Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pará, Amazônia, Colombia e Peru (Selva) c/ preços!

Postado
  • Membros

E ai Galera,

Bom, esse Site me ajudou muito com informação de preços e roteiros. Principalmente lendo os depoimentos das viagens da galera daqui. Agora é hora de contribuir um pouco tambem...

Essa viagem começou a muito tempo atras, mas eu vou resumi-la as ultimas semanas e continuar atualizando até minha chegada no Peru.

Cehguei em Belem umas semanas atras, conheci o famoso mercado ver-o-peso, que realmente é um barato, e quem for não pode deixar de experimentar um prato regional que sai por 4 ou 5 Reais nas barraquinhas do mercado. O Famoso Açai com Peixe Frito. A Açai é espremido na hora e misturado com Farinha de Mandioca, e a galera manda pra dentro quente mesmo e com o Peixe frito. Quem quiser se aprimorar um pouco, pode ir a orla, onde existe uma especie de Shopping Center com comidas Tipicas a um preço um tanto quanto salgado. Tucunaré com Açai vai sair por cerca de 30 a 35 Reais.

Em Belem a melhor pousada pra galera que ta no estilo mochilão é o Hotel Fortaleza, que tem dormitórios onde cabem cerca de 8 pessoas a 10R$ a diária sem café, e quartos para solteiro a 15R$ sem café. E fica a 5 minutos caminhada do ver-o-peso. A Pousda é limpa, mas a Dona é um tanto quanto louca... A mulher é mó figura se vc não levar ela a sério, mas ela esculacha geral, principalmente os gringos que vem pra lá.

De Belem eu fui pra Santarém. O Barco que eu fui, foi o Cliver. Sinceramente eu procurei bem, mas não consegui achar nenhuma espécie de mutreta ou truque para pagar mais barato. Os preços para Santarem começam a partir de 140 Reais pros turistas, e a galera local consegue por até 100 R$. O Jeito é não parecer turista, e na hora de comprar a sua passagem, falar quanto que vc quer pagar e ser firme. Eu consegui a minha por 120R$, ja uma menina que tava no barco comigo, de Santarem, apesar de ser Loira e de olhos azuis, e mochila nas costas, pagou 100R$. O que eu percebi é que vale a pena ir nos barcos menores que saem no começo ou no final da semana em direção a Manaus. Os Grandes como Amazon Star, eu ouvi falar que são uma merda. Extremamente lotados, comida ruim e banheiros sujos. Todos esses preços que eu estou passando são para ir de rede, cabine eu não faço idéia de quanto seja, mas vc tem seu proprio banheiro ar-condicionado e tudo mais. Resumindo, não adianta eu passar telefones das empresas pra vcs aqui, porque eles com certeza vão te informar preços absurdos. A melhor pedida é comprar fora do porto e pessoalmente(para vender passagens dentro do porto a galera paga uma taxa, ai fica caro). No meu caso, eu fiz o cambista vir comigo para conversar pessoalmente com o capitão do navio e todos juntos negociamos o preço.

A Viagem de barco para Santarem é bacana. O Triste é ver as varias areas desmatadas na beira do rio Amazonas, o legal são os meninos que vem de canoa do lado do barco pra tentar surfar as ondas que o navio forma, ou pedir dinheiro, ou tentar vender algo como camarão, Palmito, e frutas da região como Cacau, Castanhas, Ingá e etc... Bacana tambem é ver os botos que as vezes dão um espetáculo ao pularem e brincarem perto do Barco quando ele para. As pessoas são bem interessantes, cada um com uma estória e um motivo diferente, de todas as partes do mundo. A Comida tambem foi boa, nada do que reclamar, mas lógicamente sempre tem um fresco que reclama né. Agora se vc for Vegetariano, leve sua própria comida! Hehe...

Vale muito a pena parar em Santarem onde há o encontro das águas entre os rios Amazonas e Tapajós, muito bonito de se ver. Passar uns dois dias em Alter do Chão, é uma boa pedida, que fica a mais ou menos 40 minutos de distancia. Para chegar lá existem onibus publicos que saem de Santarem a cada hora e custam 1,80R$. Em Alter do chão que fica as margens do Rio Tapajós Se formam praias de Areia Branca e bem a frente cerca de 50 metros fica a ilha do amor, que é rodeada por praias onde é possivel fazer uma trilha sem guia para o topo de uma morro onde se tem uma vista impressionante do lugar. Eu inclusive aluguei um caiaque e fui embora sózinho até o final da ilha, onde tem um riozinho que entra até um lago que fica em meio a Floresta, lá eu estava sózinho mas acompanhado dos botos que se mostravam as vezes, e de passaros lindos, os quais eu não sei nomes.

Os Preços em Alter do Chão são um tanto quanto caros, a pousada mais em conta que eu achei foi o Albergue da Floresta onde vc pode armar a sua rede em uma area coletiva e aberta em meio a uma florestinha, usar os banheiros que são coletivos mas bem arrumados, e usar a cozinha, tudo por 13 R$. Eu achei bem caro, mas quando eu cheguei era tarde e eu não tava a fim de negociar. A Primeira pedida dele foi 15R$ mas logo foi pra Treze.

Hoje eu comprei a passagem pra Manaus. É importante dizer que nos ultimos dias eu conheçi doi argentinos e duas belgas. Na hora de comprar as passagens eu estava com eles e a galera achou que eu era gringo tambem e meteu o preço lá em cima... Primeira opção eram 100R$ para um navio bem Grande e depois 80R$ para um navio menor(vale dizer que há muito mais barcos saindo para manaus de Santarem que de Belem, assim fica mais fácil para achar um preço melhor). Conversando com o dono barco menor e um agente que vendia passagens tambem, isso dentro do barco, eu insisti em que eu só tinha 50R$ para essa viagem, e eles vendo que eu não era gringo me disseram que se eu conseguisse que os gringos(4) comprassem a passagem a 80 cada, eles me vendiam por 50R$. Eu sei que não foi justo mas eu açeitei o negócio, porque eu teria conseguido por 50R$ de qualquer jeito mas os gringos nunca, pq eles metem a faca mesmo. Eu ainda consegui abaixar pros gringos e eles fizeram 75R$ pra eles e 50R$ pra mim. Vale dizer que eu vi varias pessoas locais e bem simples pagando 80R$ na passagem.

Bom, Daqui a pouco sai o barco e eu tenho que ir nessa... continuo atualizando assim que juntar mais informações... Valeu Galera!

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Continuando o Relato...

Muito tempo se passou, e eu sinceramente acabei esquecendo de continuar a estória. Bom, quando eu deixei a cidade de Tarapaca e voltei para Leticia na Colombia, tinha como objetivo logo em seguida continuar viagem subindo o rio Amazonassentido Peru-Iquitos. Na verdade tive umas complicações quando cheguei em Leticia que me atrasaram bastante. Acho que comi algo estragado e acabei tendo uma Infecção alimentar daquelas que tudo o que vc quer é se encolher do lado da pia do banheiro e desaparecer de tanta dor. Por sorte eu tinha ficado amigo da mocinha que trabalhava nessa pousada que eu estava ficando e ela sem me avisar chamou o dono da pousada que me levou para o Hospitak do exercito Brasileiro em Tabatinga. Muita sorte minha que havia um hospital por lá e de fato muito bom. Primeira vez na vida que eu precisei ficar no soro por algumas horas.

Cerca de dez dias depois disso, fui pra Santa Rosa, que é a cidade Peruana que fica do outro lado do Rio Amazonas e pulei num barco sentido Pevas. A passagem se não me falha a memória custou em torno de 30 Soles. De fato houve um aumento no preço das passagens naquela região. Dois dias depois eu me encontrava em Pevas-Peru. Uma cidadezinha muito interessante e aqui no site ja existem alguns depoimentos a respeito desse lugar. Fiquei la cerca de 2 dias e fui visitar a Casa de Arte de Francisco Gripa. Muita gente gosta muito dele, e de fato ele tem uma baita de uma casa comparado ao que é normal naquela região e me ofereceu um quarto para ficar enquanto estivesse em Pevas mas eu não aceitei. Na verdade mais pra frente na viagem eu acabei escutando algumas coisas não muito legais ao seu respeito e achei que foi uma boa decisão não ter ficado na divida daquele homem. Enquanto estava em Pevas resolvi ir visitar a Aldeia dos indios Boras que fica la perto. Uma viagem de peque-peque subindo o rio que pode durar de meia á uma hora dependendo da quantidade de pessoas e da capacidade do motor.

A Aldeia se chama Pucaurquillo e deve ter cerca de 200 familias. O meu intuito la era só conhecer e depois ir embora e seguir viagem, mas nós acabamos ficando tão amigos que eles me falaram para ficar por lá e uma familia me acolheu em sua casa. Eu fui ficando e ficando e não consegui ir embora. Nós saiamos para caçar pelo menos duas vezes por semana e sempre que dava iamos pescar a noite pelas florestas alagadas. Ficavamos alguns dias fora e voltavamos com comida para mais alguns dias. Eu fiquei com eles por mais de um mes. É dificil descrever essa experiencia, na verdade eu fico surpreso como as vezes as coisas mais simples na vida podem ser assim tão dificeis de descrever, mas em algumas palavras: Uma beleza que só a simplicidade pode ter. Se alguem de vcs tiver a oportunidade de passar por lá um dia vale a pena. É só falar que vcs leram o depoimento do "Macaco Barrigudo" que vcs vão estar em casa. É isso mesmo, o meu nome lá era macaco barrigudo, e isso ja é uma outra estória. Todos la se tornaram bons amigos e eu falei pra eles que ia fazer uma propaganda na Net pra ver se mais turistas aparecem por lá. Eles gostam muito de visitas e principalmente se vcs trouxerem alguns presentes!!

Bom, depois de todo aquele tempo na Aldeia achei que ja era tempo de por um fim na viagem que naquele momento ja durava quase 6 meses e voltar a trabalhar porque eu ainda não ganhei na mega sena, mas isso é uma questão de tempo. Fui então para Pevas outra vez e de la pulei em outro barco para Iquitos onde eu fui visitar uma amiga. Uma das razões para resolver por um fim na minha viagem foi que desde aquela infecção alimentar que eu tive em Tabatinga, eu não me recuperei mais 100% e fui ficando cada vez mais fraco a medida que o tempo passava. Então chegando em Iquitos e conhecendo sua fama para com remedios naturais e tratamentos indigenas, consegui conhecer umas pessoas que me indicaram o caminho certo e fiz um tratamento um tanto quanto violento mas que com certeza me fez recuperar todas as minhas energias perdidas ao longo do tempo na estrada. E me deu o gás que eu precisava para outra vez deixar o Brasil e voltar para o outro mundo, as plataformas de petróleo no mar do norte entre Escócia e Noruega. De Iquitos peguei um avião para Lima por cerca de 100 dolares, e de Lima Voltei para ao Brasil para passar umas semans com minha familia antes de seguir rumo ao outro mundo!

Por enquanto ficarei por aqui, e se alguem tiver alguma duvida que seja em relação a minha viagem e quiser algumas dicas, me manda um e-mail: chriscamara@mac.com

Boa sorte para todos vcs, e espero que este relato possa ajudar e incentivar. Nunca é tarde para realizar nossos sonhos, e medo faz parte, basta não deixar que ele tome conta!

Postado
  • Autor
  • Membros

Ah, e se por alguem puder me ajudar, o nome desse relato devia mudar para: Para, Amazonia, Colombia e Peru(Selva) c/ preços!

Postado
  • Membros

Tá feito.

Ah, e se por alguem puder me ajudar, o nome desse relato devia mudar para: Para, Amazonia, Colombia e Peru(Selva) c/ preços!
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

O relato é eletrizante, e particularmente está me servindo de inspiração para viagens futruras que pretendo fazer nessa região também. Que cada novo mochileiro que vier a percorrer esse trecho fortemente amazônico entre Belém e Tabatinga - via Manaus ou Santarém - possa acresentar mais e mais dados sobre essa região ainda pouco descrita. Rumo ao roraima e no norte do Amapá também.

Foi o primeiro relato que li em minha preparação para fazer relatos futuros também. É issoaí.

abraço Edson

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

De todos os relatos que eu já li. Cara vc é aventureiro mesmo. Para esta viagem só vale para ler, por que a história nuca vai ser a mesma. E viajar sozinho nesta região, tem que ter coragem que eu não tenho.

Parabéns.

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Cris,

Este relato tá muito ANIMAL!!! Fantástico!!!

Sem palavras!!! uma vivência e tanto!! parabéns!!!

abraços!!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.