Ir para conteúdo

Migração Argentina (voltei pro brasil mas fiquei em bsas...)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera,

Vi alguém aqui perguntando sobre a Colômbia e resolvi perguntar da minha questão com a Argentina também.

Em 2022 passei duas semanas em Buenos Aires, entrei com RG, não tinha passaporte. Fui de ônibus de Porto Alegre até BsAs, não descemos na migração, foram os motoristas que fizeram a mão pros passageiros. 

Na entrada ok, recebi por email minha entrada no país, mas aconteceu que na volta, pra passar na fronteira, eu aparentemente tava dormindo, não soube do que tava acontecendo, ninguém me acordou, eu não me liguei que precisavam do documento pra dar saída e fiquei ali de boa dormindo. Primeira viagem internacional, não sabia nada da burocracia.

Quando finalmente passamos e começaram a devolver os documentos, percebi que tinha algo errado... Como vão devolver minha ID se ela tá comigo? Perguntei pro cara, ele disse que agora eu tava ilegal no Brasil... perguntei se isso fazia alguma diferença e o que eu tinha que fazer, ele perguntou se eu pretendia voltar pra Argentina, falei que logo não, mas um dia sim... E ele só disse ah um dia tu resolve então.

Fui atrás de contato com o consulado argentino em Porto Alegre, eles disseram pra falar com a fronteira que passei, falei com o consulado argentino de Uruguaiana, eles pediram meu cpf, rg, data de viagem e não acharam info nenhuma, mas também me responderam tão de má vontade (isso quando responderam) que nem tive esperança de encontrar alguma resposta. Deixei pra lá, e se foram dois anos em que eu "to na argentina"

Pois agora tenho perspectivas de voltar pra lá, mas tenho medo de tentar passar a fronteira e ter uma multa pra pagar... Alguém sabe como funciona isso na Argentina? Aparentemente no lado brasileiro não tinha meu registro, será que pelo outro lado tem? As fronteiras são interligadas nas informações ou será que posso tentar passar por outra pra dar um migué? Pior que eu nem tenho mais nenhum desses registros, na época apaguei os emails e tudo, nem tenho como comprovar nada.

Alguém sabe algo sobre isso? 

E caso não, conto meu relato assim resolver visitar ali outra vez...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O motorista dizer que você está ilegal no Brasil, provavelmente foi uma piada, pois pra brasileiro não faz diferença nenhuma, tem seu direito de ir e vir com ou sem documento.

Se você entrou em contato com o consulado e eles te responderam, não vejo motivos pra se preocupar, pois eles mesmo disseram que não tem nada. Eu iria viajar tranquilo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na época eu acreditei, mas hoje em dia pensando no que ele disse boto fé que tava tirando uma onda comigo. 

E pois é, tomara que tu esteja certo...de qualquer jeito vou tentar e ver que rola, não sei quando ainda mas em breve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, miranlauberf disse:

Na época eu acreditei, mas hoje em dia pensando no que ele disse boto fé que tava tirando uma onda comigo. 

E pois é, tomara que tu esteja certo...de qualquer jeito vou tentar e ver que rola, não sei quando ainda mas em breve

Mas daí complica, porque se nem no consulado você acredita, qual outro meio você confiaria?
Consulado é um departamento sério, eles podem te responder ríspido ou direto, mas eles representam o gov. argentino, não vejo motivo pra achar que eles responderam mentindo que fizeram uma busca.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acredito que o motorista tenha lhe dito isto, pensando que você era uma argentina que não registrou "entrada" no país de destino, e em função disto, estaria ilegal no país de destino. 

Tenho um primo que viveu em Buenos Aires por um tempo e a cada 3 meses ele visitava o Uruguai para ter o visto "renovado" por mais 90 dias. Lembro de ele falar sobre uma multa caso não fizesse este procedimento, mas não lembro valores.

O sistema aduaneiro não computou tua saída, em teoria, é como se você estivesse vivendo na Argentina ainda... sugiro continuar tentando contato e resolver antes de ir para a viagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Mas daí complica, porque se nem no consulado você acredita, qual outro meio você confiaria?
Consulado é um departamento sério, eles podem te responder ríspido ou direto, mas eles representam o gov. argentino, não vejo motivo pra achar que eles responderam mentindo que fizeram uma busca.

Não, o que quis dizer foi sobre o motorista, acho que ele que tava tirando onda comigo falando que tava ilegal.

Agora do consulado, a real é que eles não me deram resposta nenhuma, mandaram ir lá mas como é inviável fazer isso sem que esteja querendo entrar no país pq é tri longe, não eras. Perguntei se podiam ver alguma info por internet e aí meio que disseram isso que não acharam meu documento, pediram pra enviar de novo, enviei de novo e não responderam nunca mais.

Mas é, sepa o negócio é ir indo pra viagem e torcer pra que dê tudo certo. Mas vou enviar email outra vez pra ver se me dizem algo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, jjcardoso disse:

Acredito que o motorista tenha lhe dito isto, pensando que você era uma argentina que não registrou "entrada" no país de destino, e em função disto, estaria ilegal no país de destino. 

Tenho um primo que viveu em Buenos Aires por um tempo e a cada 3 meses ele visitava o Uruguai para ter o visto "renovado" por mais 90 dias. Lembro de ele falar sobre uma multa caso não fizesse este procedimento, mas não lembro valores.

O sistema aduaneiro não computou tua saída, em teoria, é como se você estivesse vivendo na Argentina ainda... sugiro continuar tentando contato e resolver antes de ir para a viagem. 

Iiisso, esse meu medo, de eu meio que ainda estar lá e quando tentar entrar, me cobrem essa multa por ter estado ilegal na Argentina (e não no Brasil) por dois anos. Talvez o motorista até tenha dito que eu ia ficar ilegal na AR e eu tenha lembrado errado kkkk (faz dois anos e eu tava com sono né tinha recém acordado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando eu morava em Santiago  tinha que ha cada 180 dias(tempo de visto e mais  a prorrogação)sair do pais.Foi assim que comecei a minha carreira de viajante.Em 2007,as fronteiras já eram interligadas.Já contei aqui varias vezes,uma vez ao passar pelo Paraguay,pois andava de onibus,a mulher disse que eu estava ilegal,vivendo naquele pais lixo ha quase 1 ano e devia sei la quanto de multa.So que ao contrario de voce,Paraguay e um lugar atrasado,entrava com identidade,mas Argentina e Chile com passaporte.Foi o que falei a 171 que acabou a conversa.Foi uma das tentativas de golpe nesta terra de criminosos que sofri,mas isso não tem nada a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...