Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão em casal - Panamá, Costa Rica, Colômbia e Equador (set 24)

Postado
  • Membros

Depois de muito postergar decidi relatar aqui no fórum nossa experiência ao viajar 20 dias por esses 4 países. 

Chamei de mochilão pq a ideia desde o início foi fazer uma viagem econômica, deixando de lado conforto em muitos momentos. Mas, apesar disso em alguns momentos tivemos alguns luxos que muitos julgariam como nutella, então antes que venham as críticas já to me justificando.

A ideia inicial era gastar 10 k reais o casal fora passagens de avião que foram pagas majoritariamente em milhas.

O roteiro que realizamos foi o seguinte, e nele constam os valores estimados de hospedagem, assim como as milhas que usamos para cada trecho. As hospedagens estão com o custo por casal e com valor bem próximo do que realmente fechamos, alguma pequena variação apenas pela oscilação do câmbio e por duas alterações que fizemos durante a viagem, que serão esclarecidas ao longo do tópico.

As viagens internacionais foram emitidas em voo da Copa, com milhas azul. E as viagens domésticas na colômbia pela avianca, com milhas smiles. Como não tenho o valor exato pago pelas milhas, estou considerando um valor aproximado do milheiro azul por 16 reais, e o milheiro smiles em torno de 14 reais. Assim, posso dizer que a passagem de Guarulhos ao Panamá custou 57,5 k milhas azul, ou seja, 57,5 x 16 + 64 (taxa de embarque internacional de guarulhos) = 984 reais por pessoa. A seguir as estimativas de passagens aéreas.

São Paulo/Panama = 984 reais por pessoa (Total = 1968)

San Jose (Costa Rica)/ San Andrés (Colômbia) = 708 reais por pessoa (Total = 1416)

San Andres/Medellin = 195 reais por pessoa (Total = 390)

Medellin/Bogotá = 120 reais por pessoa (Total = 240)

Bogotá/Ipiales (fronteira com Equador) = 148 reais por pessoa (Total = 296)

Quito/Curitiba (Conexões no Panamá e Belo Horizonte) = 1401 reais por pessoa (Total = 2802)

Assim, podemos dizer que as passagens custaram aproximadamente 3556 reais por pessoa, ou 7112 o casal, o que na minha opinião foi um excelente negócio principalmente considerando que todos os techos incluíam bagagens despachadas. Os trechos domésticos na Colômbia saíram extremamente baratos, nem mesmo de ônibus chegaríamos nesses valores. Portanto, considerarei o valor total da viagem do casal por 17 112 reais, incluídas todas as despesas.

image.png.6c8aa5344bcfa9615d14fee2f1b8da49.png

Editado por Rafael Tavares CWB

• Respostas 58
  • Visualizações 6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

Para sair do aeroporto basta pegar o metro ate a estação corredor sur e lá pegar outro metrô sentido san miguelito, onde poderá fazer a transferência para a L1, sentido centro. Lógico que tudo vai dep

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

Chegamos antes do horário do check in no hotel, porém como o quarto estava livre nos liberaram o check in antecipado. Aproveitamos para deixar as bagagens, tomar um banho e já saímos em direção ao ter

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

A ideia era ser uma viagem econômica, porém como passamos a madrugada no aeroporto de guarulhos e a viagem foi longa no primeiro dia acabamos pegando um hotel melhor. Novotel Panama, que não saiu tão

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 7

Visitamos o Estádio Nacional da Costa Rica. Como entusiasta do futebol e da arquitetura de estádios essa sempre é uma experiência ótima para mim, mesmo que seja para ver de fora e tirar umas fotos. Mas, para nossa sorte estava tendo um evento de fanfarra das escolas do país, que era aberto ao público e gratuito, então ainda conseguimos entrar e conhecer por dentro.

Depois voltamos pro hostel fazer o checkout e tiramos a parte da tarde para almoçar no mercado central, passear pelo centro, bairro chinês, pois 18 h teríamos que estar no aeroporto para ir ao Panamá.

_WpD4gTguc4.jpg

5lRW1hRedYo.jpg

afASPQi4U2E.jpg

fnmnx2uVpUw.jpg

iEE16fC1Kuk.jpg

khB9jy7BFF8.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Almoço simples no mercado central, para duas pessoas, saiu em torno de 100 reais pq quis experimentar o famoso gallo pinto, que na verdade é um prato de café da manhã para os ticos. Por não ter carne é mais barato.

Mas pra nós soa um pouco estranho comer arroz e feijão de manhã, por isso deixei para o almoço kkk

AHWNyYiQShg.jpg

B39IAmEb94k.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 8

Chegamos em San Andres e aproveitamos para passear de leve, descansar e curtir a praia..

Dia 9

Fomos a Johnny Cay, provavelmente o melhor passeio da ilha. Vc pega um barco em San Andrés e vai até essa ilha. Passa um tempo lá, e depois vai até um outro local onde visita outra ilha e mergulha com peixes.

Experiência muito boa, uma pena que a tempestade de ontem deu uma piorada na cor da água. Assim, minhas fotos ficaram terríveis comparadas a outras que vemos na internet sempre.

O passeio custou 55 k de pesos colombianos, e teoricamente tudo estava incluso. Mas depois o barqueiro cobrou mais 10 k pesos por pessoa.

Achei um tanto estranho, mas todo mundo pagou e pra evitar desgaste acabamos pagando. Depois confirmei que realmente foi um golpe. Se fosse um valor maior certamente teria me recusado, mas preferi pagar.

cWIi8kIlU_8.jpg

czM8TgBk0qM.jpg

iJYzZrXozCk.jpg

NcTHVsijS48.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 10

Neste dia fizemos o passeio de ônibus turístico, que dá a volta em toda a ilha.

50 k COPs por pessoa, 65 reais aproximadamente, para 4 horas de passeio, parando em alguns pontos turísticos pagos a parte, como cueva de morgan, museo de la isla e uma piscina natural. Destes só nos chamou a atenção a piscinita.

Infelizmente a tempestade de madrugada deu uma atrapalhada na cor do mar novamente. Na verdade era para ser início da época de chuvas, mas mesmo assim acho que fomos muito azarados kkk

Sinceramente, não sei se recomendaria o passeio neste ônibus. Porém, diria que a volta completa na ilha é visita obrigatória, nesse caso vc pode fazer de moto, carrinho de golfe, bike ou de chiva, que é esse ônibus turístico que nós fomos.

Na verdade também dá para fazer com ônibus de linha se quiser economizar.

7y9AUZ27E4Q.jpg

WQ8fX_j7be4.jpg

XFIgzbMxuXk.jpg

xy3sB6MwpVM.jpg

ztZfOCoFwqc.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Preços supermercado em San Andrés. Mesmo tendo o maior custo de vida de toda a colômbia ainda assim a ilha é muito barata considerando outros destinos caribenhos.

DrgG_kKVlwE.jpg

ESY3ksfhc-U.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Neste dia nos despedimos do caribe colombiano, e também das praias. Partimos para Medellin, uma pena ter tão pouco tempo neste destino tão incrível. Daria pra passar uma semana bem tranquilamente se tivéssemos mais tempo.

Abaixo foto do hotel simples que ficamos, 100 reais a diária por casal.
Hotel econômico, conta tbm com cozinha compartilhada para quem quiser cozinhar. Só não pode usar água da torneira para cozinhar kkk

A ilha toda tem problema com água, pois a água pra beber é dessalinizada, sendo assim para cozinhar deve lembrar de usar água comprada no supermercado, ou algum ponto na rua. Para tomar banho com água salgada é um tanto estranho tbm

4V9Rxti6MSI.jpg

uoGCk9EvJN4.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 11

Aeroporto de San Andrés é muito pequeno como era de se esperar por ser uma ilha pequena. Mas pelo fato de ser um aeroporto internacional achei que teria melhor estrutura.

No pré embarque e desembarque não há ar condicionado, por exemplo. Primeiro aeroporto que vejo assim, isso que já voei em Uruguaiana RS, que era bem menor, e muito menos calor.

Chegamos em Medellin no final da tarde. Para chegar do aeroporto pode pegar um serviço de ônibus por 15,5 k COP que leva até o centro comercial san diego, de lá pode pegar o metrô ou uber. Metrô era bem perto e fácil, acho que andava umas duas quadras dali somente, mas preferi pegar uber dessa vez pq estávamos com bagagem e cansados.

De San Andres a Medellin voamos avianca, pela primeira vez. Passagem emitida com milhas smiles, por 11,8 k + 30 reais de taxa de embarque com direito a bagagem despachada, muito bom. Esses trechos de avião na colômbia saíram absurdamente baratos.

3fVKSS2z2Vg.jpg

3Yl3wNo3Mt0.jpg

6QMCl19qlng.jpg

gt06VROf69Q.jpg

JqlE9oSRxq8.jpg

svTZmv7BEbU.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 12

Acordamos de manhã e fui ver as notificações do celular e fiquei em choque ao saber que houve um terremoto na madrugada. O google notificou, mas não sentimos nada.

Em Medellin nos dois primeiros dias ficamos próximos a estação de metrô San Javier, de onde partem os tours para a comuna 13, uma favela que já foi controlada por Pablo Escobar e hoje é possivelmente a "favela mais turística" do mundo. Há escadas rolantes para subir, um circuito turístico com muitas lojas, bares, restaurantes e mirantes.

Achei os preços da comuna 13 bem justos considerando ser um lugar bem turístico, cheio de americanos e europeus. Creio que nesse caso pese muito a concorrência, pois havia muita oferta de tudo, almoços, lanches, cervejas, artesanatos e roupas.

Na comuna 13 também foi onde compramos ímãs de geladeira para nossa coleção, chaveiros e alguns souvenirs. Foi o lugar mais barato que achei. Depois encontramos souvenirs também no centro da cidade e no El Poblado, bairro nobre com restaurantes e bares.

1dD9thWAJBo.jpg

cHG4IF68Tz4.jpg

gmPuUeSpRQc.jpg

iCcBpAXHtsM.jpg

l-v4J5R_XSU.jpg

RUinhd0S11o.jpg

VBx85kWoKag.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Visitamos a Comuna 13 de manhã e voltamos para a nossa hospedagem, pois estávamos perto. E por lá aproveitamos para almoçar.

Almoço da minha namorada, pollo a la plancha. 15 k COP, próximo a 20 reais. Enquanto eu escolhi a tradicional bandeja paisa, prato típico de medellin.

Arroz, feijão, salada, carne moída, linguiça e chicharon, que é tipo um torresmo e ovo

Esse prato todo saiu por apenas 20 k COP. Ainda tinha um suco de procedência duvidosa incluído.

Restaurante próximo ao metrô San Javier e a nossa hospedagem. Única coisa ruim do local que ficamos era que muitos estabelecimentos não aceitavam cartão, então acabei passando apuro nessa questão. Em lugares turísticos a maioria aceita cartão, porém repassando uma taxa de 5 %, poucos estabelecimentos não cobravam taxa.

Gastamos algum dinheiro com taxas de saque, pois não consegui sacar no banco de bogotá, que era a recomendação que vi na internet, pois este banco permitia sacar maior quantidade de dinheiro.

Só consegui sacar no banco da vivienda, porém 400 k COP por vez.

usR_C9-jwCQ.jpg

WxiA4Vt5LBM.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.