Membros svieirabruno Postado Segunda às 18:37 Membros Postado Segunda às 18:37 Eu vou viajar para a Alemanha em agosto e permaneço até final de outubro, para fins de um intercâmbio de 3 meses. Vai ser minha primeira ida ao velho continente. Com isso, queria ver se a comunidade algumas dicas e informações importantes para a estadia e circulação pelo país - e pelos países vizinhos do Espaço Schengen. - Vale a pena ativar o roaming da minha operadora ou comprar um chip local? Tem algum jeito de ainda no BR comprar um chip que funcione na Europa? - É mais barato viajar na Europa de avião ou de trem? - Queria visitar Londres, mas sei que o Reino Unido saiu da UE. Teria algum jeito, já estando na Europa, de visitar o país sem ter que dar entrada em visto? - Quais cidades alemãs vocês recomendam para visitar por 1 ou 2 dias? Tô aqui aberto a dicas e sugestões Citar
Membros D FABIANO Postado Segunda às 19:00 Membros Postado Segunda às 19:00 @svieirabrunoVamos lá:Não existe como sair do Schengen e entrar em outro país, seja o que for,sem burocracia. Eu,por exemplo, andei neste ano 72 dias no espaço, tenho 18 para usar ainda dos 90.Ao sair acabou,volto daqui a uns dias, pego o avião e vou para o Brasil trabalhar e muito (tem gente por aqui que diz eu não trabalho).O mesmo serve para você, cuidado não estourar os 90 dias no Schengen. Mais barato é avião, mas some o tempo perdido para deslocamento entre cidades e paciência para aguentar aeroporto.O trem é mais caro e,dependendo do país, as condições são horrorosas e não cumprem horários. Então,eu ando de flixbus, reserva com antecedência e os terminais estão nos centros. Recomendo ler o relato dos 3 meses que passei na Europa, em 2023,muito do qual na Alemanha que conheço quase toda. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Segunda às 19:57 Colaboradores Postado Segunda às 19:57 @svieirabruno, seja bem-vindo ao fórum. 1 hora atrás, svieirabruno disse: - Vale a pena ativar o roaming da minha operadora ou comprar um chip local? Tem algum jeito de ainda no BR comprar um chip que funcione na Europa? Depende de sua operadora. Sugiro verificar o preço dos E-SIM's como Airalo ( https://www.airalo.com/ ) e comparar com o que cobram em seu plano no Brasil. Particularmente duvido que seja mais barato. 1 hora atrás, svieirabruno disse: - É mais barato viajar na Europa de avião ou de trem? Depende para onde vai e quando vai. Por exemplo: um trem de Bruxelas para Paris pode custar 60 Euros ida e volta se comprar com antecedência, algo que não conseguirá com avião de forma nenhuma. Por outro lado, sair de Berlim para Atenas, não terá trem e terá que ir de avião. De novo, compare. Use sites como o Rome2Rio que lhe dá todas as opções disponíveis (trem, avião, ônibus). 1 hora atrás, svieirabruno disse: - Queria visitar Londres, mas sei que o Reino Unido saiu da UE. Teria algum jeito, já estando na Europa, de visitar o país sem ter que dar entrada em visto? Brasileiros não precisam de visto para o Reino Unido por até 6 meses, porém precisa preencher o ETA (Electronic Travel Authorization), pagar (claro!) e cumprir todas aquelas coisinhas que já deve saber: seguro, grana, hospedagem, passagem de retorno, etc. 1 hora atrás, svieirabruno disse: - Quais cidades alemãs vocês recomendam para visitar por 1 ou 2 dias? Berlim, Munique, Colônia, etc etc etc. O que não falta na Alemanha é lugar bacana para se ver. (Davi já já te conta sobre). Somente cuidado: você disse que está indo para um intercâmbio de 3 meses. Você está com visto de estudante? Se não, na hora que chegar na imigração e você inocentemente dizer que está indo "fazer um intercâmbio de estudo", podem azucriná-lo porque não tem o visto de estudante ou mesmo mandá-lo de volta. Ser turista é uma coisa, ser estudante é outra bem diferente. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado 21 horas Membros Postado 21 horas (editado) A Alemanha aceita intercambista de estudo por até 3 meses sem visto específico, se pergurtarem basta comprovar a inscrição da escola. Do SIM card (aqui a palavra chip ou é batata frita ou é de computador), acredito que é melhor comprar na Alemanha, porque em 3 meses você vai gastar bastante em roaming, procure também pela operadora o2 ou na Vodafone, essa que eu uso eu gasto 15€ para 30Gb por 28 dias. De cidades para conhecer em fds, não sabendo onde você vai se hospedar, então não sei a distância, mas eu diria as clássicas como Berlim e Munique. Se tiver hospedado pela região de Berlim é fácil conhecer Hamburgo e Dresden. Se tiver na Bavária, diria Bamberg, Nuremberg, Rothenburg oder der Tauber, Neuschwanstein (é um castelo/palácio), essas na Bavária são bem mais aquelas clássicas cidades com bastante coisa da idade média ainda. Dentro da Alemanha é mais barato viajar de trem, basta comprar com mais de 2 semanas de antecedência para pegar um bom valor, no seu caso, como vai ficar 3 meses, recomendo o Deutschland ticket, 58€ por mês e você pode pegar qualquer trem local ou regional sem pagar a mais, vale para metrô, ônibus, tram em qualquer cidade também, só não é válido de alta velocidade. Mas tome bastante cuidado no último mês para cancelar antes do dia 10 (pois é uma inscrição mensal), para não pagar um mês a mais. Editado 21 horas por Davi Leichsenring Citar
Membros svieirabruno Postado 15 horas Autor Membros Postado 15 horas 17 horas atrás, pmichelazzo disse: @svieirabruno, seja bem-vindo ao fórum. Depende de sua operadora. Sugiro verificar o preço dos E-SIM's como Airalo ( https://www.airalo.com/ ) e comparar com o que cobram em seu plano no Brasil. Particularmente duvido que seja mais barato. Depende para onde vai e quando vai. Por exemplo: um trem de Bruxelas para Paris pode custar 60 Euros ida e volta se comprar com antecedência, algo que não conseguirá com avião de forma nenhuma. Por outro lado, sair de Berlim para Atenas, não terá trem e terá que ir de avião. De novo, compare. Use sites como o Rome2Rio que lhe dá todas as opções disponíveis (trem, avião, ônibus). Brasileiros não precisam de visto para o Reino Unido por até 6 meses, porém precisa preencher o ETA (Electronic Travel Authorization), pagar (claro!) e cumprir todas aquelas coisinhas que já deve saber: seguro, grana, hospedagem, passagem de retorno, etc. Berlim, Munique, Colônia, etc etc etc. O que não falta na Alemanha é lugar bacana para se ver. (Davi já já te conta sobre). Somente cuidado: você disse que está indo para um intercâmbio de 3 meses. Você está com visto de estudante? Se não, na hora que chegar na imigração e você inocentemente dizer que está indo "fazer um intercâmbio de estudo", podem azucriná-lo porque não tem o visto de estudante ou mesmo mandá-lo de volta. Ser turista é uma coisa, ser estudante é outra bem diferente. Oi, @pmichelazzo, agradeço pelas informações e dicas. Eu vou fazer uma viagem de 90 dias que é parte do meu estágio pós-doutoral. Tenho a carta da agência de fomento do Brasil atestando minha atividade, bem como a carta da instituição que irá me receber. Eu disse "intercâmbio" para ser mais sucinto. Irei realizar uma atividade de pesquisador convidado, digamos assim. Eu pesquisei brevemente e vi que estudantes brasileiros podem entrar na Alemanha sem visto para estadias de até 90 dias. No meu caso, indo com esse status de pesquisador - que vai realizar atividades não remuneradas no local porque já tem financiamento da agência brasileira -, e com a passagem de volta já comprada, pode ser que não haja problemas. Mas obrigado pela dica, ficarei atento a isso (de toda forma, irei imprimir toda a documentação, principalmente a carta convite). 1 Citar
Membros svieirabruno Postado 15 horas Autor Membros Postado 15 horas 6 horas atrás, Davi Leichsenring disse: A Alemanha aceita intercambista de estudo por até 3 meses sem visto específico, se pergurtarem basta comprovar a inscrição da escola. Do SIM card (aqui a palavra chip ou é batata frita ou é de computador), acredito que é melhor comprar na Alemanha, porque em 3 meses você vai gastar bastante em roaming, procure também pela operadora o2 ou na Vodafone, essa que eu uso eu gasto 15€ para 30Gb por 28 dias. De cidades para conhecer em fds, não sabendo onde você vai se hospedar, então não sei a distância, mas eu diria as clássicas como Berlim e Munique. Se tiver hospedado pela região de Berlim é fácil conhecer Hamburgo e Dresden. Se tiver na Bavária, diria Bamberg, Nuremberg, Rothenburg oder der Tauber, Neuschwanstein (é um castelo/palácio), essas na Bavária são bem mais aquelas clássicas cidades com bastante coisa da idade média ainda. Dentro da Alemanha é mais barato viajar de trem, basta comprar com mais de 2 semanas de antecedência para pegar um bom valor, no seu caso, como vai ficar 3 meses, recomendo o Deutschland ticket, 58€ por mês e você pode pegar qualquer trem local ou regional sem pagar a mais, vale para metrô, ônibus, tram em qualquer cidade também, só não é válido de alta velocidade. Mas tome bastante cuidado no último mês para cancelar antes do dia 10 (pois é uma inscrição mensal), para não pagar um mês a mais. Oi, @Davi Leichsenring, obrigado demais! Eu vou permanecer em Frankfurt, onde será a maior parte das minhas atividades. Achei excelente essa dica do Deutschland Ticket, vou procurar mais informações a respeito. Eu tenho a carta-convite da instituição, que pretendo levar impressa. Falando em impressão, eu sempre ouvi falar que a Alemanha é muito burocrática e que ama papel. Procede isso? Citar
Membros svieirabruno Postado 15 horas Autor Membros Postado 15 horas 19 horas atrás, D FABIANO disse: @svieirabrunoVamos lá:Não existe como sair do Schengen e entrar em outro país, seja o que for,sem burocracia. Eu,por exemplo, andei neste ano 72 dias no espaço, tenho 18 para usar ainda dos 90.Ao sair acabou,volto daqui a uns dias, pego o avião e vou para o Brasil trabalhar e muito (tem gente por aqui que diz eu não trabalho).O mesmo serve para você, cuidado não estourar os 90 dias no Schengen. Mais barato é avião, mas some o tempo perdido para deslocamento entre cidades e paciência para aguentar aeroporto.O trem é mais caro e,dependendo do país, as condições são horrorosas e não cumprem horários. Então,eu ando de flixbus, reserva com antecedência e os terminais estão nos centros. Recomendo ler o relato dos 3 meses que passei na Europa, em 2023,muito do qual na Alemanha que conheço quase toda. Oi, @D FABIANO. Muito obrigado pelas dicas. Vou dar um confere no Flixbus. Já tem aqui onde moro no Brasil, mas nunca cheguei a utilizar. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado 14 horas Membros Postado 14 horas O seu caso para entrar na Alemanha é bem tranquilo. Por acaso eu moro em Frankfurt, e daqui dá para visitar sem gastar a mais (usando Deutschland ticket) a cidades como Heildeberg, Darmstadt, Kronberg, Bamberg, Nuremberg e Rothenburg ob der Tauber. Dá para arriscar Köln, que são umas 3h de trem mas sempre cheio. Também dá para visitar Luxemburgo, umas 4h de Flixbus no caso, pois não tem trem direto, e também Strasbourg pegando um de alta velocidade (teoricamente dá para ir de regional, mas é bem ruim, umas 4h pelo menos) 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.