveitar Santiago e depois descer para Patagônia, porém, não sabemos se vai ser um passeio legal para o mês de Janeiro/2024 em razão do verão. 

Vocês tem alguma ideia de qual destino seja melhor nesse caso?  (Argentina ou Chile, também estamos abertos a sugestões novas de destino para janeiro/2024)

Desde já, obrigadão!  

@BrunoAAlencar Embarco pra Patagônia no fim de dezembro. Vamos passar por ambos os países. Apesar dos lindos locais no chile, o custo está bem mais alto pra lá, se comparado com a Argentina, principalmente em virtude dos benefícios que você consegue utilizando o dólar MEP (cartões de crédito e débito). Aconselho vc a negociar o preço da hospedagem, passeios e tudo que for possível, para pagar em pesos (cartões), ainda que haja conversão para dólar, pois vc economizará quase metade do valor inicial, sem precisar perder tempo em filas para trocar dinheiro. Vale muito a pena! A diferença é gritante.

Outra situação a se considerar: passaremos por 5 cidades diferentes. Apesar de tentar otimizar ao máximo o tempo e usufruir do melhor que os locais tem a oferecer, a viagem acabou ficando "acelerada". Para aproveitar ao máximo, estamos com o cronograma justo. Fiquei com a sensação que talvez pudesse ter reduzido a abrangência da área visitada, para explorar mais as minúcias dos locais. Fica a dica!

Ficaremos até início de janeiro e confirmo que alguns passeios, como o minitrekking Perito Moreno, já não possuem datas disponíveis na primeira semana do ano. Se o que está pesando na escolha do destino é $$, sugiro aproveitar o momento e usufruir dos benefícios que a Argentina oferece neste sentido. Quanto antes você definir o destino melhor!

Espero ter contribuído. Desejo uma excelente viagem pra vcs!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

 

Em 01/12/2023 em 21:04, Gil Cescon disse:

@BrunoAAlencar Embarco pra Patagônia no fim de dezembro. Vamos passar por ambos os países. Apesar dos lindos locais no chile, o custo está bem mais alto pra lá, se comparado com a Argentina, principalmente em virtude dos benefícios que você consegue utilizando o dólar MEP (cartões de crédito e débito). Aconselho vc a negociar o preço da hospedagem, passeios e tudo que for possível, para pagar em pesos (cartões), ainda que haja conversão para dólar, pois vc economizará quase metade do valor inicial, sem precisar perder tempo em filas para trocar dinheiro. Vale muito a pena! A diferença é gritante.

Outra situação a se considerar: passaremos por 5 cidades diferentes. Apesar de tentar otimizar ao máximo o tempo e usufruir do melhor que os locais tem a oferecer, a viagem acabou ficando "acelerada". Para aproveitar ao máximo, estamos com o cronograma justo. Fiquei com a sensação que talvez pudesse ter reduzido a abrangência da área visitada, para explorar mais as minúcias dos locais. Fica a dica!

Ficaremos até início de janeiro e confirmo que alguns passeios, como o minitrekking Perito Moreno, já não possuem datas disponíveis na primeira semana do ano. Se o que está pesando na escolha do destino é $$, sugiro aproveitar o momento e usufruir dos benefícios que a Argentina oferece neste sentido. Quanto antes você definir o destino melhor!

Espero ter contribuído. Desejo uma excelente viagem pra vcs!

Nossa, acho que essa dica foi o estopim para cancelar a escolha do Chile, realmente a Argentina está muito mais barata. Você tem uma estimativa de preços e lugares que você vai? Estou querendo comprar para iniciar no dia 14/01 então essa semana eu já fecho tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 11/12/2023 em 23:59, BrunoAAlencar disse:

 

Nossa, acho que essa dica foi o estopim para cancelar a escolha do Chile, realmente a Argentina está muito mais barata. Você tem uma estimativa de preços e lugares que você vai? Estou querendo comprar para iniciar no dia 14/01 então essa semana eu já fecho tudo. 

@BrunoAAlencar Estou em Ushuaia, Argentina. Achei importante avisar que a situação envolvendo o câmbio MEP mudou. A diferença de cotação entre o dolar oficial e o dolar MEP reduziu muito neste mês. Para vc ter noção, quando iniciei as cotações para minha viagem, a economia chegava a cerca de 45% ao usar cartão de crédito ou débito na Argentina (dólar MEP). Hoje usei este recurso e, apesar de não encontrar dificuldade alguma em pagar com cartões aqui, a diferença entre os câmbios não chega a 10%. Esse fato reduziu drasticamente a expectativa de economia que eu previa. Isso ocorreu pq houve grande desvalorização do peso argentino e o dólar Mep não acompanhou essa alteração.

Com isso, os custos em relação às despesas na Argentina e no Chile estão muito parecidos.  Estarei no Chile a partir do dia 29/12. Compartilharei aqui, caso identifique alguma informação importante.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

acabei de voltar uma viagem pela patagonia, fui a el calafate, fiz um bate volta a el chalten, depois a puerto natales no chile e por fim ushuaia. achei um pouco corrido pois tinha apenas 10 dias, entao eu pessoalmente recomendaria quem tem pouco tempo a escolher um desses lugares para aproveitar melhor. Concordo com a Gil nesse ponto:

Em 01/12/2023 em 21:04, Gil Cescon disse:

Fiquei com a sensação que talvez pudesse ter reduzido a abrangência da área visitada, para explorar mais as minúcias dos locais. Fica a dica!

Em relação à grana, a argentina é mais barata, exceto hospedagem em el chalten, motivo pelo qual optamos pelo bate e volta: bem cansativo, mas não inviável.

No chile, ficamos em puerto natales e achei muito caro: nosso primeiro jantar custou 44.000 pesos chilenos / 260 reais (!) no Mesita Grande: salada de alface, macarrao com lascas salmao defumado gostoso, lasanha de berinjela ok, e duas cocas; estava preparado para gastar mais, mas me surpreendi com preços das comidas e hospedagens. Valeu a pena pois torres del paine é lindo, alugamos um carro para ir passar o dia no parque que fica a 2h e fazer trilhas e certamente vou voltar com mais tempo, ha muitas coisas pra fazer na regiao, a cidade tem uma paisagem linda e tem muitos passeios de barco pra fazer, só vou mais preparado de grana.

Na argentina, sem surpresas, dá pra fazer tudo sem gastar muito, passeios, trilhas e até refeições em locais mais arrumados, a exceção são os passeios exclusivos tipo o minitrekking no gelo sobre o glaciar perito moreno (que nao fizemos) e passeios de barco. em el chalten o acesso ao parque é grátis e as trilhas são bem sinalizadas e a vista linda. Tb pretendemos voltar com mais tempo para aproveitar mais!

boa viagem e depois volta pra contar!

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 11/12/2023 em 23:59, BrunoAAlencar disse:

 

Nossa, acho que essa dica foi o estopim para cancelar a escolha do Chile, realmente a Argentina está muito mais barata. Você tem uma estimativa de preços e lugares que você vai? Estou querendo comprar para iniciar no dia 14/01 então essa semana eu já fecho tudo. 

@BrunoAAlencar Passando aqui pra saber se está tudo certo com o planejamento da sua viagem? Só agora vi a sua solicitação com informações sobre onde me hospedei. Se ainda precisar de ajuda, estou à disposição. De qualquer forma, deixarei aqui a lista pra vc:

Ushuaia (Argentina) - Airbnb - Telefone: +54 9 2901 41-1624 - Esse telefone é da empresa que administra o imovel (Diego e Valentina). Eles possuem vários outros também. O que ficamos está localizado na Rua Bernardino Rivadavia, nº 38, apartamento E, 2º andar. Fica localizado num excelente ponto da cidade. Perto de tudo! Tem tudo que precisa para uma excelente hospedagem. Cozinha equipada, chuveiro maravilhoso. Valeu cada centavo...rs! Detalhe: reservei pelo Booking.com, pois ainda não tinha o contato direto dos administradores.

Punta Arenas (Chile) - Hostal Ochenhttps://www.hostalochen.com/?cur=CLP - Muito bem localizado, fica quase ao lado da praça das Armas, está a cerca de uma quadra do terminal de ônibus da Bus Sur. O local é simples, mas a localização vale a pena. Café da manhã modesto, mas atende.

Puerto Natales (Chile) - Wild Hostel - https://www.booking.com/hotel/cl/wild-hostel.pt-br.html - O lugar é bem legal, o quarto que ficamos tem um excelente tamanho, porém o banheiro é compartilhado. 1 banheiro para 2 quartos. Foi super tranquilo. As meninas do atendimento (com quem temos mais contato) são maravilhosas, super simpáticas. No local também funciona um restaurante, então você pode fazer suas refeições lá, se quiser. O café da manhã estava incluído no preço da diária e é super bem servido. Se precisar sair mais cedo para os passeios, as meninas providenciam um kit café na noite anterior. É só avisar antes!

El Calafate (Argentina) - Hostel Dannyhttps://www.booking.com/hotel/ar/hostel-danny.pt-br.html - O Danny é o proprietário do local e é super simpático. Ele nos deu várias dicas e orientações sobre a cidade e sobre os passeios. Uma das pessoas mais simpáticas que encontramos na nossa viagem. Ele mora no local com a família e eles são super gente boa e acolhedores. A estrutura é simples, mas atendeu às nossas necessidades. Fica muito perto de tudo. Há supermercado, lavanderia, padaria, tudo a no máximo uma quadra da hospedagem.

El Chaltén (Argentina) - Místico 23 Hostelhttps://www.booking.com/hotel/ar/mistico-hostel-23.pt-br.html - Quartos compartilhados. Ficamos num quarto com 6 camas (3 beliches). Não oferece café da manhã, mas possui cozinha equipada disponível para uso. Banheiros compartilhados. Atendeu às nossas necessidades. Fica bem localizado. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...