Membros D FABIANO Postado Janeiro 23 Membros Postado Janeiro 23 (editado) Antilhas Holandesas são ilhas cujo nome todos nós aprendemos ao estudarmos a história do Brasil e a invasões Holandesas nos anos 1600.Infelizmente,com a expulsão deles,esses foram para outras partes do mundo que deram certo como essas ilhas aqui e deixaram o nordeste brasileiro, sobretudo Pernambuco, tão desenvolvido na época, mergulhados na pobreza e no atraso comandados pela elite agrária da época que mantém o seu poder até os dias atuais, não se importando nem um pouquinho com o povo que não cansa de se humilhar a seus pés. Aruba e Curaçao, ilhas que conheci, assim como Bonaire, que não fui mostram bem isso.Descobertas e abandonadas pela Espanha, por não terem metais preciosos ficaram sob controle da Holanda e,hoje, alcançam um desenvolvimento de 1 mundo,enquanto a pobreza do nordeste não tem tamanho. Editado Janeiro 23 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 23 Autor Membros Postado Janeiro 23 (editado) A AVIANCA e seu péssimo vôo Sai em 1 manhã do Brasil,pois meu vôo era CNF CUR pela Avianca, tendo que comprar com pontos devolvidos pelo Smiles,pois na pandemia ia a Punta Cana e iam vencer esses pontos, pois não ando de GOL, só quando não há opção. Na semana do consumidor,então, comprei o único que havia na época. É do mesmo grupo da GOL e acho que foi pior ainda,pois depois lançaram a Azul na rota e hoje esse lixo tem concorrência. Inicialmente, o vôo eu comprei para a 1.30h com conexão em Bogotá no começo da manhã e chegada na hora do almoço. Só que lixo é lixo e mudaram a hora em setembro, obrigando-me a usar o telefone, pois não troca pela net.Esta coisa só ganha dinheiro pela net,para devolver a passagem e recuperar os pontos ou confirmar a mudança de data havia que falar com alguém. Tudo bem, vamos telefonar para um 0300,custo de ligação local(nem 0800 o lixo tem),mas só dá ocupado. Tentei várias vezes antes!as o assistente virtual não completa a troca e,não há pessoas.Mandei e mail a própria AVIANCA. Como resposta disseram que teria a troca contemplada desde que fosse pelo Smiles. Telefone só ocupado, até o feriado de 15.11.A menina disse que trocou, mas nada.Como uns diasdepois ia passar na "capital"do país em escala, desembarquei do TAM e fui ao balcãodo Smiles resolver. Dei uma bronca típica de uma pessoa autoritária e resolvi na hora.Ufa!Que trabalho,mas consegui.Data mudada para 1 dia antes,dia 21,pois na sexta não há vôo e horário único às 7.30h da manhã. Confins é longe,não havia hotéis disponíveis em outras cidades turísticas para cancelar e mudar o voo para Fortaleza, por exemplo.Tive que aceitar e madruguei no dia.Chegando ao voo,o avião parece de outra época. Vôo Internacional se pensa em regalias, certo?Com AVIANCA não.Poltrona não reclina,um 737 300 velho,sem comida ou água grátis para voar 6h.68 mil pontos para isso???? Foi difícil de aguentar a sede e a fome Cheguei a Bogotá, aeroporto no qual estive em 2016,sabia que era bom,mas o tempo curto de conexão me impossibilitou de visitar a sala VIP e almocar.Como tenho direito a 2 visitas por ano pelo BB e não gosto destes lugares não uso, nem podia,pois o vôo atrasou e quase perco o outro. Sorte foi não ter entrado no Visa Airport,onde solicita a sala antecipadamente. Fui a Curaçao com fome mesmo e água, o El Dorado,tem bebedouros, melhor que na coisa. O voo foi rápido,pouco mais de 1h estava lá.O problema foi a fila da migração. As ilhas ABC exigem um cartão preenchido pela net.Eu preenchi o meu, mas havia 3 voos ao mesmo tempo para passar em apenas 2 cabines.Rápido,quando chega a sua vez e tem o cartão preenchido, tanto que da 2 vez,foi questão de segundos, pois ando devagar.O problema foram os vôos ao mesmo tempo e a falta de funcionários no aeroporto, o que só me liberou as 17h.Agora livre,posso dizer,AVIANCA, nunca mais, pois a volta faria com a minha velha conhecida COPA Airlines de Aruba por 70 mil pontos. Editado Janeiro 24 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 24 Autor Membros Postado Janeiro 24 (editado) OMuito prazer,Curaçao Logo ao chegar,parecia estar em casa,ou na América Espanhola, terra adotiva de RM.Mas,os preços eram em dólar. Almocei rapidamente as 17h,primeira refeição do dia graças ao péssimo vôo e a fila da migração por 7,5 dólar no Wendy que fica no pátio do aeroporto. Ali não tem o que estamos acostumados e sabemos que comida em aeroportos é mais cara.Nao,o preço é mais ou menos esse mesmo e só há um prato,pollo,não sei o porquê, penso que é difícil criar boi em tão curtos espaços e hortaliças não são europeias,então não tem. Para jantar,comecei a frequentar um restaurante chinês por indicação do hotel. Muito boa a comida,pollo com papas ou pollo com arroz por 6 dólares. Comi ali dias 22,23 e 24,quando tudo trabalhou até as 14h. depois,feriado total, inclusive no dia 26,quando sai a Saint Martin.Quando voltei de 5 a 9.1 voltei a comer lá, menos nos almoços desses dias, claro. Mas vamos ao que interessa que são os lugares para ir?Fiquei no centro ao lado da escadaria famosa que dá em um mural de artistas locais. Me indicaram descer as escadas e virar a direita que estava nos restaurantes naquela noite.Detalhe é que o comércio fecha as 20h,passou disso, só ficam as comidas e o cassino do hotel aberto. Na outra manhã, dia 22,sim,tudo aberto a partir das 9h. Por ali não há muito a conhecer,Ortobanda tem mais comércio,dei de cara com a ponte Quuen Emma e seu sistema de abrir ao lado para a passagem de barcos. Não vi o mecanismo nesse dia, porém ia ver em outras oportunidades, é a maior atração do país. Ouve-se uma sirene, pode saber que a ponte vai abrir ou fechar. Minha parada foi a direita da ponte no Renaissance Mall.Pequeno shopping com lojas de grife e uma agência de turismo que era o que procurava e o hotel indicou ir ali.Irie Tours o nome,que não recomendo,pois esqueceram de me buscar no primeiro passeio que comprei naquela tarde,o por do sol.Telefonei para a agência após a hora,pois nada de aparecer. Foi confirmado o esquecimento e me mandaram ir de táxi que eles pagavam. Os táxis lá são na base da conversa,não há taxímetro e o sujeito pediu 50 dólares. Lá chegando, eles pagaram, mas reclamaram que era 35 a 40 o certo. Depois, eu virei amigo de uma taxista e só andava com ela, Michele o nome, que confirmou ser 35 dólares, o mesmo preço ao aeroporto. Mas e o passeio?Antes não tivesse comprado, Curaçao anoitece cedo. Marcam a saída dele as 17h e as 18h já está escuro, então havia nenhuma luz da metade para o fim desse passeio que sai de Caracas Bay,aonde também há agência de Irie tours.No barco havia um casal de duas paulistas falantes de inglês em terras da Espanha. Solenemente me ignoraram. Fiquei com uma yanki, que ao menos, tem mais educação. Voltamos já era noite alta,mas 19h nos relógios. Se fosse mais cedo a saída seria bom,embora caro. Paguei 80 dólares e o onibus me levou de volta . Editado Abril 12 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 26 Autor Membros Postado Janeiro 26 (editado) As praias de Curaçao No outro dia,tinha que ir a praia mais famosa,Kenepa,conhece-la.Muita patriotada por lá e eu falando espanhol. Até comentei com a minha menina de que parecia,mas não estava em BH.Era como fosse. Kenepa sofreu uma invasão de mineiro no final do ano,graças ao vôo da Azul(CNF-CUR) que,pelo visto, acertou em cheio. A praia em si é linda,o que mata é a falta de infraestrutura turística.Lá é para quem gosta de mar e só.Saindo de lá, o City tour em que estava foi a Piskardo.Essa é uma praia que tem um cais artesanal aonde param barquinhos de pesca,os pescadores vendem o peixe que trouxeram ao chegar, limpam e devolvem os restos ao mar. É aí que acontece algo triste. As tartarugas veem comer esses restos de pescado e um sujeito vive de receber dos turistas para agarrá-las para fotos. No Brasil, a fiscalização o multaria e até o prenderia,pois ele comete crime ambiental, mas lá ninguém fala nada,muito ao contrário, diz o guia que esse é o "grande" trabalho dele há anos. A praia tem também vários cardumes de peixes menores atraídos pelo porto artesanal e pela temperatura da água. Mas não é imperdível, só uma parada para se fazer snooker ou ver os peixinhos e as tartarugas mesmo. Saindo dali,tem em minha opinião, a melhor parada do dia no Parque Nacional Siete Bocas.Uma boca é um lugar aonde o mar bate violentamente nas pedras,fazendo espetáculo único para mim.E depois, há a parada em uma praia particular, Cas Abaao,para almoço e mais uma vez snorkel. Para mim,essa parada é dispensável, pois a comida acaba cedo e,como chegamos depois das 14h, já tinha em parte acabado, mas o tour termina ali.Dia em que passei com outra yanki, essa nascida no Brasil, pois é filha de diplomata. No outro dia,25.12,tudo fechado. Então, fui de taxi por 25 dólares a praia mais famosa da ilha,Mambo Beach.La tudo funcionava,menos o Aquário, que fecha mesmo, todos os domingos e segundas. Não consegui um dia dele aberto, mas dizem ser a visita interessante, mas fecha aos domingos, dia em que a praia está cheia.Vá entender?Os preços nesta praia são abusivos, voltei para almoçar no centro em outra chinesa,um dos poucos lugares não fechados aos domingos.Pediram 43 dólares num prato de comida, isso mesmo, 43 dólares, no self service que não é como no Brasil, mas sim,eles que montam o prato.O taxi ficou em 25 dólares para ir e mais 25 para voltar, sendo que nessa volta foi que conheci a taxista Michelle. Editado Abril 12 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 28 Autor Membros Postado Janeiro 28 (editado) Klein Curaçao A pequena Curaçao é o destaque do país. Todo mundo que chega a Curaçao vai com objetivo de conhecer, exceto raras exceções. Eu não era diferente. O que não queria era economizar e ser mal servido,pois a diferença de preço existente é mínima.Estava em dúvida qual barco escolher,mas no Natal recebi um presente da net.Apareceu para mim o Miss Ann,com saídas aos sábados as 9.30h,sendo que nos demais dias,a saída seria às 7h,tendo que madrugar para ir.Com esse horário fiz a reserva, o pagamento é antes de embarcar.Aceita cartao,porém cobra 10%a mais. Então todos com dólares em mãos. O embarque fica no pier Santa Bárbara, atrás do campo de golfe,lugar distante do centro, porém mais perto do destino.O sábado,chamado de especial, curti na volta de Saint Martin e pode ter sido o auge da viagem. A ilha semi deserta é maravilhosa. Ninguém vive lá, não tem nem água encanada,então nada de banheiro e não sei como cozinham ali.Os alimentos são levados no barco com muita bebida,entre elas, uma nova para mim,a fanta melancia.Tomei muito,parece suco de melancia. Em Curaçao há uma campanha que vem de México contra a Coca Cola por disseminar o uso de açúcar nas crianças. Mas também com um refrigerante gostoso desses,quem não fica viciado? A ilha deserta é deserta mesmo.Ali não mora ninguém. As pessoas vão com os barcos,as comidas já chegam pré cozidas ou totalmente cozinhadas e os funcionários dos barcos servem, limpam tudo e retornam neles.Há barcos que nem servem seus turistas ali,usando o próprio barco para alimentação. Fiz amizade com um casal de Maringá e ficamos conversando e vendo a beleza por muito tempo. A única pessoa que morava na ilha era o farofeiros,mas os faróis,em nossos dias, caíram em desuso, com a adoção do GPS. Há um chamado mini zoo na ilha.Sao espécies que ali vivem tranquilamente e em outros lugares nem tanto. O mar estava tão azul e calmo que me deu vontade de entrar nele,mas... Editado Janeiro 28 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 31 Autor Membros Postado Janeiro 31 (editado) Museus em Curaçao Já contei que, aos domingos, tudo fecha na ilha.O primeiro domingo do ano,não foi diferente, porém o que eu ia fazer?Ia ao parque de avestruzes, que fui depois em Aruba, mas o daqui é longe.Na temporada de cruzeiros, entretanto, o museu naval,que fica no centro, abre em todos os dias em que há cruzeiros no porto. Ia gastar uma pequena fortuna com minha amiga do taxi,a Michele que indico a quem quiser honestidade, quando passamos sobre a ponte e vi 2 navios atracados. A Irie Tours, agência, para não trabalhar no domingo, disse que não sabia se ia ter cruzeiros, só na segunda quando fiz outro tour com eles. Então, rota desviada ao museu. Paguei 10 dólares de entrada e vi um museu muito bom.Conta a história das navegações desde Colombo,passa pelos piratas e termina nos grandes petroleiros. Há um setor também que destaca a pequena marinha do país, que integra as forças da Holanda. acabando ali,fui almoçar em um restaurante de frente a ponte para,enfim,vê lá abrir, o que consegui presenciar neste dia por várias vezes,pois da 1 vez que estive no país,não consegui ver provavelmente, por ser época de natal. Editado Fevereiro 3 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 2 Autor Membros Postado Fevereiro 2 (editado) City Tour Como sempre gosto de fazer o City tour nos ônibus de hop on hop off e ali não tem.Decidi fazer por agência e pagar bem mais caro que na Europa. 75 dólares com 5 paradas das 9 as 14h e só.Saudades da Europa, contando os dias para liberarem a minha volta neste ano.Paguei então o requerido por Irie tours e embarquei em sua principal atração, o ônibus estilo Fred Flinstones,ou seja fabricação 1950. Foi caro,mas uma noção do que é a cidade hoje.Parou no forte(hoje sede do governo)que já conhecia,no mercado flutuante(novidade vê-lo aberto),mostrou os casaroes históricos do centro antes da 3 parada,na fábrica de licor Curaçao.Essa dizem que produz o verdadeiro licor da ilha e recebe visitantes de todas as partes. Já fiquei alcoolizado ao saber da concentração de álcool neste licor,quase igual a do pisco,35 graus.Depois,foi para o almoço às 11.30h, muito cedo, não para mim,que almoçei mais tarde e para terminar conheci o Parque da lucha por liberdade.Engracado,enquanto os outros povos valorizam a liberdade,os brasileiros não e se entregam a pastores e fascistas.14h já havia acabado. No outro dia,outro City tour,pelo interior da ilha.Mais 70 dólares e 4 paradas novamente.Saimos as 9h e voltamos às 16.30h.Esse anda mais,é recomendável pelo preço porém vai na caverna de Hato,uma grande decepção se comparado a outras cavernas no mundo e não se pode fotografar dentro. Nada a ver de diferente não sei o que querem esconder.Saindo dali,a próxima parada é na já citada aqui praia das tartarugas,Piskardo. E não é que o sujeito estava lá novamente agarrando as coitadas?Dali fomos ao almoço junto com o mergulho de snorkel.2h em Porto Mary.Para mim,o visual mais bonito da ilha junto com kenepa.E para terminar,o lugar aonde se pode ver vários flamingos.Nesse dia só havia cinco. Editado Abril 12 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 3 Autor Membros Postado Fevereiro 3 (editado) Aruba 5 e último país de meu giro pela região,fui de teco teco da Divi divi Air,muito bom,mas caro e rápido o voo.Tem vários horários por dia,eu escolhi ir após o almoço e me arrependi depois, pois deveria ter ido a noite, porém já havia comprado passagem. SEM poder trocar, o jeito era perder o dia,senão poderia if a outro lugar antes de embarcar.Almoçei no Wendy s do aeroporto (lá não cobra mais por ser aeroporto) e embarquei tranquilamente, mas com medo do treco. Minha garota,que é acostumada a missões oficiais, havia me dito que seria um voo normal. E foi.Cheguei a Aruba e feliz fui a uma pocilga,ou melhor um hotel. Chegando lá, é muito longe de tudo,comércio, centro, tudo.É um bairro estritamente residencial. E aquele site de reservas me vendeu como central.MENTIRA.Mas,ainda bem,a senhora proprietária não tinha vaga,ou melhor, não respeitou a reserva. Maravilha, agora vou ao excelente hotel Victoria no centro.Vi o nome dele pois estava desconfiado do outro pela senhora querer receber com 15 dias de antecedência, o que é muito incomum acontecer, só em espelunca acontece isso.E pus no cartão de ingresso que ia para o Victoria, pois o hotel da senhora,não consta na lista de hospedagem. Estranho. Fiquei aonde disse no cartão de identificação. Muito bom,procurado por gente de toda América e a equipe me recebeu com sorrisos para servir muito bem. O dia estava perdido, então fui conhecer um supermercado e vários restaurantes no entorno. A comida de Curaçao achei ruim,a de Aruba,péssima. Mas tinha 5 noites ali. Editado Abril 12 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 4 Autor Membros Postado Fevereiro 4 Baby beach e museu Quis começar a conhecer o país fazendo um passeio mais difícil. Só sai 1 vez por semana, as sextas,e cheguei em uma quinta. Então, é claro que esse seria o primeiro passeio a realizar. Aruba é mais barata que Curaçao. Também é menor, potencialmente rica,pertence a Holanda e,na minha opinião é mais bonita também. O passeio começa com 1h em uma praia deserta, Mangel Alto.Linda praia deserta protegida por recifes.Vejam a cor da água na foto 1.Ninguém na pria,só que após as 10h,começou a chegar alguns. Depois, fomos para 2h na famosa Baby Beach,uma das praias mais conhecidas do Caribe.Também com proteção de recifes,mas com muita gente.Lá há um bar em uma parte,mas a areia branca continua e um restaurante em outra. As 2h são divididas entre os 2 pontos,mas é o suficiente, pois ninguém quer almoçar cedo pagando uma fábula,mesmo sendo a maioria yanki.Acabou o passeio as 14h,fui almoçar agora no centro para depois ir ao pequeno museu arqueológico. Situado em um casarão antigo totalmente restaurado,o museu é muito instrutivo. Conta a história da ancestralidade desde a chegada a América e do abandono das ilhas ABC pela Espanha. Entrada gratuita, quem for a Aruba não pode perder o melhor museu da ilha. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 5 Autor Membros Postado Fevereiro 5 (editado) Submarino Atlantis Ver o fundo do mar não é novidade, mas na praia ou perto dela? Existe isso em vários lugares como Noronha,Grécia ou Egito. Mas,ir ao meio do oceano,tomar um submarino de verdade e mergulhar as profundezas com eles não ver o capeta(que estaria lá segundo pastores)e sim um ecossistema muito rico formado naturalmente por recifes de coral e artificialmente por naufrágios provocados para aumento da vida marinha Havia combinado tomar o passeio pela net,sai em 2 horários. Logo cedo e na hora do almoço. Se houver vaga, pode comprar na hora,são mais seguros. Fui no das 12h e já estava quase lotado.Peĝuei o barco de passeio, que faz um certo mini tour pelo mar,até encontrar o submarino que emerge em um lugar combinado antes. Ali há a troca de barco, todos foram ao submarino. Começa o passeio que é espetacular. Desce até 188 pés. Acho que no nesse dia em que fui,todos gostaram. Confiram as fotos. Terminado o passeio,seria hora de almoçar e depois descobrir o que há. do centro de Oranjestad.O passeio no submarino custa 95 dólares, enquanto o bonde é grátis,mas sem grandes atrativos. Editado Abril 12 por D FABIANO Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.