Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Venezuela - Chichiriviche - Parque Nacional de Morrocoy

Postado
  • Membros

Olá queridos MOCHILEIROS*, vou começar a relatar pra vocês o que rolou na minha viagem que fiz recentemente para a Venezuela.

20110522222614.jpg

Nesta viagem, dois colegas e eu voamos com milhas da TAM, partimos no dia 21 de abril pela manhã, saindo de Curitiba com destino ao Aeroporto Internacional de Maiquetia - Simón Bolívar, fizemos uma escala em SP, ali encontramos alguns integrantes da comunidade Mochileiros.com, um dos sites em que busco informações para definir e organizar as viagens.

Partimos às 14 horas e 25 minutos para Venezuela, um pouco mais que 4 horas e meia de viagem. Chegando lá toda a brasileirada do avião se agrupou em busca de cambio, por sorte uma das meninas que conhecemos do Mochileiros, já tinha um contato, então todo mundo foi no “esquema” dela, trocamos 1 dólar por 8 bolivares (cambio negro, claro), depois disso cada um foi pro seu canto, a maioria da galera iria partir cedo pra Los Roques, então se hospedaram próximos ao aeroporto.

Nós tínhamos algumas opções ali, próximo ao aeroporto, mas decidimos acompanhar nosso amigo de Brasília, que também conheci no Mochileiros. Ele iria ficar 3 dias em Caracas e já que de qualquer forma teríamos que partir de Caracas para chegar aonde desejávamos, nos juntamos a ele aproveitando o Taxi, o que acabou sendo uma boa, porque segundo informações do pessoal do hotel, o terminal gato negro, que era onde teríamos que descer se fossemos de ônibus partindo do aeroporto (o que iríamos fazer no outro dia cedo, se não tivéssemos ido naquela noite para Caracas), não era muito seguro, se bem que este lance de não ser seguro eu escuto em todo canto que vou e sei lá, às vezes exageram muito, mas é bom não abusar, claro... o que importa é que pulamos o tal Gato Negro, diz o ditado que gato negro da azar né, então... rs ...

Ficamos no mesmo hotel que nosso amigo já tinha reservado pra ele, Hotel Shelter Suítes, de frente ao Shopping Sambil, não muito econômico, mas depois de uma choradeira conseguimos ficarmos nós 3 em um quarto com duas camas de casal por 730 bolivares (nosso amigo ficou sozinho no quarto que ele tinha reservado).

20110522222938.jpg

Vista do Hotel Shelter Suítes

Subimos largamos as coisas rapidamente e fomos ao Hard Rock Café (dentro do Shopping Sambil), nós 4 fizemos nossa festinha em um lugar quase vazio, tomamos várias “Soleras” (cerveja local), comemos um rango e o detalhe foi que na virada do dia 21 pra 22, hora do Brasil, recebi uma homenagem – Cunpleaños Felices - de toda equipe do Hard Rock Caracas.

20110522223128.jpg

Feliz Cunpleaños!!!

Fomos os últimos a sair do lugar, tomamos umas 5 rodadas da “saideira” e fomos quase expulsos, fecha muito cedo aquele lugar, nunca tinha ido em um Hard Rock Café, não sei como funciona o horário mas aquele fecha cedo, talvez seja por estar dentro do Shopping, mas sei lá, fecha cedo...rs...

20110522223300.jpg

Hard Rock Café - Caracas

Voltamos ao Hotel, com a triste indagação de que alguém iria dividir a cama, mas como a cama era grande foi fácil encher o meio dela de travesseiro e fazer um muro de Berlim, infelizmente um dos lados do muro acabou sobrando pra mim.

Acordamos cedo, tomamos um belo café, ou melhor dizendo, um “riquíssimo desayuno” (com direito a várias coisas, inclusive feijão), eu como não sou bobo, sabia que ia pegar a estrada mais tarde, já aproveitei pra garantir uma alimentação reforçada, ou seja praticamente almocei, porque sabe Deus quando iria comer bem de novo.

Nós 3 pretendíamos ir conhecer o famoso Teleférico de Caracas cedinho, eram 8 horas da manhã aproximadamente, mas os taxistas do hotel deram mole, disseram que só abria depois das 10 horas, trocamos mais uma grana ali no Hotel (1 x 8) e ficamos aguardando um pouco, lá por 9 horas perguntamos a outro funcionário do hotel sobre o teleférico e ele disse que já estava aberto (ou pelo menos que já estavam vendendo ingressos). Taxista burro atrasou nosso lado e ainda por cima queria cobrar 80 bolivares, saímos pra rua e pegamos um taxi por 40 bolivares.

Chegando ao teleférico a vontade de espancar o taxista que nos disse que aquilo começava há funcionar 10 horas cresceu ainda mais, a fila para comprar as entradas já estava gigantesca, tinham centenas de pessoas esperando, por fim demos um “jeitinho brasileiro” e acabamos furando fila. Na parte interior outra fila grande, levamos aproximadamente 1 hora até chegar ao embarque do teleférico, lá tudo esquematizado, bem organizadinho, número por número de quem iria entrar nos bondinhos, mas quando faltava apenas 1 grupo na nossa frente, deu problema na energia do parque, seria castigo por termos furado a fila lá fora?

20110522223448.jpg

Organização para entrar no Teleférico de Caracas,

Cada um no seu quadrado, aliás cada um no seu circulo!

Esperamos mais um tempo e como estava chegando à hora do check-out no hotel, tivemos que abandonar o teleférico e deixar para uma próxima, se tivéssemos saído logo após o café tínhamos conseguido subir, taxista fdp! Fica a dica, se for pra Caracas e pretende ir ao teleférico em um feriadão, acorde cedo porque a fila é grande, se o taxista disser que só abre depois das dez mande ele pra pqp, pegue outro taxi e vá pra fila! :)

Pra sair eles não devolvem o dinheiro, mas já que não pudemos subir, carimbaram o bilhete, isso permite que se possa utilizar o bilhete no período de um ano. Pagamos 105 bolivares no bilhete para 3 pessoas (35 pra cada) e depois de oferecer pra algumas pessoas, consegui vender por 80 pra me desfazer de uma vez.

Saindo dalí, os taxistas queriam 60 bolivares, então caminhamos um pouco mais, logo encontramos um taxista chamado Oscar Reaño – tel: (0426)251.93.96, confiável e muito gente boa, trabalha sexta e sábado durante todo o dia e nos dias de semana durante a noite, Calle 13 de trilha sonora e “vamo que vamo”, fechamos com ele para nos levar até o Hotel por 35 bolivares no caminho fechamos por 100 bolivares, do teleférico ao Hotel e do Hotel até o TERMINAL DE LAS BANDERAS ponto de partida para Valencia, economizamos de novo já que eram 80 (do teleférico ao Hotel) + 80 (do Hotel até o Terminal de las Banderas) nos taxis oficiais.

Chegando ao Hotel pegamos nossas coisas nos despedimos do Brazuca de Brasília que tinha acabado de acordar e vazamos com o Oscar para o terminal de las Banderas, no caminho ele nos passou mais algumas dicas.

O primeiro dia na Venezuela na verdade seria só pra dormir e acordar cedo pra partir rumo a CHICHIRIVICHE, mas como estávamos em Caracas era a oportunidade de conhecer o eleférico, mas infelizmente não deu, mas já rendeu uma historinha pra contar, hehe.

Hoje fico por aqui logo volto com o que realmente interessa, pois chegar a Caracas não necessita muito de explicação, no próximo post – como fomos desde Caracas até Chichiriviche – Parque Nacional de Morrocoy...

Saludos, Hasta Pronto!

Texto retirado na integra do meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/05/historia-viagens-chegada-em-caracas.html

*adaptação do blog para Mochileiros..

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá amigos, na última parte do relato da viagem para Venezuela, contei como foi nosso primeiro passeio em Chichiriviche, ao Cayo Sobrero e região, relembre...

Continuo hoje o próximo dia...

Acordamos cedinho, a senhora Yuri, a nosso pedido, já tinha combinado com o barqueiro Diego um novo passeio, no local e horário determinado lá estava ele, porém com um barco novo, estranhamos, mas tudo bem...

20110720234307.jpg

Diego - Un barquero buena gente

No caminho ele nos avisou que aquele barco não era dele e para ele não furar conosco emprestou um barco para nos buscar enquanto arrumavam seu próprio barco. Então ele nos largou no Cayo Muerto prometendo que voltava em 40 minutos para o passeio definitivo, conforme combinado, até foi bom, porque assim conhecemos mais um dos Cayos do parque. O Cayo Muerto é o Cayo mais próximo de Chichiriviche, tem este nome devido a suas águas parecerem estarem mortas de tão tranquilas que são.

Neste cayo me chamaram atenção os diversos avisos pedindo para que as pessoas não jogassem lixo na praia e a quantidade de lixeiras espalhadas, talvez seja a razão de ele estar mais limpo que o cayo Sombrero, que conforme descrevi na parte anterior do relato tinha muitas latas jogadas por toda parte. O cayo Muerto, conforme observamos nas indicações e placas, também possuí um mangue em seu interior e deve ser um lindo passeio, porém não fizemos porque só tínhamos 40 minutos ali. Outro fator que me chamou atenção é a coloração de sua água, as águas estavam esverdeadas ao invés de azuladas.

20110720232713.jpg

Cayo Muerto

Logo após uma pequena estadia naquele cayo, partimos para o destino combinado, tínhamos pedido para o Diego nos levar ao melhor lugar de Morrocoy para fazer Snorking, então ele nos levou até o cayo borracho, um cayo um pouco mais distante, deserto e segundo o que nos disse possui 15 km de corais a sua frente, realmente percebe-se que os corais vão muito longe a partir da praia, nós três pagamos 500 bolivares para ir até lá e pelo dia (já que podíamos escolher em ficar ali, mudar de cayo a tal hora, ou ir pra outro mais tarde, enfim ficava a nosso critério)...

Chegamos lá havia somente uma família de três pessoas, estes deixaram a ilha cerca de meia hora depois que chegamos, portanto estávamos nós com a ilha inteira só pra gente.

Desta vez fomos mais espertos e não tivemos que fazer o revezamento do Snork, tínhamos alugado mais 2 jogos (snork e nadadeira) do tiozinho do mergulho (30 bolivares cada jogo).

Alucinante fazer Snorking ali, milhares de peixes e corais "a full”... A ilha é uma reserva ambiental e de acesso proibido, não sabíamos deste detalhe, mas já que estávamos lá e o barqueiro já tinha ido embora, desfrutamos da imensa beleza daquele cayo deserto e repleto de cores a começar pelas águas azulíssimas e abaixo desta água, mais um festival de cores espalhadas entre peixes, corais e etc, espetacular mesmo!

20110720233007.jpg

Cayo Borracho

Chegamos cerca das 10 da manha e ficamos até o início da tarde, novamente exatamente no horário combinado, Diego estava ali para nos apanhar e nos levar para outro cayo.

Para tirar a dúvida perguntei a Diego, se não tinha perigo ficar no cayo proibido, ele disse que devido a volta do feriado o patrulhamento estava voltado para o pessoal que voltava para o continente e por isso lá estava tranquilo naquele dia.

Desta vez fomos ao Cayo Sal outro bonito cayo e como era domingo último dia do feriadasso de semana santa deles, havia uma grande movimentação do pessoal que estava acampado lá na ilha, voltando para o continente, interessante é o detalhe, que os caras acampam de verdade, quase moram, rs, alguns levam gerador de energia, fogão, geladeira e tudo que tem direito....

Ali, pra variar um pouco, fomos ver um pouco de peixes coloridos e corais Snorkiando um pouco, quando o sol já estava baixando, depois de conhecermos a lagoa salgada existente no interior da ilha (cheiro não muito agradável), voltamos à região onde se encontram os bares e restaurantes e degustamos uma deliciosa porção de Lula e camarão (80 bolivares) com uma fanta bueníssima (15 bolivares), sabor sei lá o que, mas muito boa mesmo... Mal terminamos de comer e lá estava Diego para nos levar embora...

20110720234205.jpg

Cayo Sal

Mais um dia magnífico... Conhecemos mais 3 cayos do Parque Nacional de Morrocoy, mas o melhor dia estava por vim...

Mas isso conto no próximo post... abraços!

Texto retirado na integra do meu blog, em:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/07/historia-viagens-desbravando-o-parque.html

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Ola amigos, finalmente vou continuar meu relato da viagem pra Venezuela, descrevo hoje mais alguns momentos maravilhosos que passei lá. Conforme contei na última vez conheci mais 3 cayos novos do Parque Nacional de Morrocoy.

20110912205551.jpg

Depois dos passeios que fizemos, chegamos na pousada e tivemos a noticia que havia um brasileiro hospedado lá (fato que era um pouco raro, já que segundo nos disseram os donos da pousada, dificilmente brasileiros vão pra Chichiriviche).

Pois bem, logo conhecemos o brasileiro, na verdade era um brasileiro que estava morando na Venezuela faziam 5 ou 6 anos então já embaralhava todo o português com o espanhol, ainda por cima o cara era mineiro o que tornava sua fala muito engraçada.

Depois de confirmarmos o mergulho no outro dia e um bom papo com o nosso mais novo amigo mineiro e sua mulher mexicana/estadunidense, fomos dormir ansiosos para o mergulho do próximo dia.

Um detalhe importante que esqueci de mencionar no ultimo post, é que um dos meus amigos, vulgo "sr Creison" tinha passado mal já no cayo borracho e foi embora mais cedo sem direito a conhecer o Cayo Sal e também tendo que desistir do mergulho do outro dia, quando se é fraquinho não se pode comer o que quiser, principalmente se for frutos do mar ou cachapa com queijo na praia e sem gelo nem nada, hahaha.

Acordei cedo e percebi que meu amigo que ia mergulhar comigo (já que o "sr Creison" tava ruim, pra não dizer se cagando) já tinha saído, pensei comigo - o cara é meio louco mas não foi mergulhar sozinho, mas se ele foi eu mato ele quando voltar! - tínhamos combinado as 9:00h e já eram quase 9 e nada do cara derrepente aparece ele e o mineiro cheio de carne, cerveja e etc... foram comprar coisas para um CHURRASCO legitimo brasileiro, rs... dei uma mijada nele pelo horáiro e corremos para o "embarcadeiro", o mineiro pegou sua mulher e se emburacou junto com a gente para ir fazer um tour pelas ilhas...

Chegamos lá atrasados quase meia hora, logo partimos com destino ao cayo sombrero, o dia estava maravilhoso o sol que até então aparecia de vez em quando entre as nuvens desta vez estava lá em meio ao céu azul da Venezuela.

Logo chegamos ao cayo Sombrero, como era segunda feira o lugar estava muito diferente do que tínhamos visto na primeira vez em que lá estivemos, quando estava cheio de gente e cheio de coisas jogadas por toda parte, desta vez haviam poucas pessoas e estava tudo limpinho.

Eu que já tinha me dado por contente e tinha ficado impressionado com a cor da água dos dias anteriores mesmo sem sol, ou com um sol meia boca, fiquei pasmo com o azulíssimo mar do caribe Venezuelano, impressionante mesmo, é como aquelas fotos que eu via nos calendários e nos wallpapers, rs.

20110912210958.jpg

O lindíssimo caribe venezuelano - Cayo Sombrero

Meu amigo e eu, estávamos prontos para conhecer o fundo daquelas águas azuis. Ele já tinha feito curso de mergulho, tem a base, carteirinha e tudo mais, já eu só sonrking mesmo, hehe, então meia hora de "aulinha", etc etc etc... e logo estávamos vendo corais, peixes coloridos, lagostas, cardumes gigantes de peixinhos, (em um momento fiquei até com medo de tanto peixe junto, pensei vai que eles resolvem fazer um protesto e me atacam aqui, uauaua), muito legal tudo...

Eu ia comprar uma camera a prova de agua para ir pra lá, pelo menos pra tirar fotos ali por cima no Snorking, mas meu amigo espertão, disse que tinha bolsa de estanque nao sei o que, mas a bolsa de estanque não cabia maquina com zoom e resumindo tivemos que enfiar o celular, e as fotos ficaram ruins... por sorte o tio do mergulho mandou algumas para nós.

20110912211241.jpg

Mergulhando em Morrocoy

Pra quem for para o Parque Nacional de Morrocoy para mergulhar indico o senhor Luis Cedeño - Guia de mergulho - fone: (042)86150 - seu email é irenoluiggi@yahoo.com

Pagamos 600 bolivares por pessoa, meu amigo fez duas imersões chegando a 23 metros e eu fiz uma (10 metros), enquanto meu amigo mergulhava, aproveitei para beber uma água de coco tirada diretamente do pé por meu amigo Mineiro/Venezuelano, que subiu em um dos muitos coqueiros existentes alí para tirar cocos... achei que iria estar quente mas estava muito bom, "quase gelado", também aproveitei depois que já tinha mergulhado para ficar snorkiando na ilha e vendo muito peixe quando meu amigo desceu pela segunda vez.

20110912211701.jpg

Nosso amigo colhendo um coco para refrescar, direto do pé

Depois de mergulharmos ainda permanecemos mais um tempo curtindo, dando "uns pulos" e desfrutando do belíssimo visual do Cayo Sombrero, é muito lindo mesmo, impressionante!

20110912212210.jpg

Dalhe!!!

Logo voltamos para o continente, eu estava esgotado, mas mesmo assim loco para desfrutar do churrasco que iriamos fazer, regado a Tequila legitimamente Mexicana, cerveja e de quebra um peixe assado pra reforçar! Muita diversão, loucura a full ...

Ainda teríamos um dia na Venezuela, eu tinha programado ir de ônibus, teríamos que sair cedinho, mas por sugestão de nosso amigo mineiro/venezuelano resolvemos desfrutar da manhãzinha em Chichiriviche, ele tinha um taxista de Valência que iria nos pegar e levar até Caracas cobrando mais barato e tals, mas por falta de programação quase tomamos no ... zóio... tivemos que fazer uma correria danada e conseguir um taxi até Valência por 350 bolivares, já que o taxista de Valência que íamos chamar, foi acionado muito tarde (quase meio dia) e já não iria dar tempo dele vir desde Valência até Chichiriviche e voltar para Caracas.

Foi muito corrido, no caminho de Chichiriviche até Valencia ainda pegamos uma construção na rodovia principal tivemos que desviar por uma outra cidadezinha, trânsito engarrafado é pouco, o tempo corria e a preocupação aumentava, já estavamos atrasados porque saímos de Chichiriviche depois das 2 horas da tarde, chegamos em Valência o outro taxista estava nos esperando, se chamava Franc Quevedo e foi super atencioso conosco, por sorte o cara foi o Airton Senna da Venezuela, 140 a 160 de velocidade média e vai!!! Devemos muito a ele, pois iriamos perder o voo se ele não caprichasse na velocidade. Pra quem for para aqueles lados de lá, Chichiriviche, Valência, vale contactar o cara, taxista de confiança e muito boa gente, seu telefone celular é 04244998638. Mas o resultado foi que chegamos ao aeroporto corremos para a TAM e por 5 minutos, isso mesmo 5 minutos, não perdemos o Check-in consequentemente o voo (isso não é exagero)...

Fica poraqui minha histórinha sobre mais esta aventura. Gracias por todo Venezuela y a toda la gente de ayá, me encanto todo!!!

Texto retirado na integra do meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/09/historia-viagens-os-ultimos-dias-em.html

Postado
  • Membros

Valeu japa, ja fui duas vezes a morrocoy o cayo sombrero realmente e impressionante, que bom e que sorte vc ter ido novamente com o sol a pino que mostra realmente a beleza do lugar, em relação a insegurança conheço muitas cidade grande e algumas capitais como lima, caracas, e ja viajei mais de 19x pra venezuela e pela primeira vez fui a são paulo agora em abril de 2011, meu amigo nunca me senti com tanto medo de andar numa cidade muito mendigo na rua e passeando pela cidade ficava morrendo de medo deles, numa hora dobrei uma esquina e dei de cara com uma rua cheia de mendigos usando drogas eram uns 300 caras sai correndo, tão cedo não pretendo voltar a são paulo a passeio, mesmo caracas não me senti tão incomodado, como vc falou vc tem que ir ver pra poder falar sobre a insegurança outra coisa e tomar cuidados sempre quando for pra lugares de grane acumulo de pessoas, alias todo ano quando vou pra venezuela encontro mais e mais brasileiros e a grande maioria costa e aprova a viagem.

abaixo vai alguns links meus.

roteiro-completo-manaus-margarita-com-fotos-t38639.html

roteiro-de-viagem-isla-margarita-caracas-morrocoy-trujillo-merida-com-fotos-t55604.html

sai-no-meu-carro-de-manaus-e-conheci-toda-a-venezuela-fotos-t23647.html

sai-de-manaus-e-conheci-o-peru-via-acre-fotos-no-link-t24780.html

de-manaus-a-la-gran-sabana-venezuelana-t22013.html

Postado
  • Autor
  • Membros
Valeu japa, ja fui duas vezes a morrocoy o cayo sombrero realmente e impressionante, que bom e que sorte vc ter ido novamente com o sol a pino que mostra realmente a beleza do lugar, em relação a insegurança conheço muitas cidade grande e algumas capitais como lima, caracas, e ja viajei mais de 19x pra venezuela e pela primeira vez fui a são paulo agora em abril de 2011, meu amigo nunca me senti com tanto medo de andar numa cidade muito mendigo na rua e passeando pela cidade ficava morrendo de medo deles, numa hora dobrei uma esquina e dei de cara com uma rua cheia de mendigos usando drogas eram uns 300 caras sai correndo, tão cedo não pretendo voltar a são paulo a passeio, mesmo caracas não me senti tão incomodado, como vc falou vc tem que ir ver pra poder falar sobre a insegurança outra coisa e tomar cuidados sempre quando for pra lugares de grane acumulo de pessoas, alias todo ano quando vou pra venezuela encontro mais e mais brasileiros e a grande maioria costa e aprova a viagem.

abaixo vai alguns links meus.

roteiro-completo-manaus-margarita-com-fotos-t38639.html

roteiro-de-viagem-isla-margarita-caracas-morrocoy-trujillo-merida-com-fotos-t55604.html

sai-no-meu-carro-de-manaus-e-conheci-toda-a-venezuela-fotos-t23647.html

sai-de-manaus-e-conheci-o-peru-via-acre-fotos-no-link-t24780.html

de-manaus-a-la-gran-sabana-venezuelana-t22013.html

cara, é aquela história não existe lugar seguro, não se pode bobear em nenhum lugar, assim é na Venezuela em SP e em qualquer lugar do mundo...

rs, tbm não tive uma experiencia muito boa em SP, compartilho de sua opinião.. hehe...

Quero muito voltar para Venezuela, espero ter oportunidade logo...

valew abraço..

Postado
  • Membros

Grande Japa!

Teu relato tá show!! Tô acompanhando aqui e rindo muito!!

Quero ir pra Venezuela, talvez em 2013, quando pretendo fazer um mochilão pegando o norte do Peru, passando por Equador, Colômbia e Venezuela! Com certeza teu relato vai me ajudar bastante.

Abraço cara!

Postado
  • Autor
  • Membros
Grande Japa!

Teu relato tá show!! Tô acompanhando aqui e rindo muito!!

Quero ir pra Venezuela, talvez em 2013, quando pretendo fazer um mochilão pegando o norte do Peru, passando por Equador, Colômbia e Venezuela! Com certeza teu relato vai me ajudar bastante.

Abraço cara!

Rs, valew meu amigo, ah cara gostei muito de lá, espero ter oportunidade de voltar pra conhecer a maior cachoeira do mundo (Salto Angel), Monte roraima e outras coisas mais... valew cara, grande abraço!

• 1 ano depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Recebi uma mensagem do dono da pousada Mediterranea onde fiquei em Chichiriviche, me agradecendo por ter feito o relato e falando da pousada dele... me disse que foram mais ou menos 40 brasileiros para lá (antes ele me tinha dito que só 2 tinham se hospedado lá) ... achei legal... :)

• 5 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Fica a dica, pra quem for pra Venezuela, consultem a Dona Francis, além de Chichiriviche, onde ela representa 8 posadas, ela tambem representa 34 posadas em Los Roques vale a consulta.. ::otemo::vulcanostours@gmail.com

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.