Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Passaporte Italiano nome de Solteira

Postado
  • Membros

Olá! Viajarei pros EUA em setembro usando o passaporte italiano para entrar nos EUA e o ESTA. Estou na dúvida por qual nome emitir a passagem, uma vez que na Italia não tem o sobrenome do marido mas no Brasil meus documentos são com nome de casada. Emito a passagem com nome de casada? Mas quando sair dos EUA, já que estarei usando o passaporte italiano, pode dar problema, uma vez que não tem o sobrenome?

• Respostas 21
  • Visualizações 3.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Somente seu NOME e SOBRENOME como está no passaporte italiano. Seu esposo que se lasque 😂 Não porque você não precisa apresentar nada na entrada no Brasil, somente o passaporte (inclusive nos "

• é machismo uma mãe ter o mesmo sobrenome de seus filhos? talvez para casamentos sem filhos ou que durem meses/anos ao invés de décadas... eu vejo sentido em sobrenome da familia e conheço casais onde

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Legalmente você não pode usar o passaporte italiano dentro do Brasil já que você é brasileira nata. Eu sei disso porque tomei um esporro enorme da PF quando fui dar entrada no Brasil com ele e me diss

Featured Replies

Postado
  • Membros
7 horas atrás, pmichelazzo disse:

Te juro que fiquei curioso....

Para quê car... as mulheres tem o nome do marido no passaporte italiano? Seria o machismo italiano mesmo ou alguma outra coisa?

é machismo uma mãe ter o mesmo sobrenome de seus filhos? talvez para casamentos sem filhos ou que durem meses/anos ao invés de décadas... eu vejo sentido em sobrenome da familia e conheço casais onde ambos adotaram o mesmo, não somente ela.

mas a resposta de ai para sua dúvida:

"
No ordenamento jurídico italiano, a mulher não adquire o sobrenome do marido automaticamente no casamento e, portanto, o sobrenome de solteira é o único considerado oficial no passaporte italiano. Contudo, é possível solicitar a inclusão do sobrenome do cônjuge como uma anotação na quarta página do passaporte, após o registro da certidão de casamento. 
...
3. Anotação no passaporte emitido:
Esta anotação pode ser solicitada durante a emissão de um novo passaporte ou num passaporte já existente, após a conclusão do registo da certidão de casamento. 
É importante notar que: 
Esta anotação é apenas uma formalidade e não altera o nome legal da portadora do passaporte.
O sobrenome de solteira continua a ser o nome oficial, e esta adição permite que a pessoa, em alguns contextos sociais e de identificação, possa utilizar o sobrenome do cônjuge, especialmente se este for solicitado.

"

e sobre a lei brasileira

"O que considerar:
A legislação brasileira assegura a igualdade de gênero: na alteração de nome após o casamento, não fazendo distinção entre homens e mulheres. 
A escolha do nome é uma decisão pessoal: e não uma obrigação, refletindo a identidade familiar. 
O cartório facilitará o processo: para incluir ou excluir o sobrenome, sem a necessidade de ação judicial em muitos casos."

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.