Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 3: Delta do Parnaíba

Postado
  • Membros

Período: 14 a 18/07/2011

Cidades: Parnaíba, Luís Correa

O Delta do Parnaíba, localizado a nordeste do Maranhão, na divisa com o Piauí, tem cerca de 2/3 da sua área no Maranhão. Em sua trajetória até o Oceano Atlântico, o Rio Parnaíba atravessa quase 1.500 km e banha 47 municípios dos dois estados. A foz do Parnaíba, na forma de delta se divide em cinco ramificações ou braços, chamadas de Tutóia, Melancieira ou Carrapato, Caju, Canárias e Igaraçu, e dá origem ao único delta em mar aberto. A área total do delta é estimada em 2700 km². Distribuída de forma retangular, tem 90 km de base (a orla) por 30 km de largura, onde estão os igarapés, os mangues, as dunas e as ilhas. Há 73 ilhas, entre elas as ilhas Grande do Paulino, Caju, Canárias e Santa Isabel. As dunas, formadas na região em que as águas do Rio Parnaíba se encontram com o Oceano Atlântico, chegam a atingir 40m de altura. O Delta do Parnaíba é o terceiro maior delta oceânico do mundo. Raro fenômeno da natureza que ocorre também no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Os demais rios oceânicos desembocam direto no mar e, a exemplo do Rio Amazonas, formam estuários, que é outro tipo de foz, mais estreita.

Usualmente, o passeio ao Delta do Parnaíba é conjugado com os passeios aos Lençóis Maranhenses e a Jericoacoara, compondo a Rota das Emoções. Dessa forma, quem vai ao Delta, vem de Barreirinhas/Caburé (Maranhão) ou Jericoacoara (Ceará), conforme o sentido adotado para fazer a rota.

As bases de apoio para os visitantes podem ser as cidades de Parnaíba, no Piauí, ou de Tutóia e de Araioses, no Maranhão. Parece-me que a melhor opção em termos de infra-estrutura é a cidade de Parnaíba, que é a segunda maior cidade do estado. A cidade é arborizada, de clima quente, possui diversas atrações turísticas como o Porto das Barcas, a Praia Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho e o Delta do Rio Parnaíba.

Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados no Centro.

Obs.: Além da seção "Dicas" antes do relato, há outras dicas específicas espalhadas pela página. "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de colegas, mas que não experimentei por não ter tido tempo ou por ter tomado conhecimento delas tarde demais. ATENÇÃO: não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram pesquisadas em guias. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade, se os dados são atualizados e/ou verossímeis.

A cidade

Parnaíba está localizada na região norte do Piauí, no litoral. Faz limite com as cidades de Luís Correia, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Ilha Grande e Araioses (MA). Possui 145.729 habitantes (dados IBGE 2010) e área de 435 km². Apresenta clima tropical, com temperatura média de 26ºC e grande índice de pluviosidade de janeiro a junho.

• Respostas 34
  • Visualizações 21.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• [t3]Eu amo MAPAS[/t3]   Decidi por os links p/ não demorar p/ carregar e tb tem o problema d direitos e tal. visite os sites e escolha o mapa de sua preferencia.   Uma série d mapas do Delta:  

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

boa viagem!

vai dar tudo certo!

entre Atins e tutoia é + complicado, mas se fizer Barreirinhas-tutoia é bem + fácil e barato, pois tem transporte d linha, só atenta p/ o horário, p/ sair cedo d Barreirinhas p/ não correr o risco de perder o ônibus em Paulino Neves. Daí p/ frente tem ônibus e a vida fica + fácil :)

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

vou pro nordeste agora no final de janeiro e um dos focos é conhecer o delta do parnaíba. se alguém puder me informar sobre algum camping ou hostel barato em Parnaíba ou em Ilha Grande seria de grande ajuda. grato desde já (:

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Oi Nnaomi,

Eu provalmente vou fazer um pedaço do Nordeste/Norte do Brasil em Julho.

Li muito os seus relatos e achei o mais completo de todos da Internet e já até favoritei para estudar o meu mochilão.

Eu tenho apenas 23 dias, saindo de Sp, Ilheus, Fortaleza, Delta do Parnaíba e Lençois.

assim que eu finalizar o meu roteiro, posso pedir sua opinião ?

Obrigado.

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Nnaomi,

Eu provalmente vou fazer um pedaço do Nordeste/Norte do Brasil em Julho.

Li muito os seus relatos e achei o mais completo de todos da Internet e já até favoritei para estudar o meu mochilão.

Eu tenho apenas 23 dias, saindo de Sp, Ilheus, Fortaleza, Delta do Parnaíba e Lençois.

assim que eu finalizar o meu roteiro, posso pedir sua opinião ?

Obrigado.

obrigada, fico feliz q estej aproveitando as dicas, a intenção é essa! ::otemo::

claro, é só postar o teu roteiro q eu e outros colegas aqui do forum irão responder!

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.