Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Primeiro mochilão da vida - Vietnã e Tailândia

Postado
  • Membros

Oi gente! Já pedindo desculpa pelo textão

Sou uma mulher de 22 anos e estou planejando meu primeiro mochilão para me dar de presente de formatura :)). Já fiz duas viagens internacionais sozinha antes porém tive bastante suporte já que foi a curso/trabalho, mas pelo menos aeroportos não são um problema.

Estou mais nervosa pois nunca planejei uma viagem com tão pouco suporte e que eu tenha que decidir tudo sozinha (o que fazer, onde ficar, etc) e estou colocando bastante expectativa nessa viagem pois provavelmente será a única por alguns anos. A ideia é passar uns 35/40 dias entre Vietnã e Tailândia saindo no final de fevereiro, estou montando o itinerário mas preciso de algumas opiniões:

Prefiro qualidade à quantidade, ficando mais tempo no mesmo hostel para conhecer melhor as pessoas (medo de me sentir sozinha em uma viagem mais corrida). Gosto de festas e praias, mas também quero conciliar com aventuras e cultura.

- No momento tenho o itinerário em anexo, vocês acham que devo fazer alguma alteração? Estou pensando em retirar Ha Long Bay e adicionar em Bangkok ou Ho Chi Minh. Também vou fazer o ha giang loop, porém tenho medo de passar muito frio nesta época

- Para essa época saindo de Porto Alegre as passagens agora estão ± 8000 reais. Devo comprar agora ou esperar um pouco?

- Na maioria dos casos vou de avião entre uma cidade e outra, para economizar tempo. Vocês acham que deveria comprar as passagens e hospedagens antes da viagem ou deixar para ir comprando quando estiver lá?

Se alguém tiver algum conselho sobre literalmente qualquer coisa seria ótimo :) estou bem perdida kkk

Captura de tela 2026-08-21 105440.png

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá @maselva, seja bem-vinda ao fórum.

12 minutos atrás, maselva disse:

Sou uma mulher de 22 anos e estou planejando meu primeiro mochilão para me dar de presente de formatura :))

Não tinha melhor presente para se dar, pode apostar nisso 🤗

Se foi você que montou este roteiro, está de parabéns. Muito bem distribuído e com folga para aproveitar do jeito que está querendo.

Alguns comentários sobre suas dúvidas:

• O período que fará o Hà Giang Loop não é ruim. Pegará no máximo um frio como em POA no começo do inverno.

• Não tire Ha Long Bay. É somente um dia e você faz um bate-volta para lá que vale a pena pela beleza do lugar. Pega uma van cedinho, vai conhecer, almoça no barco e volta. Tranquilão. Além disso você já está com 5 dias em BKK que é mais que suficiente para conhecer a cidade.

• Em Hoi An, reserve um dia inteiro para ir até Hué, a antiga capital. Vale pelo contexto histórico e você tem tempo pois Hoi An, mesmo sendo lindinha, 6 dias é bastante tempo na cidade.

• Um dia de Phi-Phi é perdido pois você precisará dele para ir até Phuket e pegar o avião para BKK.

Sobre os voos:

Eu esperaria um pouco. Você ainda tem 6 meses para a viagem e agora ela comecará a flutuar, para cima e para baixo até uns 3 meses antes. Crie um alerta no Google Flights e fique de olho. Quando conseguir algo abaixo do que tem hoje (está na imagem), compre.

Screenshot 1.jpg

Uma observação: este valor não possui mala de porão mas como você está indo para ficar mais de um mês, não justifica levar uma mala gigantesca. Terá que lavar roupa no meio do caminho e então, dá para enfiar o que precisa para 8~10 dias dentro de uma mala de mão (pelo menos para mim, dá ;) )

Não se preocupe muito com os voos internos porque, inclusive, fará poucos. Eles não flutuam tanto porque a concorrência lá é brava e isso mantém o preço baixo. Mas sugiro também criar alertas no Flights e ir monitorando. Quando cair abaixo do que tem hoje, pegue.

Aqui cuidado: a maior parte das companhias aéreas no Sudeste Asiático são low-fare que cobram mala, mesmo de bordo. Então, fique atenta quando for comprar as passagens para esse detalhe.

Sobre a hospedagem, como pretende ficar em hostel, não esquentaria a cuca com isso. Tem muita opção e os valores são sempre baratinhos nesta região. Dá para segurar a ansiedade e, inclusive, comprar com pouca antecedência. O máximo que pode acontecer é aquele que você queria muito não estar disponível e ter que ir para um equivalente. Tranquilo também.

Não esqueça da vacina de febre amarela e também dos cartões de admissão na Tailândia e Vietnã. São obrigatórios. Para o Vietnã, é obrigatório visto que você faz online.

Se tiver mais dúvidas, volte aqui que ajudamos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.