Ir para conteúdo

Fiordes é com Havila - Noruega


Posts Recomendados

  • Membros

Após criar esse tópico é não ter resposta sobre os cruzeiros Havilla na Noruega fiquei ainda mais desconfiado. Era a pechincha de pouco mais de 100 euros por dia com tudo incluso. Esperei resposta, não veio.Comprei no escuro e fiz ótimo negócio. Fica aí a dica.

20240526_165343.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)

Realizei a viagem,comprando com desconfiança, mas posso afirmar:É SENSACIONAL!Fica a dica para vocês que gostam de coisas diferentes e baratas. Cerca de 100 euros por dia, um pouquinho mais,com cabine e comida por 12 dias, desconhecido dos nacionais. 

Navios novos, são 3 diferentes, com saída de 2 ou 3 em 3 dias o ano todo. Não é somente um cruzeiro, ESSE É O SEGREDO DA EMPRESA, funciona também como ferry entre as regiões costeiras da Noruega, embora o preço não seja somente 1300 euros como paguei. Há valores de mais de 6 mil euros para cabines simples,como a que fui,pois minha garota não podia ir comigo devido a não poder deixar o trabalho e cabine para solteiro é,segundo eles,bem ruim,o que não concordo.

E não tem aquela história de jantar bem vestido, festa de comandante(que nem o vi) ou outra palhaçada dos cruzeiros comuns.Só sei isso,me divertir muito, andei por lugares maravilhosas, o tempo ajudou só caindo uma tempestade a noite,e para finalizar, aprendi muito com a experiência dos funcionários e guias. Fiquei 100% do tempo conectado, pois a Internet no navio é como ele,maravilhosa.

A seguir,o relato será postado em detalhes. Obrigado Havila e seus funcionários. 

20240519_113605.jpg

 

Editado por D FABIANO
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to 12 dias nos cruzeiros Havila - Noruega
  • Membros

1 dia-Bergen,a surpresa esperava 

Vim a Europa,como todo ano,mas nesse um pouquinho antes por dois motivos.O primeiro é que teremos Eurocopa e Olimpiadas no alto verão e não gosto de multidões e o segundo era o cruzeiro. Comprado na Black Friday,mas que os preços não aumentaram depois,tinha a última saída da baixa temporada em 18 de maio, a que me inscrevi. Como minha garota estava trabalhando, tive que ir sozinho,uma pena, pois ela ou qualquer outro, não tem como não se divertir muito. 

Estava em Oslo dia 16,fui a Voss dia 17 para tentar escapar dos altos preços de Bergen,porém ao chegar no próprio dia 18 a estação, senti o que era carestia.Descobri que havia transfer do próprio barco,mas era tarde. Falei com a empresa que respondeu ser o transfer do aeroporto da VI,empresa estatal como os reaças não gostam, mas que comanda o transporte no país. Cai nas mãos de taxi, que sempre inventam.Esse não inventou,Bergen só tem um porto de onde saem navios,o outro é de pesca, mas cobrou 400 coroas pelo taxímetro.E foi perto, menos de 10 minutos. 

Cheguei, era o que interessava,e fui recebido por uma menina linda,que me indicou tudo que teria de fazer. Subi a bordo, lá fui recepcionado por um rapaz, esse falante de espanhol,que me indicou o caminho até a cabine.Ali eu já não acreditava, o navio era 5 estrelas e eu não tinha pago preço nem de 3 estrelas. 

Fui a cabine, muito espaçosa para navio, deixei minhas coisas e fui jantar. Lá conheci a turma que seria minha grande amiga nos dias seguintes, para depois reservas passeio para o dia seguinte, esses pagos a parte, mas muitos não fizeram, ficaram aproveitando a hospedagem do navio aonde está tudo incluso. 

Durante o jantar,deu 20.30,o capitão tocou o apito e começou a navegar.Ao mundo desconhecido vou,pensei eu.20240518_201136.thumb.jpg.3177a250af9d46d93dd9ec51488cc25b.jpg

 

20240518_210941.jpg

20240518_201619.jpg

20240518_213916.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2 dia-Alesund com fiorde de Geiranger 

O dia amanheceu de cara feia é a navegação foi a noite toda. Ainda não conhecia ninguém e estava doido para iniciar o roteiro. A menina havia marcado para as9.30h o encontro no piso 4 do navio, lugar que estive em todos esses dias. Lá funciona uma recepção. É aonde se entra e sai do barco nas paradas.Tomei el desayuno e,ansioso, fui com ela e mais uma turma de idosos pegar um catamara. 

Esse passeio, nesta época, é feito por barcos menores,pois pode haver pedras de gelo no fjord e causar problemas para o Havila Polaris.A saída de Alesund foi debaixo de uma chuvinha,que no decorrer do dia, foi reduzindo e dando espaço a beleza. 

Passamos pelo porto, estaleiros, navios de cabotagem até entrarmos no belo fjord de Geiranger. Tombado como patrimônio natural da humanidade,a beleza são 6 cachoeiras,uma ao lado da outra. E,ao fim do fjord,uma vila que tem sua vida dedicada ao turismo e mantém também uma base da UNESCO.

Na vila tiveram um tempinho para comer algo,antes de embarcar novamente ao Havila.O dia terminou as 19h e aqui a hora é exata,noruego gosta da hora exata,como Suíço.

20240519_131715.jpg

20240519_131912.jpg

20240519_131421.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3 dia-Trondeheim

Foi só o 1 dia de passeios e eu já estava encantado. Algo que não disse ainda é a fartura do barco,lanches de varios tipos,doces e 3 refeições diárias. A carne é contada,mas o demais é livre.Há uma senhora que fica distribuindo lanches no bar gratuitamente. Para que?Para ganhar no alcool e outras bebidas não inclusas.Não se quanto está, mas que além de mim,come algo sem tomar uma?Minha garota que o diga. Kkkkkkkkk 

Mas,teríamos o dia completo para aproveitar tudo o que o navio tem(quem não foi no passeio).Uns foram para a academia,para piscina estava frio, mas teve corajoso,outros ficaram caminhando por ali ou foram ao Oceanario,que pensei em ir,mas tinha que escolher.Voltamos,jantamos e o barco ia subindo o litoral, e apos uma noite bem dormida,pararmos em Trondheim. Frio de 5 graus,esse lugar lembra demais o sul de Chile,que saudade bateu. 

Todos que quiserem, tinha o City tour para fazer em dia de feriado religioso.Nem sabia de feriado,fui assim mesmo com poucas pessoas em inglês, a maioria foi em alemão, mas a guia local foi sensacional, como todos os outros. Não havia ninguém na rua. Nem por isso ela deixou a 3 idade cair na vontade.Percorreu e mostrou o centro e parou na igreja que tem mais de 800 anos de construção.A catedral mais importante em um país ateu.Nidaros o nome.Foi tomada pelos luteranos durante a reforma, mas hoje em dia,tem celebração de todos os credos, segundo a guia. Só não tem de bruxaria,pois ela nem sabe o que é isso.Dali,pagamos em um mirante,aonde pudéssemos ver toda a cidade, para pocr última, junto por volta de meio dia, pararmos no centro histórico para conhecer o porto medieval e as ruas comerciais também desse tempo. 

Fomos ao navio almoçar e,aí sim,um dia para todos aproveitarem o que ele tem, pois íamos subir o litoral até Bodo,uma cidade pacata,que será o assunto a seguir. 

20240520_103043.jpg

20240520_105128.jpg

20240520_113643.jpg

20240520_120745.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bodo 

Passamos mais de 1 dia viajando e vendo as geleiras e os grandes glaciares que começaram a aparecer. Estava marcado para as 13.15h o novo desembarque, desta vez na pequena Bodo.O city tour de Polar Tour esperava.Poucos se animaram a ir pelo frio e pela cidade já se apresentar sem graça. 

Ali vivem estudantes de todas as partes e junto com os trabalhadores das minas do entorno é que dão alguma vida ao local. Mas,vida mesmo, nenhuma. Ficamos 90 minutos ali.Foi o tempo de irmos ver a ressurgencia que ocorre no mar perto dali.Para nim,o passeio mais sem graça, mas com essa Polar Tour, até aonde nada tem, fica bom.Vimos os redemoinhos,mito da cultura viking, e outra vez para o navio,viajar mais um dia, comendo muito e descansando demais São as férias nas férias.Bodo e grande produtor de sal.Ganhamos uma amostra de sal polar para se ter uma ideia, pois se tem diferença, não sei.

Ilhas Lofoten 

Quem quis,ficou sem jantar ou jantou mais cedo como eu,pois as 19.15h havia novo desembarque. Dessa vez em Stamsund,o bus esperava e levou a Svolaver as 22.15h.Esse passeio é por várias das ilhas Lofoten, considerado o santuário da natureza na região Polar.Dei azar,chovia fino,o guia só falava alemão e fazia perto de 0 grau,mas nada de escurecer. Nesta época,o dia tem 24h de claridade Nesta região do mundo. 

Mas,o passeio em si é muito bonito e altamente recomendável. O tempo foi que não ajudou.O onibus vai em velocidade normal direto até as 20.30h quando para no museu, Eu não desci,o guia é a chuva já tinham acabado com a minha paciência. Depois, andou um pouco mais pelas belezas do lugar para voltar ao navio, que já estava esperando em outro porto, Svolaver.

20240521_141423.jpg

20240521_205008.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

5 dia-Thronso

As 10h da manhã, passamos a marca do Circulo Polar Artico e,entravamos teoricamente,na região polar.Um sonho de toda a vida.O gelo só aumentava,e a temperatura também, por mais incrível que pareça.Outro dia almoçando cedo com uma paisagem que deixa louco para desembarcar as 15h na capital do Polo Norte, Thronso. O dia estava ensolarado,sem vento e com temperatura de 12 graus, quando o normal seria perto de zero.É a tal mudança climática que para certas pessoas não existe,pois são ávidas por lucro, poder econômico e por votarem na direita. Essa viagem me fez conhecer pessoalmente a realidade do que está acontecendo no planeta. 

Desembarque foi as 14.45h com pontualidade norueguesa. Thronso decepcionou,pois é conhecida aqui como a capital do Polo Norte e eu a achei muito pequena. A guia local estava nos esperando. Nesse dia, só eu de mais jovem desci do navio.O sol brilhava,nenhuma nuvem, porém frio.Thronso é uma cidade universitária como contou me a guia,que logo tornou-se minha amiga por umas horas. Ela também é universitária e paga seu curso.Achei uma novidade, pois  o estado de bem estar social, o governo é quem paga tudo, por isso tanto o defendo.

Em primeiro lugar o ônibus foi ao Museu do Polo Norte. É um lugar que te faz pensar e muito no modo de vida antigo, quando os cidadãos caçavam focas com porrete e pescavam sem parar. Isso está proibido em nossos dias, mas é a história que faz pensarmos o que é pecado no Brasil para indivíduos que pensam ser a terra quadrada e que podem desmatar para ganhar dinheiro sem parar.

Segunda parada, em pouco tempo de bus,para mim desnecessária. Ao contrário do museu, a Catedral construída há pouco tempo, mas que muitos querem visitar. Ficamos meia hora ali e só se aproveita a vista de dois glaciares e mais das montanhas que rodeiam a cidade,pois Thronso é uma ilha.

Acabou ali,hora de ir a poucos minutos também ao teleférico. Ali ficamos outra hora.É centro de sky no inverno, mas nessa época só dá caminhada. Eu e a guia ficamos conversando e fiquei sabendo novidades que me tornou cada vez mais de esquerda radical. Após as 17.30h,era só voltar ao bus,que na maior calma voltou ao porto pois o navio saia as 18h. 

20240522_165327.jpg

20240522_151304.jpg

20240522_160206.jpg

20240522_165514.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

6 dia-Honnisvaag(North Cape)

Chegou o tão esperado dia para muitos que estavam ali.Honnisvaag é um pequeno povoado pesqueiro,mas é de lá o acesso ao ponto extremo norte do continente ,o Cabo Norte,eternizado por uma famosa escultura de um globo redondo com o cabo acima(segundo os reaças é sonho, mas eu vi com meus próprios olhos que existe, assim como o sol da meia noite).

Pegamos o ônibus as 10.30h,leva 1h para percorrer a estrada cheia de glaciares, muita neve derretendo e renas,isso mesmo, renas.Só não estava lá o Papai Noel, quem sabe escondido de vergonha pelos acontecimentos do mundo atual, particularmente com o 8.1.Xhegando ao ponto extremo, temos uma grande estrutura para recepção dos visitantes. Ali fica-se 90 minutos. É o tempo de ver a escultura, o museu e o cinema do subsolo e uma grande exposição sobre os desafios enfrentados na conquista do Polo Norte. 

Dali para frente, começa o mar de Barrents,congelado em parte do ano, mas que íamos navegar até a querida mãe Rússiande todo comunista tem obrigação de ir,pelo menos 1 vez,que não foi nessa viagem mas será nas próximos. Um dia fantástico que só gastei com o ônibus, pois o demais é de graça. Voltamos felizes de termos realizado o passeio e alguns,como eu,loucos pelo outro dia,uns para desembarcar (é quem não compra a volta ficará no fim do mundo)e outros,como eu, loucos para conhecer a URSS.

20240523_131820.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

8 dia-Dia de temporal e frio com sol da meia noite 

Ao embarcamos com o dia anterior claro, já sabíamos o que nos esperave.Saindo de Kirknes fomos almoçar e o capitão usou o microfone para avisar a todos que o jantar havia sido antecipado para acabar antes das 18h, pois estaria começando o mar a ficar mal.E assim foi a tarde,todos a esperar a tempestade. Íamos direto,sem parar nos portos programados e fomos orientados a não sair aos decks do navio.Jantamos mais cedo e fui para a cabine terminar meu IR,que estava na semana de acabar o prazo Não vi chover,mas a noite foi de mar muito agitado e,pela manhã, vi que havia nevado pelas montanhas circundantes. 

Os passeios desse dia,claro, foram cancelados.Teriamos um City tour e uma visita a uma criação de salmão. Os dois não me interessavam.Outro,a noite, menos.Esse teve,o barco andou muito e já voltava a Tronso. Lá tinha a meia noite o chamado "concerto mais austral do mundo sob o sol da meia noite" na igreja. Eu?Igreja?Enquanto a terceira idade descia os elevadores com todos os casacos do mundo, eu subia ao deck,já liberado, para ver o sol da meia noite que estava lindo.

 

20240527_231128.jpg

 

 

20240527_000348.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...