Ir para conteúdo

[Arquivo] Dicas sobre o Canadá


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Este tópico contém diversas dicas sobre o Canadá. É interessante que antes de qualquer pessoa abrir um novo tópico sobre o assunto, dar uma olhada nas informações aqui postadas. Eu estarei colocando mensagens importantes de outros tópicos aqui também. Abraços e qualquer dúvida entrem em contato comigo. id="blue">

 

 

Olá, vou colocar dicas sobre várias cidades do Canada, este país tao maravilhoso. Eu morei lá um ano e viajei bastante e vou repartir esta minha experiência com vcs.id="red">

 

Comprei o passe de bus (pois além de ser mais barato q o trem, te dá mais possibilidades de paradas) Canada Travel Pass pra 21 dias e paguei 448 dólares canadenses (taxas inclusas). Este passe te da liberdade pra pegar qtos buses quiser durante este período. Como o país é mto grande, veja os horários dos buses de modo q vc pernoite nos onibus, economizando assim o albergue. Site da cia de passes: http://www.greyhound.ca. Procure no Discovery Pass.

 

Com este passe eu fui de Toronto a Victoria e na volta peguei aviao pois tava sem tempo (se tiver carteirinha de estudante ou carta de uma escola em q tiver estudando lá) visite as agencias de estudante lá e compre passagem mais em conta - paguei 220 dolares can.). Na parte francesa do Canada http://www.voyagescampus.com e na inglesa http://www.travelcuts.com.

O país é muito seguro, não havendo nenhum problema viajar (eu viajei sozinha) ou mesmo passear à noite no centro das cidades.

O site dos albergues é: http://www.hostellingintl.ca. Vc não precisa fazer a carteirinha de albergue. Não sei agora mas em 2001 se vc ficasse 6 noites pagando o preço de não membro (em torno de 3 a 4 CAD a mais), vc ao final destas seis noites (eles vão colocando selos no verso de uma carteirinha) vc se torna membro. Na época era mais vantagem isto do q fazer a carteirinha.

CAD - Canadian Dollars

 

 

VICTORIA - capital de British Columbia (BC)id="blue">

fica fora do continente, dá pra ir com o passe da Greyhound só pagando o ferry q é extra (custa 9 dolares each way). Lá o albergue custa 17 CAD. Sempre visite "informações turísticas" e pegue os livrinhos das cidades. Neles há tudo o q vc precisa conhecer. Se optar por city-tour, vc pagará caro. Aqui visite o Legislative Building (em todas as capitais há tours free nestes edifícios - é bom pra saber um pouquinho mais da história do país). Visite Inner Harbour (domingo fica cheio), os totens no Thunderbird Park, o The Empress Hotel e the Butchart Gardens (bem famoso, eu não fui pois não tive tempo e era meio caro pois é meio afastado da city).

 

TOFINO - BRITISH COLUMBIA id="blue">

Aqui o albergue é MTO bom (21,40CAD), é uma cidadezinha pesqueira onde há passeio pra ver baleias (verifique se é época).

Conselho: se tiver viajando de bus, tente sentar sempre perto do motorista e puxe papo. Eles vão falando da fauna e flora. Vi um Black Bear no acostamento, pertinho da gente. Pena q não deu tempo de parar.... Vi cervos, e muitos outros animais).

Vc tb pode subir mais ao norte do país pra ver as "Northern Lights", fenomeno da Natureza (quem já viu disse q é lindo). Pra isto vc vai precisar ir pra Província de Yukon ou Northwest Territories (o q é um longo caminho).

 

WHISTLER - BRITISH COLUMBIA id="blue">

È perto de Vancouver, dá pra ir de bus (Greyhound) e passar o dia lá. No outono as arvores Maple (q dá a folhinha da bandeira do CAN) ficam bordo, vermelhas. LINDO.

Esta é uma estação de esqui. A cidade é linda, tudo novinho e bem cuidado. Não deixe de guardar folhinhas da Maple Tree de recordação!!!

 

VANCOUVER - BRITISH COLUMBIA id="blue">

Eu fiquei nos dois albergues (Jericho Beach 17,60CAD e no Downtown (20CAD). Compensa ficar no downtown pois o outro é muito afastado. E o agito no Downtown tb é maior (Conselho - faça reservas pois é sempre lotado. Pro Jericho tem shuttle (transporte) free da rodoviária pra lá e do albergue pro centro).

Há vários passeios organizados pelo albergue. Eu fiz 3 e todos valeram a pena.

1- Passeio no Stanley Park com guia Walter - explica a fauna e flora e ele sempre leva comida de passarinho e dá um pouco pra cada um do grupo. Tire fotos qdo tiver dando comida pros birds. FREE

2- Erik´s tour - tour pela cidade e depois vai pro Lynn Canyon. Custa 10 dolares com transporte incluído.

3- Tour gratuito pela cidade feito por voluntários: conhece o prédio mais estreito do mundo, Steam Clock em Gastown, Navios perto da Canada Place, monumento a Terry Fox (lenda pros Canadenses - jovem q teve câncer e cruzou quase o país inteiro pra arrecadar $ pras pessoas doentes - detalhe: ele usava uma prótese numa das pernas q machucava muito e mesmo assim continuou até onde pode - História linda e muito triste). Neste passeio vc só paga o day pass (bus).

Na cidade o ticket do ônibus custa 1,75 CAD. Se for usar mto compre o day pass por 7 dolares.

Vá até Capilano Bridge (maior ponte suspensa do mundo) - 8 dolares, e se tiver coragem pule bastante (balança muito).

 

Bem, volto depois pra colocar dicas de Alberta. Até mais...

Cláudia

 

id="red">

 

Editado por - ClaudiaL on 29/11/2003 00:01:08

 

Editado por - ClaudiaL on 29/11/2003 00:02:57

 

Editado por - ClaudiaL on 06/12/2003 16:26:24

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 163
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

PROVINCIA - ALBERTA -

entre ALBERTA e BC ficam as "The Rocky Mountains" - uma regiao maravilhosa do país. Aqui estao cidades como Banff, Lake Louise, Jasper, Calgary, Edmonton.

 

Se tiver carro é ideal, mas de bus tb dá pra aproveitar bem. O bom do carro é poder parar onde quiser.

Aqui está a mais bonita estrada do mundo - a Icefield Parkway com 288 km, indo de Jasper a Banff.

 

CALGARY - albergue 20 CAD, day pass (BUS) 5 dolares. No centro da cidade o "metro" é gratuito. Coloquei " " pois é trem e nao underground.

Visite Prince´s Island, Bow River, Eau Claire Market, Devonian Gardens (maior jardim indoor de Alberta), Sky Sculptures na Stephens Ave, Calgary Tower (não subi não), Speaker´s Corner Park.

Pra vcs q gostam de compras: Outlet da GAP e Le Château (marca canadense) no Outlet Signal Hill e West Hills. Vale a pena conferir.:)

 

 

BANFF - Fica a umas 2 horas de Calgary. Albergue 21,50. A cidade é pequena mas um encanto. Lá tem um hotel - Banff Springs Hotel - muito bonito pra visitar (existem excursoes lá dentro só pra hospedes mas eu me infiltrei em uma e foi muito legal), Bow River e Bow Falls, o Cascade Gardens, tem aguas termais, mas o bonito mesmo é andar pela cidadezinha onde a maioria das ruas tem nome de animais. Bus custa 1 dolar (aconselho pegar o bus pra ir pro albergue pois este é numa montanha). Mas na cidade o melhor mesmo é andar.

Qdo cheguei na rodoviária já não havia mais lugar no bus, então a Greyhound pagou um táxi pra me levar, junto com outro passageiro, até Lake Louise. Saímos ganhando pois o motorista parou algumas vezes pra tirarmos fotos.

 

LAKE LOUISE - Depois de Banff vem Lake Louise q é um vilarejo. O albergue é uma graça, 23 CAD. Pra chegar ao lago eu peguei carona (pois deve ser uns 5 km do vilarejo pela estrada normal). Há uma trilha mas na época tava interditada pois tinha uma ursa com filhotes sendo assim perigoso andar por lá. O q eles fazem? Fecham o local. Vale a pena pegar carona pra ir ao lago e poupar as pernas pra vc andar montanha acima. No alto da montanha tem uma casinha de chá. Repare na cor da água. Nao há palavras pra descreve-la.... Na beira do lago fica o hotel Fairmont Chateaux Lake Louise. O nome do lago é dado em homenagem à quarta filha da Rainha Victoria. Repare nas esculturas de pedras das "First Nations" - índios de lá pois é pejorativo chama-los de índio - que indicam o caminho a seguir. LUGAR MARAVILHOSO.

 

JASPER - de Lake Louise pra Jasper não há Greyhound, então pedi Carona. Pela Greyhound teria q voltar pra Calgary, ir pra Edmonton e depois Jasper... Inviável pois levaria umas 12 horas. E o melhor é q as pessoas q me deram carona foram parando pra eu ver os animais, lagos, etc. O albergue (Jasper Intl Park E - 18 CAD) além de ficar longe da cidade é ruim. O quarto é pra umas 30 pessoas e tinha pulgas. Mas ainda é o albergue mais prox da cidade, os outros são nos parques. Tem q pegar bus pra chegar até este albergue q custa 3 dol. Na volta peguei carona....

Jasper não tem muita coisa pra ver não, mas é caminho pra Edmonton (capital) e tem bus da Greyhound q vai pro Columbia Icefield. È um passeio q vale a pena. Regiao mto grande de puro gelo... Mais de 300km2 de superfície de gelo com profundidade de 90 a 300m. Faça o passeio com uma especie de ônibus (Snowcoach) que custa 27 dol.... É meio caro mas eu queria muito faze-lo.

Este lugar fica na estrada Icefield Parkway, entre Lake Louise e Jasper, se tiver viajando de carro já páre pra fazer o passeio, senao, pegue o bus de Jasper.

 

EDMONTON - CAPITAL DE ALBERTA

Lá é quarto meio privativo (2 pessoas) e paguei 25 CAD. O day pass de bus custa 6 CAD. Visite West Edmonton Mall - era maior shopping do mundo até 1998. Lá tem show com golfinhos, parque aquatico indoor, parque de diversoes, praça de alimentacao enorme, patinacao no gelo, etc, etc. Visite Prefeitura (arquitetura moderna), Legislative Building, Theatre Citadel com seus jardins.

 

 

**** Em qq cidade, assim q vc chegar procure Informacoes Turisticas. Um domingo esta fechado e acabei parando na Policia pra pedir infos. Me atenderam super bem, me deram mapas e dicas... Por isso eu falo: Nao tenha vergonha de perguntar, de pedir pros outros tirarem fotos, etc.

 

Próxima Província - Saskatchewan... Aguardem...

 

 

 

Editado por - ClaudiaL on 06/12/2003 16:34:22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

REGINA - PROVINCIA DE SASKATCHEWAN

 

O albergue custa 21,30CAD e o day pass (bus) 5CAD. Lá: Museu RCMA - Royal Canadian Mounted Police - aqueles guardinhas dos postais canadenses. Free.

Vá ao Victoria Park, Royal Saskatchewan museum (deve ser uns 2 CAD e vale a pena - fala do Canadá de antigamente até hoje), Legislative Building (eu estive em todos e são muito bonitos e tem free tours). Bom pra saber mais sobre o país e treinar de graça teu inglês.

 

Não fui à Saskatoon pois além de se longe de Regina não há muita coisa pra ver.

 

 

WINNIPEG - PROVINCIA DE MANITOBA

Albergue custa 21,12 CAD. Lá há uma linha de ônibus de turismo GRATUITA q te leva pros principais pontos turísticos (só fui descobrir as 3 da tarde depois de já ter andado muito pois era domingo e Info turística tava fechada). Vc pode subir e descer do bus qtas vezes quiser. Procure se informar onde é a parada mais próxima do bus. Pra visitar: French Quarter, St Boniface Cathedral. The Forks - complexo com varias coisas e q é o point; Legislative Bldg.

Assiniboine Park - visite o English Garden com a estátua The Boy with the Boot e o Sculpture Garden com obras de Leo Mol.

 

 

 

PROVINCIA ONTARIO

 

OTTAWA - Capital

O passeio no Parliament Building é muito bom e free. A Biblioteca é linda e dá sorte tocar na porta (teve um incêndio mas que não atingiu-a).

Nas paredes há pequenos fósseis de animais e subindo na Peace Tower tem-se uma vista linda da cidade de Ottawa e da cidade vizinha (Hull - na província de Quebec). No inverno vê-se o rio quase completamente congelado.

No inverno tem patinação no canal q corta a cidade.

 

TORONTO - Tem free tour na University of Toronto. Em setembro tem o Cabbage Town Festival - Festival na Riverdale Farm - fazenda no meio da cidade e free pra entrar. Dancei um monte de musicas country.

A Casa Loma é mais ou menos. Bar legal é o Crocodile Rocks. No verão há atividades free no Harbourfront - assisti Ballet e sempre tem filmes (eu vi Grease). Pra subir na CN tower custa 16 CAD e vc terá a oportunidade de andar sobre um piso de vidro a mais de 300 metros acima do chão. Vale a pena pois ir pra Toronto e não subir na torre não dá, viu!

Um lugar legal é The Docks (www.thedocks.com). É uma espécie de clube com vários esporte pra vc praticar (eu tentei jogar golf), tem quadras, piscinas, escalada de parede, etc, etc, etc. Tem tb a boate q tb vale a pena. Vc terá q ir de táxi pois não tem metro perto. Tudo pago mas compensa ir até lá.

ROM - Royal Ontário Museum - free na sexta à tardezinha. Tem q ir.

O Metropass custa uns 90 dolares por mês. Mas antes vc tem q fazer uma carteirinha q vai te custar uns 3 CAD. NÃO TENTE USAR O PASSE SEM A CARTEIRINHA, PLEASE.

 

NIAGARA - peguei um passeio no albergue de Toronto pra ir pra lá. È uma van q vai pra Niagara onde vc aprecia as cataratas, vc pode fazer o passeio de barco q chega lá pertinho ou ver as cataratas por trás através de um túnel (passeio mais ou menos - não lembro o preço), Niagara-on-the-lake (cidade bonitinha) e depois pára em vinículas (e vc pode experimentar os vinhos - YES). Foi um preço bom, mas tb não lembro. Mas era mais em conta do q outras excursões q vi.

 

 

 

PROVINCIA QUEBEC

Vou escrever sobre esta província amanha, e especialmente sobre Montreal.

Explicarei sobre o reembolso de taxa e outras coisinhas.

See you...

 

 

 

 

Editado por - ClaudiaL on 06/12/2003 16:39:09

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

QUEBEC - PROVINCIA

 

 

QUEBEC CITY - linda a cidade, declarada Patrimônio histórico pela UNESCO em 1985. Peguei um tour no albergue (uma van) e foi mto bom. Não era tão caro não. Ele leva aos principais pontos turísticos.

Visite Chateau Frontenac (dá pra agendar visitas), Terraço Dufferin, Quartier Petit Champlain, Funiculaire, St Lawrence River, etc.

No inverno é muito frio!!!!!!!! Se quiserem infos em português entrem em www.quebecregion.com

 

MONTREAL - cidade bilíngüe (Inglês / francês). Mistura de Europa com América.

Se vc for no inverno prepare-se pois é mto frio, e é a metrópole q mais neva!! A cidade emprega milhares de pessoas para limparem as calcadas e ruas durante o inverno. Removem um pouca da neve, jogam sal nas calçadas, etc. Só tenham cuidado quando a neve vira gelo.... não tem quem páre em pé.

 

Um site bom é www.tourisme-montreal.org. Lá vc encontra todos os festivais que acontecem na cidade. E se vc for no verão, prepare-se pois a cidade ferve.

Alguns exemplos q vc nao pode deixar de ver:

- Montreal Fireworks - Competição de fogos de artifício de vários países, que acontece às quartas e sábados no final junho a começo julho. Uma boa vista é da Ponte Jacques Cartier

- Festival Internacional Jazz - Super Famoso!! No começo julho - muita coisa é gratuita

- Just for Laughs - meio julho - muita atividade gratis

- Francofolies - festival de musicas francesas - muita coisa gratis

Fora do verao - Fête des Neiges - final janeiro começo fevereiro - agasalhe pois é ao ar livre em pleno inverno (mto frio).

- Mondial de la Bière - Mundial da Cerveja - meio de junho

Fête Nationale du Quebec - 24-06 - shows gratuitos, Parc Maisonneuve

Canadá Day - cheque as programações - 01-07

 

Metro em Montreal - www.stcum.qc.ca - pegue o mapa da cidade free em quase todas as estacoes. Peça na bilheteria.

Passe pro mês - 54CAD

Passe pra semana - 16,00CAD

Ticket individual deve estar uns 2.5 CAD, prefira as cartelas com 6 por 10 dolares.

Mas se for rodar muito nem pense - compre o passe da semana (cuidado, se não me engano ele vale de segunda a domingo e não 7 dias quaisquer)

Tourist Card - 1 dia custa 7 e 3 dias custa 14

 

!!!!! Nos metros tem vários jornais GRATUITOS tanto em francês qto em inglês. Bom pra se manter a par das news e saber o q rola por lá. NÃO DEIXE DE PEGA-LOS. Há tb jornais semanais que tb são gratuitos. Em frances: Ici e Voir, em ingles: Mirror e outro q nao lembro o nome. Lá as pessoas tem costume de ler muito, então no metro ou no bus todo mundo estará lendo jornais ou livros...

 

Nas bibliotecas e centros comunitários há jornais com diversos programas gratuitos ou bem baratos: concertos, peças de teatro, etc. Eu fui a um concerto de piano e peças de teatro quebecoise grátis!!

 

- Farmácias - Pharmaprix (vc pode fazer o cartao Optimum se for ficar lá bastante tempo), Uniprix, Jean Coutu - Veja tb os jornais pois há ofertas boas!!

- Nao deixe de subir no Mont Royal - pode ir de onibus normal (pegue o mapa da cidade nas estacoes de metro ou Info Turistica) - pegue onibus 165, 166 ou 535 saindo da estacao metro Guy Concordia, e depois troque pelo 11. Peça ao motorista te avisar qdo vc deve trocar de ônibus.

- Ile Ste-Helene e depois siga de bus até o Cassino de Montreal e circuito Gilles Villeneuve

- Biodome - zoológico com 4 ecossistemas, Olympic Stadium - estação VIAU

- Old Port - é o point no verao. No domingo há feiras de livros, e outras atividades. MUITO BOM. Para chegar lá vá até metro Place d´Armes e caminhe uns 5 minutos.

Lá vc terá patinação no inverno - Basin Bonsecours. Tem um bar típico quebecoise - Les deux Pierrots (104 rue Saint-Paul Est, Montreal). Perto fica a prefeitura, a chinatown, a NOTRE DAME - igreja linda onde Celine Dion casou.

- Rue Crescent - balada na parte inglesa. Sugiro Winston Churchill, New Town (do Villeneuve - mais sofisticado), Hard Rock, etc

- Rue St Denis e Rue St Laurent - Balanda na parte francesa. A St Laurent é a divisora da parte inglesa e francesa.

Outros lugares legais:

LIMELIGHT - 1254 Stanley sexta tem Ladies First - algumas bebidas grátis e vc só dá gorjeta

LIVING - 4521 boulevard Saint-Laurent, Montreal - quinta free (chegue cedo)

CLUB ELEMENT - 1106 de Maisonneuve W

 

- Centro - Underground City - mais de 30 km de galerias subterrâneas - shoppings e mais shoppings que se interligam - otima opcao no inverno. O Eaton Center fica na estação Mc Gill.

- Outro shopping bom é em Angrignon (estação de metro)

- Faça um pit stop em um dos inumeros cafes da cidade (Presse cafe, Second cup, etc)

- Nos mercados peça pela "la circulaire - em frances" ou "flier" que nele vc encontrará cupons de descontos pra muitas mercadorias. Mercados bons e com fliers - Provigo, Metro

- Passeie pela St Catherine, Sherbrooke, visite Universidade Mc Gill. Procure saber o dia que os museus sao mais em conta...

O McCord Museum of Canadian History é gratuito no sabado das 10 as 12. Lá vc aprenderá mais da história canadense.

Final Maio há o dia Internacional do museu sendo gratuita a entrada em todos os museus além de ter transporte gratuito entre eles - Problema: filas imensas

_Museu de Belas artes - na Sherbrooke St - quarta 17:30 as 21:00 é metade do preço, mais ou menos 6 CAD

- Museu de arte contemporânea - na Place des Arts - gratuito na quinta após 17 (chequem o horário pois não tenho certeza)

 

- Restaurante Nickel´s - comida boa por um bom preço. Era da Celine Dion. Há vários na cidade.

- Bebida: experimente Tornado (limão, sangria, etc) e Boomerang. Alguns bares em determinados dias tem double drink até certa hora (normalmente meia noite). Bom jeito de economizar.

- The Bay - loja de departamento (há seções de promoção)

- The GAP - todas as lojas no fundo tem a seção de promoção, tendo sorte vc encontra coisas ótimas por um preço bem camarada - cheguei a comprar uma jaqueta de outono de lã por 30 CAD, calça jeans por 12 CAD, bolsa de festa por 10CAD, blusas de lã por 10CAD, etc)

- Dollarama - pra comprar bugigangas, chaveiros, lembrancinhas, adesivos.... Tudo por 1 CAD.

- Mc Donald´s - sempre tem promoções incríveis - 2 tortas por 1CAD, Mc chicken por 69cents (era todas as quartas), Big Mac por 99cents (era todas as segundas), etc...

- Experimente Poutine (prato tipico de lá - espécie de batata frita com molho), beaver tail, ....

- No Verao - parque de diversoes La Ronde na Île Sainte-Hélène.

 

Fora da cidade em março e abril há os passeios pra Cabane à sucre ou Sugar Shack. Vale a pena, vc comerá pirulito de maple - tire d´érable = taffy on the snow.

Lojas de conveniência - chamam-se "dépanneurs" - aí vc encontra cartões telefônicos, algumas bebidas e comidas, etc

 

Aluguel apto - pra achar um aluguel mais em conta a dica é andar na região q vc escolher e ir entrando em todos os prédios e perguntar pro "janitor" ou "concièrge" se há aptos pra alugar. Se procurar por agencias o preço será bem mais caro. Eu aluguei uma kitchenette perto da Universidade Mc Gill por 450 dolares com água, luz e condomínio incluídos. Ainda comprei móveis usados com o Janitor e no final vendi-os pra outras pessoas (faça um cartaz com a descrição do q quer vender, os preços e teu fone q as pessoas ligam). Geralmente pra alugar apto vc terá que deixar um mês de aluguel adiantado.

 

TAX REFUND - vc conseguirá receber uma das taxas (lá vc paga o preço de etiqueta mais 15% de taxas - são 2). Pra requerer o refund vc tem q pelo menos 200,00 em notas e TODAS tem q ser valores maiores q 50,00CAD. Além disto, vc só pode requerer pra compras efetuadas no período de 60 dias de sua partida, ou seja, se vc for passar 5 meses lá, só conseguira o refund dos últimos dois meses. Eles devolvem apenas a taxa de 7% e é maior burocracia.

 

Bem, é isto, espero q aproveitem todas estas dicas. Qq dúvida me escrevam..

 

 

 

 

 

 

Editado por - ClaudiaL on 06/12/2003 16:55:16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Mais algumas dicas q passei pra varias pessoas q me escreveram

 

 

-Envio alguns sites q podem ser de seu interesse.

 

O site www.studycanada.ca/brazil/index.htm fala de estudos (em port).

 

www.lapresse.com dá infos do cotidiano (jornal)

 

www.bonjourquebec.com (infos da provincia de quebec)

 

www.montrealplus.ca (infos de Montreal)

 

www.travelcuts.com/english/html/ (é o STB deles - verifique se vc consegue fazer carteirinha - usei pra comprar passagm de aviao barata Vancouver - Toronto por CAD$ 200).

 

APT EM MONTREAL - vou apenas copiar e colar, entao COM CERTEZA terá infos repetidas!!

 

Ficar numa casa de familia tem lado bom e ruim. O bom é q vc tem mais contato com a cultura e a lingua. O ruim é que a maioria das vezes as casas sao longe (em torno de 1 hora pra se chegar ao centro) e algumas os donos nao páram muito em casa. Como o metro pára a uma da manha, fica meio dificil voltar pra casa. Muitas vezes esperávamos dar as 5 e meia pra voltar pois ´´e qdo o metro volta a funcionar. Tem linhas noturnas de bus, mas nao sao muitas nao.

Como eu queria aproveitar ao máximo o q a cidade tinha pra oferecer, eu procurei um apto minusculo bem no centro. Pra achar apto nao vá a locadoras de imoveis nao pois eles só tem apto muito caros. procure um bairro q vc quer ficar e vá entrando de predio em predio procurando o "janitor" q é o zelador. Pergunte se tem aptos pra alugar e peça pra ver. Se vc for no inverno, esta tarefa será mais ardua pois vc tem q caminhar pra encontrar. Em Montreal em fevereiro faz menos 15, menos 20 graus.

Eu achei um apto kitchenette por 450 dol. Lá funciona assim: vc paga este valor e tem tudo incluido: já é alugeul, condominio, água, luz, geralmente tem fogao e geladeira.

Eu comprei móveis da pessoa q morava no apto antes (um sofa cama - paguei 70 dol) e comprei uma mesa com 3 cadeiras e mais duas mesinhas de madeira - uma pra tv e outra pro fone - tudo por 50 dol. Qdo me mudei, vendi tudo e acabei quase empatando o valor. Pra vc procurar e vender moveis, em Montreal as pessoas fazem um cartaz com a descricao do q tao vendendo e o preço, e poe o telefone. Vc liga, marca horário e vai ver o q vc quer e compra. Detablhe: vc mesmo vai ter q levar as coisas entao se tiver amigos pra te ajudar, otimo.

Se quiser procure pessoas pra dividir um apto maior. O meu apto era bem proximo 'a universidade Mc Gill. Procure perto de metro e mercado.

Quanto a moradia... eu prefiro morar sozinha... quanto será que eu gastaria

por mês morando sozinha em uma apto.?

Fiquei um mes numa homestay e depois procurei apto perto da Mc Gill. Vc terá q

andar pelas ruas e ir entrando nos predios e falando com os Janitors (zeladores)

pra ver se tem apto disponivel. Se for por agencias vc pagará muito caro. Eu

pagava numa kit 450 dolares canadenses (isto engloba aluguel, água, luz e os

aptos mesmo sem mobilia já vem com fogao e geladeira). O meu já tinha um

gabinete de cozinha e armario. Comprei um futon (especie de sofa bicama) da

pessoa q morava lá. É q ela tinha um contrato de 1 ano mas queria sair antes do

prazo, entao vc faz um sublet (sub-loca). E o resto dos móveis eu comprei do

proprio janitor (second hand....ou melhor...third, forth....hehehe) No final

coloquei anuncio nos postes perto do meu predio e "depanneur" (Loja de

conveniencia - assim chamada em Montreal) e vendi tudo. Acabei empatando o q

tinha pago com o q recebi da venda. A vantagem de morar em homestay é q vc terá

com quem praticar, mas geralmente as casas sao 1 hora do centro.

No meu predio havia uma lavanderia onde eu pagava 1,50 CAD pra usar a maquina lavar e outros 1,50 pra secar!

Bom, vc pegará um pouco do verao. Eu teria q checar quais festivais estarao

acontecendo por lá pois em Agosto eu estava em Toronto. Eu aluguei uma

kitchenette na Durocher Street, 3455 entre a Sherbrooke e a Milton (duas quadras da

McGill). Entre no site www.stcum.qc.ca. Meu apto ficava entre as estacoes de

metro McGill e Place-des-Arts. Era bem pequeno, mas já vem com um balcao na

cozinha com armario, fogao e geladeira, além de armário pra roupas. Eu pagava

450 dolares e já estava incluido no preço luz, agua e aquecimento. Eu comprei

moveis do zelador e de uma menina q morava antes no apto. E antes de me mudar

vendi tudo.

>Apts - Eu fiz o q lá chamam de "sublet" - uma japonesa alugou o ape por um ano (PAGA-SE 2 meses no começo pois daí o ultimo mes vc nao paga - é uma garantia para eles - isto é feito com o proprio sindico - janitor ou concierge (em frances). Em fevereiro ela queria morar com o namorado e colocou um cartaz numa escola pra imigrantes q eu fui procurar curso e a vi colocando o cartaz. Fui ver o apt e gamei (eu já tinha olhado outros q procurei no jornal mas eram horriveis e um q era mto caro e o janitor ficou me paquerando - ninguem merece)

Vi o apto e resolvi ficar, fomos falar com o janitor e eu fiz um contratinho falando q ficaria no restante do tempo.

Esta seria uma opcao. Mas vc tem q andar pelas ruas lá perto, entrar de predio em predio q vc gostar e falar com o janitor. Vc aluga pra um ano e se quiser sair antes coloque cartazes em ptos estrategicos - Dépanneur (= convenience store), mercadinhos, escolas, etc falando q vc quer SUBLET o teu apt. Faça o cartaz igual ao especificado mais abaixo pra venda de mobilia

Eu pagava 450 dol canad com tudo incluso - aluguel, condominio, luz, agua, geladeira e fogao eletrico, interfone, aquecimento central.

O sofa cama comprei da menina q me alugou o apt por 70 dolares, louças e telefone da menina tb por um precinho bom. Comprei (uma mesinha com 3 cadeiras - uma de cada tipo :), uma mesinha pra telefone e outra pra tv) com o janitor por 50 dolares.

Uns 15 dias antes de me mudar pra TO coloquei cartazes nos postes com o telefone (escreva Moving Sale - e descreva os itens q vc está vendendo com os valores q vc quer) e em baixo, na vertical, ponha seu nome, tel e recorte o papel de modo q fique igual a uma franja esta parte com o seu nome e fone - umas 10 "franjas", cd uma com o teu nome e tel pois quem estiver interessado rasga uma "franja" e depois te liga. Nisto vc fala se já vendeu ou nao e marca pra pessoa vir ver.

Eu vendi tudo depois de 6 meses e empatei em relacao a $$. O q gastei pra comprar depois recuperei na venda. É claro q os moveis nao eram uma brastemp mas foi o suficiente. Quer q eu mande pictures do meu apto?? Vc estando lá vc vai saber como funciona :)

Muito legal esta experiencia!!!

Eu costumava dar brindes pras pessoas q compravam... Comprou o sofa cama e eu dei um travesseiro. Comprou a mesa, dei balde, etc.... Só sei q no último dia eu dormi em um colchao de ar q eu tinha comprado por 14 dolares, meus talheres eram de plastico q peguei no fast-food, e minha mesinha de cafe da manha era a caixa de papelao com minha tv q levei pra TO.

 

 

 

CARACTERISTICAS DE MTL - TOR - VANCOUVER

 

Montreal é linda, super 10 pra se morar. Morei lá 7 meses e a cidade é uma

mistura de America com Europa. Quase todo mundo fala as duas liguas mas a

Provincia do Quebec é francesa. Tanto q as placas sao todas em fr. Mas o teu

curso será em Ingles pois a Univ Mc Gill é inglesa. Lá é Muito frio, em jan e

fev a tpt média é -15, -20 (as vezes chegando a -25, -30). Mas eles sao muito

equipados, tem uma cidade subterranea q liga as principais estacoes de metro do

centro aos principais predios e galerias e teatros. Nos onibus, metro, é sempre

quente. E lá neva demais.... lindo. Tem muitas atividades tanto indoor qto

outdoor. A cidade fervilha no verao com festivais (muitos com atividades free) e

outros festivais no inverno tb.

 

Toronto é igual EUA. Fiquei só 2 meses. Tem muita coisa pra fazer, a vida social

pode-se comparar a NY pois há inumeras peças de teatro, etc. Tb tem festivais

mas menos q em Montreal. Lá a tpt no inverno será aprox. -10. Tudo é em ingles e

achar uma pessoa q fala frances lá (embora o país seja bilingue) é dificil. Lá

tb tem as Paths (caminhos subterraneos ligando alguns pontos mas nada q se

compare aos mais de 34 km de galeiras subterraneas de Mtl). O custo de vida aqui

é mais caro q em Mtl.

 

Vancouver é mais quente (no inverno nao neva e sim chove). A tpt será algo em

torno de 0 grau. Lá tem muito Asiático sim pois é porta de entrada pra eles. Tb tem mto mendigo. (em Mtl tb tem mendigos mas eles sao

chiques - sao bilingues...:) Lá em meia hora vc sai da cidade e chega ao pé de

uma estacao de esqui.

 

 

 

ESCOLA MAIS EM CONTA EM MONTREAL

Qq coisa posso te indicar uma escola de fr q é mais barata q as famosas de lá

mas o q eu nao gostei é q a turma mais avancada de lá era muito fraca pra mim.

Mas como vc taria comecando acho q talvez valha a pena. Custava 450 dolares can

4 horas por dia (se comparar aos 880 da LSC....) Chamava AXION e era perto do

Oratório St Joseph.

 

MONTREAL E VIAGEM DE 1 MES PELO CANADA

 

Atividades em Mtl nao faltarao. Lá tem muita coisa para se fazer. Tem

vários parques para vc conhecer. Leve um livro, pegue uma sombra e fique lá q é

muito gostoso. A vida noturna é muito boa e em muitos lugares tem Ladies Night

(geralmente na sexta) e nao dá só mulher nao.... Tem várias universidades em

Mtl, entao consequentemente muitos jovens. Vc vai ver como a cidade é linda. O

Old Port é um lugar super gostoso aos domingos. Fora as atracoes turisticas. No

verao tem parque de diversoes - La Ronde; vc pode ir no inverno para as estacoes

de esqui. Em marco e abril pra uma Sugar Shack (onde sao feitos os Maple Syroup

- passeio MUITO tradicional do quebec), ande pela cidade subterranea q é demais.

Vá a todos os festivais. Saia muito na Crescent Street (point da parte inglesa),

etc.

>

>

>Minha viagem eu gastei em um mes 1530 dolares canadenses divididos em: - passe

bus (acho q foi 21 dias) - 448 dol. - passagem aviao Vanc-Toronto - 219 dol -

Acomodacao (uns 4 dias eu dormi no bus) - 430 dol - onibus nas cidades - 57 dol

- taxi e outros meios transporte (ferry para Victoria) - 43 dol - comida - 175

dol. - passeios - 62 dol ( a grande maioria dos passeios foram de graça) -

lockers - 7 dol (usava qdo ficava pouco tempo nas cidades - geralmente 1 a 2

dolares por locker) - telefones - 37 dol (compre cartoes telefonicos) - internet

- 17 dol - lavar roupas nos albergues - 7 dol (vc pagará para usar a maquina e

pra comprar o sabao caso nao o tenha) - postais - 20 dol.

>

>Mas tirando coisas superfluas como postais, internet, telefone, lavanderia e

algumas comprinhas q fiz, saiu 1431 dolares canadenses (já incluido todas as

taxas) para 30 dias. Acho q vale a pena, né!?! Eu economizei em algumas coisas

mas nao fiquei sem conforto nao. Comia todas as refeicoes (no cafe da manha eu

fazia no albergue e algumas vezes uma janta tb - é logico q nao inclui no preco

das refeicoes restaurantes sofisticados, e sim um fast-food e as vezes um

restaurante).

>

OUTRAS DICAS

 

Bem, eu AMO Montreal, mas como teu intuito seria estudar ingles e trabalhar, acho q Toronto seria mais vantajoso para vc. Montreal é uma cidade bilingue (ING - FR), sendo q a lingua oficial mesmo é a francesa. Esta foi minha escolha pois eu já conhecia o CAN e eu falava as duas linguas.

 

Vou comparar: Montreal seria um Rio de Janeiro, Toronto uma Sao Paulo.

 

Acho q Toronto seria mais facil conseguir algum bico. Mas isto dependerá da época. Se for no inverno creio q será um pouco mais complicado do q no verao (pois no verao as cidades fervem).

 

Eu morei no centro das 2 cidades e achei Mtl mais barata. Se optar por Toronto vc terá q morar bem afastado do centro porque em downtown é tudo muito caro.

 

Ah, acabei de ler q vc ficaria em Residencia Estudantil.... Nao sei se seria vantagem, visto q tb sao caras. Já q vc ficará 2 a 3 meses, nao compensa procurar apto. Ficar em casa de familia (com cafe e jantar) sai em torno de 600 - 700 dolares canadenses ( 1 CAD = 0,70 USD). E a vantagem de ficar em homestay e praticar mais o ingles. Desvantagem - longe do centro (aprox. 1 hora de metro e bus).

 

Alimentacao - comer fora gasta bastante. Vá a mercados (e procure nos fliers - jornalzinho - os cupons de desconto. Em Mtl há muitas ofertas nos Mc Donalds - algo como Big Mac na segunda por 99 cents, Mc Chicken na quarta por 69 cents, 2 tortas por 1 dolar, etc (isto em 2001).

 

Visto vc pegaria o de turista (e o trabalho seria ilegal e por tua conta e risco). Deve estar em torno de 75 dolares (1 entrada no país) ou 150 dol ( Multipla entrada no país). Pegando o primeiro vc só pode entrar 1 vez no pais.

 

Cursos de linguas - variam muito o $, dependendo das escolas. As minhas eram umas das mais caras e eu pagava pra 4 horas diarias - 880 CAD.

 

Há escolas mais baratas mas eu nao sei te informar. Acesse o site http://www.studycanada.ca/brazil/index.htm. Lá tem bastante infos de escolas, visto, etc.

 

Se for no inverno deles esteja preparado pois é muito frio (-20, -15) todos os dias. Nao compre casaco aqui, leve apenas um quebra-galho e assim q chegar lá compre um casaco e uma bota. Sugiro tb calça termica (compra-se em mercados grandes - wal mart - por 10 CAD). Use sempre camiseta de algodao por baixo.

 

VISTOS

 

O visto de turista funciona assim: vc optará aqui no BR por 1 entrada ou

multipla entrada (75 dolares, 150 dol. respectivamente). Ele terá validade pra 4

anos, isto quer dizer, durante estes 4anos se vcquiser voltar pro canada vc nao

precisa requerer novo visto. Isto NAO quer dizer q vc pode ficar lá 4 anos. É o

mesmo esquema q o visto de 10 anos pros EUA.

Qdo chegar lá, dendendo do cara da alfandega, ele dará uma permanencia x pra vc,

geralmente 6 meses (as vezes eles dao menos). Nao vale ir pros EUA e voltar

achando q eles darao mais 6 meses. Isto nao funciona!!!!

Visto pra trab: é dificil pois a politica deles é proteger seus cidadaos. Se

tiver 1 canadense q possa fazer o servico eles nao darao o visto pra vc. E é a

empresa canadense q tem q requerer o teu visto.

 

Acho q vc conseguirá apenas sub-empregos e acho mto dificil vc conseguir

extensao do teu visto de turista visto q vc nao terá nenhuma "desculpa" para

etar lá a mais de 6 meses.

 

Levando aqueles documentos q vc citou acredito q nao terá maiores problemas.

Nao sei se é uma boa idéia mencionar q vc tem amigo morando em Vancouver. Ele

está ilegal lá?

Nao seria melhor falar só q vc fará turismo e frisar q após x dias retornará ao

BR. Marque sua passagem pra daqui um mes, 40 dias. Estando lá, é só vc na hora q

quiser voltar (sei lá, um ano depois), ir na cia e pagar 100 dolares canadenses

(70 US$). Isto te evitará problemas pra requerer o visto e entrar no país (a

passagem de volta marcada pra daqui pouco tempo).

 

 

qdo falo visto pra 4 anos isto nao significa q vc possa ficar lá todo este período. É a mesma coisa com o visto americano. Antes eles davam pra 10 anos (meu caso). Quer dizer: dentro deste período, vc pode viajar pra lá vamos supor a cd 2 anos e vc nao terá q requerer novo visto. Mas qdo vc desembarca no país, daí sim é o q importa. Vc fará alfandega onde os guardas perguntarao o q vc vai fazer, pra onde vai, qto tempo vai ficar, se tem meios $$ de se sustentar, etc. A partir disto eles te darao o TEMPO DE PERMANENCIA q vc poderá ficar. Em geral EUA e CAN dao para 6 meses, ou seja, vc pode ficar no país por 6 meses mas apos isto vc tem q sair!! Nao adianta vc ir pros EUA e voltar pro Canada pensando q eles te darao mais 6 meses q isto nao ocorre.

No meu caso, eu requeri visto de multipla entrada (acho q foi 150 dolares) pois eu sabia q iria viajar tb pelos EUA e depois voltar pro CAN. Isto foi em 2001. Se eu ficasse lá 3 meses, voltasse pro BR e em 2003 quisesse novamente viajar pelo CAN como turista, eu nao ia precisar requerer novo visto, era só comprar passagem, desembarcar lá, fazer alfandega q eles me dariam mais 6 meses (ou menos) pra eu passear por lá.

Mas, em 2001 fui pra lá em JAN e em junho fui pros EUA, qdo voltei eles nao me deram mais 6 meses e sim pediram pra eu mudar meu visto pois eu acabei estudando mais do q os 3 meses permitidos pra visto de turista. Entao entrei com requerimento, tive q fazer exames de sangue, comprovar qto tempo mais eu ia estudar, quem me bancava, etc e daí eles me derao mais visto somente pros meses q eu ficaria a mais.

Visto de trabalho é COMPLICADO pois vc precisa ter o trabalho garantido e q a empresa de lá requeira o teu visto. Acho mto complicado pensar q vc conseguirá um visto de trabalho do nada, chegará com a cara e a coragem, procurará emprego e arranjará. Isto nao acontece.

Eles tem uma politica de protecao dos trabalhos, ou seja, se tiver um canadense capaz de realizar tal trab eles nao podem contratar um estrangeiro...

Imigrar mesma coisa, vc procure um site q o pesssoal já pos lá www.cic.... Nao lembro o resto e preencha a tabela pra ver qtos ptos vc consegue e se pode se candidatar.

 

 

 

 

 

Editado por - ClaudiaL on 08/06/2004 15:32:40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Claudia, bom dia

 

Primeiramente quero me apresentar, meu nome é Daniele, sou nova no site, e estou precisando de alguns toques...

 

Irei pegar o meu visto dia 15/06 e logo em seguida darei entrada nas papeladas para o visto.

 

Vou tentar o visto de visitante, pois não estou com dinheiro suficiente para ir matriculada em uma escola.

 

Estarei apresentando as seguintes documentações: 3 últimos holerites, Declaração de Imposto de Renda, Faturas do cartão de crédito, Fatura do Banco, Inscrição na MBA e Financiamento de uma moto.

 

Você acha que com estes documentos eu consigo o visto??? Quanto tempo será que vai levar, você faz idéia??

 

Mas o problema é pior do que conseguir o visto, até um tempo atrás meu cunhado iria comigo e ficaríamos na casa de ex chefe dele até conseguirmos um lugar para alugar.

 

Acontece que agora ele está desistindo e eu quero ir de qualquer jeito, mas não tenho aonde ficar, você conhece algum lugar onde eu consigo ficar, pois o que eu pretendo é nos primeiros dois meses trabalhar para depois me matricular em uma escola, para melhorar o meu inglês.

 

Atualmente estou fazendo aulas particulares, para não chegar lá tão crua.

 

Conclusão teria que conseguir um emprego, aqueles sub-empregos, isso sem problemas, para depois fazer a matricula e enquanto isso preciso ter um lugar para ficar...

 

E ai o que você me aconselha...o Que faço, estou começando a ficar desesperada....

 

Espero que possa me ajudar..

 

Abraços e Obrigada..

Dani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...