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Itália, 55 dias no verão, 34 cidades!!!!


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É Marcos fiz bases pq fica mais fácil, vc vai trocar as suas com muita frequência e fez duas próximas (florença e levanto), ficar fazendo check in e andando de malas é muito chato, mas cada pessoa tem uma forma de viajar q se adequa as necessidades e prioridades. Então se vc continua achando q do jeito q vc montou, é pq deve ser melhor assim pra vc....

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Oi Yuri,

 

Obrigada pelo apoio pós viagem, quase todo mundo estranha muuito o fato de alguém ficar tanto tempo num pais só, ao invés de conhecer a Europa inteira (acho q vc entende pelos seus 40 dias na India!!!).

Mas como eu quero conhecer e ñ só passar pelos lugares, e tinha tempo preferi ñ sair correndo como se a Itália fosse mudar de continente. Se tivesse tido menos tempo, teria tido muito menos cidades. Claro q se eu fosse marinheira de primeira (ou segunda) viagem teria sido diferente.

 

E valeu pela dica, realmente dá trabalho, e acho q só comecei agora pq estou em eminência de começar outra viagem, esperando sem muito o q fazer.

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Oi, Vanessa. O que eu quis dizer é que tanto eu quanto você estamos com a mesma média de check-ins por dias de viagem. Veja só, eu ficarei em 5 hoteis diferentes para 15 dias, uma média de um check-in a cada 3 dias. Você eu contei 17 pernoites (ou seja, 17 check-ins) em 55 dias, mais ou menos a mesma média - um check-in a cada 3 dias. Não quis dizer que o jeito que eu fiz é melhor ou pior, apenas mostrar que estamos com a mesma estratégia, o que muda é que você visitou mais cidades em mais tempo. Entendeu ? Sendo que eu ainda levarei uma mala bem menor, uma mochila e uma malinha, com roupa pra mais ou menos uma semana. É claro que vou ficar lavando sempre.

 

Levanto e Florença não são tão próximas. Inicialmente eu pensei em ficar 5 dias em Florença e fazer daytrip num deles pra Cinque Terre. Só que, como disse, perderia muitas horas pra ir e voltar e não poderia curtir a região com calma. Preferi pernoitar por lá. Só joguei Pisa e Lucca pra conhecer a partir de Levanto porque descobri o tal do festival em Assis (pra fazer isso em outra ocasião, só se eu fizesse nova viagem exatamente neste dia), aí resolvi incluí-la no roteiro no dia que usaria pra visitar Pisa e Lucca. Preferi sacrificar um dia de Cinque Terre para estas últimas.

 

No mais, é isso, continuo acompanhando seu ótimo relato e toda dica é bem-vinda :)

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8º DIA 23/06 Palermo

 

Apesar de chegar no hotel quase ás 8, e meu check in ser ás 14, gentilmente me foi liberado o quarto (Hotel Tonic, 49 euros), assim pude tomar um banho, depois a prima colazione (café da manhã) e sair pra explorar a cidade.

 

Na foto abaixo tem uma típica rua de Palermo, sem nada de pitoresca mesmo. Na verdade eu ñ sei bem se foi o cansaço ou a monotomia de Palermo (ou as duas, q é mais provável), mas a cidade me pareceu terrivelmente entediante. Tudo parecia tão igual, q sempre achava que já tinha passado por lá até me dar conta q ñ. Era uma sequência inalterável de tabacchi com seus T em negro seguido por uma loja de roupa, de outra sobre qquer coisa, uma sorveteria, um predio baixo, uma igrejinha e então começava tudo outra vez na mesma ordem, e de novo e de novo....

 

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Perdi a conta de qtas igrejas vi com cúpulas vermelhas (e sem cúpulas vermelhas tbém, nossa como tem igreja aquela cidade). Essa foi uma das primeiras que encontrei e resolvi entrar achando q era aquela q havia no guia, uma vez q ñ tinha placa com nome nem nada (depois descobri q tinha umas outras 20....)

 

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Metade católica, metade islâmica e parecendo ortodoxa com seus incensos, seu diferencial (isso é se tem como ser mais diferente do q isso!!!!) era q suas paredes e tetos foram feitos em mosaico dourado, o q a fazia bem impressionante....

 

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Depois seguia um teatro... Logo vi um nona andando e resolvi perguntar onde era o Duomo (q geralmente é a maior igreja da cidade) ao passo q ela me respondeu q ficava na rua tal, ::dãã2::ãã2::'> q obviamente eu ñ sabia qual era, e já foi embora.... encontrando o Duomo, q tem uma fachada muito bonita fiquei decepcionada com seu interior um dos mais sem graça q vi na Itália (só perdendo o posto para o de Torino q o era tanto do lado de fora como no de dentro sem atrativos)

 

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O Palazzo Reale estava fechado exatamente nesse dia, ñ pq era seu dia de fechar, mas por outro problema, então resolvi almoçar uma formule (aqueles menu turisticos, q vem alguns pratos com uma quantidade menor, mas q se pedidos separados saem mais caros, no meu caso sinto q ñ preciso mais comer pelo resto do dia) com Insalata Caprese + Fettutine + Scaloppe + aqua frizzante = 17 euros. Perto de lá tinha outro teatro, ou assim me pareceu....

 

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Esperei uma eternidade o Museo Archeologico (4 euros) abrir após seu almoço (um monte de coisas fecham pro almoço) q foi depois das 15:30, por sinal

 

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9º DIA 24/06 Isole Lampedusa

 

Palermo não está na minha lista de cidades italianas q gostei, q voltaria ou q eu recomende, assim nada triste fui pegar o transfer (6 euros) para o aeroporto. O problema foi q me explicaram errado, dai o ônibus partiu comigo chegando, e o próximo só depois de meia hora, e fui acalmada por uma brasileira (q levamos um susto uma com a outra qdo cheguei resmungando), com quem fui conversando durante o transfer, e cheguei com 40 minutos antes do horário do voo, faltando apenas 10 minutos para o check in, tentando atravessar o saguão (q ñ era nada grande), pois ia driblando uma excursão de anciões.

 

Lá fui eu no teco teco da Meridiana (126,90 ida e volta com franquia de 20 kg) pra Lampedusa (parte de um conjunto de 3 ilhas, mais perto da Tunisia q da Itália).

 

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Lampedusa foi a extravagância da viagem mas se eu ñ fosse pra lá, acho q ficaria doente. I Dammusi di Borgo Cala Creta (216 euros por duas noites com café, transfer de ida e volta no aeroporto e nas praias) foi onde fiquei hospedada, por sinal num Dammuso, habitação tipica da ilha, rústico e confortável.

 

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Esta é a humilde ( ::hahaha:: ) vista q tinha do meu Dammuso, de Cala Creta, com um farol próximo, apenas descendo (um caminho já demarcado e seguro) para chegar a água.

 

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Depois fui visitar Cala Croce.... ñ, ñ é o Caribe, mas bem q parece!!!!

 

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Como o hotel fica afastado do centro (de quase rua única), tem seu próprio restaurante com um menu fechado e fixo, q varia pra cada dia, pagando 30 euros com todos os pratos inclusos, oue seja, uma frizzante (de 1litro, rsrs), uma garrafa de vinho branco, 5 entradas, uma massa, uma peixe e sobremesa (q nunca comia pq ñ misturo doce com bebida alcóolica), e como estamos numa ilha tudo é tão fresquinho.

Segue as entradas de frutos do mar e a lasagnette (adivinha de q??) de frutos do mar....

 

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Saí de lá, com dúvidas se iria conseguir dormir de tanta comida, nem percebi q voltando pro Dammuso ñ tinha nenhuma iluminação (só percebi no dia de pegar o transfer na recepção, antes de amanhecer).

 

 

10º DIA 25/06 Isole Lampedusa/Conigli

 

 

La Dolce Vita Fà Niente!!!

 

Isole dei Conigli fica enfrente de uma praia de Lampedusa, após descer bastante, pois a praia fica como dentro de um caldeirão, se pode visitá-la a nado mesmo, pq ñ é muito fundo, até pra mim q ñ sou alta (1.63), a água foi até o pescoço. Segue as fotos q falam por si mesmas.....

 

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O mesmo encantamento do dia anterior, o jantar idem.... e vai foto só das entradas....

 

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11º DIA 26/06 Trapani/Erice

 

Depois de pegar o avião as 7 da manhã, no mini aeroporto de Lampedusa (com sala única de embarque), voltei para Palermo e de lá peguei o trem pra Trapani (morri de medo q fossem checar minha passagem pq ñ deu tempo de validá-la na máquina, pois subi no trem faltando menos de 2 minutos para a partida, mas a comissária apesar de passar 60 vezes por lá, só me perguntou onde ia descer...pois nem sempre o destino q vc vai é o destino final, assim sempre q verificava para embarcar era o nº do trem e ñ o destino).

 

Trapani é uma cidade.... bem é uma cidade, só isso, ela foi minha base (Hotel Maccotta 35 euros, sem café por noite) pra conhecer Erice, Marsala e Segesta q ficam nas redondezas, então assim q fiz o check in fui procurar pela rodoviária, pq só se chega em Erice por ônibus. A rodoviária em questão era um bar, e lá se vendia as passagens juntos com paninos ::lol4::

 

Ida e volta saiu por 3,70, e a próxima foto é da vista de Erice (ñ, eu ñ tirei uma foto do avião, foi de Erice mesmo!!!!)

 

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Erice é uma cidade bem pequenina, mas muito charmosa, sendo uma subida eterna mesmo depois q se desce do ônibus. Carros ñ circulam no seu interior, todas as ruas são de pedras de um ocre muito caracteristico, tem dois pequenos castelinhos, e vc se sente como se tivesse entrado numa máquina do tempo, pq ela parece perfeitamente medieval!!!Adorável, um ótimo passeio de tarde pra fotos de sua vista misturada com nuvens, suas ruelinhas tipicas e pra sentar e comer um canolli (doce típico envolto num canudo crocante e recheado de creme) por 2 euros.

 

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Vista da "estrada" para se chegar em Erice, e simmmmmm o ônibus vai por ela, ñ é assustador???? Cada curva o motorista buzinava!!!!!

 

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12º DIA 27/06 Marsala

 

Nunca confie nas informações q o site da Trenitalia (cia de trens da Itália) te dá, eu fico imaginando como eles vendem uma passagem q ñ existe no horário, pq de acordo com o site tem um trem a cada hora, mas indo pra Marsala descobri chegando lá as 9:00 q o trem de volta era ás 17, pq era domingo. Ou seja, é mais confiável vc ler o folheto pregado numa parede de mais de 10 anos ali, do q ver no site....

 

Marsala tbém é uma cidade pequena, contando com um vinho do mesmo nome, conhecido e apreciado pelos italianos for ser forte e doce (como do porto), além disso conta com um pequeno museu, o Museo Archeologico Baglio Anselmi (4 euros), q tem objetos da escavação do sitio Lilibaeum (q ñ é aberto ao público) antiga cidade fenícia e ainda restos de uma návio púnico, da 1º guerra púnica (mais de 200 a.C.)

 

De resto ñ tem mais nada, o q certamente ñ vale a visita se vc estiver com pressa, nada q vc vá sentir falta de ñ ter visto.

Enqto a mim, tive a sorte de desembarcar do trem com uma japa q tinha feito curso de italiano, e fizemos companhia uma a outra, num almoço típico de lá (filé de peixe espada com espinafre+ frizzante = 17 euros). Fomos experimentar o famoso bolo siciliano, a cassatta siciliana, q saiu por 1,50 bolo com ricota, frutos cristalizadas e pistache. E como nada mais estava aberto fomos comprar o vinho pra levar na bagagem, e acabei experimentando um pasta de pistache ma-ra-vi-lho-sa (muuuito arrependida de ñ a ter comprado).

 

Eu tinha trazido a passagem de volta, a japa ñ, adivinha????? A bilheteria estava fechada e a bilheteria automática fora do ar... sorte q a passagem se vendia numa agência de viagem perto (como um velho trêbado informou falando quase dentro da orelha da japa, do q rimos um bom tempo).

 

De volta a Trapani, como era minha última noite, me indicaram um restaurante de comida tipicamente trapanese, então foi uma pasta ao pesto trapanese, água e vinho e a cassatta de sobremesa por 19,50. Um casal de meia idade puxou conversa comigo, pq acharam q eu era parecida com a filha recém casada deles, no final conversávamos de futebol já q o homem dizia ser olheiro do Milan...

 

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13º DIA 28/06 Segesta

 

Como ia pegar o ferry de noite e tinha o dia luvre fui conhecer Segesta, com seu templo inacabado, na época em q a área era de domínio grego, qdo os cartagineses invadiram a cidade e o templo ñ terminou sua construção.

 

Devo dizer q descendo na estação de trem chamada Tempio Segesta, me deu a impressão de q o templo era perto e de fácil acesso. Não era. Fui perguntar na estação, q nem passagem de volta vendia, (mas q eu trouxera prevendo, uma vez q já conhecia a eficiência italiana) onde era o templo. Com muita má vontade o homem do restaurante do fundo disse q eu devia passar debaixo de uma ponte, e seguir enfrente.

 

E foi q fiz, e caí numa estrada terciária meia invadida por matos, e logo numa estrada, de duas mãos sem movimento (ñ sei se era pior com movimento ou sem) e sem acostamento. Não havia placa durante todo o trajeto sobre o templo de modo q qdo cheguei num cruzamento e vi um caminhão parado e dois carros, e mesmo após passá-los bem rápido, e ainda sem ver placas ou pessoas (ainda bem, pelo último) resolvi voltar.

 

Daí um cara de um dos carros resolveu descer e perguntar se eu estava perdida (eu de verdade ñ sei como eu parei nessa situação, culpa da Itália e sua falta de estrutura), perguntei pelo templo, gritando de longe, e ele disse q eu estava certa e era mais uns 400 metros. Sai rapidinho escutando ele perguntando de onde eu era, e pouco depois de atravessar o cruzamento, só escutei o carro se aproximar lentamente e parar do meu lado ( ::sos:: ) com o homem me perguntando se eu queria carona.... pra lá de nervosa, achando q eu estava pra lá de encrencada, respondi o mais firme e rude um "não". E continuei andando (devia parecer mais marchando) até ele sumir, e os tais 400 metros pra lá de tensos, numa estrada sem movimento, onde o q mais queria era q ñ aparecesse ninguém, cheguei no templo.

 

A entrada era 9 euros e dava acesso tbém a Selinunte, mas ñ daria tempo de vê-la (era em outra cidade, e se ñ pegasse o próximo trem, só de tardizinha), apesar do pânico q passei até chegar lá, a visita valeu bastante a pena, e o templo era encantador!!!!

 

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A volta foi a mesma coisa, trocando o cara do carro por outro carro q passou bem devagar falando algo e foi embora.

Voltando peguei minha mala e o ônibus pra Palermo e esperando o horário do ferry, aproveitei pra tomar um sorvete de maçã-verde e iogurte com frutas vermelhas, por 2 euros. Os sabores mais populares por lá além de ciciolatto (chocolate com raspas), são nociolla (avelã) e pistacchio (pistache, campeão italiano), mas tem inúmeros sabores bons tanto qto.

 

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Viagem de volta a Napoli tranquila, com a tv passando o jogo do Brasil....

 

Resumo da região da Sicilia: Bom, um monte de sicilianos, descendentes e simpatizantes ñ vão gostar de ler isso.... Não gostei. De todos os lugares q visitei na viagem esse foi de longe a região em que menos se tem apoio ao turista (centro de informação fechado, sem mapas das cidades, sem placas indicativas), nada, zero. Não tem facilidades de forma nenhuma. E por conta disso me coloquei numa situação perigosa, da qual estou infinitamente grata por ter saído ilesa. Não dá pra vc disponibilizar uma local pra visitação sem ter como se chegar lá de forma segura ou com a miníma indicação para se saber como se chega ou se se chega lá. Muittttto ruim mesmo.

Os transportes não são eficientes, além de lentos, com poucos horários e poucas opções tbém.

Horários bem restritos para visitação, como Palermo onde o museu ficou mais de 3 horas fechado pro almoço e Marsala q seu museu ficava aberto apenas no periodo da manhã.

Não vi problemas qto a segurança nas cidades, incluindo a noite, seja lá o q for a mafia ñ é nada visivel como muitas pessoas acham.

Erice foi o q valeu a viagem, e Lampedusa é um mundo a parte só possivel de visitação através da Sicilia (com voos de Palermo e Catania ou ferryboat de Agrigento) q voltaria e recomendo.

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14º DIA 29/06 Perugia

 

 

Depois de chegar ás 6 da manhã em Napoli, após a noite no traguetto (ferry), atravessei o porto até a estação de trem a pé mesmo, pq meu trem era só as 8:50, viajar até Roma chegando ás 10, e esperar o trem pra Perugia q havia reservado para ás 13:32, por falta de outro horário, almoçar, ler, ajudar turistas a fazer ligação de tefefone público, cheguei ás 16 em Perugia, ou seja, mais de 24 horas em meios de transporte.

 

Não queria fazer muita coisa assim fiz o check in, peguei um prosecco entrei na banheira... Dei muita sorte com esse hotel, era 3 estrelas, muito bom, e na época em q procurava hotel nessa região (pois como a viagem foi planejada com quase um ano, e quem procura cedo acha coisas assim, eu sou a prova, comprei ele 8 meses antes), me encantei com ele pois sua temática é de chocolate (cidade dos antigos etruscos e do chocolate). O Etruscan Chocohotel q estava com uma promoção de pague uma noite e fique 3... ótimo, era realmente o q eu precisava, e saiu então por 59,97 as 3 noites, q sorte!!!!!!!

 

15º DIA 30/06 Assisi

 

Não podia deixar de postar a foto do café da manhã (acho q como andei muito durante a viagem, foi a minha sorte, pq consegui voltar de viagem sem ter engordado nada, apesar de tantas extravagâncias)

 

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Assisi ñ estava nos meu planos de viagem (4,10 ida e volta), mas no dia anterior passando por ela de trem me encantei e mudei meus planos de visita e ñ me arrependi!!!!Assisi é muito encantodora, com um ar bem medieval, com suas ruelinhas de pedra, suas casas charmosas.

 

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A Basilica de San Francesco, era muito comovente por dentro em sua semi-penúmbra, e acredito q pra quem é devoto ou católico vai se sentir muito emocionado e tomado pela atmosfera. Com afrescos de Giotto, lindíssimos, infelizmente ñ podia se fotografar ou filmar e seu exterior ñ é dos mais impressionantes. Assisi é uma cidade q vai subindo de modo q da basilica tem uma vista da região lindíssima tbém. Mesmo as pessoas q ñ são católicas ou q ñ gostam muito de igrejas, aconselho a ir pq é muito bonita e agradável.

 

Prato típico de lá: Cosciotto del Norcino, com um penne all'arrabiata (molho picante) e uma frizzante saiu por 18,50

 

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Subindo até o topo da cidade vc verá a Rocca Maggiore, sede de uma festa da cidade e um castelinho dos mais lindinhos. Dentro conserva objetos medievais e fotos da festa anual, e de sua torre, assim como da torre de vigia se tem uma vista privilegiada da região. Aliás o ponto alto da visita (5 euros) é atravessar uma passagem subterrânea da largura de uma pessoa, com poucos pontos de iluminação até chegar a torre de vigia (me sentido voltando no tempo e descobrindo um lugar abandonado, com a impressão q logo veria cavalheiros de armadura ou mulheres com vestidos bufantes)

 

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Com inúmeras lojas de doces q tbém são padarias, ñ resisti em tirar uma fotos e postá-las com as guloseimas tipicas. Os da 1º foto são um tipo de canolli e da outra foto, verdes e com chocolate é uma versão do q conhecemos como torrone, bem macio sempre com frutas ou castanhas.´Ahh, sem esquecer q quem vai a Assisi sempre leva um Pinocchio de volta da viagem!!!!

 

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16º DIA 01/07 Perugia

 

 

O que mais de interessante tem a se ver em Perugia é sua Fontana Maggiore enfrente a Catedral de San Lorenzo. Assim como o Palazzo dei Priori com uma sala cheia de afrescos, q hj é um tribunal (gratuita). De almoço por 3,80 comi dois pedaços de pizza (uma vegetariana q estava com uma cara muito boa e o sabor idem, e uma de prosciutto e funghi, q é de presunto com cogumelos italianos, q pra vc pode soar muito estranho, mas se comer vai virar fã de tão boa q é) com um chá gelado com limão San Benedetto, a marca mais apreciada de lá, comum mais q refrigerante.

 

A grande atração de Perugia (além de uma escada rolante dentro de uma terma romana desativada) é o Museo Archeologico dell'Umbria (4 euros), com uma vasta exposição de reliquias dos povos anteriores aos romanos, os úmbrios e os estruscos. Além de bem completo, as pessoas que trabalhavam no museu eram muito prestativas, e ganhei uma explicação em inglês, por conta própria da funcionária a forneceu, sobre as diferenças entre úmbrios e etruscos (cada um habitava de um lado do rio e ñ juntos) e como identificar as peças ali expostas. ::otemo::

 

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Sarcófagos de etruscas esculpidas em pose de banquete (muito comum, as vezes até com taças de vinho)

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Minha janta foi meu primeiro risotto de ervas e limão e com a frizzante saiu 13,50.

 

DICA: Qdo vc for comer num restaurante italiano, assim q vc chegar eles te servirão o couvert ou coperto, como eles chamam, q nada mais é q algumas fatias de pão italiano (depende da região elas são mais salgados ou adociadas, macios ou mais duros) ou os grissini (palitinhos de massa). ATENÇÃO: coma vc ou ñ eles irão te cobrar, já fui avisada disso antes de ir, e já fui avisada q ñ adiantaria reclamar. Então enqto espera seu prato tomando seja sua frizzante, seu vinho ou birra (cerveja), (acredite sucos e refri saem quase o mesmo preço q cerveja e vinho) belisque seu pãozinho, depois como fazem eles, molhe no molho depois da macarronada. Não estrague seu almoço ou jantar por 2 euros, ok???

 

 

Resumo da região da Úmbria: Adorei de verdade essa região, bastante verde, bastante segura, razoavelmente adaptada para turistas, com seu habitantes muito simpáticos e prestativos para dar informações ou para fazer seu trabalho. As cidades q visitei me pareceram encantadoras e formidáveis, outras tantas cidadizinhas ñ deu tempo de ver q ficará para próxima, pois retornarei a esta região.

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O resumo da Lombardia e Piemonte se encontram no http://passagenspelomundo.wordpress.com/ já q as fotos estão tendo problemas para serem exibidas por aqui... Os post q faltam vão ser postado (existe esse termo????) (escrito, publicado, etc...) tbém pelo blog, apesar de achar q aqui teria melhor serventia...

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Oi Cessil,

 

Barato e caro é uma coisa relativa, q varia de pessoa pra pessoa... Acho q vc tem q levar em consideração qual seu estilo de viagem, se vc se hospeda em albergue ou hotel, o qto gasta em alimentação por dia e em entradas, se compra coisas, qtos deslocamentos e qual tipo. Para o meu estilo de viajar ficou bastante barato levando em consideração q fiquei 2 meses, como eu disse no 1º post gastei menos do q o dobro q uma agencia cobraria por 15 dias só com hospedagem e deslocamento. Acredito q quem fique em albergues, coma mais lanches, visite menos museus e ñ compre quase nada de recordação certamente gastará bem menos.

 

Agora se vc tem muita vontade de conhcer a Sicilia, vá, ué.... ::hahaha:: Monte um cronograma de gastos baseado no seu jeito de viajar.

 

Vou dar uma de intrometida... a 1º coisa q faço é comprar um guia e ler sobre todas as coisas q tem pra se visitar(ñ sei se tem um em portugues pra Sicilia, vi pelo Guia da Folha da Itália, vc deve encontrar em inglês´) grifar tudo o q me interessa, verificar como eu chego nesses lugares, estabelecer as bases e determinar qtos dias precisarei pra ver o q escolhi. Depois faço a cotação dos meios de transporte e junto o q em geral gasto, definindo um X pra hospedagem, pra alimentação, pra passeios, pra extras.

Sim, dá trabalho, assim vc ñ terá muitas surpresas na hora com o lado financeiro e vai descobrir se cobre o q vc pode pagar...

 

Olhe o blog da Majô, ela foi pra lugares da Sicilia q eu ñ fui http://majots.wordpress.com/

Lembre-se q na Sicilia se gasta um pouco mais de tempo pra ver as coisas, pq os meios de transportes deixam bastante a desejar.

 

Espero ter ajudado...

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