Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Tabatinga(Brasil) - Letícia(Colombia) - Santa Rosa(Peru) - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, na fronteira Brasil-Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.

Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamim Constant, que era o distrito-sede da região. Foi a partir de 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, que Tabatinga desmembrou-se de Benjamim Constant, tornando-se um Município Autônomo, sendo instalado em 1º de fevereiro de 1983.

Aspecto geográfico:

Tabatinga está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru, sua temperatura oscila entre 25° e 32° C. Possui uma área de 3.239,3 km2. Segundo o IBGE, , a população soma 37.700 habitantes, sendo 73,43% na área urbana e 26,57% na área rural, com densidade de 9,88 hab/km2.

Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Hapapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha.

Distância da sede Municipal para Manaus

Distância em linha reta: 1.105 km.

Distância em via fluvial: 1.607 km

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

• Respostas 77
  • Visualizações 81.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Humberto Antonio Siqueira
    Humberto Antonio Siqueira

Faz tempo que não entro neste tópico, pena que o que vou responder agora não sirva mais para quem fez a última pergunta, mas talvez sirva para os demais viajantes para as bandas de Tabatinga/Letícia/S

Olá, Rafel Frois, não existem rios navegáveis ligando Letícia a nenhum outro município colombiano. Bogotá fica localizada nos Andes Colombianos à 2.600m de altura e Medellín à 1500m. Para se chegar à

Sim! A fronteira entre Brasil (Tabatinga) e Peru (Santa Rosa) ficam em margens opostas do Rio Solimões (Amazonas). A travessia é feita de barcos rabeta e custa aproximadamente 10 reais, cerca de 10 mi

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Motanihon

Quando vc pretende fazer esse percurso?

Estou pensando em fazer o inverso Tabatinga-Manaus em abril.

Postado
  • Membros
Olá Motanihon

Quando vc pretende fazer esse percurso?

Estou pensando em fazer o inverso Tabatinga-Manaus em abril.

Luiza:

Que tal vc abrir um tópico sobre esta viagem?

Isso se vc quiser formar um grupinho de aventureiros, aliás.

Pra esta região, eu acho melhor ir com mais pessoas!

Eu tô dentro, pois como vc pode ver neste tópico, já planejo esta viagem faz um tempinho! rs

Abraços!

Luis

Postado
  • Membros

Galera estava a muito tempo pensado em fazer um mochilão a Colombia; os custos das passagens giravam em torno de R$1800 a R$2400, agora a Trip faz uma rota que abrange a minha cidade Porto Velho a Tabatinga por R$325 e a aires da Colombia faz Letícia - Bogota também com Taxas por R$130, assim o preço ficou ótimo. Sem falar que o trajeto de barco rápido de Manaus a Tabatinga dura Cinco dias...

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal,

Preciso transportar uma moto de Belo Horizonte MG para Tabatinga AM, alguem pode me dar uma dica da melhor e mais barata e segura maneira de fazer este transporte.

Abs.

Carlos

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

E ae!

Gostaria de algumas dicas do pessoal que já passou por Tabatinga-Letícia a respeito do que se fazer por lá, além de atualizações sobre hospedagem, transporte, etc.

Descerei o rio Solimões de Manaus e estou pensando parar alguns dias na tríplice fronteira e de lá seguir para Iquitos... Pelos relatos, Iquitos parece ser bem estruturado para o turismo, com várias opções de passeios e serviços e relativamente barato (comparado a Manaus), motivo pelo qual pretendo gastar um tempo por lá tb.

Para quem já esteve na região, acha que encontrarei algo de interessante (melhor/diferente de Iquitos) em Tabatinga? alguma recomendação de agência, pessoa, local, etc?

Bom, como estou indo no final de abril/11, estação chuvosa ainda, consideram uma época arriscada para descer o rio? Aliás, alguém recomenda alguma embarcação Manaus x Tabatinga-Letícia?

obrigado e abçs,

Leone.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

olá leone_ftt, bem vindo a trupe !!

nunca estive lá, mas conheço as impressões de gente morou e q passou pra lá. dizem q Letícia é melhor do que Tabatinga. Por ser zona de fronteira, é uma região meio barra pesada, minha sugestão: siga para Iquitos !!

boas trips !!

Postado
  • Membros

fala gabrielpedra,

estou planejando uma passada por lá, pois uma vez li uma reportagem sobre essa viagem até tabatinga numa revista da TAM (se não me engano) e parecia ter algumas atrações, mas não estou mais com esta reportagem...

bom, vou aguardar mais sugestões, caso contrário sigo direto mesmo.

se seus amigos tiverem alguma informação sobre o transporte até lá seria interessante tb.

vlw e abçs,

Leone

Postado
  • Membros

Olá, Vou pra Letícia dia 9 de abril de 2011, este Sábado e de lá vou cruzar a fronteira pra Tabatinga e tomar o barco até Manaus (parece que esse barco sai toda quarta-feira, então durante esse tempo vou conhecer Letícia), depois acho que paro em Manaus e subo de novo no barco até Belém. Estou buscando companhia! E conselhos de como afastar mosquistos!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.