Ir para conteúdo

Ponta da Joatinga - Relato Semana Santa 2011 - demorou mas saiu!!!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Meu voo saiu dia 20 de abril de 2011 as 9h15 da manha de Confins MG para o aeroporto do Galeão – RJ, de la fui para casa de parentes e as 18h saia meu ônibus da rodoviária Novo Rio para Paraty.

 

Cidade cheia, mto trânsito e muita confusão... chegando em Paraty as 23h30, encontrei meu amigo q iria fazer a trilha comigo e fomos aproveitar um pouquinha do restante da noite...

 

Depois fomos para uma pousada onde passamos a noite para começar a trilha na 5ª...

 

dia 21 de abril de 2011...

Acordamos cedo, arrumamos as coisas, tomamos café da manha e ele foi deixar uma parte da minha mochila q tive q deixar pra traz em uma mala de mão q levei e a moto dele no estacionamento. Quando voltou, fomos ao cais, mas, como nossa pretensão era começar do SACO DO MAMANGUA tínhamos que ir pra rodoviária pegar um ônibus para Paraty Mirim e de la pegar um barco que nos deixasse na praia do Engenho....

Chegamos na Praia do Engenho por volta das 13h e umas 13h10 começamos a trilha.... o início foi pesado, comecei a passar mal e até agora eu não sei o que aconteceu... mas depois passou e levamos 4h30 para chegar na Praia Grande, onde negociamos com um caiçara de ir para Pouso de Cajaíba de barco, já estava escuro e não dava para pegar a trilha ate lá.

Qdo deu umas 19h atravessamos de lancha com mais algumas meninas que conhecemos ali na praia... Nunca vi um céu tão lindo e estrelado, o melhor NOITE DE LUA CHEIA... Mto lindo...

Eu e o Rinaldo chegamos em Pouso de cajaíba e fomos procurar um lugar para acampar ou uma casa de Caiçara para poder dormir, pq a 1ª trilha foi pesada.. mta subida, mata mto fechada a ponto de abrir com o facão, porém trilha bem bacana... bom, achamos a casa de uma família em frente a praia de Pouso de Cajaíba resolvemos dormir por la, tomamos um banho GELADO, claro, fizemos um rango e ficamos batendo papo com o filho deles... depois fomos tomar uma e decidir se iríamos continuar ou não, pq eu sou toda arrebentada e meu joelho já estava capenga, braços cortados pelo mato "arranha gato" (sim, fui JUNINHA ao ponto de ir de camisa)... decidimos ver como eu ia amanhecer para ver se continuávamos ou não na saga rs..

 

No dia seguinte...

 

6ª fira, dia 22 de abril de 2011...

 

acordamos as 7h30 da manha, tomamos banho, comemos e ficamos batendo um papo por la... eu já estava meio frustrada porque o joelho continuava muito inchado e dolorido... mas como não continuar? Saí de BH com esse objetivo que já durava 1 ano, não podia desistir assim.. estava lá... então decidimos ir andando e se tivesse problema pararíamos... nos arrumamos e fomos... aí de la para Martins de Sá em um ponto de trilha... quase 15 min de caminhada o Rinaldo lembrou que esqueceu o Stix la na casa, eu decidi continuar sozinha a subida... em menos de 5 min deparei com um casal e perguntei se eles estavam subindo ou descendo e disseram que estavam subindo ai perguntei se poderíamos ir juntos e assim me apresentei e continuamos... Casal show de bola e cachorrinho deles q acompanha para todas as trilhas rs.. mto bacana...

Trilha muito legal, cheia de gente q fica entre as duas praias... Alguns pontos da trilha tem visual de tirar o fôlego... Chegamos em Martins de Sá, avisei sobre o meu amigo que chegaria em seguida e pedi para que o avisasse que eu estava na praia com o casal... uns 10 min depois ele chegou... e fomos aproveitar o lugar... muitas fotos, mergulhos e fomos comer.. comida sensacional... umas 14h30 pegamos nossas mochilas e fomos rumo a Caiuruçu onde passaríamos a noite.

Lá não é bem um ponto de parada, é mais emergencial mesmo, mas super quebra galho... no caminho uma cachoeira mto linda, parada obrigatória para um banho e mais fotos... passagem de mta gente que tenta encontrar o POÇÃO mas ninguém consegue.. um grupo disse q já era a 3ª vez na trilha e que esse lugar já estava virando lenda pq nunca achavam o “danado”... encontramos com esse mesmo grupo na praia de Caiuruçu.. acampamos por la com mais uma galera... estava bem cheio o lugar... gente q subia pra Ponta Negra e gente q ia pra Martins de Sá... Acampamento levantado, hora de comer rs... sopão pra variar.. delícia, banquete de luxo nessas horas.. rsrs... deu 19h30 +- eu não aguentava mais e fui dormir...

 

5h30 da manhã no dia 23 de abril de 2011...

 

acordamos para ver o nascer do sol... M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O... Lindo, perfeito.. depois fomos tomar café da manhã e preparar para mais um dia de caminhada.... o mais pesado de todos... o lado que estávamos fazendo não é tão ingrime porém ele é mais extenso... o oposto é super puxado porém curto... tem q ter preparo mto bom... aí seguindo GPS e um guia o casal fomos subindo, fazendo paradas para poder descansar e comer um pouco... foram +-5h de caminhada até a Praia de Ponta Negra... que também é um lugar mto lindo, um “piscinão” natural, não tem uma onda no lugar, água transparente... Uma das praias que mais tem comunidades caiçaras e MTA criança.. algo tipo TERRA DO NUNCA rsrs.... Almoçamos por la, tiramos fotos, mergulhamos .. relaxamos um pouco e seguimos para nosso ultimo ponto de acampamento que era a Praia do sono... Saindo de Ponta Negra a gente passa pela Galhetas que é um mar de pedras e com uma ponte assustadora rsrs... de lá foi rumo a praia dos antigos mto bacana, linda demais tb... e em seguida Praia do Sono... que na chegada do alto é uma visão privilegiadíssima, com um POR DO SOL nos recebendo... MARAVILHOSO tb.... chegamos, montamos acampamento o mais próximo possível da saída para trilha, tomamos um banho e fomos comer... nesse dia senti meu corpo todo, cada pedacinho... a caminhada tinha sido pesada, creio q foi o total de umas 7h30 8h... +-.. fomos comer e conversar, mto bom a cia... perfeito... fomos dormir e no dia seguinte...

 

dia 24 de abril de 2011...

 

as 6h da manhã estávamos de pé e desmontando acampamento.. o dia amanheceu meio nublado esse dia e a moçada toda do acampamento (cheio, por sinal) fazia o mesmo que a gente.... eles desmontavam rápido na corrida para achar barcos que os levassem para laranjeiras antes da chuva cair....

Pegamos a trilha rumo a Laranjeiras e 2h depois de caminhada chegamos lá.... o Casal ficou para pegar o ônibus para Paraty e depois Paraty mirim pegar o carro... eu e o Rinaldo pegamos uma carona com um rapaz q estava indo para Paraty... chegando la, Rinaldo foi para casa dele em Volta Redonda e eu fui procurar um albergue para tomar um banho e esperar meu ônibus para voltar pro RJ e depois pegar meu voo pra BH... cheguei em BH dia 25 de abril direto para a empresa....

 

Digo que dessa trilha é difícil demais, porém vale a pena cada KM andado, cada esforço feito, cada carrapato rsrs... Difícil eleger o lugar mais bonito, é toda mto linda!

 

Um grande desafio e indico demais! VALE A PENA!

 

 

as fotos completas estão aqui:

 

1- https://picasaweb.google.com/julianamanhaesgarcia/Fotos_Juliana_Paraty?authkey=Gv1sRgCNDlt4qxpd7n3wE#

 

2- https://picasaweb.google.com/julianamanhaesgarcia/Juatinga_rinaldo?authkey=Gv1sRgCK_7iq_P-uv2hgE#

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ju adorei o relato - assim como tambem adorei quando fiz essa trilha.

 

Ponta Negra é mesmo "a terra do nunca", muita criança. Como fizemos a trilha no sentido contrário ( Laranjeiras x Pouso) encontramos um monte de crianças de Ponta Negra em Caiuruçu , e quando perguntamos o que elas estavam fazendo ali, responderam que tinham vindo "só pra brincar" (e eu ainda morrendo depois daquela subida óóóóóótema entre Ponta Negra e Caiuruçu) hehehe

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...