Membros rafa_con Postado Julho 23, 2024 Membros Postado Julho 23, 2024 2 horas atrás, Happy e Funny disse: Muito obrigada! No consulado já está com o estado civil atualizado, mesmo assim usar o nome como no italiano, né?! É Citar
Membros Happy e Funny Postado Julho 23, 2024 Autor Membros Postado Julho 23, 2024 30 minutos atrás, rafa_con disse: É Nacionalidade coloco como Brasil, né?! Desculpa a ignorância, é que nessas horas todo cuidado é pouco rs Citar
Membros Happy e Funny Postado Julho 23, 2024 Autor Membros Postado Julho 23, 2024 3 horas atrás, pmichelazzo disse: Legalmente você não pode usar o passaporte italiano dentro do Brasil já que você é brasileira nata. Eu sei disso porque tomei um esporro enorme da PF quando fui dar entrada no Brasil com ele e me disseram que, por ser nato, deveria usar meu passaporte brasileiro (dei a desculpa que estava vencido e tals). Em seu caso, use o italiano no Brasil pois não terá ninguém da PF verificando. A companhia aérea só quer um documento de viagem válido, que é um passaporte ou outro com foto. Não tem que apresentar RG. O passporte é documento oficial de viagem. Mesmo comprando usando os dados do passaporte italiano, a nacionalidade coloco como Brasil, né?! Desculpa a ignorância, é que nessas horas todo cuidado é pouco rs Marcar Resolvido Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Julho 23, 2024 Colaboradores Postado Julho 23, 2024 Nacionalidade? Não me lembro de passagem nacional solicitar isso, mas... Se está falando da passagem internacional, não. Se você vai entrar nos EUA com o passaporte italiano, você é italiana e não brasileira. Sua nacionalidade é aquela que está usando o documento. Se nasceu em São José da Coroa Grande, possui um passaporte italiano mas está usando um passsaporte de Marrocos, sua nacionalidade é Marroquina e não Brasileira ou Italiana. O que diz qual é sua nacionalidade na imigração é o documento que está apresentando e nada mais. Dessa forma, quando for comprar a passagem, você vai informar a nacionalidade italiana, o nome do passaporte italiano e o número do passaporte italiano. Quando chegar naqueles chatos que ficam fazendo perguntas cretinas no check-in (você está levando uma bomba com você?), você vai apresentar o passaporte italiano mesmo estando no Brasil e falando Português. Citar
Membros Happy e Funny Postado Julho 23, 2024 Autor Membros Postado Julho 23, 2024 1 minuto atrás, pmichelazzo disse: Nacionalidade? Não me lembro de passagem nacional solicitar isso, mas... Se está falando da passagem internacional, não. Se você vai entrar nos EUA com o passaporte italiano, você é italiana e não brasileira. Sua nacionalidade é aquela que está usando o documento. Se nasceu em São José da Coroa Grande, possui um passaporte italiano mas está usando um passsaporte de Marrocos, sua nacionalidade é Marroquina e não Brasileira ou Italiana. O que diz qual é sua nacionalidade na imigração é o documento que está apresentando e nada mais. Dessa forma, quando for comprar a passagem, você vai informar a nacionalidade italiana, o nome do passaporte italiano e o número do passaporte italiano. Quando chegar naqueles chatos que ficam fazendo perguntas cretinas no check-in (você está levando uma bomba com você?), você vai apresentar o passaporte italiano mesmo estando no Brasil e falando Português. Muito obrigada! A Gol pede nacionalidade e nem tá pedindo número do passaporte rs Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Julho 23, 2024 Colaboradores Postado Julho 23, 2024 Agora, Happy e Funny disse: Muito obrigada! A Gol pede nacionalidade e nem tá pedindo número do passaporte rs Pera, pera pera... Você está comprando passagens separadas? Se sim, na passagem da Gol, coloque o brasileiro e voe com seu passaporte brasileiro ou CNH. Se as passagens são todas num mesmo localizador (bilhete), coloque a italiana. Citar
Membros Happy e Funny Postado Julho 23, 2024 Autor Membros Postado Julho 23, 2024 4 minutos atrás, pmichelazzo disse: Pera, pera pera... Você está comprando passagens separadas? Se sim, na passagem da Gol, coloque o brasileiro e voe com seu passaporte brasileiro ou CNH. Se as passagens são todas num mesmo localizador (bilhete), coloque a italiana. Estou comprando pela Gol as passagens internacionais: Brasília x Miami // Miami x Brasília e está pedindo a nacionalidade. Mas me toquei que preenchi CPF.. quando coloco que não tenho CPF aparecem as opções de colocar os dados do passaporte italiano rs. Funcionou rs 1 Citar
Membros Fabíola SC Postado Agosto 24 Membros Postado Agosto 24 Em 22/07/2024 em 19:10, rafa_con disse: @Happy e Funny Quando vc fizer o check-in, o único passaporte que vai importar é seu italiano (até pq seu brasileiro não deve ter visto né? só com ele vc nem embarcaria). Então na sua passagem coloca o nome que tá no italiano. SEMPRE coloca na passagem o nome que está no documento que você vai usar. Pra dar saída do Brasil (depois do Raio-x) só mostra o passaporte brasileiro. Se pedirem, ai sim vc mostra a passagem aérea e o passaporte italiano (as vezes nem a passagem pedem). Estou falando isso com conhecimento de causa, tbm tenho dupla cidadania e usei meu passaporte italiano com nome de solteira por um tempo, até conseguir atualizar meu estado civil no consulado italiano. Hoje o sobrenome do meu marido aparece no passaporte de forma discreta no final da página 4. Mas honestamente, no exterior, enquanto vc usar seu passaporte italiano, só o seu nome italiano importa, ninguém tá nem ai com seus outros documentos com nome de casada porque eles não valem nada lá fora. Olá, bom dia, estava lendo os posts e respostas de todos. Tenho uma dúvida, comprei o aéreo usando o nome do passaporte italiano , no verso da página principal tem o sobrenome brasileiro do meu esposo, não coloca né … apenas o sobrenome da página principal correto? E outra dúvida, na volta do Brasil não pode dar problema na alfândega de vir no aéreo com o Itáliano e ali na alfândega brasileira apresentar identidade ou passaporte brasileiro com o sobrenome completo daí? Divergindo do aéreo? Primeira vez que viajo com o italiano, medo de dar errado… Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Agosto 24 Colaboradores Postado Agosto 24 1 hora atrás, Fabíola SC disse: Tenho uma dúvida, comprei o aéreo usando o nome do passaporte italiano , no verso da página principal tem o sobrenome brasileiro do meu esposo, não coloca né … apenas o sobrenome da página principal correto? Somente seu NOME e SOBRENOME como está no passaporte italiano. Seu esposo que se lasque 😂 1 hora atrás, Fabíola SC disse: E outra dúvida, na volta do Brasil não pode dar problema na alfândega de vir no aéreo com o Itáliano e ali na alfândega brasileira apresentar identidade ou passaporte brasileiro com o sobrenome completo daí? Divergindo do aéreo? Não porque você não precisa apresentar nada na entrada no Brasil, somente o passaporte (inclusive nos "e-gates"). Como é sua "primeira vez", receitinha de bolo: Na emigração brasileira, apresente seu passaporte para o agente ou use os "e-gates" (sugestão é usar os e-gates para não ter que ficar fazendo cara-crachá com o agente); Assim que aterrisar, pegue seu passaporte brasileiro, guarde, pegue o italiano e deixe-o a mão. Se já na saída da aeronave estiverem alguns agentes verificando documentos (raro mas acontece), simplesmente apresente o italiano e acabou a conversa. Chegando no país de destino, se tiver e-gates, faça a imigração neles, ou seja, enfie o passaporte na máquina que lerá o documento e abrirá a cancela. Caso não tenha e-gates, apresente o passaporte italiano somente, sem passagem, sem nada, somente o passaporte. Vão só olhar para sua cara, comparar com a foto, enfiar no scanner para ver se não é roubado/inválido/extraviado/etc e pronto. Não tem carimbo, não tem nada; só um "até logo" (e olhe lá). Voltando para o Brasil, você faz check-in e embarca na aeronave com seu passaporte italiano. De novo, aterrisando, guarda o italiano e usa o brasileiro na imigração. Não é necessário apresentar nada. Para entender a mecânica: Cidadãos europeus entrando no Espaço Schengen com um passaporte da UE não precisam de nenhum documento adicional ou comprovação que seja. São cidadãos e tem o direito de entrar sem perguntas. O mesmo acontece no Brasil; cidadãos brasileiros entram no país até com documento expirado. Qualquer coisa que prove que ele é brasileiro, serve (claro que a PF vai ficar p da vida porque dará trabalho para ela mas, such is life). Entrou ou saiu da Europa - passaporte europeu Entrou ou saiu do Brasil - passaporte brasileiro Boa viagem 3 Citar
Membros rafa_con Postado Agosto 25 Membros Postado Agosto 25 Em 24/08/2025 em 11:58, Fabíola SC disse: Olá, bom dia, estava lendo os posts e respostas de todos. Tenho uma dúvida, comprei o aéreo usando o nome do passaporte italiano , no verso da página principal tem o sobrenome brasileiro do meu esposo, não coloca né … apenas o sobrenome da página principal correto? E outra dúvida, na volta do Brasil não pode dar problema na alfândega de vir no aéreo com o Itáliano e ali na alfândega brasileira apresentar identidade ou passaporte brasileiro com o sobrenome completo daí? Divergindo do aéreo? Primeira vez que viajo com o italiano, medo de dar errado… Acho que o amigo em cima já respondeu tudo em detalhes rs Um adendo tbm, eu acho q nunca olharam o sobrenome do meu marido no verso, literalmente NÃO IMPORTA, na vdd acho q só tá lá pra CAAASO vc comprar a passagem com o sobrenome dele, pelo menos consegue limpar a lambança usando o nome no verso HAHAHAHA Ah sobre voltas ao Brasil, contar minha experiência voltando dos EUA. Pra embarcar de volta ao Brasil, apresentei apenas o passaporte brasileiro. Eles abriram o passaporte e como não tinha o visto, me perguntaram como eu tinha entrado no país. Simplesmente falei que entrei com o italiano via ESTA e até mostrei o passaporte mas o cara nem quis pegar na mão e liberou meu check-in. Voltando da Europa, nem esse questionamento foi feito, só fui direto pro embarque. Então fica de boa, se estiver fazendo tudo certo, tudo se encaminha. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.