Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
2 horas atrás, Happy e Funny disse:

Muito obrigada! No consulado já está com o estado civil atualizado, mesmo assim usar o nome como no italiano, né?! 

É

• Membros
Postado
3 horas atrás, pmichelazzo disse:

Legalmente você não pode usar o passaporte italiano dentro do Brasil já que você é brasileira nata. Eu sei disso porque tomei um esporro enorme da PF quando fui dar entrada no Brasil com ele e me disseram que, por ser nato, deveria usar meu passaporte brasileiro (dei a desculpa que estava vencido e tals).

Em seu caso, use o italiano no Brasil pois não terá ninguém da PF verificando. A companhia aérea só quer um documento de viagem válido, que é um passaporte ou outro com foto.

Não tem que apresentar RG. O passporte é documento oficial de viagem.

Mesmo comprando usando os dados do passaporte italiano, a nacionalidade coloco como Brasil, né?! Desculpa a ignorância, é que nessas horas todo cuidado é pouco rs

• Colaboradores
Postado

Nacionalidade? Não me lembro de passagem nacional solicitar isso, mas...

Se está falando da passagem internacional, não. Se você vai entrar nos EUA com o passaporte italiano, você é italiana e não brasileira. Sua nacionalidade é aquela que está usando o documento. Se nasceu em São José da Coroa Grande, possui um passaporte italiano mas está usando um passsaporte de Marrocos, sua nacionalidade é Marroquina e não Brasileira ou Italiana. O que diz qual é sua nacionalidade na imigração é o documento que está apresentando e nada mais.

Dessa forma, quando for comprar a passagem, você vai informar a nacionalidade italiana, o nome do passaporte italiano e o número do passaporte italiano. Quando chegar naqueles chatos que ficam fazendo perguntas cretinas no check-in (você está levando uma bomba com você?), você vai apresentar o passaporte italiano mesmo estando no Brasil e falando Português.

• Membros
Postado
1 minuto atrás, pmichelazzo disse:

Nacionalidade? Não me lembro de passagem nacional solicitar isso, mas...

Se está falando da passagem internacional, não. Se você vai entrar nos EUA com o passaporte italiano, você é italiana e não brasileira. Sua nacionalidade é aquela que está usando o documento. Se nasceu em São José da Coroa Grande, possui um passaporte italiano mas está usando um passsaporte de Marrocos, sua nacionalidade é Marroquina e não Brasileira ou Italiana. O que diz qual é sua nacionalidade na imigração é o documento que está apresentando e nada mais.

Dessa forma, quando for comprar a passagem, você vai informar a nacionalidade italiana, o nome do passaporte italiano e o número do passaporte italiano. Quando chegar naqueles chatos que ficam fazendo perguntas cretinas no check-in (você está levando uma bomba com você?), você vai apresentar o passaporte italiano mesmo estando no Brasil e falando Português.

Muito obrigada! A Gol pede nacionalidade e nem tá pedindo número do passaporte rs

• Colaboradores
Postado
Agora, Happy e Funny disse:

Muito obrigada! A Gol pede nacionalidade e nem tá pedindo número do passaporte rs

Pera, pera pera...

Você está comprando passagens separadas? Se sim, na passagem da Gol, coloque o brasileiro e voe com seu passaporte brasileiro ou CNH. Se as passagens são todas num mesmo localizador (bilhete), coloque a italiana.

• Membros
Postado
4 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Pera, pera pera...

Você está comprando passagens separadas? Se sim, na passagem da Gol, coloque o brasileiro e voe com seu passaporte brasileiro ou CNH. Se as passagens são todas num mesmo localizador (bilhete), coloque a italiana.

Estou comprando pela Gol as passagens internacionais: Brasília x Miami // Miami x Brasília e está pedindo a nacionalidade. Mas me toquei que preenchi CPF.. quando coloco que não tenho CPF aparecem as opções de colocar os dados do passaporte italiano rs. Funcionou rs

• Gostei! 1
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado
Em 22/07/2024 em 19:10, rafa_con disse:

@Happy e Funny  

Quando vc fizer o check-in, o único passaporte que vai importar é seu italiano (até pq seu brasileiro não deve ter visto né? só com ele vc nem embarcaria). Então na sua passagem coloca o nome que tá no italiano. SEMPRE coloca na passagem o nome que está no documento que você vai usar. 

Pra dar saída do Brasil (depois do Raio-x) só mostra o passaporte brasileiro. Se pedirem, ai sim vc mostra a passagem aérea e o passaporte italiano (as vezes nem a passagem pedem).

Estou falando isso com conhecimento de causa, tbm tenho dupla cidadania e usei meu passaporte italiano com nome de solteira por um tempo, até conseguir atualizar meu estado civil no consulado italiano. Hoje o sobrenome do meu marido aparece no passaporte de forma discreta no final da página 4.

Mas honestamente, no exterior, enquanto vc usar seu passaporte italiano, só o seu nome italiano importa, ninguém tá nem ai com seus outros documentos com nome de casada porque eles não valem nada lá fora. 

Olá, bom dia, estava lendo os posts e respostas de todos.
Tenho uma dúvida, comprei o aéreo usando o nome do passaporte italiano , no verso da página principal tem o sobrenome brasileiro do meu esposo, não coloca né … apenas o sobrenome da página principal correto?
E outra dúvida, na volta do Brasil não pode dar problema na alfândega de vir no aéreo com o Itáliano e ali na alfândega brasileira apresentar identidade ou passaporte brasileiro com o sobrenome completo daí? Divergindo do aéreo? 

Primeira vez que viajo com o italiano, medo de dar errado…

• Colaboradores
Postado
1 hora atrás, Fabíola SC disse:

Tenho uma dúvida, comprei o aéreo usando o nome do passaporte italiano , no verso da página principal tem o sobrenome brasileiro do meu esposo, não coloca né … apenas o sobrenome da página principal correto?

Somente seu NOME e SOBRENOME como está no passaporte italiano. Seu esposo que se lasque 😂

1 hora atrás, Fabíola SC disse:

E outra dúvida, na volta do Brasil não pode dar problema na alfândega de vir no aéreo com o Itáliano e ali na alfândega brasileira apresentar identidade ou passaporte brasileiro com o sobrenome completo daí? Divergindo do aéreo? 

Não porque você não precisa apresentar nada na entrada no Brasil, somente o passaporte (inclusive nos "e-gates"). 

Como é sua "primeira vez", receitinha de bolo:

• Na emigração brasileira, apresente seu passaporte para o agente ou use os "e-gates" (sugestão é usar os e-gates para não ter que ficar fazendo cara-crachá com o agente);
  • Assim que aterrisar, pegue seu passaporte brasileiro, guarde, pegue o italiano e deixe-o a mão. Se já na saída da aeronave estiverem alguns agentes verificando documentos (raro mas acontece), simplesmente apresente o italiano e acabou a conversa.
  • Chegando no país de destino, se tiver e-gates, faça a imigração neles, ou seja, enfie o passaporte na máquina que lerá o documento e abrirá a cancela. Caso não tenha e-gates, apresente o passaporte italiano somente, sem passagem, sem nada, somente o passaporte. Vão só olhar para sua cara, comparar com a foto, enfiar no scanner para ver se não é roubado/inválido/extraviado/etc e pronto. Não tem carimbo, não tem nada; só um "até logo" (e olhe lá).
  • Voltando para o Brasil, você faz check-in e embarca na aeronave com seu passaporte italiano.
  • De novo, aterrisando, guarda o italiano e usa o brasileiro na imigração. Não é necessário apresentar nada.

Para entender a mecânica:

Cidadãos europeus entrando no Espaço Schengen com um passaporte da UE não precisam de nenhum documento adicional ou comprovação que seja. São cidadãos e tem o direito de entrar sem perguntas.

O mesmo acontece no Brasil; cidadãos brasileiros entram no país até com documento expirado. Qualquer coisa que prove que ele é brasileiro, serve (claro que a PF vai ficar p da vida porque dará trabalho para ela mas, such is life).

Entrou ou saiu da Europa - passaporte europeu

Entrou ou saiu do Brasil - passaporte brasileiro

Boa viagem

• Gostei! 3
  • Membros
Postado
Em 24/08/2025 em 11:58, Fabíola SC disse:

Olá, bom dia, estava lendo os posts e respostas de todos.

Primeira vez que viajo com o italiano, medo de dar errado…

Acho que o amigo em cima já respondeu tudo em detalhes rs

Um adendo tbm, eu acho q nunca olharam o sobrenome do meu marido no verso, literalmente NÃO IMPORTA, na vdd acho q só tá lá pra CAAASO vc comprar a passagem com o sobrenome dele, pelo menos consegue limpar a lambança usando o nome no verso HAHAHAHA

Ah sobre voltas ao Brasil, contar minha experiência voltando dos EUA. Pra embarcar de volta ao Brasil, apresentei apenas o passaporte brasileiro. Eles abriram o passaporte e como não tinha o visto, me perguntaram como eu tinha entrado no país. Simplesmente falei que entrei com o italiano via ESTA e até mostrei o passaporte mas o cara nem quis pegar na mão e liberou meu check-in. Voltando da Europa, nem esse questionamento foi feito, só fui direto pro embarque. Então fica de boa, se estiver fazendo tudo certo, tudo se encaminha. 

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...