Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

los roques - relatos .

Postado
  • Membros

Como atravez de pesquisas que pude conhecer e ir ate los roques ... quero agora contribuir com quem deseja ir e conhecer o lugar mais incrivel que ja conheci ate hoje.esse relato servira mais a quem deseja ir pra arrumar tudo por la mesmo ,sem agendar nada com ninguem ,mas,tambem deixarei informaçoes uteis a quem vai programado . desde ja me coloco a disposiçao pra qualquer pergunta ,afim de ajudar os nobres amigos viajantes .

Bom , este ano iria a cuba ,um velho sonho que tenho de conhecer a ilha da revolução ... porêm ,nao pude ir desta vez. pasei entao a procurar outro roteiro e encontrei aqui no mochileiros a então desconhecida para mim , los roques ! nem fazia ideia onde era e tals ... passei a pesquisar ,vi fotos e relatos e acabei me apaixonando pelo lugar . em espaço de tempo de três semanas arrumei tudo e lancei minha mochila nas costas ,velha companheira , e parti pra los roques !

conforme orientaçao das pesquisas, fui com dolares pra venezuela. como eu nao tinha feito acordo com ninguem , fui na cara e na coragem , muchileiro , desbravando tudo somente com as informaçoes que tinha colhido nas pesquisas. chegamos em maiquetia as 16 horas ,ate passar pela imigraçao ... 16 e 40 . fomos direto às empresas de aviaçao nacional afim de encontrar passagens para aquele momento para los roques , mas somente havia uma empresa aberta no aeroporto internacional ,a aerotuy. o atendente nos ofereceu passagens pro outro dia as 08:00h por 2.200 bolivares. pensamos bem e tentamos outra empresa ,porem, como acima citei , estava fechada . optamos pela seguinte ação : uma vez que somente haveria voos no outro dia , fomos ate um posto de informaçoes ( um quiche vermelho ) e la procuramos dicas com as atendentes ,dicas como um hotel e o valor do voo a los roques ... (bom , la na venezuela o povo nao é muito fã de ajudar ... sao maliciosos e mal-humorados ! claro que ha pessoas e pessoas . tem muita gente boa ,mas ,é melhor ficar bem atento ! existe muitos com mal intuitos . ate os policiais la te olham como lobos olham ovelhas . heheh,muito cuidado .) As atendentes nos indicaram um quiche bem ao lado do posto de informaçoes para conseguir o hotel . neste ,conseguimos o hotel e a troca dos dolares por bolivares ,uma vez que uma atendente tinha uma amiga que trocava o dinheiro . ela queria trocar a 7.5 por um ,dai falamos que haviamos conseguido por 8 , dai ela disse q podia fazer por oito . barganhe ! chore ! barganhe ! assim vc poupara .la tudo é na conversa. optamos passar a noite no hotel catimar... no quiche que falei acima ,a atendente chamou a van que nos levou ate o hotel . chegamos ao hotel ,350 bolivares para duas pessoas ,o valor do pernoite la .o atendente te pergunta a hora que vc quer ser acordado , optamos em sair bem cedo , pedimos que ele nos chamase as 5 e 30h , e assim foi feito . mas nao é bom confiar totalmente ,portanto ,coloque o despertador . o quarto é simples mas tem ar condicionado e banho quente ,vale a pena . no hotel ha um restaurante . jantamos por lah . comi um espaguete a bolonha e meu amigo comeu uma sopa de frutos do mar... boas ,indico estes pratos . saimos de lah as 6 da manha e fomos ao aeroporto nacional ,afim de comprar a passagem pra los roques por lah .

No aeroporto nacional encontramos tudo ainda fechado devido ao horario . aguardamos e estabelecemos contato com um cara que trabalhava na jamicol (empresa que realiza voos a los roques ,em avioezinhos bimotores ) , ele nos ofereceu a passagem a 2200 blrs.. mas .. choramos e choramos até que ele baixou pra 1900 blrs. Daí ,as 9h embarcávamos para los roques. No caso de uma viajem sem programação ,considere essa ação . va ate o nacional e tente por lah ,assim podera economizar alguns bons bolivares.ha uma outra , um funcionario da jamicol nos havia falado de uma passagem a 1600 blrs pela aerotuy. A principio seria o primeiro voo do dia ... por esse valor ,mas, so seria no dia seguinte . como já haviamos dormido um dia em maiquetia ,não quisemos arriscar e perder mais um dia . conforme a conveniencia vale a pena pesquisar essa ideia .

# uma dica sobre a questão da troca de dinheiro : em maiquetia ,troque somente o que for necessario . não é preciso trocar todos os dolares la. É perigoso e desnecessario uma vez que em los roques se podera troca-los em segurança e pelo mesmo valor . troque somente a quantia para hotel ,um jantar e o bastante para a passagem aerea . ( 350 – hotel ; 70 – jantar ; 2200 – a passagem [ considerando a hipotese de comprar a mais cara] ; 152 – a entrada no parque arquipelago los roques ;

No voo agente já se surpriende , o avião alcança so uns 500 metros e segue assim ate gran roque , portanto se vê tudo em verdadeira grandeza . quando se chega às primeiras barreiras de coral é incrivel ! a mudança na coloração do mar explode nos olhos . o legal de ir de teco teco é issu ! é bem rustico, você pode ser o “copiloto” ...e é bem diferente de voar nos avioes comuns . eu me amarro ,e quem gostar ou tiver a curiosidade.. recomendo . os avioes da aerotuy são grandes e presurizados , assim , é a mesma coisa dos avioes comerciais .

Em fim ,los roques ! exploooode nos olhos a ilha ! fantastica . tudo muito simples , povo manero ,uma mulecada pescando , cachorrões labradores na praia , os pelicanos mergulhando naquela agua azul clarinha ... muito bom .

quando se desembarca , tem de pasar em um posto da guarda nacional e no guichêzin pagar a taxa de 152 blrs .

bom , seguimos entao em busca da pousada onde pasariamos os dias, escolhemos a pousada karlim . haviamos pesquisado e encontramos relatos sobre esta. La fizemos contato com a sra .perfecta ,uma matrona séria .. mas gente boa , barganhamos e ficou a diaria por 170 blrs somente para dormir . tambem há outras pousadas mais baratas assim como a “chavista” dona magali . tambem manera ,mas o valor é um poco maior . daí em diante foi estabelecer na ilha ,conhecer tudo ... na nosa caminhada ,encontramos a pousada do brasileiro fabio ,mas ele não estava la . fizemos amizade com o ,como ele gosta de ser chamado , “ tulio maravilha” . um carinha bacana demais que trabalha com o fabio . ele nos ajudou muito nestes dias que por la estivemos ,mesmo não estando na pousada dele , nos prestou todo apoio e ajuda. É um cara especial .

em gran roque tem restaurantes ,pizzaria e mercearias. Todo alimento nós compramos assim . o restaurante e a pizzaria fica na praça . tem uma mercearia grande proximo ao campinho da vila .desfrute da padaria para comprar os alimentos principalmente pra fazer os paseios. Fica bacana um sanduiche e suco pra levar para as praias . na pousada que estávamos nós conseguimos emprestado o cooler pra levar os alimentos nos passeios. tambem fizemos o seguinte : havia alguns amigos que conhecemos la em los roques , que estavam na pousada guaripete . negociamos com a fabiola e jantamos por la um dia ,junto de nossos amigos . o lance é sempre conversar e por em pratica o nosso carisma brasileiro ... fazer amizades e contatos . eles gostam de brasileiros por la. Tulio nos falou que gostava de trabalhar conosco . falou que tinhamos uma simplicidade e simpatia que outros povos não tem . que a educação do brasileiro nenhum tinha . e ele falou issu com sinceridade. fiquei muito feliz em ouvir issu .

# uma coisa achei muito boa e quero dar a dica : os pacotes completos são realmente bons ! vale muito a pena fazer,principalmente casal . uma viajem assim ,en luna de mel , fica muito bacana . nos pacotes completos a única coisa que você vai preocupar é em respirar ... o restante fica a cargo da pousada .heheh . eles fornecem desda chegada, quando vem um carregador pra buscar as suas bagagens ,tudo que lhe for necessario e confortavel . toda a alimentaçao ,todo o transporte ,acomodações etc. fica em torno de 100 dolares por dia o casal . vale muito a pena. Pousadas como a guaripete a cargo da fabiola que é uma pessoa muito atenciosa e agradavel ; los corales com a zully ,muito simpatica e pronta a ajudar em tudo ; sol e lua do fabio , a cargo do tulio que é um cara amigo e agradável demais , sempre pronto a dar o apoio necessário . estes são os que mantivemos contato nos dias la,e são realmente fieis as recomendaçoes aqui, seguro que si !

# os passeios aos cayos : geralmente o horario de saida é em torno de 9h . como no primeiro dia chegamos mais tarde que issu , saimos a conhecer a ilha . fizemos contato com o tulio e ele se propos a nos levar a um ponto ,em gran roque mesmo , para mergulhar-mos. Fomos a uma praia ao lado da pista do aeroporto . la podemos mergulhar de snorkel e fotografar muito . foi um bom inicio nos dias de águas caribenhas. Nesta área encontramos um “botuto” (caracol ) bem grande e uma lagosta rabugenta que não permitiu que a pegássemos ... quando ela se escondeu debaixo de uma rocha . foi d+ !

tanto as praias perto ,como franciski ( que gostei demais de fazer snorkel nela ) como as mais longiquas ( sabastapol ,fantastica ) são maneras . quando se vai nas mais longe ,em via de regra o rotero é divido em três contatos . se vai ate a mais longiqua ,depois a uma intermediaria e depois a uma mais perto . mas , se quiser ficar em uma praia o dia todo ,pode se negociar com o barqueiro . tambem , se o sonho for ficar em uma ilha no meio do mar caribenho ,so você e sua amada ... no estilo lagoa azul , e la é iqual , c pode ficar em pequenas ilhotas a seu gosto .

para fazer os passeios , a sra. Perfecta providenciou o barqueiro para nós. Mas tambem realizamos passeios com nosos amigos que estavam na pousada guaripete . falamos com a fabiola e ela nos incluiu nos passeios deles .

É dificil dizer quais os melhores cayos ! são tantos . mas ,tem alguns que marcam como o cayo agua, boca de cote ,carenero ,sebastopol.... cayo agua é muito bonito ! mas somente bom para nadar ,para boiar e deixar o leve bailar das aguas te levar . não é bom pra snokel. Boca de cote pra snorkel é fantastica . e assim vai .

# acampamento : tambem é possivel essa opção . e eu tava muito afim de fazer issu , mas não deu . bom , em los roques existe uma area de camping ,tambem nas ilhas de franciski,craski,norosquises e cayo pirata . mas somente em los roques existe ponto de apoio . salvo engano ,em franciski posui um restaurante . as demais não tem nada . acho muito manera a ideia de acampar em uma ilha sem ninguem , curtindo a noite o brilho das estrelas e as massas de planquitons vagalumes na agua . é possivel faze-la em los roques . a quem interesar ,basta pesquisar direitim e fazer issu . tem local onde locar as barracas em gran roque.

# Uma coisa que eu quase todos os dias fiz foi subir a montanha da ilha e contemplar o por do sol . não deixe de faze-lo ! é realmente lindo ! renova as forças e lhe faz refletir sobre tudo ,sobre o privilegio de poder estar vivo e ter a chance de seus olhos verem tal maravilha. Se porventura a viajem tiver sido subsidiada atravez de dividas ... contemplando o sol e recordando do dia em que passou e você esteve no lugar mais lindo de sua vida ... a frase que vem em mente é : valew muito a pena ! hehehe

# As baladinhas ! A noite em gran roque tem algumas baladinhas maneras . lugares como o lagotera, arrecife,zona rumbera e neptuno . lagotera é um barzinho manero que toca desde um rap ate runba e salsa. Quando estive la ,tivemos a sorte de ter uma turma de brasileiros que estavam atracados em los roques, esses kra estavam dando a volta ao mundo de veleiro . eles tocaram neste bar ,tocaram mpb . ouvir mpb ,tomando uma boa cerveja ,sentado em um puff na beira da praia e com os novos amigos ... não tem preço ... mesmo ! foi d+ . o lagotera foi o que mais gostei ! era muito bom . quem gosta e sabe dançar rumba e salsa ... ta em casa . la tocava muito . da pra dançar ateee. A cerveja venezuelana é muito boa , beba ,beba,beba ! hehehe . so que ela é mais forte do que a nossa , portanto ,muito cuidado . juizo ! hehhee.

Ficamos 6 dias por la. No final ... eu já estava com saudades de casa . adoro praia mas ... uma hora cansa . Apesar dos problemas ,amo muito esse nosso país . Agente sente uma falta da nossa comida ... dos amigos ..etc. mas foi uma viajem muito especial ! é um lugar que voltarei . fiz muitos amigos por la, tanto da venezuela quanto daqui ,issu fez com que a viajem fosse rica na parte de lugar e na parte humana tambem. Foram dias incriveis pra não mais se esquecer .

Obs: não se esqueça de levar o snorkel ,camisa de neopreme e se possivel pés de pato e sapatilhas de borracha .mas é possível locar issu La. tambem é obrigatorio uma câmera aquática , protetor solar , roupas bem leves. Uma outra, sempre que sair com a maquina fotográfica normal,leve um saco plástico ou algo do tipo , o tempo pode virar repentinamente e chuver . quase perdi uma câmera por bobiar assim .

abraço .

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.