Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Primeiro mochilão da vida - Vietnã e Tailândia

Postado
  • Membros

Oi gente! Já pedindo desculpa pelo textão

Sou uma mulher de 22 anos e estou planejando meu primeiro mochilão para me dar de presente de formatura :)). Já fiz duas viagens internacionais sozinha antes porém tive bastante suporte já que foi a curso/trabalho, mas pelo menos aeroportos não são um problema.

Estou mais nervosa pois nunca planejei uma viagem com tão pouco suporte e que eu tenha que decidir tudo sozinha (o que fazer, onde ficar, etc) e estou colocando bastante expectativa nessa viagem pois provavelmente será a única por alguns anos. A ideia é passar uns 35/40 dias entre Vietnã e Tailândia saindo no final de fevereiro, estou montando o itinerário mas preciso de algumas opiniões:

Prefiro qualidade à quantidade, ficando mais tempo no mesmo hostel para conhecer melhor as pessoas (medo de me sentir sozinha em uma viagem mais corrida). Gosto de festas e praias, mas também quero conciliar com aventuras e cultura.

- No momento tenho o itinerário em anexo, vocês acham que devo fazer alguma alteração? Estou pensando em retirar Ha Long Bay e adicionar em Bangkok ou Ho Chi Minh. Também vou fazer o ha giang loop, porém tenho medo de passar muito frio nesta época

- Para essa época saindo de Porto Alegre as passagens agora estão ± 8000 reais. Devo comprar agora ou esperar um pouco?

- Na maioria dos casos vou de avião entre uma cidade e outra, para economizar tempo. Vocês acham que deveria comprar as passagens e hospedagens antes da viagem ou deixar para ir comprando quando estiver lá?

Se alguém tiver algum conselho sobre literalmente qualquer coisa seria ótimo :) estou bem perdida kkk

Captura de tela 2026-08-21 105440.png

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá @maselva, seja bem-vinda ao fórum.

12 minutos atrás, maselva disse:

Sou uma mulher de 22 anos e estou planejando meu primeiro mochilão para me dar de presente de formatura :))

Não tinha melhor presente para se dar, pode apostar nisso 🤗

Se foi você que montou este roteiro, está de parabéns. Muito bem distribuído e com folga para aproveitar do jeito que está querendo.

Alguns comentários sobre suas dúvidas:

• O período que fará o Hà Giang Loop não é ruim. Pegará no máximo um frio como em POA no começo do inverno.

• Não tire Ha Long Bay. É somente um dia e você faz um bate-volta para lá que vale a pena pela beleza do lugar. Pega uma van cedinho, vai conhecer, almoça no barco e volta. Tranquilão. Além disso você já está com 5 dias em BKK que é mais que suficiente para conhecer a cidade.

• Em Hoi An, reserve um dia inteiro para ir até Hué, a antiga capital. Vale pelo contexto histórico e você tem tempo pois Hoi An, mesmo sendo lindinha, 6 dias é bastante tempo na cidade.

• Um dia de Phi-Phi é perdido pois você precisará dele para ir até Phuket e pegar o avião para BKK.

Sobre os voos:

Eu esperaria um pouco. Você ainda tem 6 meses para a viagem e agora ela comecará a flutuar, para cima e para baixo até uns 3 meses antes. Crie um alerta no Google Flights e fique de olho. Quando conseguir algo abaixo do que tem hoje (está na imagem), compre.

Screenshot 1.jpg

Uma observação: este valor não possui mala de porão mas como você está indo para ficar mais de um mês, não justifica levar uma mala gigantesca. Terá que lavar roupa no meio do caminho e então, dá para enfiar o que precisa para 8~10 dias dentro de uma mala de mão (pelo menos para mim, dá ;) )

Não se preocupe muito com os voos internos porque, inclusive, fará poucos. Eles não flutuam tanto porque a concorrência lá é brava e isso mantém o preço baixo. Mas sugiro também criar alertas no Flights e ir monitorando. Quando cair abaixo do que tem hoje, pegue.

Aqui cuidado: a maior parte das companhias aéreas no Sudeste Asiático são low-fare que cobram mala, mesmo de bordo. Então, fique atenta quando for comprar as passagens para esse detalhe.

Sobre a hospedagem, como pretende ficar em hostel, não esquentaria a cuca com isso. Tem muita opção e os valores são sempre baratinhos nesta região. Dá para segurar a ansiedade e, inclusive, comprar com pouca antecedência. O máximo que pode acontecer é aquele que você queria muito não estar disponível e ter que ir para um equivalente. Tranquilo também.

Não esqueça da vacina de febre amarela e também dos cartões de admissão na Tailândia e Vietnã. São obrigatórios. Para o Vietnã, é obrigatório visto que você faz online.

Se tiver mais dúvidas, volte aqui que ajudamos.

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, pmichelazzo disse:

Olá @maselva, seja bem-vinda ao fórum.

Não tinha melhor presente para se dar, pode apostar nisso 🤗

Se foi você que montou este roteiro, está de parabéns. Muito bem distribuído e com folga para aproveitar do jeito que está querendo.

Alguns comentários sobre suas dúvidas:

• O período que fará o Hà Giang Loop não é ruim. Pegará no máximo um frio como em POA no começo do inverno.

• Não tire Ha Long Bay. É somente um dia e você faz um bate-volta para lá que vale a pena pela beleza do lugar. Pega uma van cedinho, vai conhecer, almoça no barco e volta. Tranquilão. Além disso você já está com 5 dias em BKK que é mais que suficiente para conhecer a cidade.

• Em Hoi An, reserve um dia inteiro para ir até Hué, a antiga capital. Vale pelo contexto histórico e você tem tempo pois Hoi An, mesmo sendo lindinha, 6 dias é bastante tempo na cidade.

• Um dia de Phi-Phi é perdido pois você precisará dele para ir até Phuket e pegar o avião para BKK.

Sobre os voos:

Eu esperaria um pouco. Você ainda tem 6 meses para a viagem e agora ela comecará a flutuar, para cima e para baixo até uns 3 meses antes. Crie um alerta no Google Flights e fique de olho. Quando conseguir algo abaixo do que tem hoje (está na imagem), compre.

Screenshot 1.jpg

Uma observação: este valor não possui mala de porão mas como você está indo para ficar mais de um mês, não justifica levar uma mala gigantesca. Terá que lavar roupa no meio do caminho e então, dá para enfiar o que precisa para 8~10 dias dentro de uma mala de mão (pelo menos para mim, dá ;) )

Não se preocupe muito com os voos internos porque, inclusive, fará poucos. Eles não flutuam tanto porque a concorrência lá é brava e isso mantém o preço baixo. Mas sugiro também criar alertas no Flights e ir monitorando. Quando cair abaixo do que tem hoje, pegue.

Aqui cuidado: a maior parte das companhias aéreas no Sudeste Asiático são low-fare que cobram mala, mesmo de bordo. Então, fique atenta quando for comprar as passagens para esse detalhe.

Sobre a hospedagem, como pretende ficar em hostel, não esquentaria a cuca com isso. Tem muita opção e os valores são sempre baratinhos nesta região. Dá para segurar a ansiedade e, inclusive, comprar com pouca antecedência. O máximo que pode acontecer é aquele que você queria muito não estar disponível e ter que ir para um equivalente. Tranquilo também.

Não esqueça da vacina de febre amarela e também dos cartões de admissão na Tailândia e Vietnã. São obrigatórios. Para o Vietnã, é obrigatório visto que você faz online.

Se tiver mais dúvidas, volte aqui que ajudamos.

Oi @pmichelazzo !

Era exatamente você que eu estava esperando que respondesse! Foi stalkeando suas postagens aqui que consegui criar esse roteiro hahah Muito obrigada pelas dicas, adorei a ideia de visitar Hue, com certeza vai entrar no itinerário.

Inclusive queria saber qual a sua opinião sobre algumas coisas relacionadas à Tailândia, pois estou com medo de não conhecer tanto uma cultura diferente e acabar ficando presa demais nas praias e turistas europeus (nada contra isso claro, moro na serra do RS e com certeza não vou negar a chance de uma boa praia ou festa):

• tenho muito interesse de visitar os templos de Chang Mai, mas pelo que pesquisei março é época de queimadas e a qualidade do ar no norte parece ficar muito ruim. Mas também não vi relato de alguém que esteve lá naquela época, será que é tão ruim assim? Estava pensando até em aumentar uns 2 ou 3 dias de viagens se realmente valer a pena (e não ficar muito caro)

• Sobre Krabi, também estava pensando em cortar 2 dias e colocar Koh Tao no roteiro, mas não sei se vale a pena fazer esse encaixe e perder o conforto de passar mais tempo no mesmo lugar, principalmente tão perto do final da viagem

• Vi que você também visitou Ayutthaya, o que você achou do local? Estava pretendendo tirar um dia para ir na primeira semana

Agradeço muito pela sua ajuda, não conheço ninguém que faça esse tipo de viagens nem que tenha ido para a Ásia. Então encontrar esse fórum foi quase como encontrar um diamante )

Postado
  • Membros

@maselva Bem vinda ao fórum. Aqui é muito difícil, nos dias atuais, vermos relatos sobre a Ásia. Estou no Japão, vim sem saber muito, pois a net no Brasil é só Europa Ocidental, mas você tem de vida justamente o tempo que tenho de viagem sozinho,pois antes viajava com minha mãe, que morreu em 2004.

Postado
  • Membros

@maselva

Isso é uma coisa feia de se fazer, fica stalkeando minhas mensagens 😂😂😂

Brincadeiras a parte, sobre suas dúvidas:

• Estive em Chiang Mai e Chiang Rai duas vezes e não tive esses problemas. Tampouco soube de queimadas ou qualquer outra coisa que deixasse as cidades ruins. Particularmente acho que vale a pena ir pois a cidade é pequena mas tem bastante coisa para se ver, tanto na nela mesma quanto nos arredores. Se quer economizar, sugiro ir de trem. Custa baratinho, é limpo, bem arrumado e ainda economiza uma diária de hotel. Além disso, dizem que as paisagens são lindas. Se tem interesse nisso, sugiro esta página: https://www.seat61.com/Thailand.htm O Mark, autor dela, é super gente fina e suas páginas são sempre atualizadas. Tudo o que precisar sobre trens, é com ele. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer esta viagem mas está em minha lista. Se você tem tempo sobrando, acrescente Chiang Mai no roteiro sim.

• Não conheço Koh Tao. Na região o que conheço é somente Krabi e Koh Lanta. Eu não cortaria os dois dias pelos mesmos motivos que citou. Final de viagem tu vai estar um bagaço e vale a pena descansar. Além disso, perde o conforto de estar no mesmo local. Vá, aproveite a praia, a vibe e descanse. Não faça tudo de uma vez. Não vale a pena.

• Sim, fui a Ayutthaya e também em Pattaya e Kanchanaburi. Pattaya é sem graça. Já as outras, acho que valem a pena. Ayutthaya foi a capital do reino do Sião e tem muita coisa para se ver. Kanchanaburi é famosa pela porte do rio Kwai, que inclusive, existe um filme sobre ela bem famoso. Ambas você pode fazer em um bate-volta, como eu fiz. Rápido, fácil e indolor.

Você inevitavelmente trombará com ocidentais na Tailândia. No ano passado o país recebeu mais de 32 milhões de turistas, que é 3x mais que o Brasil recebeu no mesmo período. Então será inevitável mas eles tem menos terra e isso faz a densidade demográfica ser alta (4 vezes mais que o Brasil). Resumindo: tem muito tailandês para você ver )

Bangkok é uma São Paulo mais zoneada. Você irá encontrar muito shopping center, muito McDonald's (que inclusive possui alguns lanches locais, vale para conhecer algo diferente e exótico), muito Starbucks, muito carro chique e muita gente bem vestida. Ao mesmo tempo verá muito pobre, muita palafita, muita gente simples, muito trânsito e muita cultura. O mix é bem diverso. Chiang Mai é mais local mesmo. Existem turistas mas em menor número que Bangkok ou que as praias do sul. Krabi e Phi-Phi, são abarrotadas. O idioma padrão quase se transformar para inglês de tanto turista mas... such is life.

Não deixe Hué de fora. É meio longe de Hoi An mas eu acho que vale se quer conhecer cultura. E por falar nela, prepare o espírito para o Vietnã. Será com pouca margem de erro, a maior experiência de sua vida. O país é incrível em todos os sentidos.

Postado
  • Membros
Em 21/08/2026 em 16:27, maselva disse:

Oi @pmichelazzo !

Era exatamente você que eu estava esperando que respondesse! Foi stalkeando suas postagens aqui que consegui criar esse roteiro hahah Muito obrigada pelas dicas, adorei a ideia de visitar Hue, com certeza vai entrar no itinerário.

Inclusive queria saber qual a sua opinião sobre algumas coisas relacionadas à Tailândia, pois estou com medo de não conhecer tanto uma cultura diferente e acabar ficando presa demais nas praias e turistas europeus (nada contra isso claro, moro na serra do RS e com certeza não vou negar a chance de uma boa praia ou festa):

• tenho muito interesse de visitar os templos de Chang Mai, mas pelo que pesquisei março é época de queimadas e a qualidade do ar no norte parece ficar muito ruim. Mas também não vi relato de alguém que esteve lá naquela época, será que é tão ruim assim? Estava pensando até em aumentar uns 2 ou 3 dias de viagens se realmente valer a pena (e não ficar muito caro)

• Sobre Krabi, também estava pensando em cortar 2 dias e colocar Koh Tao no roteiro, mas não sei se vale a pena fazer esse encaixe e perder o conforto de passar mais tempo no mesmo lugar, principalmente tão perto do final da viagem

• Vi que você também visitou Ayutthaya, o que você achou do local? Estava pretendendo tirar um dia para ir na primeira semana

Agradeço muito pela sua ajuda, não conheço ninguém que faça esse tipo de viagens nem que tenha ido para a Ásia. Então encontrar esse fórum foi quase como encontrar um diamante )

Esse roteiro está massa, vai conseguir curtir muito sem a correria. Me deu uma saudade gigante do Vietnã, lugar no qual gostei mais do que a Tailandia, exceto as praias.

Quanto a ir para Ayutthaya, você consegue fazer um bate e volta sossegada, sempre indico ir de trem, por ser mais barato e extremamente mais autentico. Alguns influencers dizem ser desconfortável, cheio, mas balela. O trem é como qualquer um, bem sossegado e vc vai curtindo a viagem bem de boa. Chegando na estação de Ayutthaya, é possível alugar uma bicicleta bem em frente e fazer os templos na maciota durante todo o dia e na volta pegar o trem novamente de volta até BKK. Não será necessário alterar dia em BKK já que vc terá bastante tempo na cidade.
Quanto a Chiang Mai, o grande atrativo são os templos, mas na boa. Quando fui, depois do 7º dia de sudeste asiático eu já estava de saco cheio de entrar em templos, então eu daria prioridade mesmo em Ha Giang que é muuuito mais autentico.

Ninh Binh pra mim foi o ponto alto da viagem, fiquei em um airbnb maravilhoso no meio do mato, entre as montanhas, no qual eles disponibilizam motinhas para deslocar pela a cidade, se quiser posso te enviar o link. Eu definitivamente ficaria 1 semana em Ninh Binh sem fazer nada, só apreciando o lugar e convivendo com aquele povo local.

Editado por absfernandez

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
6 horas atrás, Taciano Bahia disse:

Falando em Tailândia, alguém consegue entrar na página de trens oficial, https://dticket.railway.co.th/ e https://www.railway.co.th/ ?? E no aplicativo deles?? Até agora eu consegui um total de ZERO vezes... 😡🤬

O primeiro está funcionando 100% para mim. O segundo não.

Mas você pode comprar tickets de trens da Tailândia nos seguintes sites:

https://www.baolau.com/?&source=seat61

https://12go.asia/en/train/krung-thep-aphiwat-central-terminal-station/chiang-mai/?z=771

Postado
  • Membros

Eu sabia desse 12go, mas tava insistindo para acessar o oficial. E, a partir das respostas aqui, suspeitei que deveria usar VPN e consegui entrar na primeira página e no aplicativo.

Valeu 👍👍

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.