Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

MOCHILÃO - 2 ANOS

Postado
  • Membros

Saudações, pessoal, 

Eu e minha esposa estamos planejando sair de nossos empregos no meio do que ano vem (período em que já teremos guardado o valor que achamos necessário para viajar) e iniciaremos nosso período sabático, o qual planejamos que dure cerca de 2 anos, sendo que planejamos nos estabelecer em algum país da Europa nos últimos 6 meses para trabalhar (temos cidadania italiana). 

Nossa ideia é fazer um mochilão econômico, fazendo voluntariados por onde passarmos. Queremos iniciar nossa viagem pelo Brasil (para pegar o jeito) e depois ir visitando os países vizinhos (Uruguai, Argentina, Peru, Bolivia, Chile e afins). Após isso, queremos ir para Europa e também conhecer alguns países da Ásia.

Estamos planejando um orçamento de cerca de 40/50 mil reais para os 2 anos e, como comentei, queremos viajar da maneira mais econômica possível (sem dormir na rua ou pedindo comida, mas sim fazendo voluntariados) - Acredito que desta maneira já iremos conseguir economizar bem, visto que ganharemos estadia e algumas refeições nos lugares que ficarmos. 

Ainda não traçamos a rota e não sabemos exatamente quais países iremos conhecer, mas queremos conhecer alguns lugares padrões (França, Inglaterra, Portugal e afins), porém a ideia é permanecer a maior parte do tempo em lugares mais baratos, visitando esses lugares mais caros apenas por alguns dias. Também não queremos ficar pulando de país em país, nossa ideia é passar um tempo mais relevante em cada lugar, a fim de viver mais aquela cultura e também economizar com transporte. 

Agora, queria ler de vocês, baseado em suas experiências, seria possível realizarmos essa aventura com esse orçamento?

Caso vocês achem que não, poderiam nos ajudar falando quanto seria necessário, mais ou menos? Ou, por quanto tempo conseguiríamos viajar com esse orçamento estipulado?

Planejamos passar cerca de 10 meses entre Brasil e demais países da América, e o restante do tempo (14 meses) entre Europa e Ásia, sendo que 6 meses seriam trabalhando.

Nossa ideia é ir com cerca de 40/50 mil e deixar guardado cerca de 30 mil para quando retornarmos ao Brasil. 

Me perdoem caso a minha ideia seja muito fora da realidade, pois começamos a estudar isso há cerca de 2 semanas, então sabemos muito pouco sobre viagens, mochilão, voluntariados e afins.

Muito obrigado, pessoal!

Editado por Carlos Santos_123

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 21/01/2025 em 15:06, pmichelazzo disse:

Sim, acho apertado para duas pessoas, principalmente se estiver contando dentro do orçamento apresentado, passagens aéreas.

A opção é, infelizmente, países de terceiro mundo onde o custo de vida é, em sua maioria, mais baixo que o do Brasil. Boa parte deles está na América Latina o que facilitaria deixar dentro do orçamento devido ao custo das passagens. Se for para o outro lado do mundo, como disse sobre o Sudeste Asiático, também seria opção mas tem o custo para chegar lá.

Como o Davi, em 2014 eu e minha mulher fomos para Malta num "sabático" e acabamos ficando. Naquela época Malta era barata, onde pagávamos em uma penthouse em frente ao mar com condomínio incluso, 500 Euros/mês. Hoje você não arruma nada por menos de 1000 Euros/mês por lá.

Eu inclui Malta em meu comentário justamente por ter falado "treinar o inglês". Este foi o motivo pelo qual escolhemos a ilha e vocês, com passaporte europeu, podem ficar lá de boa quanto quiserem. Mesmo sendo mais cara hoje, ainda é barata comparando-se com, por exemplo, a Bélgica onde moro hoje e podem praticar o inglês, já que é idioma oficial do país, junto com o Maltês. Monta uma base lá, finca o pé e depois começa a viajar. Penso ficar mais fácil e palpável.

Porém, mesmo como todos esses "perhaps", ainda acho que vale a pena tentar. Pode ser que não vá ficar 2 anos mas sim 6 meses. Pode ser que, quem sabe arrumam algo na Europa e acontece como eu que já estou há 10 anos no velho continente. De outro lado acho que dois anos é um tempo longo para tentar imaginar o que pode acontecer ou não. Muita coisa pode mudar (e muda) e o vento soprar tanto a favor quanto contra.

Muito obrigado pelas dicas, foram muito valiosas. 

Assim como o Davi também comentou, acho que vou seguir a dica de focar primeiramente nos países da América do Sul e Central e, durante este tempo consigo adquirir experiência, o que irá facilitar a decisão e o planejamento para conseguir partir para o "velho continente". 

Muito obrigado!

Postado
  • Membros

@Davi LeichsenringAtualmente,América Central está dolarizada e você, como eu,vimos isso em República Dominicana. Para mim,lá gastei mais que em Londres,aonde os museus são de graça e os ônibus 2 pounds.Fui esperando gastar horrores,como no ano anterior, gastei na América Central, porém a minha experiência foi totalmente diferente. Quero ver como será este ano,pois vou a Guatemala e Honduras, mas já estou arrependido da compra feita em setembro, pois não imaginava nunca a queda da bolsa e alta de moeda ocorrida agora no fim do ano. 

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 22/01/2025 em 05:34, Davi Leichsenring disse:

Eu pessoalmente focaria em 6-12 meses na América do Sul e Central, onde consegue ir por via terra praticamente, logo não tem gastos grandes com passagens aéreas, e são países não muito caros, nesse tempo dá pra ganhar bastante experiência em viajar economicamente, então dá pra decidir se continua ou volta.

4.000$ por pessoa em um ano acho que dá, por dois anos indo pro velho continente já é outra história, que não importa de onde esteja saindo, você vai gastar perto de 1000$ em passagem aérea.

Realmente, acho que vou seguir por esse caminho mesmo, parece muito mais viável e pé no chão hahaha.

Muito obrigado pelo conselho!

Postado
  • Autor
  • Membros
23 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Esse fórum você pode pegar mais algumas dicas:

https://www.mochileiros.com/forum/618-nomadismo-digital-e-work-exchange/

Também existe uma comunidade para nômades digitais, onde você pesquisa preços, mobilidade, segurança, etc em várias cidades do mundo, feito por e para nômades digitais.

Opa, muito obrigado. 

Vou dar uma olhada lá, valeu!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.