Ir para conteúdo

Ibama proíbe visitação em cavernas de três parques em SP


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Cavernas do Petar, Intervales e Jacupiranga estão proibidas de receber turistas.

Para diretor do Instituto Florestal, visitação segue normas rígidas de segurança.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a visitação de cavernas em três parques da região sudoeste do estado de São Paulo. De acordo com o Ibama, as cavernas foram interditadas porque o Instituto Florestal, responsável pelos parques, não realizou um plano de manejo nos locais.

 

As cavernas do Petar, Intervales e Jacupiranga estão proibidas de receber turistas. Segundo o Instituto Florestal, nesses parques existem 404 cavernas. As 46 que foram catalogadas e estavam abertas para visitação foram interditadas. O Ibama diz que era necessário um plano que determinaria quais os locais estariam aptos para visitação, sem que houvesse prejuízos às cavernas.

 

O diretor-executivo do Instituto Florestal, José Amaral Vágner Neto, disse que entrou nesta quarta-feira (27) com uma representação na Justiça para tentar a liberação das cavernas. Ele alega que o estado já forneceu a verba para a realização do plano de manejo e que a visitação de cavernas segue normas rígidas de segurança.

 

O estudo, segundo ele, será realizado por espeleólogos, especialistas em cavernas. Cerca de 225 monitores, que são pessoas que moram na região e vivem do turismo, estão parados com a interdição. Pousadas, hotéis e o comércio de várias cidades também serão afetados pela falta de turistas.

 

Fonte: Portal G1

 

Notícia confirmada no Portal Petar Online: http://www.petaronline.com.br/

Link para o comentário
  • Membros

Iria conhecer o Petar no feriado de Tiradentes, mas pelo o que eu estava lendo no site do IBAMA, até lá ainda vai estar fechado, uma pena a interdição, porém segundo o IBAMA as cavernas estavam sofrendo deterioração e havia falhas na conservação ai eu sou obrigado a concordar com a embargação... :(

 

Vamos esperar...

abs!!!

Robinson

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nao dou um mês pra q a gritaria das pousadas, agencias e gente q vive do turismo na regiao pressione ate reabrir td novamente. Pelo menos esse é o feedback q tenho recebido de meus contatos em Iporanga, por sinal bem confiante. Ate pq nesta Pascoa tenciono ir pra la, mas por via das duvidas ja tenho um plano B engatilhado, caso esse quiprocuo nao tenha sido resolvido ate lá.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É mais um dos absurdos do IBAMA, administrado por um partido amador dessa vez.

 

fazer uma briga política atrapalhar a vida de inúmeras familias que vivem do turismo desses parques.

 

Para os desavisados....papel aceita tudo.

 

Conheço o Carlos Botelho e o Petar.

No caso do Petar, fico pensando no bairro da Serra, inúmeras familias que vivem essencialmente do turismo sendo condenadas a passar fome por um governo que prometeu fome zero..que dicotomia...

 

Para nós, escolhemos outro destino e passamos nosso final de semana, feriado...

 

Penso naquela gente.

 

desculpem o desabafo...

 

abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra
...

Carlos Botelho (é nome de um dos Parques interditados)

Ah... ta. Ainda não conheço este Parque.

É que pelo teor da sua mensagem me levou a entender que fosse uma pessoa ligada à administração do PETAR envolvida em alguma disputa política com o IBAMA, visto que você escreveu:

fazer uma briga política atrapalhar a vida de inúmeras familias que vivem do turismo desses parques.

 

Para os desavisados....papel aceita tudo.

Com isso você coloca mais um elemento desconhecido da população na polêmica.

Seria só uma opinião pessoal sua ou você tem algum fato concreto para nos dizer sobre ter um interesse político por trás dessas interdições?

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Provavelmente ja tao amaciando a carne pra temperar e preparar depois, ou sera q ninguem soube do parecer favoravel q o Ibama deu ao Antonio Ermirio pra construcao de uma hidreletrica na regiao, a do Tijuco Alto?? E nao me venham dizendo q é coincidencia com o embargo do Petar. Isso inundaria comunidades quilombolas, cidades historicas e cavernas..

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2616

Lamentavelmente mais um patrimonio nosso vai, literalmente, agua abaixo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Piacitelli, vc sabe como andam as negociacoes? As infos andam bem desencontradas, inclusive pelo pessoal de lá mesmo; tem quem afirme q continua o embargo, mas tem quem diga q ontem (terça) foi assinado um doc em Santos q teoricamente liberava o parque pra visitacao..procede?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...