Ir para conteúdo

Roteiro praga viena e budapeste


Posts Recomendados

  • Membros
14 minutos atrás, Denise Arduim disse:

Olá pessoal. Teremos 14 dias e estaremos de carro. 

Chegaremos em Praga e depois viena e 1 dia em Bradislava e em seguida Budapeste.

 

Eu gostaria de incluir uma visita a Auschwitz . Qual a melhor opção. 

Pensei em sair de Praga , ir para Auschwitz e seguir viagem para Viena.

 

Acham viável?

 

Essa passada em Auschwitz vai sair um pouco da rota, mas eu acho que vale a pena. Já que vai deslocar para Cracóvia, sugiro conhecer tb a mina de sal em Wieliczka.

Não sei se funciona fazer esse roteiro de carro (o google maps falou que rola...) mas acho que daria pra fazer algo assim:

Praga (4 dias, sendo 1 dia bate-volta a Cesky Krumlov) -> Cracóvia (3 dias, sendo 1 dia bate-volta a Auschwitz e 1 dia bate-volta à mina de sal em Wieliczka) -> Viena (2 dias) -> Bratislava (1 dia) -> Budapeste (4 dias).

Mas tem que contar os deslocamentos entre as cidades, principalmente de Praga a Cracóvia (umas 6h) e de Cracóvia para Viena (umas 5h).

Link para o comentário
  • Membros

@Denise Arduim Se seu objetivo é ver como era um campo de concentração, saiba que há um perto de Praga.O campo de Teresin,todo preservado, aonde os presos morriam de fome e,caso sobrevivessem ali,era mandados a um campo de extermínio, ai sim entra Auschwitz, que fica longe e eu não conheço. 

Link para o comentário
  • Colaboradores

Particularmente acho pesado fazer o campo (na verdade, os dois) e depois ir para Budapeste.

Estive no campo no começo do mês passado. Fiz um tour guiado com uma boa agência mas não gostei. Mesmo sendo a guia pessoa com muita experiência e conhecedora da história, foi uma visita corrida. Simplesmente passávamos pelos locais e muitas vezes "fiquei para trás" pois gosto de ler, entender e principalmente sentir o lugar (que neste tipo de lugar, dá um baita nó na garganta e precisa-se recuperar o fôlego). Eu voltarei porque, como comentei, minha visita foi daquelas "de médico", coisa que não gosto.

O campo é concorrido. Precisa-se dos tickets com bastante antecedência e chegar cedo faz grande diferença. Reserve tranquilamente mais de meio dia para a visita aos dois (Auschwitz é um e Birkenau é outro, distante coisa de 10 minutos de carro) para que possa ser uma visita proveitosa. Alimentação não existe dentro das dependências, exceto por máquinas automáticas que vendem algumas coisas na entrada de Auschwitz (Birkenau não tem nada). Leve lanche mas lembre-se: é terminantemente proibido comer, beber álcool e fumar dentro dos campos (eu inclusive tomei um "presta atenção" porque estava comendo uma singela maçã).

Depois disso, até Budapeste são pelo menos 5 horas de viagem e certamente estarão cansados. Não conheço a estrada mas certamente está longe de ser uma auto-estrada onde possa desenvolver altas velocidades. Vi uma opção por Brno que sim, é uma auto-estrada mas acrescenta 100km na viagem.

Finalmente, para ajudar, Cracóvia merece mais que um dia de visita. A cidade tem muito, mas muito a mostrar.

Link para o comentário
  • Colaboradores
1 hora atrás, Denise Arduim disse:

Pensei em dormir em Cracóvia e ir cedo para o campo, apenas Auschwitz.  E depois ir para Budapeste. Não pensei que seria uma visita tão extensa.

Não faça isso.

Ao contrário de Dachau, na Alemanha, onde o campo principal e os fornos estavam situados dentro de um mesmo complexo, em Auschwitz eram separados. O campo em si, conhecido como Auschwitz I, era incialmente uma área administrativa, uma prisão e também onde ocorreram os primeiros "testes" com gás. Quando da decisão pela "solução final", "ativaram" Auschwitz II-Birkenau. Então, as fotos que normalmente vê na Internet da entrada do campo com a famigerada frase "Arbeit macht frei" está em Auschwitz I, enquanto as fotos dos trilhos e da chegada dos trens, está em Auschwitz II-Birkenau. Deixar um ou outro para trás é conhecer somente parte da história.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

@Denise Arduim,

Eu não aposto menos de meio dia pelo seguinte: de Cracóvia para os campos, levará cerca de uma hora (nosso ônibus fez em 1:30h) de estrada. Lá chegando, até estacionar, achar a fila certa para entrar (fica uma muvuca infernal na entrada), passar pela segurança já foi mais meia hora.

Depois disso começa a caminhada. Ambos os campos são grandes. Para que tenha uma ideia, da portaria de Auschwitz I até o dito portão são cerca de 500 metros de caminhada, ou seja, para começar a realmente ver algo (ou para começar a ter o estômago embrulhado), já andou meio quilômetro. O mesmo acontece em Auschwitz II-Birkenau; do portão principal até as ruínas dos fornos é quase 1km de caminhada (não esqueça que tem quase 1Km de volta :)). No final das contas, somando o tempo de translado, a visita em si e os "perhaps" no meio do caminho, meio dia penso ser consistente e é isso que estou programando para quando lá voltar.

Finalmente, li em uma de suas respostas que são seus filhos que desejam conhecer. Fico feliz em ouvir isso pois é definitivamente um lugar que pode ensinar muito para muitos. Acho que vale o esforço e principalmente a vivência. Ver o que lá ainda existe e imaginar o que se passou naquele lugar mexe muito com a gente. Eles certamente irão adorar e poderão tirar boas lições para a vida.

PS: estou em débito com o fórum para escrever um relato sobre minha visita, mas devido a falta de tempo ainda não o fiz mas farei.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...