Ir para conteúdo

Salvador e Praia do Forte - Agosto de 2011


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Boa tarde Amigos Mochileiros,

 

 

Antes de iniciar meu relato a terras baianas, gostaria de agradecer a todos os usuários que compartilharam suas informações no “mochileiros.com” e em especial a Fernanda vulgo Frida_ssa, pessoa que me ajudou com dicas e muita informação.

 

Bom, vamos lá...

 

Minha viagem começa em uma quinta feira, dia 11/08/11. Como em Florianópolis não se vê muitas promoções aéreas boas, decidi aproveitar uma super promoção da WebJet saindo da capital paranaense com destino a Salvador. Sabe 50% de desconto, não tinha como recusar !! Compramos eu e minha namorada, passagem de ida e volta, saindo dia 11/08 as 17:00 Hs e voltando dia 14/08 as 05:00 Hs.

 

Quinta 11/08 - Saímos por volta de 08:00 Hs de casa de carro com destino a Araucária, grande Curitiba. Como tenho parentes neste local decidi optar ou melhor sem muito a fazer deixar o carro por lá. Fomos em um carro a GNV assim economicamente favorecendo financeiramente a viagem de 3 Hs. Como conheço um pouquinho de Curitiba e região não me importei muito com a distância do aeroporto, pois de ônibus lá vamos nós !! Dois ônibus para falar a verdade, um saindo de Araucária até a Praça Rui Barbosa e outro da Rua 24 Hs até o aeroporto, este último sendo o executivo !!

 

Nosso avião saiu as 17:00 passando por Guarulhos e chegando a capital baiana as 21:00, pesquisei um pouco sobre taxi e ônibus. Pelo lado do taxi temos o Sr Joaquim que faz a corrida aeroporto ao hostel por R$60,00 (71 87795076) e pelo lado do ônibus a linha praça da sé/aeroporto que custa R$ 3,00 (http://www.vrv.com.br/linhas_intinerario03.html).

 

Como sou um pão duro de mão cheia e um mochileiro a toda, optei pelo ônibus, ao qual peguei em frente ao aeroporto e parei em frente ao hostel !! Excelente @@ Optei pelo hostel Che lagarto, pela localização, custo e adendos visto no site deles.

20110815182242.JPG

 

Comentários do dia !!

 

- Achei muito fácil pegar ônibus em Salvador.

- O ônibus vai a mil, não respeitam muito o trânsito.

- Adoramos o Che lagarto Salvador, excelente localização, staff’s atenciosos (principalmente um que estava só a dois dias) instalações ótimas e um bom café da manha.

 

Sexta dia 12/08 – Acordamos logo cedo, tomamos aquele café e logo fomos caminhar, primeiramente fomos a igreja do Bonfim, visto que é aberta somente até as 10:00 Hs, pegamos ali mesmo na avenida oceânica próximo ao hostel o ônibus ribeira e logo após alguns minutos já estávamos na igreja. Observamos o máximo da história e arquitetura que pudemos, sendo que varias vezes fomos interrompidos por ambulantes, desculpe-me a palavra mais de chatos chegam a ser insuportaveis !! tentan vender 10 fitinhas do senhor do bonfim a tantos reais, sendo que logo ali na banca o saquinho com 20 fitinhas estava a 1 real +/-.

Logo após descemos a ladeira fomos tomar outro ônibus ao mercado modelo, lá amigo leitor, pegue qualquer um que vá ao comércio, pois basta ver com o cobrador para parar no mercado modelo. Já no mercado Modelo, conhecemos a marina, o mercado modelo, elevador Lacerda e adendos da cidade baixa. Subimos via elevador Lacerda ao pelourinho R$0,15 e fomos conhecer a história do lugar, andamos por todo o pelourinho, mas acho que seria uma visita melhor aproveitada se todo momento não tive-se uma pessoa diferente nos tentando vender algo, seja comida, serviços ou adendos.

 

Até ai já eram 12:00 Hs e como decidimos optar por almoçar fora do pelourinho, derivando dos vendedores, subimos novamente a ladeira e fomos a praça da sé, onde se encontra o ponto de ônibus, lá pegamos o Barra R2, ao qual pararíamos no farol da barra. No farol não foi diferente, mais ambulantes nos cercando tentando “empurar” suas mercadorias. Conhecemos ali as praias que cercavam o forte e o próprio forte, lindos por sinal. Almoçamos pela barra e subimos apé em direção ao hostel que ali era caminho, chegamos ao hostel umas 13:30 e logo após as 14:30 fomos apé até o Rio Vermelho a uns 20 minutos dali. Curtimos o local, praia, arquitetura nova, muitos bares e barracas de coco gelado, tomamos alguns e tomamos outro ônibus até itapuã, parando na sereia e indo apé até o Farol, falaram que era só 5 minutos, coisa!! esqueceram de falar que esse tempo era de carro, nós apé foi uns 20. Rs rs rs... Lá conhecemos esta bela praia, que tanto a musica fala...O engraçado é que ao chegar no hostel após itapuã, vimos que ali havia chovido e lá não.

 

Comentários do dia !!

 

- Salvador possui muito ambulante, muito mesmo!!! E nenhum tenta lhe vender, ao contrario tentam empurrar.

- Nos restaurantes não vi tanta preocupação com o atendimento, coisa que aqui no sul, é primordial.

- Água de coco no Rio Vermelho a R$0,80, muito barato !!!

- Paguei em itapuã uma coca cola de 600ml a R$1,69 a mais barata que já comprei !!!

- Use o ônibus é econômico e fácil de utilizar.

- Diga não, firme aos ambulantes, ou vais acabar comprando pra ele sair !! ele vai sair, mais outros chegaram.

- Na barra tem alguns restaurantes a R$ 12,00 o livre !!

 

 

Sabado dia 13/08 – Como já havíamos conhecido os locais que desejávamos no dia anterior, retiramos este dia para ir até a praia do forte, como já planejado anteriormente nos encontramos com um usuário do mochileiros.com que também estava visitando a cidade e juntos pegamos um taxi até o centro comercial Iguatemi, onde a Frida nos informou que existiam vans que iriam a praia do forte.

 

Lá logo que chegamos já visualizamos a vans e entramos em uma, pegando assim o primeiro horário os das 09:00. Foram duas horas de viagem, chegando por volta das 11 Hs na praia. Começamos com o projeto Tamar, onde que por sermos estudantes pagamos meia entrada e conhecemos o projeto ao todo, muito legal !!!

De lá saímos em direção a praia onde aproveitamos 1 h de nosso dia, mergulhando e aproveitando a natureza. Como ainda tínhamos alguma coisa a conhecer do local, fomos via avenida principal ao restaurante mania de comer, indicação de alguns usuários do fórum. Almoçamos e começamos a visualizar em um mapa próximo a delegacia do que mais poderíamos conhecer. Neste fomos abordados por um senhor ao qual nos oferecia uma visita de Tuc Tuc ao castelo Garcia D'avila, como já era de nosso roteiro ir ao local perguntamos quanto era, e se assustamos como o pedido de R$ 70,00. Falamos não é claro !! somos turistas não otários. Procuramos outras formas de ir ao castelo e a nossa surpresa não existia e o preço era aquele mesmo!!! Como por nascença vim com o dom da negociação e da cara de pau, fiquei conversando com o cara e o mesmo falou 60, mas ainda era alto, eu Ariel e minha namorada, usamos um velho truque, se assim possamos dizer. Falamos que íamos pensar e ficamos a frente dele, falando alto e dizendo que 50 até íamos, e não deu outra ele nos interrompeu e aceitou os R$50,00 alegando que o horário era ruim e iria aceitar a proposta.

 

20110815182525.JPG

 

Conhecemos o Castelo e voltamos em 40 minutos, ai então curtimos o vilarejo e observamos o comércio. Até nossa vinda a Salvador, que aconteceu logo após. Neste mesmo dia pegamos o ultimo ônibus ao aeroporto para pegar nosso vôo que saia as 5:00 da manha seguinte, no período de espera aproveitamos para olhar as fotos e outros..

 

 

Comentários do dia !!

 

- O ponto das vans fica próximo ao Iguatemi, especificamente um pouco mais acima.

- Na praia do forte alem do Mania de Comer tem outro self service que oferece churrasco, pesquise não lembro o nome.

- No projeto Tamar eles carimbam sua mão e podes voltar quantas vezes quiser durante o dia.

- O aeroporto de Salvador é horrível para quem quer passar a noite lá, muito desconfortável.

 

Espero ter ajudado, mais dicas, duvidas ou caso tenha esquecido de mencionar algo é só falar !!!

 

Fotos da Viagem

 

Salvador -> https://www.facebook.com/media/set/?set=a.147454748672150.38323.100002228781312

Itapuã -> https://www.facebook.com/media/set/?set=a.147464682004490.38328.100002228781312&type=1

Praia do Forte -> https://www.facebook.com/media/set/?set=a.147469702003988.38330.100002228781312&type=1

 

Planilha de Gastos INIVIDUAIS !!

 

20110815182903.JPG

20110815182918.JPG

 

Abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aê Maikon!!

 

Tu já é um baiano nato!! aquele busão do aeroporto até o Hostel (R$ 2,50) foi a maior descolada da viagem!!!

 

Olha, realmente esses vendedores ambulantes enchem o saco mesmo, pior é na praia... é uma verdadeira 25 de março!!! até filhotes de pitt bull são vendidos nas areias...ahauihauhauhauha

 

Precisa vir aqui de novo com mais tempo para conhecer mais coisas, curtir as festas populares, a Ilha de Itaparica, o carnaval, o São João no interior do Estado, a Chapada Diamantina...é tanta coisa pra conhecer!!!

 

Volte sempre!!!

 

abraços!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Maykon. Primeira vez q uso este site. Encontrei por acaso... Seu relato sobre os preços, incluindo os detalhes, foi o melhor que encontrei na internet sobre a Praia do Forte! Semana que vem, vou fazer o mesmo roteiro q vc fez e queria saber se dá para ir a pé ao Castelo, sem precisar pagar os R$50? Outra pergunta é se é necessário apresentar documento de estudante para pagar meia no Castelo e no Projeto Tamar. Parabéns pela descrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi, Maykon. Primeira vez q uso este site. Encontrei por acaso... Seu relato sobre os preços, incluindo os detalhes, foi o melhor que encontrei na internet sobre a Praia do Forte! Semana que vem, vou fazer o mesmo roteiro q vc fez e queria saber se dá para ir a pé ao Castelo, sem precisar pagar os R$50? Outra pergunta é se é necessário apresentar documento de estudante para pagar meia no Castelo e no Projeto Tamar. Parabéns pela descrição.

 

Fala Winson !! Como vai ??

 

Amigo é o seguinte, para pagar a meia entrada no Tamar e no Castel, vais ter que mostrar sim algum documento comprovando que és estudante !!! Caso contrario vais ter que pagar inteira.

 

-> Referente ao Castelo é o seguinte, o preço real do tuc tuc é R$ 70,00, mas pechinche muito que eles chegam aos R$ 50,00 !!! Existe quatro maneiras de chegar ao castelo (Pois a pé não rola !!!!!), o castelo é longe 7 a 10 km e grande parte subida.

 

Opções:

 

-> Taxi, que vai lhe cobrar R$ 70,00

-> Tuc Tuc, que foi o meu caso !

-> Carro, caso você vá de carro...

-> Bicicleta... Na via principal da praia do forte possui um local que aluga a bicicleta por uns R$ 10,00 +/- !! ( Melhor a opção que ir a pé !!)

 

Obs -> Gostei bastante da opção da bicicleta, mas como o meu tempo era curto e estávamos em três, preferimos pagar 17 cada um e ir de tuc tuc, nesta maneira pegamos 1hora de nosso dia no castelo. De bike vai ser um pouquinho mais...Coloque 1 hora e meia a duas....

 

 

Amigo essas são suas dúvidas, qualquer coisa só falar...

 

Abs ::Cold::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Cara muito bom seu relato!!!!

 

Tô indo pra Salvador mês que vem, passagem e hospedagem pagas, mas sem ideia de roteiro ainda... Acho que vou roubar essa ideia da praia do Forte ::cool:::'>

Já fui a cidade em 2008 e sei que esses ambulantes são um pé no saco, mas espero não matar nenhum deles kkkk!

Essa do ônibus foi a melhor, vou ligar para o hostel que vou ficar e saber qual eu posso pegar pra chega lá, coloquei meu voo para manhã pra chegar lá na limpeza, pois fiquei com medo de chegar a noite sozinha, a cidade não é das mais tranquilas, né?!

E olha que eu moro em Recife, que também não fica atrás, infelizmente a violência tá demais e todos tem que se ligar, principalmente a galera que viaja sozinha que nem eu.

Valeu pelas dicas, só faltaram as fotos pra completar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...