Ir para conteúdo

Bushcraft - Três equipamentos básicos


Posts Recomendados

  • Membros

Os 3 itens básicos não são opcionais, já que são básicos e essencias. Lâmina (facão, faca, machadinha), kit fogo e recipiente para água.

 

Mas lembrem-se: o que importa mesmo é o que você carrega em sua mente, seus conhecimentos, pois não adianta você ter o melhor e mais completo kit do mundo se na hora não souber fazer nada. O que você carrega no final não passará de peso morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Os 3 itens básicos não são opcionais, já que são básicos e essencias. Lâmina (facão, faca, machadinha), kit fogo e recipiente para água.

 

Mas lembrem-se: o que importa mesmo é o que você carrega em sua mente, seus conhecimentos, pois não adianta você ter o melhor e mais completo kit do mundo se na hora não souber fazer nada. O que você carrega no final não passará de peso morto.

Concordo plenamente. O conhecimento de técnicas de sobrevivência somada à experiência, permite a arte do improviso diante das dificuldades, sem necessariamente ter em mãos as ferramentas tecnológicas próprias para bushcraft e sobrevivência. O controle emocional e psicológico são fundamentais para a organização das decisões a serem tomadas em situações reais de perigo nas quais a vida e a integridade física se sujeitam às adiversidades do meio onde a pessoa se encontra. Saber como usar os recursos naturais em benefício próprio è essencial para superar dificuldades mesmo extremas.

Aqueles que pretendem praticar bushcraft faça o curso preparatório antes de de aventurarem em regiões selvagens ou desérticas. Bushcraft não é esporte. São práticas e exercícios sérios que visam o auto resgate sob as melhores condições possíveis.

O COE ( COMANDO e OPERAÇÕES ESPECIAIS ) da Polícia Militar, em São Paulo-SP, no Tuciruvi, zona norte, próximo ao Horto Florestal, ministra curso de sobrevivência em selva.

Informe-se.

 

 

Ítens básicos:

1) faca;

2) pederneira;

3) lápis e apontador de lápis.

 

Apontando o lápis se pode fazer palha tipo serragem; e com a pederneira se pode produzir faíscas em cima dessas palhas para iniciar o fogo.

Junte à palha, capim seco, folhas secas e gravetos finos. Melhor é dispor de palha de aço (BOMBRIU) para misturar com as palhas do lápis, com a folhas e com os gravetos. A palha de aço queima instantaneamente após receber faíscas da pederneira.

Fiz o teste com o lápis e as palhas em minha casa: funcionou.

Tive a idéia do lápis e apontador como equipamento de improviso para bushcraft por acaso, quando observei a palha do lápis que eu apontava, parecia serragem.

 

Comprei a pederneira no

http://www.mercadolivre.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Pessoal eu já passei duas noite em uma serra, bioma mata atlântica. Eu e um amigo que já estávamos acostumador a fazer trilhas nesta serra resolvermos explorar uma trilha nova, no início a ela era bem definida, mas em alguns trechos a vegetação tinha fechado a trilha, como já tínhamos andado alguns quilômetros resolvemos seguir em frente para tentar chegar ao final da trilha antes de escurecer, não chegamos a lugar nenhum, ficamos três dias e duas noites na floresta, sem comida e abrigo. O objetivo era fazer a trilha e voltar no mesmo dia.

 

Tínhamos apenas DOIS CANTIS, UMA CAIXA DE FÓSFOROS E UM FACÃO.

Passamos por alguns córregos (enchemos os cantis), à noite acendemos uma fogueira (fez muito frio a noite) e com o facão conseguimos pegar palmito.

 

Então meus três itens são: CANTIL, FACÃO E PEDERNEIRA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bem... facão, panela tipo caldeirão e uma pederneira com barra de magnésio.

O facão faz meu abrigo e obtém comida. A panela ferve e transporta água, além de preparar comida. E a pederneira com o magnésio, facilita o fogo pra preparo dos alimentos, purificação da água e repelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
tonyldo,

 

Quanto mais itens multiuso melhor!!! Já pensou se sua faca fosse daquelas com cabo ôco que já vem com kit fogo dentro? Sobrava lugar pra escolher mais um item né??

 

 

Saldações,

 

Amigo! estas facas ao meu ver são um perigo! Certa fez ao processar lenha, partindo ao estilo Batooning estas facas de cabo oco soltou da lamina, que voou alguns metros para cima e para frente. havendo alguem ali, era hemorragia violenta na certa!

 

apos este episodio, nunca mais utilizarei uma faca que não seja fulltang!

 

 

Fire steel, cantil, e faca... Agora como a minha faca possui 3 metros de paracord em volta da empunhadura acho q levei um 2 em 1 ai :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...