Membros Joao-Barreto Postado Julho 23 Membros Postado Julho 23 Estou me preparando para minha primeira viagem internacional durante o inverno e gostaria da ajuda de quem já passou por essa experiência. Vou para a Itália entre os dias 29/12/25 e 17/01/26, visitando Roma, Florença, Pisa, Veneza e a região de Cinque Terre (ainda em busca de sugestões para acrescentar outra cidade). Pesquisando sobre o clima, vi que as temperaturas costumam variar entre 5°C e 13°C nessa época. Já dei uma olhada em sites como a Decathlon, mas ainda estou em dúvida sobre que roupas e calçados levar para conseguir aproveitar os passeios com conforto e sem passar frio. Se alguém já viajou por essas cidades nesse período, poderia compartilhar dicas práticas sobre vestuário, sapatos ideais para caminhar bastante, proteção contra chuva/neve e o que realmente vale a pena levar na mochila? - Segue em anexo modelo da mochila: Mochila de Trekking Mt100 50l Simond Fico grato aos que leram até aqui. Abraços. Citar
Membros FCRO Postado Julho 23 Membros Postado Julho 23 Quando fi pra Roma foi em dezembro Usava tênis para caminhar calça jeans, Por cima uma camiseta normal, um moletom e levava uma jaqueta se o frio pegasse mais forte 1 Citar
Membros pedro.phma Postado Julho 23 Membros Postado Julho 23 Estive na Itália em janeiro de 2019, passando por Roma, Pompéia, Florença, Pisa, Bolonha, Verona e Veneza, e em janeiro de 2020, passando por Milão. A pior temperatura que peguei foi perto de 0ºC em Veneza. Vi neve, mas dentro do trem deslocando de Verona para Roma, então não cheguei a ter contato com ela. Moro num local do Brasil que faz frio no inverno, então usei na Itália o que uso aqui. Especificamente para frio levei uma jaqueta da Umbro, uma segunda pele que peguei na Decatlhon com gola alta e um dos lados peluciado, gorro, cachecol e luva com as pontas dos dedos aberta. Em dias mais frios usava um moletom por cima da segunda pele, e em dias mais quentes usava somente a segunda pele ou moletom. A jaqueta é semelhante a essa aqui: https://www.umbro.com.br/jaqueta-masculina-umbro-core-pro-padded-812836/p Não recomendo pois ela é pesada e ocupa muito espaço. Mas era o que eu tinha em mãos. Já na Itália comprei uma jaqueta na loja Coin semelhante a essa aqui da Decathlon: https://www.decathlon.com.br/jaqueta-masculina-de-trekking-mt100--5-c2-b0c/p?skuId=323407332 Custou na época uns 30 euros e era bem mais compacta que a da Umbro. Tenho ela até hoje e costumo levá-la comigo em viagens para locais frios. A segunda pele que tenho não encontrei mais disponível, mas seria parecida com essa aqui: https://www.decathlon.com.br/blusa-segunda-pele-masculina-ski-500-gola-alta-termica-marinho-esverdeado-8759480-wedze/p?skuId=43586062 Um gorro e um cachecol com tecido agradável ajuda a proteger pescoço, cabeça e orelha. E faz toda diferença quando bate aquele vento gelado. Considero peças bem importantes. Luva geralmente uso quando a temperatura cai para baixo de 5ºC. Aquelas que deixam as pontas dos dedos expostas é um meio termo entre aquecimento e liberdade de movimentação. Para pernas e pés não levei nada de especial. Usei calça jeans, meias de cano alto e um Nike Free Run da época. Até tenho ceroulas, mas não utilizei durante a viagem. 1 Citar
Membros Solução Davi Leichsenring Postado Julho 23 Membros Solução Postado Julho 23 Morei na Italia em Milão uns anos, e o inverno de lá bate 0 graus por bastante dias, as vezes esquenta um pouco mas fica na faixa de 0-5. Até Roma não muda muito, apenas se ir mais pro sul o clima já não é tão frio. Recomendo bota ao menos resistente a água, pois fica bem úmido o clima e também chovisca. Luva e gorro e cachecol são importantes, porque ficar você vai passar bastante tempo do lado de fora, então mantenha as extremidades sempre quentes. Mas isso acredito que você consiga de melhor qualidade comprando no primeiro dia, além do preço mais em conta a depender de onde mora no Brasil, as roupas daqui são preparadas para o clima daqui. Cachecol compre um grande, que permita cobrir o rosto com facilidade quando precisar. Eu mesmo não uso segunda pele, uma calça para mim é suficiente pois não sinto tanto frio, mas recomendo um pra quem não é acostumado. 1 Citar
Membros Joao-Barreto Postado Julho 23 Autor Membros Postado Julho 23 52 minutos atrás, Davi Leichsenring disse: Morei na Italia em Milão uns anos, e o inverno de lá bate 0 graus por bastante dias, as vezes esquenta um pouco mas fica na faixa de 0-5. Até Roma não muda muito, apenas se ir mais pro sul o clima já não é tão frio. Recomendo bota ao menos resistente a água, pois fica bem úmido o clima e também chovisca. Luva e gorro e cachecol são importantes, porque ficar você vai passar bastante tempo do lado de fora, então mantenha as extremidades sempre quentes. Mas isso acredito que você consiga de melhor qualidade comprando no primeiro dia, além do preço mais em conta a depender de onde mora no Brasil, as roupas daqui são preparadas para o clima daqui. Cachecol compre um grande, que permita cobrir o rosto com facilidade quando precisar. Eu mesmo não uso segunda pele, uma calça para mim é suficiente pois não sinto tanto frio, mas recomendo um pra quem não é acostumado. Oi Davi, muito obrigado pela resposta! Essas informações ajudam demais, especialmente vindo de alguém que já morou aí. Eu estava justamente na dúvida sobre a bota e se valeria a pena comprar aqui ou aí, mas é bom saber que vale a pena deixar pra resolver no primeiro dia. Sobre as roupas de frio, acho que vou acabar levando algumas peças básicas daqui e deixar pra complementar aí mesmo, como você sugeriu. Vou considerar sim segunda pele, já que não estou acostumado com temperaturas tão baixas (sou do Fortaleza, Ceará). Valeu mesmo pelas dicas! 1 Citar
Membros Joao-Barreto Postado Julho 23 Autor Membros Postado Julho 23 1 hora atrás, pedro.phma disse: Estive na Itália em janeiro de 2019, passando por Roma, Pompéia, Florença, Pisa, Bolonha, Verona e Veneza, e em janeiro de 2020, passando por Milão. A pior temperatura que peguei foi perto de 0ºC em Veneza. Vi neve, mas dentro do trem deslocando de Verona para Roma, então não cheguei a ter contato com ela. Moro num local do Brasil que faz frio no inverno, então usei na Itália o que uso aqui. Especificamente para frio levei uma jaqueta da Umbro, uma segunda pele que peguei na Decatlhon com gola alta e um dos lados peluciado, gorro, cachecol e luva com as pontas dos dedos aberta. Em dias mais frios usava um moletom por cima da segunda pele, e em dias mais quentes usava somente a segunda pele ou moletom. A jaqueta é semelhante a essa aqui: https://www.umbro.com.br/jaqueta-masculina-umbro-core-pro-padded-812836/p Não recomendo pois ela é pesada e ocupa muito espaço. Mas era o que eu tinha em mãos. Já na Itália comprei uma jaqueta na loja Coin semelhante a essa aqui da Decathlon: https://www.decathlon.com.br/jaqueta-masculina-de-trekking-mt100--5-c2-b0c/p?skuId=323407332 Custou na época uns 30 euros e era bem mais compacta que a da Umbro. Tenho ela até hoje e costumo levá-la comigo em viagens para locais frios. A segunda pele que tenho não encontrei mais disponível, mas seria parecida com essa aqui: https://www.decathlon.com.br/blusa-segunda-pele-masculina-ski-500-gola-alta-termica-marinho-esverdeado-8759480-wedze/p?skuId=43586062 Um gorro e um cachecol com tecido agradável ajuda a proteger pescoço, cabeça e orelha. E faz toda diferença quando bate aquele vento gelado. Considero peças bem importantes. Luva geralmente uso quando a temperatura cai para baixo de 5ºC. Aquelas que deixam as pontas dos dedos expostas é um meio termo entre aquecimento e liberdade de movimentação. Para pernas e pés não levei nada de especial. Usei calça jeans, meias de cano alto e um Nike Free Run da época. Até tenho ceroulas, mas não utilizei durante a viagem. Oi, Pedro! Muito obrigado por compartilhar. Achei super útil você trazer os links e explicar o que funcionou bem (e o que não funcionou tanto). Estou considerando levar uma segunda pele e um casaco já daqui, mas sua dica sobre comprar uma jaqueta leve e compacta por aí fez bastante sentido. Já salvei essa da Decathlon e a da Coin pra ficar de olho quando chegar na cidade, nas minhas pesquisas também percebi que após o Natal as lojas ficam com super ofertas na Itália. Valeu demais pela generosidade em dividir a experiência. Citar
Membros Joao-Barreto Postado Julho 23 Autor Membros Postado Julho 23 6 horas atrás, pedro.phma disse: Estive na Itália em janeiro de 2019, passando por Roma, Pompéia, Florença, Pisa, Bolonha, Verona e Veneza, e em janeiro de 2020, passando por Milão. A pior temperatura que peguei foi perto de 0ºC em Veneza. Vi neve, mas dentro do trem deslocando de Verona para Roma, então não cheguei a ter contato com ela. Moro num local do Brasil que faz frio no inverno, então usei na Itália o que uso aqui. Especificamente para frio levei uma jaqueta da Umbro, uma segunda pele que peguei na Decatlhon com gola alta e um dos lados peluciado, gorro, cachecol e luva com as pontas dos dedos aberta. Em dias mais frios usava um moletom por cima da segunda pele, e em dias mais quentes usava somente a segunda pele ou moletom. A jaqueta é semelhante a essa aqui: https://www.umbro.com.br/jaqueta-masculina-umbro-core-pro-padded-812836/p Não recomendo pois ela é pesada e ocupa muito espaço. Mas era o que eu tinha em mãos. Já na Itália comprei uma jaqueta na loja Coin semelhante a essa aqui da Decathlon: https://www.decathlon.com.br/jaqueta-masculina-de-trekking-mt100--5-c2-b0c/p?skuId=323407332 Custou na época uns 30 euros e era bem mais compacta que a da Umbro. Tenho ela até hoje e costumo levá-la comigo em viagens para locais frios. A segunda pele que tenho não encontrei mais disponível, mas seria parecida com essa aqui: https://www.decathlon.com.br/blusa-segunda-pele-masculina-ski-500-gola-alta-termica-marinho-esverdeado-8759480-wedze/p?skuId=43586062 Um gorro e um cachecol com tecido agradável ajuda a proteger pescoço, cabeça e orelha. E faz toda diferença quando bate aquele vento gelado. Considero peças bem importantes. Luva geralmente uso quando a temperatura cai para baixo de 5ºC. Aquelas que deixam as pontas dos dedos expostas é um meio termo entre aquecimento e liberdade de movimentação. Para pernas e pés não levei nada de especial. Usei calça jeans, meias de cano alto e um Nike Free Run da época. Até tenho ceroulas, mas não utilizei durante a viagem. Pedro, acessei agora o site da Decathlon Itália e realmente os preços das jaquetas e roupas de frio são bem mais acessíveis do que no Brasil. Além disso, há uma boa variedade de modelos compactos (mais que na loja de Fortaleza), ideais pra viagem, o que é ótimo pra quem está preocupado com espaço na mala. Pra quem estiver na mesma dúvida que eu, vale muito a pena dar uma olhada no site italiano antes de comprar tudo aqui. Compartilho o link direto da seção masculina (inclusive com opções de tamanhos maiores). Site: https://www.decathlon.it/uomo/giacche-e-giubbotti-taglie-forti Com certeza vou deixar pra comprar algumas peças logo nos primeiros dias em Roma. Mais uma vez, muito obrigado a todos que estão contribuindo! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.