Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Bienvenue: Portugal, França e Espanha (19 dias)

Postado
  • Membros

[align=justify][t1]Mochilão Bienvenue: Portugal, França e Espanha (19 dias)[/t1]

Essa foi a minha primeira viagem para a Europa, por isso escolhi o título “Mochilão Bienvenue”, a palavra bienvenue significa "bem vindo" ou “boas vindas” em francês. Quando cheguei ao meu primeiro destino, senti as boas vindas do velho continente, senti isso através das pessoas que me receberam, das pessoas que conheci ou das que eu já conhecia. O clima estava ótimo e os lugares muito lindos, com isso entendi que tudo estava conspirando para uma viagem maravilhosa.

Por que escolhi o francês? Eu tinha uma grande expectativa em conhecer Paris, a cidade luz, a cidade da boemia européia e também conhecida como uma das cidades mais românticas da Europa. Pois é, deve ter sido pela grande expectativa que foi lá que tive uma das decepções da viagem. Sobre isso, vou falar durante o relato.

[t3]Características da Viagem:[/t3]

:arrow: Foram 19 dias de viagem, começando em 03 de maio e terminando em 22 de maio;

:arrow: Planejei uma viagem solo, mas em algumas cidades tive companhia de amigos, alguns brasileiros e outros estrangeiros que conheci em outras viagens;

:arrow: Minhas hospedagens foram através do CouchSurfing em praticamente todos os lugares que eu passei;

:arrow: Não fiquei somando e nem guardando notinhas do que eu consumi no final do dia, por isso no final de cada post vou informar somente os custos mais importantes, como passeios, transporte e eventualmente alimentação.

[li=IMPORTANTE]Quem quiser tirar alguma dúvida ou questionar algo, fique a vontade, ficarei satisfeita em responder. ::otemo::

Não vou responder dúvidas enviadas por e-mail, somente as postadas aqui, pois a sua dúvida pode ser a mesma de outro membro e a troca de informações devem ser feitas através do fórum.[/li]

[t3]Hospedagem pelo CouchSurfing:[/t3]

Sei que a maioria das pessoas tem um pouco de receio em relação ao Projeto do CouchSurfing (http://www.couchsurfing.org) e se você não tem “mente aberta” sugiro que nem tente, mas se você realmente é um viajante independente ou mochileiro, tenho certeza que vai se adaptar com a filosofia do projeto.

Nem tudo são rosas e diversão, conheço pessoas que tiveram perrengues ao se hospedar pelo couchsurfing. Por isso é importante que se você resolver optar por este tipo de hospedagem, escolha muito bem pra quem vai pedir um “couch”, leia o perfil da pessoa e procure pessoas que tenham afinidades com você, e pra isso, leva tempo. E o mais importante, esteja preparado financeiramente para ir para um hostel caso a hospedagem não dê certo.

Demande tempo para pesquisar, ler e reler os perfis e mande os “couchrequest” personalizados para pessoa. Tenha um perfil completo e com algumas fotos que dê pra ter uma idéia de quem você é.

Separe um tempo da viagem para sair, jantar ou interagir com seu host (antitrião), não pega bem usar a casa dos outros como hostel! Tenho certeza que você não gostaria que fizessem isso com você.

Eu não tive perrengue, todas minhas hospedagens foram ótimas e eu fui bem recebida. Só usei hostel em Barcelona (por opção).

Resultado: As hospedagens em couchsurfing me fez aumentar minha rede de amigos e com o bônus de poupar um pouco dinheiro durante a viagem.

[t3]É difícil viajar sozinha na Europa?:[/t3]

Acho que essa é a primeira pergunta que a gente se faz na hora de decidir viajar sozinha, e a minha resposta é um grande e sonoro: NÃO!

Acredite, com tudo planejado direitinho é mais que moleza viajar pela Europa sozinha! Lembre-se que lá tudo funciona, não é igual aqui no Brasil. Metrô, ônibus, trem, avião, camelo, cavalo, tapete voador... todos os transportes funcionam perfeitamente por todas as cidades na qual eu passei, então não há razões para ter medo.

As cidades são relativamente seguras (se você ficar dando bobeira em locais muito turístico, obviamente vai ser assaltado como em qualquer lugar do mundo), muitos pontos de informações turísticas com atendentes bilíngues, supermercado e Mc Donald's pra ninguém passar forme por não saber falar a língua local, dentre outras coisas.[/align]

[t3]Planilha de Custo da Viagem:[/t3]

Sei que tem gente que adora dar uma espiada na nossa planilha de custo da viagem! A minha está aqui pra quem quiser dar uma olhada! ::otemo::

Planejamento de Viagem Europa 2011 (FINAL).xls

Editado por Visitante

• Respostas 60
  • Visualizações 24.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

[align=justify][t3]O que eu aprendi na Espanha:[/t3]

espanha.gif

:arrow: Achei a receptividade um pouco parecida com a brasileira, onde eu ia, sempre tinha alguém tentando falar comigo em portunhol!

:arrow: Aprendi que os brasileiros e italianos superlotam Barcelona! Acredite!

:arrow: É um povo que luta por seus ideais, os jovens manifestam-se contra a corrupção e contra o governo! Havia discussões acaloradas na Puerta del Sol, todas sendo realizadas por jovens.

:arrow: A siesta existe e é realmente realizada! No centro de Madrid não há fechamento de comércio, mas se você for mais aos bairros verá que a hora da siesta é sagrada![/align]

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
[align=justify][t3]O que eu aprendi na Espanha:[/t3]

espanha.gif

:arrow: Achei a receptividade um pouco parecida com a brasileira, onde eu ia, sempre tinha alguém tentando falar comigo em portunhol!

:arrow: Aprendi que os brasileiros e italianos superlotam Barcelona! Acredite!

:arrow: É um povo que luta por seus ideais, os jovens manifestam-se contra a corrupção e contra o governo! Havia discussões acaloradas na Puerta del Sol, todas sendo realizadas por jovens.

:arrow: A siesta existe e é realmente realizada! No centro de Madrid não há fechamento de comércio, mas se você for mais aos bairros verá que a hora da siesta é sagrada![/align]

OI Ingrid!

Muito legal o seu relato, vou fazer esse roteiro na segunda quinzena de março e vou imprimir e levar comigo.

Só fiquei um pouco assustada com os franceses... eu e minhas amigas não falamos nada de frances...mas vamos tentar nos virar assim mesmo!

Onde voce comprou o paris museum pass? Vale mesmo a pena ne?

Adorei tudo! to doida pra ir logo!!!! ::tchann::

Beijos

Dani

Postado
  • Membros

Ingrid,

Parabéns pelo relato. Estou indo sozinha agora em fevereiro de 2012 para o mesmo roteiro que vc fez, acrescido de Toledo. Foi um alivio ler sua história. Apesar do frio na barriga que deu o de Paris.....

Acho que sua aventura merece se tornar um livro! Quantas pessoas, principalmente mulheres, querem viajar sozinha e tem medo.

Abraços

Simone

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Onde voce comprou o paris museum pass? Vale mesmo a pena ne?

Dani

Oi Dani, tudo bem?

Eu comprei o Museum Pass na saída do metrô Palais Royal Musée Du Louvre (subsolo do Louvre), comprei o passe para 4 dias e pra mim valeu a pena. Fiquei 8 dias em Paris e usei bastante o passe.

Não vale a pena, caso você vá visitar poucos museus.

Abraços.

Postado
  • Autor
  • Membros
Ingrid,

Parabéns pelo relato. Estou indo sozinha agora em fevereiro de 2012 para o mesmo roteiro que vc fez, acrescido de Toledo. Foi um alivio ler sua história. Apesar do frio na barriga que deu o de Paris.....

Acho que sua aventura merece se tornar um livro! Quantas pessoas, principalmente mulheres, querem viajar sozinha e tem medo.

Abraços

Simone

Obrigada Simone!

Fico feliz que você tenha gostado do relato. Se tiver alguma dúvida, é só postar por aqui ::cool:::'>

Abraços.

Postado
  • Membros

Oi Ingrid, tudo bem?

Seu relato está excelente, muito bem organizado e escrito, cheio de fotos (que todos adoramos) e muitas dicas. Em abril irei viajar e tenha a certeza que muitas dicas suas serão aproveitadas!

Abração,

Vinícius

Postado
  • Membros

Ingrid,

Ratifico o que o colega Gabriel disse, tenho mais interesse pela cultura de outros países do que o meu próprio.

Em nenhum momento, pensei em conhecer Portugal, após o seu relato estou muito interessada em conhecer. Obrigada por ampliar a minha visão.

Parabéns!

Eu também consefo

Postado
  • Membros

Ingrid,

Lendo o seu relato, recordei-me da viajem que fiz à Paris, que por sinal foi maravilhosa.

Eu também me perdi no metrô, que é muito confuso a meu ver (rs). Tive muita sorte, porque vários franceses me ajudaram, e eu nem falo Inglês e nem Frances, consegui muito mal falar portunhol.

Sou suspeita em falar, pois sou apaixonada e me apaixonei em Paris.

Cada distritos (1 ao19) têm sua particularidade e sua historia, o trânsito caótico mais organizado.

Mais uma vez, parabéns pelo belo relato.

Bjs

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Vinicius e Karen,

Obrigada pelos elogios e fico feliz que vocês gostaram do relato.

@Karen, mesmo com algumas dificuldades encontradas em Paris, ainda sou apaixonada e mesmo assim amei a cidade! Penso em voltar mais vezes pra continuar conhecendo tudo o que a cidade pode oferecer aos turistas! Paris é única! ::otemo::

Abraços.

• 9 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Recebi o e-mail do Usuário MHansen,e vou responder por aqui:

Olá Ingrid! Antes de mais nada, parabéns pelo relato da sua viagem para

Portugal. Estou planejando viajar p/ lá tb, em 2013, e gostaria de saber

quais foram as exigências na alfândega. Lí, aqui msm no Mochileiros, que é

necessário comprovar vínculo empregatício no Brasil, c/ firma reconhecida e

carimbo do consulado português. É verdade? Bom, desde já agradeço a

colaboração.

MHansen, minha imigração foi por Madrid / Espanha, então não sei como é a imigração portuguesa. Peguei um vôo regular de Madrid pra Lisboa, utilizei a saída "normal" do aeroporto e não passei novamente por imigração.

Eu levei um monte de documentos e nem precisei apresentar! :wink:

É sempre bom levar comprovante de vínculo permanente com o Brasil, e o empregatício é importante sim. Eu levei uma declaração da empresa (em inglês) com o carimbo do ministério das relações exteriores. Mas sinceramente, isso não quer dizer muita coisa para os agentes da imigração... O "reconhecimento de firma" brasileiro não vale nada no exterior.

Eu sugiro que você dê uma pesquisada no forum de Portugal, nos tópicos abaixo:

:arrow:Portugal - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas

:arrow:Europa Schengen - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas

Boa viagem! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.