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Peru, Chile e Bolívia 2008


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País; Data (chegada); Cidade Translado (chegada); Custo estimado (unitário;chegada); Horário saída; Horário chegada

Brasil 03/02/2008 Curitiba

03/02/2008 Curitiba ==>>São Paulo Ônibus (Itapemirim) R$ 51,00 22:00 04:30

04/02/2008 São Paulo ==>> Aerop. Guarulhos Airport Bus Service R$ 28,05 05:45

Peru 04/02/2008 São Paulo ==>> Lima Avião (Gol) R$ 1.216,32 09:30 (Hor. SP) 11:40 (Hor. LIM)

06/02/2008 Lima ==> Pisco (Paracas) Ônibus (Ormeño) S/. 22,00 = US$ 7 13:30 17:00

Peru 07/02/2008 Pisco (Paracas) ==> Nazca Ônibus (Ormeño) (4 horas) U$10

Peru 08/02/2008 Nazca ==> Arequipa Ônibus (14 horas) US$ 33,00 20:00 13:30

Chile 10/02/2008 Arequipa==>Tacna(Peru)/Arica(Chile) Ônibus + Táxi US$ 10,00 08:00 14:00

Chile 11/02/2008 Arica, Calama ==> San Pedro de Atacama Ônibus U$ 15,00 21:00 09:00

Bolívia 15/02/2008 S. Pedro de Atacama ==> Uyuni 4x4 alugado US$ 110,00 (3 dias pela Cordillera - tudo incluso)

Bolívia 15/02/2008 Uyuni ==> La Paz Ônibus (terrível) US$ 10,00 21:00 07:00

Bolívia 19/02/2008 La Paz ==> Copacabana Ônibus B$ 25,00 08:00 12:00

Peru 21/02/2008 Copacabana ==> Puno Ônibus B$ 20,00 12:00 16:30

Peru 21/02/2008 Puno ==> Cuzco Ônibus (10 horas) US$ 31,00 06:00

Peru 25/02/2008 Cuzco ==> Águas Calientes Trem(Ollantaytambo) US$ 139,00 (pacote completo trem+ingresso no parque US$20 p/ estudantes + hotel 2 noites + ônibus para subir)

Peru 26/02/2008 Águas Calientes ==> Machu Picchu Ida micro, volta a pé US$ 6,00

Peru 27/02/2008 Machu Picchu ==> Cuzco Trem US$ 30,00

Peru 01/03/2008 Cuzco ==> Lima Avião (Lan Peru) US$ 86,00 07:00 08:20

Brasil 03/03/2008 Lima ==> São Paulo Avião (Gol) Taxa Embarque US$ 30,25 02:30 (atrasou até 06:00) 17:00, com escalas em Santiago e Buenos Aires

Brasil 04/03/2008 São Paulo ==> Curitiba Ônibus (Cometão) R$ 51,00 09:30 - 03:00

 

Mapa

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Alguns valores eu havia estimado antes de viajar... mas tenho tudo anotado e assim que possível atualizarei... o que eu consegui lembrar já está com os valores corretos.

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Lima

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Este é o Rosa Náutica em Lima... um restaurante turístico sobre o pacífico... não comi lá, pois o preço de uma refeição era o equivalente a uns 5 dias de alimentação normal no Peru, comendo ótimos ceviches (peixe cru com limão e pimenta), chincharrones de mariscos, lomos saltados, etc....

Fiquei em um Hotel "sem nome" na Pasaje Sucre, 179... próximo à Calle Bolivar em Miraflores. A habitación matrimonial (confortável, com banheiro privado e tv a cabo), com desayuno continental (bem fraquinho) e bem localizado em Miraflores (cerca de 1 km do shopping Larco mar, que fica sobre uma falésia na beira do Pacífico). Custou US$ 30,00 por dia (o quarto para 2 pessoas).

Além de Miraflores (com o farol, praça dos amores, vôos de parapente, etc...) vale a pena conhecer também:

- Cerro San Cristóbal (S/. 5,00) partindo da plaza de armas. Trata-se de um morro com uma bela vista da cidade. Além disso, no início da subida você passa por uma espécie de favela peruana, o que não deixa de ser uma experiência inusitada.

- Catacumbas de San Francisco: Catacumbas com milhares de ossos que ficam sob a igreja. Das catacumbas é possível ver a missa acontecendo lá em cima e o inverso também é verdadeiro. O lugar é ao mesmo tempo tenebroso e imperdível.

- Troca de guarda na plaza de armas: cerimônia que ocorre todos os dias ao meio dia no palácio do governo.

- Banho de mar em Barranco: não é exatamente como as praias brasileiras, o chão tem pedras ao invés de areia, mas funciona muito bem para aliviar o quase insuportável calor de Lima.

- Cerveja Potosina ou Cusqueña no circuito de playas em Barranco, acompanhado por um bom chincharron(porção de coisas fritas, como lulas ou camarões) e curtindo o por do sol no pacífico.

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Paracas

Esta é a famosa formação Catedral, que caiu após o terremoto de 2007:

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Lugar incrível... onde o deserto encontra o pacífico. Voltarei lá com certeza um dia se tiver esta chance.

Uma noite por lá é suficiente.

As Ilhas Ballestas são visitadas pela manhã e a Reserva Nacional de Paracas a tarde. Tem um taxista chamado Rick que faz um tour privado na Reserva Nacional por S/. 35 por pessoa. Recomendo, pois assim não precisa ficar dividindo espaço com dezenas de turistas... o lugar é só seu e pode ficar o tempo que quiser em cada parada. Além disso, o Rick foi um dos melhores guias de toda a viagem, contando inclusive a história do curioso Penguino Pancho, que foi adotado por um habitante local e recusou-se a voltar para a o mar quando as autoridades tentaram levá-lo novamente para a natureza.

Na reserva de Paracas você pode almoçar nas lagunilhas... foi uma das melhores refeições da minha vida! Ainda não estou certo se os frutos do mar são realmente tão especiais naquela região do pacífico ou se é a beleza do lugar que torna a refeição inesquecível.

Nas Ilhas Ballestas (S/. 35,00) você vê muitos animais... dezenas de golfinhos, centenas de pinguins, milhares de leões marinhos e milhões de aves. Essas quantidades não são força de expressão... é o que você realmente vê por lá. Há aves dos 2 pólos neste pequeno arquipélago.

Fiquei no Hotel de um cara chamado Chino, bem na rodovia de chegada.

Hospede-se em Paracas... ficar em Pisco é furada, pois a cidade está totalmente destruída após o terremoto de 2007. Além disso Paracas é muito agradável.. praia... e de lá que partem os passeios turísticos. Com o próprio Chino, no Hotel, você compra passagem com Ônibus Royal Class da Ormeño até Nazca... recomendo, muito bom o busão, tem até lanche (melhor que o da GOL, com certeza). Evite ônibus da Cruz del Sur... é furada.[/b]

Leões Marinhos nas Ilhas Ballestas:

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Oi Sueli. Continuarei relatando a viagem aqui e aos poucos enriquecendo os detalhes (como o celular do Rick, taxista de Paracas que eu anotei em algum lugar e assim q. encontrar postarei). Estou tento dificuldade em enviar imagens para o fórum... as duas primeiras funcionaram e depois não deu mais certo, mas eu postei várias fotos no link a seguir:

http://picasaweb.google.com/dariokk

É possível acompanhar os relatos por aqui e as fotos por lá.

Abraços, t+

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Nazca

Aranha - Uma da famosas e misteriosas linhas:

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Chegei em Nazca tarde da noite em um confortável ônibus da Ormeño, semi leito, com lanche e comissária de bordo... o Royal Class. A diferença das passagens entre as companhias não é tão significativa para quem paga em reais, mas a qualidade do serviço e conforto variam bastante...

Na rodoviária, várias pessoas te abordam oferecendo hotéis. Fechei com um cara que ofereceu o Estrellita Andina, que apesar de meio tosco, era bem localizado (meio do caminho entre a rodoviária e a plaza de armas), com banheiro privado e café da manhã incluso, tudo por S/.25 o quarto de casal (cerca de R$ 15,00 a diária)... se chegar com o carinha que te pega na rodoviária... senão fica S/. 70,00 (tem um esquema de comissão meio estranho e o cara da rodoviária fez não comissionado).

O mesmo sujeito ofereceu o sobrevôo das lendárias linhas no Hotel. Paguei US$ 65,00 para ver as Linhas de Nazca de de Palpa. Normalmente esse valor é só para Nazca, mas dei sorte e uns franceses acabaram bancando a minha diferença para conhecer as linhas de Palpa também, porque aproveitei o mesmo vôo.

Fiz um vôo em aeronave pequena (o piloto e mais 3 passageiros), que voa a baixa altitude, rodeia várias vezes cada figura, com explicações em inglês e espanhol, translado do hotel, etc... excelente, recomendo.

Existe um pacote mais barato, cerca de US$ 40,00, mas achei que não valia a pena... é uma avião grande, com umas 20 pessoas, você pode ir na poltrona do meio (longe da janela), voa alto, apenas passa rapidamente sobre a figura e se piscar perdeu.

A tarde você pode conhecer o Cemitério Chauchilla, com dezenas de múmias preservadas, além de ossos humanos espalhados por quilómetros ao longo de todo o deserto. Vale muito a pena, se estiver em Nazca, não deixe de visitar. É possível fazer um passeio combinado, onde além do cemitério você vai ao atelier de um artesão local que faz réplicas de cerâmicas milenares com os mesmos métodos primitivos utilizados pelo povo Nazca original. Também é possível conhecer o trabalho de mineração do ouro e até comprar umas peças a preços bem convidativos.

Um dia basta para Nazca, a cidade em si não tem muito a oferecer... é até um pouco sinistra. Foi o lugar mais difícil de conseguir uma cerveja gelada para comprar. Vale a pena um passeio pelo centro para ver as linhas em todos os lugrares, como praças, pontos de ônibus, etc... Mas o indispensável mesmo é o sobrevôo das linhas e o cemitério. A noite peguei outro ônibus da Ormeño (que desta vez atrasou, saindo 00:30 ao invés das 23:00), mas ainda assim recomendo, pelo conforto do ônibus. Na manhã seguinte estava em Arequipa.

 

Cemitério Chauchilla

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Cara tô achando muito legal seus relatos e estou querendo ir fazer uma rota a Machu Picchu.

 

Gostaria de saber. Se vc com a o seu conhecimento de agora, vc mudaria a sua rota, passando por algum outro lugar ou não passando?

 

Como disse estou querendo ir e estou tentando montar uma rota.

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Não tem nenhum lugar que eu tenha me arrependido de ter passado. Tudo foi muito interessante. Se eu pudesse (tivesse mais tempo e mais dinheiro) passaria mais dias em San Pedro do Atacama... Há muito para fazer por lá, fiquei 2 dias (fiz os passeios Geiseres del Tatio e Ojos del Salar) mas ficaria uns 10. Entretanto o Chile é muito caro, se comparado com Peru e Bolívia.

Se quiser reduzir o trajeto, é possível cortar Puno (indo direto de Copacabana para Cuzco) e ficar menos dias em Cuzco, Arequipa e Lima... com isso reduziria de 4 para 3 semanas.

Quanto a Machu Picchu, já fui 2 vezes para lá. Em 2001 fiz a trilha Inca tradicional, partindo a pé de Ollantaytambo e passando pelo Km 88.

Desta vez estava com a minha esposa e fizemos um programa mais light indo para Machu Picchu de trem. Machu Picchu é realmente incrível, mas com certeza não foi o ponto alto da viagem... outros locais como Ilhas Ballestas, Nazca e a travessia do deserto de San Pedro de Atacama até Uyuni, na minha opinião pessoal, impressionam ainda mais que Machu Picchu... de qualquer maneira a cidade sagrada dos Incas não pode ficar de fora. Além disso, chegar nela a pé, depois de 4 ou 5 dias (andamos 1 dia a mais para economizar no trem) de trilha é muito mais gratificante. Se for para Machu Picchu de trem, não deixe de fazer a trilha para Wayna Picchu. Além da própria trilha ser impressionante (com degraus de rocha feitos pelos incas e encravados na montanha) ao final pode-se observar Machu Picchu de cima, dando uma sensação parecida com o fim da trilha Inca, onde você vê MP a partir da porta do sol.

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Arequipa

La ciudad blanca

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Utilizamos Arequipa como um local para relaxar um pouco após a correria dos passeios em Nazca e Paracas e para descansar antes de encarar a longa estrada até o deserto... passando por Tacna, Arica, Iquique e Calama antes de finalmente chegar em San Pedro de Atacama.

Não fiz os passeios famosos como o Cânion de Colca ou a subida do vulcão El Misti, pois seriam necessários uns 3 dias para qualquer um deles, segundo as agências locais. Haviam pacotes parciais de 1 e 2 dias, mas não parecia valer a pena... se fosse para conhecer qualquer lugar direito precisaria dos 3 dias. Como também precisávamos descansar um pouco, preferimos ficar pela cidade, que é muito bonita por sinal, com uma bela arquitetura colonial e diversos lugares para conhecer... museus, igrejas, lojas de artesanato e moinhos de dia e pubs e bons restaurantes a noite.

Não deixe de fazer o city tour no ônibus conversível. É a melhor maneira de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Você passará por museus, como a casa do fundador, mirantes com vista para o El Misti, fábricas de roupas com lã de qualidade (diferente do que é vendido nas bancas nas ruas) e zoológicos (algo que não deveria existir em minha opinião pessoal) onde pode-se diferenciar os diversos camelídeos como llamas, alpacas e vicunhas. Prefira fazer o city tour pela manhã, pois a tarde (minha única opção no domingo) os picos nevados dos vulcões como Picchu Picchu, El Misti e outras montanhas ficam encobertos pela neblina.

Fiquei em um bom hotel próximo a plaza de armas, com banheiro no quarto, tv a cabo, sem desayuno, com vista na janela do quarto para o vulcão e outros picos nevados, por S/. 50 o casal (cerca de R$ 30,00). Uma das melhores relações custo x benefício de toda a viagem. Há excelentes opções para o café da manhã nas ruas e boas lanchonetes (para esquecer um pouco do ceviche), como a Coyote em uma esquina da Plaza de Armas. Não deixe de provar o sorvete de lúcuma, uma fruta típica dos andes.

Descendo uma rua da plaza de armas (do outro lado da praça, paralela à catedral), chega-se a uma grande ponte sobre o principal rio da cidade. Além de ser um bom lugar para se visitar, abaixo existe um supermercado (grande mesmo, tipo carrefour - coisa rara no Peru). Neste mercado tudo é mais barato e encontra-se qualquer coisa para comprar, inclusive a Arequipeña gelada. Pode levar o casco por alguns soles a mais, mas depois vc devolve o casco e eles devolvem o dinheiro. Vale a pena conferir a cerveja típica... é muito boa. No mercado também tem telefones capazes de ligar para o Brasil... outra coisa rara no Peru, os da telefônica dificilmente completam a ligação, tem que procurar os telmex ou teltex... algo assim.

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