Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

17 dias no Marrocos - Relato de Viagem (parte 1)

Postado
  • Membros

Chegada à Cidade Vermelha, por Luiz Fernando Niquet

A visão do oceano ocre através da pequena janela do avião que me levou de Lisboa à Marraquexe já era uma prenúncio do que me esperava. A inconfundível cor do norte da África, com seus diferentes tons e nuances, e ocasionais palmeiras verdes, contrastava com o azul vivo do céu de janeiro. A expectativa fazia com que esse rápido trajeto de pouco mais de duas horas se transformasse em uma longa jornada. Mas, ocasionalmente, pousamos em segurança no pequeno e limpo aeroporto da cidade.

Marraquexe, também conhecida como cidade-vermelha, é a terceira maior metrópole do Marrocos. Está incrustada na base da Cordilheira Atlas, que parece observar a cidade à distância, com suas montanhas nevadas, nos convidando para ir adiante. A coloração marrom-avermelhada que a caracteriza, é a primeira impressão de um viajante ao desembarcar no aeroporto de Menara. E ao cruzar as suas largas avenidas, sentado junto à janela do ônibus que me levaria à milenar Praça Djemaa El-Fnaa, esta impressão se confirma e o título de pérola do sul se mostra mais do que justo.

O ônibus me deixou em frente à Mesquita de Koutoubia, com seu magnífico minarete, visível de boa parte do centro histórico, e que passou a funcionar como uma espécie de localizador, nas muitas vezes em que me perdi nas infinitas ruelas da Medina. De lá, após caminhar poucos metros, estava na famosa praça.

Djemaa El-Fna é o centro de toda ação e de todo turismo de Marraquexe. Em um primeiro encontro, é impossível não se sentir intimidado pela multidão e pelo aparente caos. Os diferentes sons, as músicas que se misturam e os cheiros mais diversos, confundem um pouco os sentidos, e o viajante de primeira hora inevitavelmente procura recuar e observar à distância. Mas na loucura da praça, isso é quase impossível. Qualquer sinal de dúvida ou indecisão é rapidamente detectado pelas dezenas (ou serão centenas?) de rapazes e senhores que fazem do local seu campo de caça. Logo sou abordado seguidamente com ofertas de ajuda, hospedagem, comida, suco de laranja, tecido, e qualquer outra coisa que possa ser comercializada e que costume atrair a atenção dos milhares de turistas que lotam a praça todos os dias. Acuado, recuso rapidamente qualquer oferta e tento me dirigir ao Riad Andalla, onde me hospedaria nos próximos quatro dias. No meio da confusão, tento recordar o mapa que o pequeno hotel disponibilizava aos seus hóspedes pela internet, mas que eu não havia levado comigo na viagem. O trajeto parecia bem simples, e o Riad ficava a apenas alguns minutos da praça, porém na confusão da Medina, bastam alguns passos para um turista desavisado se perder de forma irremediável.

Após três tentativas mal sucedidas, partindo da praça e recuando diante de um beco escuro, ou de um caminho sem saída, comecei a pensar que não seria assim tão simples. A minha mochila denunciava minha situação de recém chegado, e me tornava alvo de uma atenção cada vez maior. Partindo e retornando à praça, olhar confuso buscando alguma placa ou sinal que pudesse ter passado despercebido nas tentativas anteriores, as abordagens se tornavam cada vez mais freqüentes. Por fim, contrariando meus próprios princípios e deixando um pouco de lado meu orgulho de viajante, aceitei a ajuda de um senhor que me guiou por entre ruelas e becos até o meu destino final. Ao alcançar a porta de madeira belamente trabalhada do Riad, tive a certeza que jamais teria avançado até ali sem a ajuda do meu novo amigo marroquino. Em troca de uma moeda de dois euros, pude finalmente relaxar no terraço com vista para a praça, debruçado sobre o mapa da cidade, e antecipando dezessete dias de aventuras no Marrocos.

(Acompanhe nos próximos posts a continuação deste relato. Foram 17 dias nos Marrocos, em janeiro de 2011, visitando diversos lugares, incluindo Marraquexe, Essaouira, Ouarzazate, Merzouga, o deserto e Fez)

Featured Replies

Postado
  • Membros

Seu relato nos inspirou Luizniquet!

Ah tambem to feliz!!! Já resolvi minha vida! Comprei passagem Madrid Casablanca Madri (8 de dezembro) Como chego dia 7 em Madrid, vou dormir um hostel perto do aeroporto que nos apanha e leva de graça para o aerporto. Se chama Hostel El Cruce.

Como chego as 11 horas em Casa Blanca dá pra pegar ainda o transporte para fez que demora 3 horas. (Mas antes dou uma rodada pela cidade de Casablanca e embarco para Fez. Fico dias 8-9-10.

No dia 10 a noite saio de fez a Marraqueche de trem (dizem que leva 9 horas eu nao tenho certeza quem puder confirmar isso pra mim agoradeço). Chego e me apresento no Riad Moulay dormindo dias 11 e 12.

No dia 13 para novamente para casa blanca para voo para Madri e de lá ir para Milão com minha Filha!

Legal porque foi final feliz pra todos nós! :lol:

Bra_Carioca, desenterra o frances la naquele forum..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.