Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Desapego, é o caminho pra felicidade?

Postado
  • Membros

Bom, para que todos entendam o que quero dizer, irei contar um pouco da minha vida, antes de falar do assunto do tópico.

Tenho 23 anos recém completados, moro com meus pais e um irmão, tranquei o curso de direito quando estava cursando o 8º semestre, há exatos 1 ano. Hoje, por acaso do destino, eu trabalho em um escritório de desenvolvimento de design de interiores, e não penso em encerrar o curso de direito.

Trabalho 8 horas por dia, sem contar as extras, 5 dias por semana, e às vezes aos sábados. Não tenho férias coletivas, e quando pego minhas férias, eles querem dividir, geralmente em 20 dias corridos.

No estilo mochileiro eu já passei por Santa Catarina, Bahia, Litoral do Paraná, Curitiba e São Paulo, no exterior já estive na Argentina e no Uruguai, posso dizer que enquanto estive nesses lugares eu me senti uma pessoa feliz, quando eu pude deixar um pouco o cotidiano, pude sair da rotina, e esquecer um pouco da vida pré-definida que a sociedade nos impõe, eu me senti livre, me senti feliz, senti uma energia surreal e ao mesmo tempo inexplicável, entre outras palavras, eu me senti mais vivo do que nunca. Estar sozinho em lugares novos, e descobrir sozinho o que eles têm a oferecer, conhecer sua cultura, sua culinária, seu povo, isso me faz feliz, e em 23 anos isso é o que me fez mais feliz.

Cotidiano

Não me considero um cara feliz, estou sempre sorrindo, brincando, com alto astral, mas a verdade é que quando coloco a cabeça no travesseiro, falta alguma coisa que nunca consegui descobrir o que é. Tranquei a Facul com a idéia de voltar depois de 6 meses, se passaram 1 ano e não quero mais voltar. Por quê?

Desapego

Estava planejando uma viagem pra Bolívia, Peru e Chile, até criei um tópico no Roteiros de Viagem aqui do Site, porém, ainda não sei se isso seria o suficiente, trabalhar até fevereiro, pegar minhas férias de 20 dias ou por um milagre 30 dias, e depois voltar pra rotina, trabalhar mais 1 ano inteiro, em um território cheio de pessoas mal intencionadas, que só pensam em si próprias?

E agora, o que fazer?

Estou pensando seriamente em largar tudo, pedir demissão, vender meu carro e pé na estrada rumo a América do sul, viajar até acabar meu dinheiro, pedindo carona, trabalhar no caminho, acampar no quintal de pessoas solidárias e por ai vai...Aposto que muitas pessoas têm esse sonho, porém quantas têm coragem?

Eu me isolo do mundo praticamente em todos os finais de semana, freqüentando festivais de cultura alternativa pelo interior de SP, faço alguns trabalhos sociais com crianças, idosos e desabrigados, portanto me considero uma pessoa cabeça aberta.

O motivo de querer largar tudo por tempo indeterminado e sem destino certo, é uma idéia que cresce na minha cabeça a cada dia, pois não agüento mais viver nesse mundo hipócrita em que vivemos, as pessoas não se respeitam, só pensam em poder, status e dinheiro. Não vejo mais responsabilidade social, vejo apenas a responsabilidade individual, cada um só pensa em si próprio. Penso em provar pra mim mesmo que é possível viver de favores, amizades e novas culturas, penso que o ser humano ainda é racional o bastante pra ser solidário com o próximo, penso no tanto que posso me fortalecer e crescer como pessoa com essa experiência.

Enfim, quero esquecer de tudo e viver minha vida pelo tempo que eu conseguir, e até onde a grana deixar, quero praticar mesmo o desapego material e abrir minha consciência para o apego intelectual, que somente uma aventura dessas pode me mostrar, eu sonho com viagens em trilhas, mares, barcos, caronas, eu tenho certeza que a felicidade que eu tanto procuro, está perdida em algum lugar, e cabe a minha encontrar, e ter ao menos algum dia, uma noite de sono tranqüila, tendo a certeza que não me falta nada.

Então amigos, alguém compartilha dos mesmos sentimentos???

Viajar com 20 mil reais pela América do sul, até onde eu iria? Quanto tempo eu agüentaria?

Algum dia voltarei nesse tópico e contarei como foi??? Espero que sim...

Se você veio até aqui, obrigado pela atenção, garanto que foi muito bom compartilhar isso tudo, me sinto mais leve e assim agüento mais alguns dias, até quando? Deixa o destino dizer...

=)

• Respostas 43
  • Visualizações 12.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Hahuuhauhauha, boa Guaxinim!

Mas olha, cara, muito bacana teu pensamento, porém eu penso um pouco diferente. Minha interpretação do budismo original - e falo aqui das descobertas do Sidharta, originais, não das religiões derivadas e baseadas em alguma parte no que ele disse - é mais ou menos essa:

São quatro verdades:

1. Sofrimento existiu, existe e existirá sempre. É na natureza do ser humano sofrer e isso é inevitável. É o que eles chamam de Dukkha. Encarar isso é o primeiro passo para viver melhor. E não é uma visão niilista, é simplesmente deixar de se incomodar com isso o máximo possível;

2. O sofrimento vem do desejo de prazer. Todo e qualquer desejo, como você mesmo disse, gera sofrimento porque nem tudo pode ser conseguido o tempo todo e se nos acostumamos e buscar o prazer incessantemente, o tempo todo, inevitavelmente sofreremos. Entender isso é difícil, mas possível e necessário.

3. Entender que se você desejar, a frustração é um caminho possível e real, então, é sempre que buscar prazer, fazê-lo de forma que sua vida não dependa disso. Não é renunciar ao prazer, mas buscá-lo em equilíbrio, de forma que se não conseguir o que quer, o caminho segue. É o famoso ´faz parte´.

4. A quarta e última verdade é o que os budistas chamam de Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. Viver assim no começo pode parecer um saco, mas é fato que se você direcionar sua vida para isso, será mais feliz. Buscar sempre a iluminação é de fato algo que parece impossível nos dias de hoje (ou talvez em qualquer tempo foi ou será) mas o caminho é longo e os progressos podem ser percebidos nitidamente conforme avançamos. Cada dia é uma descoberta e talz..

Sei lá, eu penso assim. Felizes os que conseguem plenamente desapegar e crescer. Eu tento há 30 anos ´começar´...rs

Postado
  • Membros
Hahuuhauhauha, boa Guaxinim!

Buscar sempre a iluminação é de fato algo que parece impossível nos dias de hoje (ou talvez em qualquer tempo foi ou será) mas o caminho é longo e os progressos podem ser percebidos nitidamente conforme avançamos. Cada dia é uma descoberta e talz.

Bom, eu sou um iluminado. Alcancei a iluminação nesta vida e tal qual Bhagwan pedi uma xícara de chá. Acontece que o chá estava muito quente e eu queimei a língua e ato contínuo proferi um palavrão. Bah...... descobri que não era um iluminado, era só ilusão, maya.

Falando sério agora: quem come carne, joga na mega sena, faz sexo ilícito (fora de um casamento) ou bebe uma cervejinha (intoxicação por alcool) não alcançará a iluminação. Primeiro você terá de se livrar destes karmas para depois buscar a iluminação.

Independente de religiões, vou te indicar 2 obras que inclusive são também indicadas em vários cursos de filosofia, me parece que também na USP, a saber:

Bhagavad-Gita e Srimad-Bhagavatam.

Certamente você já ouviu falar do primeiro livro, Raul Seixas compôs uma música muito famosa chamada "Gita" entretanto torna-se forçoso reconhecer que o Raul não era propriamente um abstêmio no que se referia a sexo (fora do casamento), drogas e álcool.

Bom, grato pelo comentário, não sabia que existiam mais mochileiros zen por aqui além de mim...... ::lol4::

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Maya, estou lendo seu tópico e-possivel-viver-mochileiro-t41089.html

e vou te dizer uma coisa... NÃO DÁ OUVIDOS A ESSES MOCHILEIROS DA CVC! kkkkkkkkkkkkkkkkk

15 mil pode não ser muita grana pra quem luxo conforto e boa vida!!! mas quem quer viver a vida, aprender coisas novas, e se virar... é uma fortuna!! acredite!! se tem alguma duvida doq estou falando, olha meu face, e alguns dos meus albuns...

deixo aberto a quem quiser saber quanto gastei e como fiz...

Desulpem a ignorancia e o modo de dizer.. mas é assim que EU vejo as pessoas que não tem coragem de fazer METADe DISSO, e se desapegar doque é preciso para realizar seus planos...

Maya, vc é grandinho, saudável e pode trabalhar, se virar .. se tiver 1L de oleo de peroba e 1pingo de força de vontade é claro.

e para quem realmente quer algo tudo é possivel!

fica ai o pensamento pra hj:

Se não estivermos dispostos a pagar um preço por nossos valores, se não estivermos dispostos a fazer alguns sacrifícios para realizá-los, então deveríamos nos perguntar se realmente acreditamos neles.

https://www.facebook.com/pamella.marangoni

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.